24 de março de 2014

O belo exemplo que vem do Morro do Chapéu, na Bahia

Oswaldoir Capeloto me enviou e-mail assinado pelo poeta e educador Jorge Portugal, que conta boa e inspiradora iniciativa de empresário baiano que motivou a participação da comunidade no incentivo em manter o interesse dos estudantes na escola e nos estudos. Leiam, copiem e passem para frente. Pode ser que algum brasileiro siga o exemplo. 


Morro do Chapéu é uma cidade da Bahia, da região da Chapada Diamantina, conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso.

Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, um empresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escolar. Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar o cobiçado prêmio.

No ano seguinte, outros empresários e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações: notebooks, motos, uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a dentista do lugar entrou com tratamento dentário por um ano. Além disso, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, garantiram cestas básicas por um ano,

O movimento foi crescendo com a participação entusiasmada de mais pessoas da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.

Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as “supermédias“ chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias.

Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município.

A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”.

Não à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço, dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.

Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e espalharmos pelo restante do país?

Morro do Chapéu é um município brasileiro do estado da Bahia com um população de pouco mais de 36 mil habitantes.

Localiza-se a 384 km a noroeste da capital do estado, na zona oriental da Chapada Diamantina e possui altitude média de 1.100 m. Os pontos de maior altitude podem chegar a 1.350m, sendo, portanto, uma das cidades mais frias do estado com temperaturas beirando os 10°C em algumas épocas do ano.


Tratorista azarado (ou seria desastrado?)


Enviado pelo Valmir de Lara, vídeo mostra o tratorista mais azarado e desastrado do mundo.

Estabelecendo valores... Correr ou transar?


Exercícios físicos são excelentes para a saúde. Mas e o sexo? Quais os benefícios? É melhor do que correr? Tirem suas dúvidas. 

1- Quando corres, normalmente vai sozinho. Se vai com alguém acaba querendo correr mais rápido que o outro. Ao transar não, procura chegar à meta ao mesmo tempo.
               Portanto, transar "estimula o trabalho em equipe e previne o egoísmo"

2- Para correr precisa comprar um equipamento adequado que normalmente custa caro. Para transar basta tirar a roupa.
              Como vês, transar "estimula a poupança e diminui o consumismo".

3- Para correr precisa levantar da cama. Para transar não. Sabemos que na cama ficamos melhor que em qualquer outro lugar.
              Portanto, transando "fazemos exercícios no melhor lugar que existe"

4- Correr exige um grande esforço e dá pouco prazer. Transar dá o maior prazer e o esforço é mínimo (tudo bem, às vezes é preciso muito esforço).
              Assim, transando, descobrimos como "rentabilizar ao máximo com o mínimo esforço".

5- Depois de correr acabas esgotado e com dores nos joelhos e nas pernas. Ao contrário, após a transa, tens um sorriso de orelha a orelha e fica relaxado.
              Fica claro que, transando, "descobrimos a alegria de viver".

6- Se te convidarem para correr, quase nunca você vai. Agora se te convidarem para transar... Sai disparado para não chegar atrasado.
               Está claro... transar "aumenta a pontualidade."

7- Outra razão muito importante é que depois de uma corrida você não tem coragem de repeti-la. Mas, depois de transar, você quer muito repetir... Ou não?
              Assim, transando, consegue-se "Verdadeiro interesse por aquilo que se faz e estimula-se o valor da perseverança



21 de março de 2014

Pioneiros mourãoenses: Catarina e Osvaldo Mauro

Catarina e Osvaldo Mauro
Do álbum da Sônia Yamada Mauro no Facebook, linda foto mostra seus sogros, o casal de pioneiros mourãoenses Catarina e Osvaldo Mauro, pais da professora Eugênia, dos médicos Osvaldinho, Arnaldo, Carlos e Mauro Mauro e dos engenheiros Severino, Roberto e Sebastião. 

Seu Osvaldo, infelizmente, faleceu no ano passado. Lembro sempre dele chegando na oficina de meu pai, onde sempre levava suas máquinas agrícolas para serem reparadas, com seu jeito tranquilo, educado e sempre muito bem humorado. Apesar de tranquilão, ele era mesmo muito inquieto e já bastante doente, quase cego por causa da idade, os filhos tiveram que intervir e 'tomar' o carro dele, já que o patriarca dos Mauro gostava muito de passear pelas ruas mourãoenses.

No início dos anos 1970, Dona Catarina administrava uma quitanda da família na Capitão Índio Bandeira, bem em frente do Banco Santander, e eu ia até lá comprar uns doces fiados, na conta da minha mãe. Sebastião, meu parceiro de futebol e truco no Clube dos Trinta, era o entregador oficial da quitanda e era comum encontra-lo com a bicicleta cargueira pelas ruas empoeiradas da cidade, indo ou voltando de alguma entrega. Claro que de vez em quando ele abandonava o expediente e se juntava a nós num campinho de terra, que ficava ali ao lado, onde hoje funciona a Lojas Americanas, para uma partida de futebol. 

Sempre me lembro de minha falecida Tia Satuti contando que fez o vestido de noiva da Dona Catarina, isso quando elas moravam em Alvares Machado (SP), pertinho de Presidente Prudente. Por coincidência, anos depois se viram morando novamente na mesma cidade, no centro-oeste paranaense, aqui na terra dos pés vermelhos. Clique na imagem para ampliar.

Tom Jobim e Edu Lobo - "Vento Bravo"



Antônio "Tom" Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25/01/1927 — Nova Iorque, 08/12/1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone, e um dos criadores e uma das principais forças do movimento da bossa nova.

Eduardo de Góes Lobo, conhecido como Edu Lobo, (Rio de Janeiro, 29/08/1943) é um cantor, compositor, arranjador e instrumentista brasileiro.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana













Alberto Roberto entrevista Fafá de Belém



Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12/04/1931 — Rio de Janeiro, 23/03/2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Fafá de Belém, nome artístico de Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Belém, 09/08/1956), é uma cantora e atriz brasileira, que começou sua carreira musical fazendo pequenas apresentações em eventos em cidades como Bahia. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.

Em Foz, ciclista é atropelado e salvo por colchão voador

Tinha visto no Jornal Hoje da Rede Globo e me divertido muito. A cena foi flagrada em Foz do Iguaçu e mostra um colchão voando de cima de uma camionete e caindo bem embaixo do ciclista que passava pelo local no momento. Imaginem essa cena num filme, ninguém acreditaria que possível fosse!

20 de março de 2014

Inocente, Casarin foi julgado, condenado e sentenciado

Reproduzo excelente reportagem do jornalista mourãoense Dilmércio Daleffe que conta o drama vivido pelo Irineu Casarin, meu xará e amigo. Leiam e tomem consciência da gravidade de se 'perder' um documento nesse Brasilzão e suas terríveis consequências. 


Com o nome no lixo, e a honra no esgoto

A vida de Irineu Casarin definitivamente transformou-se num caos. Sem dever nada a ninguém, teve o nome sujo perante a lei. Em sua identidade surgiram diversos crimes, a começar por assalto a mão armada, chegando até a receptação. Sim, ele foi enganado. Inocente, teve seus documentos falsificados por uma organização criminosa atuante em todo o Paraná. De pintor de carros, “virou bandido da pesada”. Isso na teoria. Na prática, continua atuando como funileiro, mas em Londres, na Inglaterra. Afugentado, com medo de ser preso por algo que jamais cometeu, perdeu a coragem de ir e vir. O temor fez com que não viesse nem mesmo ao enterro do irmão, Iderlando, morto no ano passado. Casarin perdeu o nome, teve sua honra jogada na lama. Mas e agora? 

Irineu Casarin, uma das netas e a esposa Cacilda
União da Vitória, dezembro de 2000. Um homem identificado como Irineu Casarin, portando documento de identidade número 1.486.991-3, é detido e levado à delegacia de polícia local. Era procurado por dois crimes - assalto e formação de quadrilha. Tratava-se de um nome conhecido em meio aos corredores da lei, embora, ainda tivesse um rosto não identificado. Naquele momento, uma trama começava a ser desvendada. Mal sabia a Polícia que, na verdade, não se tratava de Irineu Casarin. O homem preso era Ari Gonçalves dos Santos, membro de uma organização criminosa e responsável por falsificar a identidade de Casarin. Mantinha em seu curriculum uma extensa ficha criminal em todo o estado do Paraná. Seus crimes ocorreram em Goioerê, União da Vitória, Assis Chateaubriand, além de Guarapuava. Mas então, se Ari foi revelado, onde anda e quem é Irineu Casarin?

Irineu Casarin é um sujeito criado e crescido em Campo Mourão. De família humilde, sempre deu duro como pintor automotivo. Afinal, mulher e dois filhos não é brincadeira. Nunca foi rico e também não foi por isso que precisou roubar ou matar. Pelo contrário. Jamais cometeu qualquer espécie de crime. Como a maioria dos brasileiros, seu maior pecado foi trabalhar demais e não conseguir elevar a renda da família. Ou seja, seu “crime” foi ter nascido no Brasil. Hoje, aos 57 anos, Irineu vive longe do país, afugentado, com medo de ser preso por algo que, definitivamente, não cometeu. Irineu é tão somente uma vítima. Foi do céu ao inferno em segundos. E, agora, paga o preço sem dever nada a ninguém.

Seu drama começou em setembro de 1998, enquanto jogava uma partida de futebol no Country Clube de Campo Mourão. Após o término da pelada, retornou aos vestiários quando percebeu que sua carteira havia sido roubada. Desesperado, foi até a delegacia e prestou queixa, indicando ter perdido todos os seus documentos. Segundo ele, naquela época, o escrivão ainda emitia o boletim de ocorrência numa máquina de escrever, cujo carbono, permanecia entre duas folhas de papel. “Eu perdi minha via. Fui até a delegacia e eles informaram que também não mantinham mais documentos daquele ano”, disse Casarin.  

Semanas depois fez novos documentos. Então a vida seguiu até decidir com a esposa, Cacilda, deixar o país para tentar uma vida melhor na Inglaterra. Em setembro de 2002, mudou para Londres. Lá, passou a fazer o que sempre fez no Paraná: pintar carros. Um dia, amigos o informaram que seu nome estava na internet. Diziam que era procurado da polícia brasileira por vários crimes. Então buscou informações sobre o que estava acontecendo. Para sua tristeza, o episódio do roubo da carteira, em 98, encaixou-se no quebra-cabeças, agora, de 2002. Irineu perdeu seus documentos para uma quadrilha, que passou a utilizar seu nome nos mais variados crimes por onde atuou. Seu nome foi ao espaço, para o lixo, assim como sua paz e tranquilidade.

Com nome sujo e ainda procurado pela polícia, a vida de Irineu transformou-se num caos. Até hoje, anda como rato na escuridão, pelas beiradas. Seu drama chegou num ponto que nem mesmo no velório do irmão Iderlando, morto em agosto de 2013, em Campo Mourão, pode estar presente. Irineu foi julgado e condenado sem jamais ter podido se defender. “Como é que voltarei se posso ir preso. Nunca fiz mal pra ninguém. Se não me cuidar acabarei preso por anos até que a justiça apareça”, afirmou.

Casarin vive em Londres há 11 anos. Recentemente foi vítima de um derrame cerebral, deixando-o com algumas sequelas. Atualmente está afastado do trabalho. Mesmo assim, disse ter juntado uma certa quantia para recomeçar sua vida em Campo Mourão. “Quero voltar pro meu país e retomar a vida. Mas como voltarei se posso ir preso”? questiona. Pai, avô por seis vezes e ainda, corintiano, Irineu se apega a Deus torcendo para que o fim de toda esta história tenha um final feliz. E pelo que tudo indica, terá.

Advogado consegue reviravolta no caso
De acordo com o advogado Washington Fragoso Veras, o homem que, ao lado de uma organização criminosa, utilizava o nome de Irineu em crimes, hoje está preso e condenado na penitenciária de Piraquara, no Paraná. Após uma intensa investigação pessoal, o advogado encontrou Ari Gonçalves dos Santos. Para provar que não se tratava de Irineu, pediu provas de suas digitais e, numa audiência em Curitiba, escutou a confissão de Ari. Ali, frente a frente com juiz e promotor, o condenado confirmou ter recebido a identidade de um sujeito chamado Adilson, e, posteriormente, falsificou o documento. Acabou envolvendo o nome de Irineu em crimes como roubo, assalto a mão armada, receptação e formação de quadrilha. Sem medo, temor, ou arrependimento, despejou o nome de outra pessoa ao vento.

Para Fragoso Veras, Irineu foi julgado e condenado injustamente. “Houve um grande erro. É um absurdo. 

Uma falha do sistema prisional do Paraná. Não investigaram nem mesmo suas digitais”, observou. Segundo ele, a justiça já revogou o nome de Irineu em alguns processos. No entanto, ainda existem resquícios que unem seu nome a ações criminais ou a apenas inquéritos. “Ainda a situação não está totalmente resolvida”, disse. Mesmo assim, o advogado garante que Irineu pode retornar ao Brasil sem ser detido. “Neste momento, não existe nada mais que o leve preso”, afirma.

Quadrilha atuava em todo Paraná
Segundo informações, Ari participava de uma quadrilha com intensa movimentação no estado. Mas também atuava na região de Campo Mourão. Tanto é que o tal Adilson, citado por ele como o responsável pela entrega da identidade de Irineu, seria um mourãoense, membro da organização. Antes de ser preso, em União da Vitória, em 2000, a quadrilha realizou um roubo a uma loja naquela cidade. A ação não deu certo. Um cerco da polícia resultou em troca de tiros e um membro – José Adilson do Nascimento, conhecido como Dico da Jurema - acabou morto próximo a Guarapuava. Tal elemento pode ser o “Adilson” descrito anteriormente. Depois disso, Ari Gonçalves dos Santos – fichado como Irineu Casarin -, Ricardo Aparecido da Silva e Ramona Inciso foram presos e condenados, em 2002, a 13 anos de prisão.

Ari foi removido a penitenciária de Piraquara e, até o ano de 2006, ainda era tido como Irineu Casarin. No entanto, foi só o advogado Fragoso Veras entrar no caso para que uma reviravolta acontecesse. Numa investigação intensa, não só revelou a identidade de Ari, como o fez confessar a falsificação ideológica. A partir daí, o quadro para o verdadeiro Irineu, passou a melhorar. Hoje, a trama já está elucidada. Com isso, Irineu pode ter seu direito de ir e vir preservado. E, desta maneira, voltar a sua terra natal para retomar a continuidade de seus desejos e sonhos. Pode até entrar com uma ação de reparação contra o Estado. E nunca é demais lembrar: no Brasil, tudo pode acontecer.  

Dilmércio
Dilmércio Daleffe é jornalista diplomado na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Atua como chefe de redação no Jornal Tribuna do Interior, em Campo Mourão, Paraná.  

Tânia Alves - "Funeral de um lavrador" (do Morte e Vida Severina)



 
Morte e Vida Severina é um livro do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954 e 1955 e publicado em 1955.
O nome do livro é uma alusão ao sofrimento enfrentado pela personagem.
O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante nordestino (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral.

João Cabral de Melo Neto (Recife, 9/01/1920 — Rio de Janeiro, 9/10/1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.

Funeral de um lavrador é uma composição de Chico Buarque e João Cabral de Melo Neto.

Tânia Maria Rego Alves (12/09/1953) é uma atriz, dançarina, cantora e empresária carioca.

Fantástico mostra absurdo abandono de escolas brasileiras

Confesso que não gosto de assistir noticiários durante a noite por que já passo o dia lidando com reportagens e, infelizmente, veja muitos absurdos sendo cometidos aqui na minha cidade, no Paraná e no Brasil. Mas um domingo desses acabei assistindo o programa Fantástico, da Rede Globo, e estraguei minha noite vendo os absurdos que nossos governantes cometem contra a população mais carente, especialmente os moradores do norte e do nordeste.

Assistam e tentem não se indignar. Assistam e tentem entender como que um país com escolas nesses estados, faltando tudo, pode investir milhões em outros países. Assistam e constatem que muito ainda está por ser feito em nosso Brasil.

Antes que algum IDIOTA ÚTIL venha me cobrar por que não mostro as escolas que funcionam muito bem em terras brasileiras, respondo: "Se 99% das escolas fossem muito bem estruturadas e apenas 1% tivesse com os problemas apresentados na reportagem da melhor rede de televisão do mundo  [sim, acho a Globo a melhor de todas! Tudo que ela faz é do mais alto nível, até mesmo as porcarias como o BBB é feito com alta qualidade e um monte de imbecil assiste e comenta!], seria motivo para estragar o meu dia e me deixar com vontade de virar um super-herói e limpar a minha terra desses bandidos que nos governam e aqueles que os apoiam a troco de um carguinho qualquer.


Programa Fantástico, da Rede Globo, apresenta estado de abandono de escolas no nordeste brasileiro from Luizinho Ferreira Lima on Vimeo.

Estocolmo, a Veneza do Norte!


Apresentação, de autor desconhecido, conta um pouco da história da capital dos suecos. Aperte o player para conhecer as belezas da 'Veneza do Norte'. Vale a pena!


XXX Hot Chili Burger: hambúrguer mais apimentado do mundo já colocou cinco no hospital

Você estaria disposto a colocar sua saúde em risco por um pedaço do hambúrguer mais apimentado do mundo?



Para surpresa geral, tem gente que está. Tanto que o XXX Hot Chili Burger vende bastante, mesmo que para comê-lo seja necessário ter mais de 18 anos e assinar um acordo dizendo que está ciente dos seus perigos e não responsabiliza a lanchonete pelos resultados.

O restaurante responsável pelo XXX, o britânico Burger Off, que fica em Sussex, afirma que o hambúrguer mede colossais 9,2 milhões na Escala de Scoville, usada para medir o grau de ardência ou pungência de plantas. Só para se ter uma ideia de quão apimentado isso é, um molho tabasco jalapenho mede apenas 600 a 800. Mesmo o spray de pimenta padrão, usado geralmente por oficiais da lei, como policiais, mede “apenas” 5 milhões.

O hambúrguer é feito com um molho especial picante com base em uma pimenta-malagueta concentrada, conhecida como piri-piri (variedade de Capsicum frutescens da família das Solanaceae). 3.000 pessoas tentaram comê-lo até agora, mas apenas 59 conseguiram terminá-lo com sucesso.

O XXX pode causar tanto dano ao corpo que cinco pessoas já foram levadas para o hospital depois de dar algumas mordidas no hambúrguer infame. Um deles teve o intestino perfurado e os outros quatro tiveram choque anafilático.

É preciso ser realmente corajoso para encarar essa “refeição”. Segundo o proprietário da lanchonete, Nick Gambardella, o XXX tem sido um enorme sucesso, inesperado, com os clientes. “Por que eles o comem eu não sei. Sempre aviso que é incrivelmente apimentado e lhes dou todas as advertências de saúde. Eu acho que essas pessoas são um pouco loucas por comê-lo, mas tenho certeza que existe um certo nível de pressão social. Um monte de gente o come como um desafio”, explica.

Felizmente, o hambúrguer ainda não matou ninguém, mas não é como se o prato não pudesse ser fatal, já que as complicações vistas pelos consumidores, como choque anafilático, são reações graves que podem resultar em morte. As vítimas têm sintomas como erupção cutânea, inchaço da garganta, problemas respiratórios e pressão arterial baixa.

Apesar do risco envolvido, Gambardella disse que tem o direito de continuar a servir o XXX , enquanto seus clientes quiserem comê-lo. “Obviamente, eu sempre levo as minhas responsabilidades como um varejista de alimentos a sério, mas se os meus clientes querem um alimento superpicante, tenho o direito de dar-lhes o que eles querem”, defende-se. [OddityCentral]

18 de março de 2014

Diante do Sport Recife, o Campo Mourão estreia em casa na Liga Ouro

foto: Ilivaldo Duarte

Hoje é dia de estreia em casa do Campo Mourão Basquete. E o adversário vem de longe, de Recife. 

Depois de perder as duas primeiras partidas diante do Rio Claro, na casa do adversário, os mourãoenses esperam se recuperar nas duas partidas dessa semana, agora jogando diante de sua torcida.

Jogando contra o Lins (SP), os pernambucanos, os únicos representantes do nordeste na Liga Ouro, também perderam as duas primeiras e prometem um duelo de alto nível na quadra do JK, a casa do basquete mourãoense. 

Hora de mostrarmos a força de nossa torcida e 'empurrar' os comandados do técnico Emerson de Souza em quadra. 

Serviço:
Evento: Liga Ouro (Divisão de acesso à NBB)
Confronto: Campo Mourão Basquete e Sport Recife
local: Ginasinho JK, em Campo Mourão
Datas: 18/03 - às 20h e
19/03 também às 20h

Joe Cocker - "A Whiter Shade of Pale"



John Robert Cocker, OBE, (Sheffield, 20/05/1944) é um cantor britânico de rock influenciado pela soul music no início da carreira.

Seu primeiro grande sucesso foi a antológica canção "With a Little Help from My Friends", uma versão da música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page. No mesmo ano ele apareceu no Festival de Woodstock, com um show consagrador, sobre o qual ele fala no livro Woodstock, do jornalista [Pete Fornatale] : "Tivemos uma reação emocionante quando tocamos With a Little Help from My Friends. Foi como um sentido maravilhoso de comunicação. Era o último número do show, eu lembro, mas senti que finalmente tínhamos nos comunicado com alguém".

"A Whiter Shade of Pale" é a canção de estréia da banda britânica Procol Harum, lançada em 12 de maio de 1967. O single alcançou a primeira colocação no UK Singles Chart em 8 de junho de 1967, e permaneceu por seis semanas. Sem muita promoção, atingiu a quinta posição nas paradas americanas.

Piquet vs Senna: A melhor ultrapassagem da história da Fórmula Um

Sebastião Mauro observou bem: O Felipe Massa é muito azarado! Na primeira prova da Fórmula Um do ano, neste domingo, na Austrália, o brasileiro ia largando muito bem e o piloto japonês atravessou toda a pista, nos primeiros metros da prova, para acertar em cheio no piloto da Williams.

Não basta talento, acredito que é preciso ter sorte também para se dar bem no esporte e isso, sorte, é uma coisa que falta, e muito, para o Massa.

Hoje me contento em ver os melhores momentos das provas, mas já fui de acordar cedinho para torcer pelo Fittipaldi, pelo Senna e, especialmente, pelo Piquet.

Por seu lado bad boy, sempre fui mais fã do Piquet. Gosto sempre de rever esta ultrapassagem que o Nelson fez sobre o falecido campeão brasileiro. Assista e relembrem como era emocionante as provas da Fórmula Um [a ultrapassagem ocorre logo a 1 minuto e 45 segundos]. 

Três drogas incrivelmente perigosas que você precisa ‘conhecer’


Nem é necessário dizer o quanto as drogas ilícitas são prejudiciais para a nossa saúde. Naturalmente, a exposição do corpo humano a essas substâncias não poderia resultar num quadro menos desesperador.

O Diário do Curioso apresenta três drogas que podem destruir uma pessoa facilmente e com requintes de crueldade.

Animais de estimação fazem muito bem à saúde!


Você tem um animalzinho de estimação em casa? Gato, cachorro, pássaro, tartaruga? Todos eles são uma fofura, vamos combinar. Mas, o que você pode não ter conhecimento é de que a companhia desses animais traz diversos benefícios à saúde, e isso já é comprovado cientificamente.

A Associação Americana do Coração afirma que ter um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Testes mostraram que uma pessoa que sai para passear com seu cachorro, por exemplo, cumpre 54% dos níveis recomendados de exercícios diários, favorecendo o funcionamento do sistema cardiovascular. Especialistas recomendam que as pessoas caminhem com seus animais no mínimo de 150 minutos por semana. A atividade permite também maior disposição no seu dia a dia. Outros estudos esclarecem que acariciar um animal reduz os níveis de estresse. Isso porque, ao passar a mão no animal, nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Esse processo gera uma sensação de calma e bem-estar.

Enquetes revelaram que quem convive com um animal tem mais disposição, e 82% das pessoas entrevistadas declararam que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem, segundo um estudo publicado no British Medical Journal. No caso das crianças, os resultados também são muito interessantes. Os pequenos que convivem com os animais têm menos chance de desenvolver alergias e/ou asma, já que possuem um sistema imunológico mais forte.

De acordo com outros estudos, animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. No  geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz.

Se você ainda não tem um animalzinho, que tal adotar um? Existem muitos abrigos, em diversas cidades, necessitando de possíveis donos para essas fofuras que nos fazem tão bem. (via: Animal Planet)

Em Campo Mourão:
Pais (Associação dos Protetores de Animais Independentes) - fone: (44) 9937 7075

17 de março de 2014

1967: inauguração da quadra de futsal do Estádio Municipal de Campo Mourão

Fornecida pelo seu Osvaldo Wronski, foto mostra a equipe do União no torneio que inaugurou a quadra de futsal do Estádio Municipal (naquela época ainda não era Estádio Roberto Brzezinski e a modalidade era tratada por futebol de salão). 

A quadra do Estádio, como ficou conhecida, tinha o piso de asfalto bruto e durante anos foi palco dos principais jogos de futebol de salão de nossa cidade.

Infelizmente, nem com a ajuda do Biju, do Namir, do Adio, do Chibiu e do Gordinho, conseguimos identificar dois integrantes da equipe. Clique na imagem para ampliar.     


em pé (da esq. para a direita): ..., Abelar Gonçalves Neto (i memorian), Romeu Marczinski (in memorian), Newton Fernandes, Wilson 'Biju' Iurk, 'Chico Gordinho'
agachados:  ..., Namir Piacentini, Joel Albuquerque, Neroir Ramos (in memorian) e Ademar Kaul (in memorian)


Saldanha Rolim e Saulo Laranjeiras - "Arueira" (com abertura de Rolando Boldrin)



Saldanha Rolim e Saulo Laranjeira
Saulo Pinto Muniz, mais conhecido por seu nome artístico Saulo Laranjeira (Pedra Azul, 11/11/1952), é um multiartista (humorista, ator, apresentador, cantor, narrador e compositor) mineiro.

Saldanha Rolim é um cantor e compositor cearense.

Rolando Boldrin (São Joaquim da Barra, 22/10/1936) é um músico, ator e apresentador de televisão brasileiro, entre outras atividades.

Arueira é uma composição de Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedroso de Araújo Dias (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) cantor, compositor e violonista brasileiro, conhecido por ser um dos nomes mais célebres da música popular brasileira. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, José Vandregísilo. Autor de Pra não Dizer que não Falei das Flores, muitas vezes chamada de "Caminhando e cantando", composição que se tornou um hino de resistência do movimento civil e estudantil que fazia oposição à ditadura militar durante o governo militar, e foi censurada. 

É só o chefe sair que...


Conheça os benefícios da maca peruana e saiba como inclui-la na dieta


Sete benefícios da maca peruana
1 - Rica em ferro, ótima para prevenir anemias.
2 - Rica em cálcio, auxilia na prevenção da osteoporose.
3 - Promete aumentar apetite sexual – Estudos científicos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, melhorando problemas de falta de libido e de infertilidade.
4 - Ajuda a reduzir os sintomas desagradáveis da menopausa – A combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E auxilia a formação dos hormônios sexuais, aliviando as ondas de calor.
5 - Auxilia dietas de emagrecimento – Por ser rica em fibras, aumenta a saciedade.
6 - Previne o diabetes: por ser rica em fibras, evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
7 - Diminui cansaço – É rica em carboidratos complexos, principal nutrientes responsável pelo fornecimento de energia aos organismo, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que participam das reações relacionadas à produção de energia do organismo.


O que é a maca peruana?
É um tubérculo (raiz) encontrado em uma área restrita do Peru, com o formato parecido com o do rabanete, de cor bege amarelada. É rica em fibras, minerais (principalmente zinco, cálcio e ferro) e vitaminas A, C, D, E e as do complexo B.

Como é o seu gosto?
É bem suave, levemente adocicado, de bem fácil aceitação.

Quais são as variações encontradas no mercado?
Pode ser consumida na versão em pó ou em cápsulas.

Onde podemos encontrá-la?
Na versão em cápsulas, ela pode ser manipulada em farmácias. Já versão desidratada, em lojas de produtos naturais.

Qual é a quantidade diária recomendada?
De 1 a 2 colheres de sopa da versão desidratada, em pó. Já na versão em cápsulas, em média 500mg ao dia.

Como incluí-la na dieta?
Duas colheres de sopa:
No iogurte
Na batida
Em frutas
No lanche da manhã ou da tarde

Do Kibeloco

Aproveitando o chororô desta segunda-feira mostro uma das ótimas brincadeiras que o Kibeloco vem fazendo, ao imaginar bem humoradas manchetes dos jornais no ano de 2030. 


14 de março de 2014

No Lar Paraná, ACMF estreia neste sábado na Chave Ouro Futsal

ACMF em recente amistoso contra o Cascavel, em Araruna
Neste sábado começa a principal competição do futsal paranaense: a Chave Ouro, antiga Taça Paraná. O representante mourãoense, Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), espera pelo menos repetir a boa campanha do ano passado, quando terminou entre os seis primeiros do considerado o segundo mais difícil campeonato da modalidade no Brasil, ficando atrás apenas do campeonato paulista. 

Eduardinho, de vermelho, é minha aposta como craque da Chave Ouro 2014
A estreia será em casa, no ginásio Valterney de Oliveira (Lar Paraná), diante do fortíssimo Guarapuava. A torcida já se movimenta pela cidade para ver de perto os craques mourãoenses e os novos contratados para esse ano. Eu aposto na inteligência e na habilidade do Eduardinho como um dos destaques do campeonato nesse ano. Ele é o verdadeiro sucessor do Paulinho Zagoto Godoy como novo craque e xodó da torcida mourãoense.

Márcio Rinaldo e Eberton de Souza, técnico e preparador físico respectivamente da equipe mourãoense
As estatísticas apontam mais vitórias guarapuavanas desde que o campeonato foi designado como Chave Ouro. Eu, particularmente, sempre tive muita sorte contra eles e lá, em quadras guarapuavanas, participei de duas conquistas estaduais no futsal: uma Taça Paraná, em 1980 com a Associação Tagliari, e um Jogos Abertos, em 1988 com a Seleção Mourãoense. 

Torcida Jovem é o 'sexto jogador mourãoense'
A Torcida Jovem, um grande elemento motivador para jogadores, comissão técnica e dirigentes, se movimenta para apoiar a equipe do técnico Marcio Rinaldo e tem usado as redes sociais para convocar novos torcedores. Estarei lá nas arquibancadas. Boa jornada ao presidente Abudi e sua equipe, aos jogadores e comissão é o que desejo novamente nesse ano. 

NH2 - "A Estrada do Bem"



NH2 é um projeto formado em meados de 2005 pelos irmãos Neto e Horiy Semiguen, mourãoenses da gema. Em 2010, passou a contar com o "groove" do percussionista maringaense Wagner Dantas. Em 2011 começou o formato banda, com o Horiy na Guitarra e Vocal, Neto no Baixo e Backing Vocais e Wagner na Bateria. 

O repertório varia entre Rock, Reggae, Samba-Rock, MPB e derivados, com músicas nacionais e internacionais. 

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana

















Após assalto, colunista e economista publica carta aberta para Letícia Spiller

Nas redes sociais está circulando uma aberta do escritor Rodrigo Constantino para atriz Letícia Spiller, que recentemente teve a casa invadida por ladrões, que a ameaçaram apontando armas para sua cabeça, entre outros tipos de terrorismo que estamos acabando ficando acostumados a ver, infelizmente. Como avalizo tudo que o economista e colunista escreveu para a linda atriz, publico a íntegra da carta. 

   
Carta para Letícia Spiller
Prezada Letícia,

Antes de mais nada, gostaria de dizer que admiro seu talento como atriz e também te considero muito bonita. Infelizmente, você tem endossado certas ideias um tanto estapafúrdias, aplaudido regimes nefastos como o cubano, e alegado que se arrepende de ter usado uma camisa com a bandeira americana no passado, chegando a afirmar que se fosse hoje usaria uma com o Che Guevara.

Ontem, sua casa no Itanhangá foi assaltada por bandidos armados, que lhe fizeram de refém enquanto sua filha dormia logo ao lado. Lamento o que você passou, pois deve ser, sem dúvida, uma experiência traumática. Nossa casa é nosso castelo, e se sentir inseguro nela é terrível, especialmente quando temos filhos menores morando com a gente. A sensação de impotência é avassaladora, e muitos chegam a decidir se mudar do país após experiências deste tipo.

O que eu gostaria, entretanto, é que você fosse capaz de fazer uma limonada desse limão, ou seja, que pudesse extrair lições importantes desse trauma que ajudassem a transformá-la em uma pessoa melhor, mais consciente dos reais problemas que nosso país enfrenta. Se isso acontecesse, então aquelas horas de profunda angústia não seriam em vão.

Como você talvez saiba, sou o autor do livro Esquerda Caviar, que fala exatamente de pessoas com seu perfil (aproveito para lhe oferecer um exemplar autografado, se assim desejar). Artistas e “intelectuais” ricos, que vivem no conforto que só o capitalismo pode oferecer, protegidos pela polícia “fascista”, mas que adoram pregar o socialismo, a tirania cubana ou tratar bandidos como vítimas da sociedade: eis o alvo da obra.

Essa campanha ideológica feita por esses artistas famosos acaba tendo influência em nossa cultura, pois, para o bem ou para o mal (quase sempre para o mal), atores e atrizes são formadores de opinião por aqui. Quando um Sean Penn, por exemplo, abraça o tiranete Maduro na Venezuela, ele empresta sua fama a um regime nefasto, ignorando todo o sofrimento do povo venezuelano. Isso é algo abjeto.

No Brasil, vários artistas de esquerda têm elogiado ditaduras socialistas, atacado a polícia, o capitalismo, as empresas que buscam lucrar mais de forma totalmente legítima, etc. Muitos chegaram a enaltecer os vagabundos mascarados dos black blocs, cuja ação já resultou na morte de um cinegrafista.

Pois bem: a impunidade é o maior convite ao crime que existe. Quando vocês tratam bandidos como vítimas da sociedade, como se fossem autômatos incapazes de escolher entre o certo e o errado, como se pobreza por si só levasse alguém a praticar uma invasão dessas que você sofreu, vocês incentivam o crime!

Pense nisso, Letícia. Gostaria de perguntar uma coisa: quando você se viu ali, impotente, com sua propriedade privada invadida, com armas apontadas para a sua cabeça, você realmente acreditou que estava diante de pobres vítimas da “sociedade”, coitadinhos sem oportunidade diferente na vida? Ou você torceu para que fossem presos e punidos por escolherem agir de forma tão covarde contra uma mãe e uma filha em sua própria casa?

Che Guevara, que você parece idolatrar por falta de conhecimento, achava que era absolutamente justo invadir propriedades como a sua. Afinal, o socialismo é isso: tirar dos que têm mais para dar aos que têm menos, como se riqueza fosse jogo de soma zero e fruto da exploração dos mais pobres. Você se enxerga como uma exploradora? Ou acha que sua bela casa é uma conquista legítima por ter trabalhado em várias novelas e levado diversão voluntária aos consumidores?

Nunca é tarde para aprender, para tomar a decisão correta. Por isso, Letícia, faço votos para que esse desespero que você deve ter sentido ontem se transforme em um chamado para uma mudança. Abandone a esquerda caviar, pois ela não presta, é hipócrita, e chega a ser cúmplice desse tipo de crime que você foi vítima. Saia das sombras do socialismo e passe a defender a propriedade privada, o império das leis, o fim da impunidade e o combate ao crime, nobre missão da polícia tão demonizada por seus colegas.

Te espero do lado de cá, o lado daqueles que não desejam apenas posar como “altruístas” com base em discurso hipócrita e sensacionalista, daqueles que focam mais nos resultados concretos das ideias do que no regozijo pessoal com as aparências de revolucionário engajado. Será bem-vinda, como tantos outros que já acordaram e tiveram a coragem de reconhecer o enorme equívoco das lutas passadas em prol do socialismo.

Um abraço,

Rodrigo Constantino

Letícia Spiller Pena (Rio de Janeiro, 19/06/1974) é uma atriz brasileira. Em 1989 entrou para o programa Xou da Xuxa, da Rede Globo como a paquita Pituxa Pastel. Mais tarde, atuou em muitas novelas da emissora, como Duas Caras, Viver a Vida, Salve Jorge e Joia Rara. 

Rodrigo Constantino dos Santos, (Rio de Janeiro, 04/07/1976) é um economista e colunista brasileiro. Foi articulista da revista "Voto" e escreve regularmente para os jornais "Valor Econômico" e "O Globo". A partir de agosto de 2013, passou a escrever também para a revista semanal "Veja". Presidente do Instituto Liberal e um dos fundadores do Instituto Millenium, foi considerado em 2012 pela revista Época, como um dos "novos trombones da direita" brasileira.

Guitarrista russo impressiona nas ruas da Suíça


Estas Tonne é um músico de rua que vive a tocar pelas ruas das grandes cidades da Europa. Vídeo, gravado em St. Gallen, na Suíça,  mostra ele apresentando The Song Of The Golden Dragon. Assista, são nove minutos de muita música boa e incrível talento para dedilhar a guitarra.

13 de março de 2014

São Paulo conquista campeonato interno do Clube dos Trinta; Brunão "Brocador" perde tudo, até a linha...

São Paulo - campeão
em pé (da esq. para a direita): Luizinho F. Lima, Gabriel Zanata, Tomadon, Mané Gameiro, André Alves e Odair Batista
agachados: Neno, Robertinho "Diliça", Sargento Silva, Professor Valdir e Ivo Renisz 
Domingo passado foi encerrado mais um campeonato interno do Clube dos Trinta, que consagrou a equipe do São Paulo como o grande campeão, o sargento Silva como artilheiro e o Brunão "Brocador" como o grande derrotado.

Rio Grande do Sul - vice campeão
em pé (da esq. para a direita): Versi 'Pai', Pazini, Hyago, Celso, Marcelo "Filézinho", Domingão e Marcelo "Manso"
agachados: Lambari, Versi Neto, Everton Mamuti e Versi Filho
Como já disse aqui por várias vezes, lá nos Trinta o 'grande barato' é a decisão do último lugar, denominada como decisão do barril por que os atletas da equipe última colocada, cada um deles, paga uma caixa de cerveja como 'troféu ruindade'. Aliás, ali tudo termina e é decidido em cerveja: chutou por cima do alambrado, atrás dos gols, paga-se uma caixa de cerveja, foi artilheiro, outra caixa... Nosso atleta amigo Brunão conseguiu a proeza de, na decisão do barril, chutar uma bola por cima do alambrado, levar um cartão amarelo e perdeu a decisão nos pênaltis, isso depois de ganhar a segunda partida decisiva por 7 a 1 (perderam a primeira, não lembro o placar). Ou seja, pagou duas caixas e mais quinzão por causa da advertência. Não pensem que ficou só nisso. Durante o jogo, placar favorável e com larga margem, o zagueirão, de tamanho é que me refiro, zombou várias vezes dos adversários. Depois que perdeu na decisão por penalidades, perdeu a linha com a devolução das gozações. Toma!!!!

Equipe: Paraná (última colocada)
em pé (da esq. para a direita): Newton Marques, Elias Bezerra, Edson "Urubu" e Rafael "Sadam"
agachados: Pimenta, Agnaldo, Toninho e Nilmar Piacentini. No destaque, Brunão "Brocador" 
Agora, esperamos o sorteio das novas equipes, que segundo o ditador presidente Adio I é realizado por um computador da Nasa, para conhecer os novos companheiros e começar uma nova disputa interna. Não caindo no time do Brunão já tô em vantagem.   

The Kinks - " I'm Not Like Everybody Else"

)

The Kinks foi uma banda de rock britânica formada em Muswell Hill, Londres, pelos irmãos Ray e Dave Davies em 1964.

Separados no Nascimento: Bruca e Lutero Luiz

O advogado Ricardo "Bruca" Alípio Costa e o falecido ator gaúcho Lutero Luiz. Tá mais para pai e filho, mas não podia perder a piada...

Ricardo Alípio Costa, o Bruca, e Lutero Luiz (in memorian)
Radicado em Curitiba, Ricardo é amigo desde os bons tempos do Colégio Estadual de Campo Mourão e parceiros em algumas baguncinhas por aqui e por ali. Polivalente, Bruca representou, e muito bem!, as cores mourãoenses no basquetebol e no handebol. Procurei uma foto em que ele não estive rindo e não encontrei...

Lutero Luiz fez inúmeras novelas na Rede Globo. Lembro principalmente do papel de coronel Lulu Gouveia na consagrada novela O Bem Amado. Ele faleceu em 1990. 

O Galo está sorrindo ou chorando?


Pode ser um galo mineiro ainda comemorando a conquista da Libertadores de 2013. Se bem que também parece estar chorando pela vitória do Cruzeiro no último Brasileirão.

)

Manter o foco. Por Pancho, na Gazeta do Povo

Me divirto demais com as charges do Pancho. Elas são publicadas diariamente na Gazeta do Povo.