21 de junho de 2013

Clube dos Trinta - Amistoso com paraguaios - anos 1990

Do álbum do compadre Aúreo Kaul, foto mostra timaço do Clube dos Trinta do finalzinho dos anos 1990, durante amistoso em Campo Mourão com equipe paraguaia da cidade de Puente Kyjha, que fica a 40 km de Salto del Guayra, onde nosso amigão Italino "Rodinha" Bertóglio ganha a vida como produtor rural.

Infelizmente, apenas o Carlinhos Kloster continua batendo uma bola conosco atualmente. Zuco, Adalberto, Vininho e Corró moram fora de Campo Mourão, Fernando e Laércio faleceram recentemente e os demais largaram do futebol e dos amigos (brincadeira!). Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Silvio "Zuco" Staniszewski, Aúreo Kaul, Adalberto, João Carlos "Carlinhos" Kloster, Romildo Honorato e José Sebastião "Sebas Preto" Martins
agachados: Aldevino "Vininho" da Silva, Laércio "Faquinha" (in memorian), Nelito, João Aroldo Bareta, Fernando Gonçalves (in memorian) e Luiz Carlos "Corró" Adamo


Chico Buarque - "Jorge Maravilha"


A partir da gravação de "Apesar de você", interpretada pelas autoridades da ditatura militar como uma ofensa ao general Emílio Garrastazu Médici (presidente brasileiro à época), os censores do Serviço de Censura de Diversões Públicas tornaram-se bastante rígidos com o compositor. Todas as letras assinadas por Buarque recebiam o carimbo "interditada". Para escapar das limitações, especialmente após as proibições impostas ao álbum "Calabar", Chico Buarque criou o heterônimo Julinho da Adelaide. A estratégia funcionou, e músicas como "Acorda amor", "Milagre brasileiro" e "Jorge Maravilha".

Em 1975, uma reportagem sobre censura publicada no Jornal do Brasil revelaria que Julinho da Adelaide e Chico Buarque eram a mesma pessoa. Por causa dessa revelação, o serviço de censura da ditatura militar passou a exigir cópias do RG e do CPF dos compositores.

A partir daí, passou-se a suspeitar que a letra de "Jorge Maravilha" tinha sido feita para o general e então presidente Ernesto Geisel, cuja filha Amália Lucy havia declarado ser grande fã da obra de Buarque.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana








Canal 100: Mané Garrincha, por Nelson Rodrigues

Esta semana me peguei assoviando a música tema do Canal 100 (que bonito é... ), que era um programa, tipo um trailer, que sempre passava nos cinemas brasileiros antecedendo o filme do dia, lááááááá nos ano 1970.

Especializado em cobrir futebol, principalmente aqueles disputados no Maracanã, o Canal 100 tinha uma narrador no melhor estilo carioca, caprichando nos ssssssss, e mostrava o jogo como nunca tinha se visto, em ângulos que só aquelas enormes tela podiam mostrar. Numa época em que a maioria das televisões eram em preto e branco, no máximo de 21 polegadas e que, mesmo assim, pesavam 'quase uma tonelada'. Dia de filme sem Canal 100 não era a mesma coisa. 

Fui pesquisar um vídeo para mostrar nesta sexta-feira e acabei encontrando esse abaixo, que mostra um pouco da história de Mané Garrincha num texto emocionante e preciso do jornalista Nelson Rodrigues. Vale a pena assistir.



Abaixo, um vídeo com a música "Na Cadência do Samba", de Waldir Calmon.

Vídeo: O melhor exercício para perder gordura da barriga

O problema da concentração de gordura no abdômen não é só um fator estético que incomoda muita gente, mas é um indicador de risco para a saúde. Aprenda, por meio de algumas dicas, os melhores exercícios para perder aquela gordurinha na barriga.

20 de junho de 2013

Arcam Futsal - Taça Paraná/1995

Do álbum do Xaxo, nascido Geraldo Costa, grande goleiro da história do futsal mourãoense, foto mostra a equipe da Arcam que disputou a Taça Paraná (atual Chave Ouro) de 1994 ou 95.

Durante muitos anos a Coamo, através de sua Associação de Funcionários, investiu e representou muito bem a tradição do futsal de Campo Mourão. Basta olhar a foto para ver que essa equipe é uma verdadeira seleção dos melhores da cidade. Clique na imagem para ampliar.

Arcam - Taça Paraná de Futsal 1995 - Ginásio do Lar Paraná
em pé (da esq. para a direita): Pedro Rotschild, Xaxo, Edilson, André, Sandro, Moacir e Gilmar Fuzeto
agachados: Tanaka, Ferruge, Robson, Ronaldinho, ...., Lucimar e Birão

Cássia Eller - "Brasil"


Brasil é uma composição de Cazuza, George Israel e Nilo Romero.

Alguns dos melhores cartazes nos manifestos pelo Brasil (alguns não mostrados pela mídia)










Por que algumas mulheres custam a dormir?

Você nunca se perguntou como funciona o cérebro de uma mulher?

Bem ... finalmente aqui está explicado com uma ilustração fácil de entender:



Cada uma destas bolinhas azuis, é um pensamento de  alguma coisa que deve ser feita, uma ideia, ou um problema. MAS TUDO AO MESMO TEMPO!

O homem só tem 2 bolinhas onde se concentram todos os seus pensamentos... quando vai dormir só tem que coçá-las ... e seguir roncando!

Enviada pelo Peter Fell

Vídeo: A beleza da polinização


Enviado pela 'minha' Elvira.

19 de junho de 2013

A lição de democracia de Kubitschek

 

Um dia o presidente Juscelino Kubitschek levou uma tremenda vaia no auditório da Faculdade de Direito de São Paulo. Por mais de 3 minutos o presidente da república foi vaiado.
 
Juscelino em pé, altivo, com toda dignidade esperou que a vaia terminasse. em seguida, pegou o microfone e assim falou para os mais de 2.000 estudantes presentes:
 
"Feliz é um povo que pode vaiar seu próprio presidente"!
 
Durante mais de 3 minutos foi aplaudido.
 
Respeito se conquista. Não vem por decreto nem posição de cargo.

(enviado pelo Luiz Claudio Vieira de Moura)

Capital Inicial - "Que País é Esse?"


Que País é Esse? é uma música do Legião Urbana, lançada em 1987.

Elimine o inchaço do corpo mudando 11 hábitos alimentares

O inchaço do corpo pode ter muitas causas e ser inclusive sintoma de algumas doenças. Uma das principais razões para o incômodo é manter uma rotina de maus hábitos alimentares, que acabam causando acúmulo de líquidos no organismo, principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Na maioria das vezes, o inchaço é resultado do consumo excessivo de de sódio (sal), presente nos alimentos industrializados.

Segundo a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro, outro motivo que gera esta sensação são os gases, causados por alimentos  que não foram digeridos apropriadamente. As bactérias que vivem no intestino reforçam os açúcares presentes nesses alimentos, quebrando-os e produzindo o gás.

Para eliminar o inchaço, a especialista sugere algumas dicas bem simples, como a mudança de algumas práticas no dia a dia e também a diminuição de certos tipos de alimentos. Confira:

Evite bebidas gaseificadas
 
Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. "Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Ela ressalva que esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. "No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada", diz. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.

Fuja dos alimentos produtores de gases
 
Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. "Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço", diz a nutricionista funcional Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. 'No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço."

Reduza o sódio do cardápio
 
"Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço", explica a nutricionista Noadia Lobão. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas.

Equilibre fibras e líquidos
 
"Uma dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada", diz a nutricionista Camila. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços. Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços. A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.

Não exagere nas refeições 
Além de nos deixar com aquela sensação de "estômago cheio", o que já é desconfortável, exagerar nas refeições pode contribuir para o inchaço porque sobrecarregam o trato gastrointestinal, dificultando a digestão. "Grandes refeições também podem distender nosso estômago, causando um efeito parecido com o de ingerir bebidas gaseificadas", diz a nutricionista Noadia.

Mastigue bem os alimentos 
De acordo com Camila Borduqui, comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando a digestão. "Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, prendendo o intestino e causando o inchaço."

Incorpore proteínas magras à dieta 
Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. "A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteínas", diz a nutricionista Roseli. "Para serem digeridas, as proteínas geram subprodutos tóxicos ao organismo, como creatinina e ureia, que precisam ser eliminados pela urina, outro fator que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos", diz a nutricionista Noadia. "No entanto, é importante uma alimentação equilibrada e sem exageros, já que excesso de proteínas levará a superprodução desses componentes, que podem intoxicar o organismo", alerta.

Beba mais chá 
As nutricionistas explicam que os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

Derivados do leite 
Os derivados do leite não causam inchaço para todo mundo, mas muitas pessoas têm algum tipo de intolerância à lactose, quando o corpo não tem a enzima necessária para quebrar o açúcar da lactose. Esse tipo de intolerância alimentar pode causar o aumento de gases. O mesmo efeito acontece com as pessoas que não toleram o glúten.

Comidas gordurosas 
A gordura é a última coisa a deixar o estômago, por isso, uma dieta gordurosa pode contribuir para o inchaço.

Probióticos 
Abuse dos probióticos para manter o equilíbrio das boas bactérias intestinais, que também podem ajudar a aliviar o desconforto abdominal. (via: Minha Vida)

A jovem cientista Eesha Khare pensou fora da caixa Foto: Divulgação/Intel

A jovem cientista Eesha Khare pensou fora da caixa Foto: Divulgação/Intel
A jovem Eesha Khare, de 18 anos, residente em Saratoga, na Califórnia, recebeu o Prêmio Jovem Cientista da Fundação Intel no valor de US$ 50 mil pela invenção de um minúsculo dispositivo de armazenamento de energia que pode ser usado para recarregar um telefone celular no tempo de 20 a 30 segundos apenas.

O dispositivo de carregamento rápido é na verdade um supercapacitor, aparelho que pode encapsular uma grande quantidade de energia em um pequeno espaço, carregando-se rapidamente e mantendo sua carga por um longo tempo.

A superbateria pode aguentar 10 mil ciclos de carga-recarga, em comparação com os apenas 1000 ciclos das baterias recarregáveis convencionais

“A bateria do meu celular sempre morre”, disse a inventora à rede americana de TV NBC News, quando perguntada sobre o que a inspirou a trabalhar com a tecnologia de armazenamento de energia. Supercapacitores também lhe permitiram focar seu interesse em nanoquímica.

“Trabalhar realmente em nanoescala nos permitirá avanços significativos em diversas áreas”.

Até o momento, ela usou o supercapacitor para alimentar um diodo emissor de luz, ou LED. O futuro da invenção é ainda mais brilhante. Ela vê seu invento empregado em celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis que proliferam no mundo de hoje, libertando as pessoas e seus aparelhos por mais tempo da dependência de tomadas elétricas.

“É também flexível, de modo que pode ser utilizada em telas flexíveis, tecidos e vestuário," adicionou Khare. “Tem um monte de diferentes aplicações e vantagens sobre as baterias comuns nesse sentido”.

Segundo o site “NBC News”, Khare foi premiada na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, realizada esta semana em Phoenix, no Arizona.

O agricultor, a esposa valiosa e a mula

Um agricultor  tinha uma esposa que lhe incomodava sem piedade. De manhã à noite, ela estava sempre reclamando de alguma coisa.

O único momento de alívio era quando ele estava arando com sua mula velha. Ele arava muito.
 
Um dia, quando ele estava arando, sua esposa trouxe-lhe um almoço no campo. Ele levou a velha mula para a sombra, sentou-se em um toco, e começou a comer o seu almoço. Imediatamente, sua esposa começou a importuná-lo novamente. Reclamar, reclamar, criticar, não parava. De repente, a velha mula deu um coice na mulher acertando-a na nuca. Resultado: morte instantânea

No outro dia, no funeral, o padre notou algo bastante estranho.

Quando uma mulher enlutada aproximava-se do velho fazendeiro, ele ouvia uns minutos, em seguida, acenava com a cabeça concordando, mas quando um homem se aproximava dele enlutado, ele ouvia por uns minutos, em seguida, balançava a cabeça  negativamente.

Isto ocorreu diversas vezes até que o padre decidiu perguntar ao velho fazendeiro sobre isso.

Assim, após o funeral, o padre perguntou ao velho fazendeiro:

- Por que você acenou com a cabeça e concordou com as mulheres, mas sempre negou com a cabeça e discordou de todos os homens.

O velho fazendeiro disse, 'Bem, as mulheres vinham e diziam algo de bom sobre minha esposa , ou como seu vestido era bonito, então eu acenava com a cabeça de acordo."

"E os homens?" perguntou o padre...

"Eles queriam saber se a mula estava à venda."

18 de junho de 2013

Aniversário do Professor Martello - 1970

foto original

Via Facebook, com ajuda do Jayminho Bernardelli e da Célia Widerski, posto foto de amigos reunidos no aniversário de 40 anos do Professor Egydio Martello. Segundo a Célia, a festa ocorreu no Clube Mourãoense, em 29 de maio de 1970. 

Tive a felicidade de estudar com os professores Vicente e Paulo Porto, este último grande amigo de meu falecido sogro, Alcyr Costa Schen. 

Professor Martello era o diretor do Colégio Estadual de Campo Mourão quando lá entrei, em 1971, quando as turmas da manhã ainda eram apenas para os meninos e da tarde para as meninas, e cuidava do local como se a própria casa sua fosse. Já contei aqui que nos primeiros dias de aula ele me repreendeu - claro que fiz algo errado - me chamando pelo nome completo. Se ele sabia meu nome, sabia também o de meu pai, pensei eu, e fiz o possível para me comportar nos melhores anos de minha vida escolar.

Uma personagem ficou sem identificação. Se alguém souber, por favor nos ajude. Clique na imagem para ampliar.    


Geraldo Vandré - "Caminhando"

Momento apropriado para ouvirmos novamente o hino que moveu a juventude brasileira nos anos 1960. Pena que nesses momentos de protesto, de mostrar indignação contra a falta do básico no Brasil (menos impostos, corrupção, ministérios, crimes hediondos sem punição, da gastança pública... Mais investimentos na saúde, na educação, no transporte...) apareçam marginais oportunistas (redundância!) e acabem tornando o evento violento. Mais pena ainda é que os governantes não aproveitem a voz do povo para fazer todas as reformas (fiscal, política e tributária entre outras) que os brasileiros tanto desejam. E pensar que nos anos 1960, quando Geraldo Vandré compôs essa música, quem estava nas ruas eram os atuais líderes políticos do País! Continuo com esperança.



CAMINHANDO (PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES)
(Geraldo Vandré - 1968)

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados, armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Beija-flor alimenta filhote na mão de quem o resgatou de tempestade



Enviado pelo Ricardo Widerski

Que remédio? (Alzheimer na farmácia)

Enviado pelo Cézão Bronzel, vídeo do Canal Parafernalha brinca com o Alzheimer. Sempre aparece alguém reclamando sobre esse tipo de brincadeira, mas entendo que quem não sabe brincar com seus problemas acaba vencido rapidamente por ele. Esse é uma mal (ver mais abaixo) que todos corremos o risco de sofrer, mas enquanto podemos brincar lá vamos nós... Onde vamos?


O Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer, é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.

O cortador de grama voador...

Sou daqueles que ainda se espanta em ver uma transmissão ao vivo de evento realizado do outro lado do mundo (como pode a imagem e o som chegar aqui em casa no exato momento em que acontece?). Vendo um cortador de grama voando e fazendo acrobacias fico ainda mais sem palavras. E as asas do avião, pra que servem então?


(enviado pelo Jairinho Batista de Melo - Maringá/PR)

17 de junho de 2013

Irineu, Zé Brito e Toninho Biagio - C. Mourão/1967

Do Facebook, foto de 1967 mostra os músicos Cecílio Irineu Dias, Zé Brito e Toninho Biagio

Lembro muito bem do Irineu, falecido genro do seu Elói Maciel, que além de xará de meu pai (meu também!!!) era também um grande amigo dele. 

Toninho Biagio conheço através do Facebook e sei que ele é filho de um dos fundadores da Banda Municipal de Campo Mourão. Toninho reside atualmente em Porto Alegre. 

Não consegui informações sobre o Zé Brito. Clique na imagem para ampliar.

Cecílio Irineu Dias (in memorian), Zé Brito e Toninho Biagio - Campo Mourão/1967

Indiana - "Animal"

Os quatro hábitos saudáveis que podem salvar uma vida

Pesquisa americana concluiu que não fumar, não engordar, adotar a dieta do Mediterrâneo e praticar exercícios físicos com frequência são hábitos que, juntos, podem reduzir em até 80% o risco de morte em um período de oito anos
 
Cigarro: não fumar é um dos comportamentos saudáveis que podem aumentar a longevidade de uma pessoa (Thinkstock)
Adotar um estilo de vida saudável é uma conhecida recomendação para fortalecer a saúde do coração e proporcionar uma vida mais longa. Agora, um novo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, determinou quais são os principais hábitos que devem ser seguidos com esse objetivo — e quão benéficos eles são. De acordo com a pesquisa, quatro hábitos saudáveis — que são: praticar atividade física regularmente, manter o peso, seguir a dieta do Mediterrâneo e, "principalmente", não fumar — são capazes de, juntos, reduzir em 80% o risco de morte por qualquer causa em um período de oito anos. Os resultados desse trabalho foram publicados nesta segunda-feira no periódico American Journal of Epidemiology.
 
Participaram dessa pesquisa 6.229 homens com idades entre 44 e 84 anos que não apresentavam doenças cardíacas quanto o estudo começou. Eles foram acompanhados por quase oito anos. Durante esse tempo, a equipe de pesquisadores deu uma pontuação que ia de 0 a 4 ao estilo de vida de cada voluntário, considerando os quatro hábitos citados acima. Quem não seguia nenhum desses quatro hábitos recebeu zero, aqueles que seguiam apenas um hábito, um ponto, e assim por diante. Apenas 2% dos participantes receberam a pontuação máxima.

Segundo os resultados, o risco de um participante que tinha a pontuação máxima morrer por qualquer causa durante o período do estudo foi 80% menor do que o risco daqueles com a pontuação mínima — ou seja, que não seguiam nenhum dos hábitos saudáveis avaliados.

A influência do cigarro — Além disso, os pesquisadores observaram que, entre esses quatro hábitos, o de evitar o cigarro foi o mais significativo em reduzir o risco de doença coronariana e de mortalidade. "Na verdade, os fumantes que adotaram dois ou mais comportamentos saudáveis continuavam a apresentar taxas menores de sobrevivência em comparação com os não fumantes que eram sedentários e obesos", diz Roger Blumenthal, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e um dos autores da pesquisa.

De acordo com Blumenthal, os resultados dessa pesquisa reforçam as recomendações da Associação Americana do Coração, que indica, por exemplo, a manutenção de uma dieta rica em vegetais, frutas, nozes, grãos integrais e peixe e de um índice de massa corporal (IMC) menor do que 25.

"Embora existam fatores de risco os quais as pessoas não podem controlar, como idade e histórico de doenças na família, essas mudanças de estilo de vida são coisas que as pessoas podem mudar e, consequentemente, fazer uma grande diferença na sua saúde. É por isso que acho que essa é tão importante", diz Haitham Ahmed, que coordenou o estudo.

Candidato assombra plateia e jurados de show de talentos

Candidato do America’s Got Talent 2013, tradicional show de talentos dos Estados Unidos, que gosta de ser chamado de “Special Head”, resolveu fazer um número diferente. Não foi levado a sério, levou vaias da plateia, foi 'negativado' por um jurado, mas isso mudou quando ele levitou…Como assim, levitou??????????

Crianças protegem cão de rua durante temporal


Uma dupla de crianças foi solidária e protegeu um cão de rua durante as chuvas de monções que caem sobre Bombaim (Índia). O período de fortes chuvas no país se estende a setembro. Este ano, as chuvas estão cerca de 30% mais fortes comparadas ao período anterior.

Aqui, o carona decidiu se sacrificar
(Fonte: Page Not Found - Fotos: AP)