17 de janeiro de 2014

Becari Futsal: vice campeão paranaense juvenil- 1976

Luís Carlos Becari, o Gordo, revendedor autorizado dos automóveis Chrysler para Campo Mourão e região durante os anos 1970, era também um apaixonado pelo futsal e patrocinou por alguns anos a forte equipe abaixo que, em 1976, conquistou o vice campeonato paranaense juvenil. Becari, atualmente, é empresário na área de comunicações de muito sucesso no Mato Grosso, onde representa a rede Bandeirantes de Televisão e comanda Rádios FM.  

Com essa equipe abaixo, o recém formado em educação física Gilmar Fuzeto começava sua bela carreira como treinador. O multi campeão Beline não mediu esforço para apoiar o mano Gilmar na empreitada e era um verdadeiro faz tudo na equipe.  

Graças a esse trabalho, com categorias menores, é que Campo Mourão conseguiu, na sequência, outros títulos da primeira divisão adulta do futsal paranaense. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): Antonio Admir "Beline" Fuzeto, Paulo Gilmar Fuzeto, Gilberto Palaro, Sebastião Carlos Mauro, Antonio Marcelo da Silva e Silveira), Irineu Luiz Ferreira Lima e Luís Carlos Becari.
Agachados: Henrique "Bode" Galbier (in memorian), Renato Silva, Pedro Galbier, Tauillo Tezelli, Romeu da Silva (Casablanca Videolocadora) e David Miguel Cardoso. 


Genesis - "Mama"



Genesis foi uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Peter Gabriel, Mike Rutherford e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. O grupo alcançou enorme sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Com aproximadamente 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, Genesis é considerada uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos. Sua carreira tem duas fases musicais diferentes. Na fase inicial, suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada e apresentações teatrais a tornaram uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 1970. Criações clássicas da banda nesse período incluem a canção de 23 minutos "Supper's Ready" do álbum Foxtrot de 1972, além do álbum conceitual de 1974 The Lamb Lies Down on Broadway. A partir da década de 1980, sua música tomou um caminho distinto em direção ao pop, tornando-a mais acessível para a cena musical.

Em 18 de outubro de 2006, a BBC anunciou que os membros do Genesis, incluindo Phil Collins, Mike Rutherford e Tony Banks, aceitaram reunir-se para uma turnê mundial e explorando a possibilidade de gravação de um novo material .

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana e os indicados ao Oscar 2014















OS INDICADOS AO OSCAR 2014

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quinta-feira (16), a lista dos indicados ao Oscar deste ano. Confira abaixo a lista dos indicados. 

Melhor filme 
"Gravidade"
"Her" 
"Nebraska" 
"Trapaça" 
"Dallas Buyers Club" 
"12 anos de escravidão" 
"O lobo de Wall Street" 
"Philomena" 
"Capião Philips" 

Melhor ator 
Christian Bale, "Trapaça" 
Chiwetel Ejiofor, "12 anos de escravidão" 
Matthew McConaughey, "Tha Dallas Buyers Club" 
Bruce Dern, "Nebraska" 
Leonardo DiCaprio, "O lobo de Wall Street" 

Melhor atriz 
Cate Blanchett, "Blue Jasmine" 
Sandra Bullock, "Gravidade" 
Judi Dench, "Philomena" 
Meryl Streep, "Álbum de família" 
Amy Adams, "Trapaça" 

Melhor ator coadjuvante 
Bradley Copper, "Trapaça" 
Jonah Hill, "O lobe deWall Street" 
Jared Leto, "The Dallas Buyers Club" 
Barkhad Abdi, de "Capitão Phillips" 
Michael Fassbender, de "12 anos de escravidão" 
Melhor atriz coadjuvante 
Jennifer Lawrence, "Trapaça" 
Julia Roberts, "Álbum de família" 
Lupita Nyong'o, "12 anos de escravidão" 
Sally Hawkins, "Blue Jasmine" 
June Squibb, "Nebraska" 

Melhor animação 
"Frozen: Uma aventura congelante" 
"Os Croods" 
"Vidas ao vento" 
"Meu Malvado Favorito 2"
 "Ernest and Celestine" 

Melhor roteiro adaptado 
"12 anos de escravidão" 
"Antes da meia-noite" 
"Capitão Philips" 
"Philomena" 
"O lobo de Wall Street" 

Melhor roteiro original 
"Trapaça" 
"Blue Jasmine" 
"Her" 
"Nebraska" 
"Dallas Buyers Club" 

Diretor 

David O. Russell, "Trapaça"

 Alfonso Cuarón, "Gravidade" 
Alexander Payne, "Nebraska" 
Steve McQueen, "12 anos de escravidão" 
Martin Scorsese, "O lobo de Wall Street" 

Filme estrangeiro
"The broken circle" 
"A grande beleza" 
"A caça" 
"The missing picture" 
"Omar" 

Efeitos especiais 
Homem de Ferro 3
Tim Webber, Chris Lawrence, Dave Shirk and Neil Corbould, "Gravidade" 
Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton and Eric Reynolds, "O Hobbit: A desolação de Smaug" 
Christopher Townsend, Guy Williams, Erik Nash and Dan Sudick, "Homem de Ferro 3" 
Tim Alexander, Gary Brozenich, Edson Williams and John Frazier, "O Cavaleiro Solitário" 
Roger Guyett, Patrick Tubach, Ben Grossmann and Burt Dalton, "Star Trek: Além da escuridão"

Cão que odeia ir para o canil 'aprende a dizer não'



Blaze tem 11 meses e, como a maioria dos cães, odeia ir para o canil. Quando o dono o chama para ir para a reclusão, o husky de 11 meses mostra ter desenvolvido uma habilidade surpreendente: ele "aprendeu a dizer não". 

Deu certo. O dono permitiu que Blaze ficasse fora do canil, contou o "Huffington Post".

O vídeo já teve mais de 500 mil visualizações no YouTube. Assista.

Ilha North Sentinel, o lugar mais difícil de se visitar no mundo

É difícil acreditar que existem pessoas que não têm ideia do que é a internet ou um smartphone, mas existem. Pequenas e raras tribos ao redor do mundo ainda vivem completamente isoladas da civilização global e não aceitam qualquer tipo de contato com o exterior.

A ilha North Sentinel, parte das ilhas de Andaman e Nicobar no Golfo de Bengala, entre Mianmar e Indonésia, é o lar de uma dessas tribos. Os Sentineleses são tão hostis ao contato externo que a ilha foi apelidada de o “lugar mais difícil de se visitar do mundo”.

Acredita-se que os Sentineleses são descendentes diretos dos primeiros seres humanos que surgiram a partir da África. Eles vivem na pequena ilha há quase 60.000 anos. Sua população exata é desconhecida – estima-se que seja entre 40 e 500 pessoas.

Não importa qual seja a sua intenção, se você chega à ilha de propósito ou por acidente, os moradores irão recebê-lo da mesma forma – com lanças e flechas. Alimentos e roupas não têm importância para eles. Eles foram hostis até mesmo a missões de salvamento depois do tsunami em 2004.

No rescaldo do tsunami desastroso que abateu o Oceano Índico em dezembro de 2004, um grupo de socorristas estendeu a mão para os Sentineleses em um helicóptero da Marinha indiana. Eles queriam ajudar os sobreviventes, embora as chances de sucesso fossem pequenas. Eles tentaram enviar pacotes de comida para o chão, mas um único guerreiro Sentinelese emergiu da selva densa e atirou uma flecha ao helicóptero.
Não se sabe muito sobre esse povo tribal. Sua linguagem é estranha a nós, e seus hábitos desconhecidos. Eles vivem em mata fechada, por isso não temos nenhuma pista sobre como agem no dia-a-dia. Tudo o que sabemos é que eles são caçadores-coletores, pois não possuem cultura de nada. Eles vivem de frutas, peixe, tubérculos, porcos selvagens, lagartos e mel.

A Índia tem a soberania sobre North Sentinel, mas a tribo pode nem sequer saber o que é a Índia. Depois de várias tentativas fracassadas de fazer contato amigável com eles desde 1964, o governo indiano finalmente se afastou, e todas as visitas à ilha foram proibidas.

A Marinha da Índia impôs uma zona de 5 km para manter turistas, exploradores e outros a distância. Encontros acidentais ainda ocorrem, no entanto, e nenhum deles acaba bem.

Há várias histórias de horror de como os Sentineleses têm tratado seus convidados. As pessoas ou retornam da ilha aterrorizadas e feridas, ou nem voltam.

Em 1896, um fugitivo das prisões britânica em Andaman derivou para as costas da ilha por acidente. Poucos dias depois, um grupo de busca encontrou seu corpo em uma praia, perfurado por flechas e com a garganta cortada.

Em 1974, um grupo foi até lá para fazer um documentário, e o diretor do filme levou uma lança na coxa.

O antropólogo indiano T. N. Pandit realizou diversas viagens patrocinadas pelo governo para a ilha no final dos anos 80 e início dos anos 90. “Às vezes, eles viram as costas para nós e se sentam em seus quadris como se para defecar”, conta. “Isso é feito para nos insultar, já que não somos bem-vindos”.

Surpreendentemente, houve apenas um caso em que pessoas de fora não enfrentaram uma recepção agressiva. Em 4 de janeiro de 1991, 28 homens, mulheres e crianças se aproximaram de Pandit e seu grupo para voluntariamente se apresentar. “Foi inacreditável”, disse. “Eles devem ter decidido que havia chegado a hora”.

Infelizmente, o último contato com os habitantes da ilha, em 2006, não foi tão bem. Dois pescadores foram mortos porque pescavam ilegalmente dentro da faixa da ilha.

Assim como os Sentineleses, algumas outras (poucas) comunidades vivem sem contato com a civilização globalizada. Talvez seja melhor deixá-los sozinhos, pois tentar trazê-los para a civilização pode prejudicá-los. Eles podem não ser imunes a várias doenças comuns, ou podem não conseguir adaptar-se ao mundo moderno. [com: Revoada e  OddityCentral]

15 de janeiro de 2014

Garoto de Juranda (PR) queria presentear Papai Noel com Coca-Cola e deu nisso... um belo filme publicitário!

Esse deve ser o sonho de qualquer publicitário... ele está lá quebrando a cabeça para criar um filme para o final de ano e, de repente, chega uma mensagem de que um menininho do interior do Paraná quer presentear o Papai Noel com uma Coca Cola, por entender que o bom velhinho deve se cansar muito entregando os presentes e que ninguém lembra de o presentear. O fabricante do melhor refrigerante do mundo (sim, eu gosto muito!!!) não perdeu a oportunidade, criou um ótimo 'comercial', explorando muito bem a sinceridade e a boa intenção da criança e, claro, a espontaneidade e a beleza da mãe dele. Vale a pena assistir!



The Brothers Johnson - "Stomp"



The Brothers Johnson é um grupo de funk americano e RB composto pelos irmãos George e Louis Johnson. Eles alcançaram seu maior sucesso em meados da década de 1970, com três singles no topo das paradas de RB ("I'll Be Good to You", "Strawberry Letter 23", e "Stomp!)

Vídeo: caminhoneiro no celular causa acidente em estrada na Rússia



O vídeo podia ter apenas um minuto. Quem sabe sirva para convencer algumas pessoas de que falar ao telefone enquanto dirige é muito, muito perigoso...

Apaixonados se reencontram 30 anos depois!

O que você faria se reencontrasse o grande amor da sua vida 30 anos depois?

Um encontro desse tipo, inesperado, terminou com muita emoção nos Estados Unidos. A história de amor aconteceu nos anos 70, quando Marina Abramovic e Ulay viveram durante 5 anos uma intensa história de amor. Com o passar dos 5 anos, eles sentiram que a relação já não estava mais empolgante e eles se separaram. Cada um seguiu por rumos diferentes.

Depois de longos 33 longos anos Marina se tornou uma artista consagrada no mundo da arte. Tanto que o Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque dedicou-lhe uma exposição fazendo uma retrospectiva de sua obra. Durante a exposição, Marina deveria partilhar um minuto de silêncio com cada estranho que se sentasse à sua frente.

Dentre os selecionados estava Ulay, que chegou sem que ela percebesse, e sentou à sua frente. O encontro, que aconteceu em 2010, foi gravado em vídeo e postado agora na internet. Veja que emocionante o poder da saudade!



(via: Vídeos do Dia)

Nas redes sociais...

enviada pelo Marcélio "Marreco"

Agora entendi por que nunca vi um disco voador!



Alguns diriam que é pra treinar com a sogra... 

14 de janeiro de 2014

Premiação na Cancha Tagliari - 1974/75

A melhor maneira de motivar o esporte é premiar aqueles que o praticam. A família Tagliari, depois de construir uma quadra de futsal para toda a comunidade, assim o fazia. Os destaques de cada evento recebiam seus troféus ou medalhas numa cerimônia descontraída, como mostra a foto abaixo, que já servia de estimulante para os próximos campeonatos.

Na foto não consegui identificar um dos premiados, acho que era da Cimauto, que aparece entre o Marlus Frankin e o professor Adilson.

Eu, Tauillo, Romeu e o Ricardo recebemos medalhas de destaques da melhor equipe juvenil daquele ano. Clique na imagem para ampliar.

EM PÉ: Gilmar Fuzeto (recém aprovado em Educação Física), Dr. Marcos Frankin, Itamar Tagliari, Tauillo Tezelli, Ricardo Grabowski, Romeu da Silva, Luizinho F. Lima e Sidney Likes.
AGACHADOS: Marlus Frankin, ....., Professor Adilson, Lori da Silva, João Miguel Baitala (in memorian), Carlão Tagliari, Silveira Claudino e Antonio “Beline” Fuzeto.

(Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em 2006)

The Moody Blues - "Tuesday Afternoon"



The Moody Blues era originalmente uma banda britânica de rhythm and blues; posteriormente eles tornaram-se conhecidos através da música psicodélica e do rock progressivo.

A banda foi formada em 1964 em Birmingham, Inglaterra, por Ray Thomas, Mike Pinder, Denny Laine, Graeme Edge e Clint Warwick. Depois de algumas mudanças na formação, convidando inclusivamente Jon Makaroun, dos The Hits e alterações no estilo sonoro, o Moody Blues conseguiu alcançar sucesso com suas apresentações bombásticas e um característico som orquestral.

A banda ainda existe, apesar de o único integrante original a continuar com o Moody seja Graeme Edge.

Paulinho Mixaria, o machão, o leite e a cachaça



Trecho do DVD "Óia as conversa II". Visite o site oficial do artista.

Sete motivos para beber mais chá-mate

Erva controla o colesterol, faz bem para o coração e ainda ajuda a emagrecer

Os amantes de chá vão adorar esta novidade: a Ilex paraguariensis, erva comumente usada para fazer o tradicional chimarrão e o tereré, pode trazer diversos benefícios à saúde. Para quem não sabe, esse é o nome científico do mate, que apesar de amargo, pode virar uma bebida deliciosa. Antes de esquentar a água, porém, é bom saber que nem todo saquinho de chá vai ajudar a secar os quilinhos a mais.

A nutricionista Karina Barros, consultora de nutrição da Abiad, explica que os pesquisadores ainda estão tentando descobrir a melhor forma de ingestão da erva para obter mais benefícios. Enquanto a descoberta não chega, opte pelo chá-mate das folhas, já que os saquinhos geralmente trazem misturadas outras partes da planta, o que disfarça o efeito da erva. Beba cerca de um litro da infusão por dia, mas procure fracionar o consumo entre as refeições. Pronto para incorporar a bebida à sua rotina? Confira os benefícios a seguir. 

Diminui o colesterol
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia) da bebida diminui em 13% as taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumenta a de colesterol bom, o HDL.

Segundo os especialistas, isso acontece porque o chá-mate possui algumas substâncias - alcaloides e glicídios - capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol.  

Protege o coração
Por ser rico em antioxidantes, o chá-mate ajuda a prevenir doenças cardíacas. O nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a presença de substâncias chamadas polifenois são as maiores responsáveis por essa prevenção. "Elas evitam o acúmulo de gordura nos vasos e previnem doenças inflamatórias", afirma. Além disso, a própria redução do colesterol já ajuda a proteger o coração.

É antioxidante
A erva-mate possui ácido clorogênico, um antioxidante capaz de influenciar diversos mecanismos corporais, por meio da diminuição da oxidação celular. "Isso contribui para um equilíbrio metabólico", explica a nutricionista Karina. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Yerba Mate, na Argentina, mostrou que a infusão de erva mate é uma importante fonte desses antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres (moléculas que causam envelhecimento e doenças).

Melhora a digestão
Roberto Navarro explica que o chá mate ajuda na liberação dos sucos digestivos, principalmente a bile e, por isso, pode facilitar a digestão dos alimentos. Além disso, a bebida tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento.

Estimula o cérebro
As xantinas, substâncias semelhantes à cafeína, presentes no chá-mate podem melhorar o desempenho cerebral. O nutrólogo Roberto explica que o cérebro envelhece por oxidação dos neurônios. Como o chá-mate é uma boa fonte de polifenois antioxidantes, de maneira indireta pode retardar esse envelhecimento. Mas é preciso moderação: em excesso, a bebida pode causar irritabilidade e insônia.

Ajuda no emagrecimento
"Além de ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso, a erva-mate tem ação lipolítica, que facilita a queima de gordura em excesso", explica Roberto Navarro. Se você incluir a bebida em uma dieta balanceada, terá mais chances ainda de emagrecer. 

Protege o fígado
A nutricionista Karina explica que o chá pode auxiliar na oxidação da gordura do fígado e, por isso, colaborar com o tratamento da esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. (via: Minha Vida)

Celebridades que parecem ter sido flagradas no passado

O site Frigideira fez um série de 'separados no nascimento' com personalidades atuais e de ontem. Alguns se parecem muito, outros nem tanto. Vale pela diversão e pela 'viagem'... 
1 – Justin Timberlake
Será que o famoso cantor norte-americano também apavorou no passado como bandido?
2 – Nicolas Cage
É inegável a semelhança entre Nicolas Cage e esse homem fotografado em 1870, você não acha?
3 – Maggie Gyllenhaal
Outra celebridade que parece ter viajado no tempo é Maggie Gyllenhaal, que no passado “adotava” a identidade da escritora Rose Wilder, do século 19.
4 – John Travolta
E esse desconhecido do século 19, não é incrivelmente parecido com John Travolta?
5 – Mark Zuckerberg
Será que antes de ser o “Rei das Redes Sociais”, Zuckerberg foi Rei da Espanha? Olha como ele é parecido com Felipe IV, monarca que reinou o país no século 17!
6 – Orlando Bloom
Ator no presente e pintor no passado... a semelhança entre Orlando Bloom e Nicolae Grigorescu, impressionista romeno do século 19, também é impressionante.
7 – Bruce Willis
Mais surpreendente do que a semelhança entre Bloom e o artista romeno do item anterior, é a que existe entre Bruce Willis e o comandante norte-americano da Primeira Guerra Mundial Douglas MacArthur, você não acha?
8 – Rupert Grint
Sabe o Ron, o amigo ruivinho do Harry Potter? Ele é interpretado pelo britânico Rupert Grint que, por sua vez, é a cara de Sir David Wilkie, artista plástico que fez sucesso entre os séculos 18 e 19.
9 – Jay-Z
Outra celebridade que parece ter sido flagrada no passado é Jay-Z. Ele é simplesmente idêntico ao rapaz da foto antiga ao lado!
10 – Michael Jackson
Você já deve ter ouvido mais de uma história mirabolante sobre Michael Jackson ser um alienígena e até mesmo de que ele nem teria morrido. Vai saber se as mentes criativas responsáveis pelas teorias da conspiração envolvendo o artista não estão certas e o personagem não está entre nós desde a época dos antigos egípcios?
11 – Eminem
Mais uma personalidade que parece estar viajando há muito pelo tempo é o rapper Eminem, fotografado acima ao lado de seu sósia do passado, o Imperador Marco Aurélio Alexandre Severo, que governou Roma até meados do século 3.
12 – Jack Black
O ator norte-americano Jack Black também foi flagrado pensativo, na pele de Paul Revere, um mensageiro que atuou durante a Guerra de Independência dos EUA.
13 – Rachel Weisz
Se Rachel Weisz é mais uma viajante do tempo, então ela se dedica ao mundo artístico há muito tempo! Veja ela ao lado de Lily Elsie, uma conhecida atriz e cantora do começo do século 20.
14 – Shia LaBeouf
Quem iria imaginar que o astro Shia LaBeouf pudesse ser tão parecido ao gênio Albert Einstein quando era jovem?
15 – Leonardo DiCaprio
No caso de Leonardo DiCaprio, a pessoa acima — com aparência idêntica à dele — além de ser uma versão mais jovem do astro, é uma moça!

(dica da minha filha Sarah)

13 de janeiro de 2014

AABB Campo Mourão na Copa Tibagi de Futsal - 1982

No começo dos anos 80, o futsal (naquela época, futebol de salão) fervia em Campo Mourão. A Associação Tagliari acabara de conquistar o bicampeonato paranaense e os campeonatos municipais eram muito equilibrados, com a participação de várias equipes de alto nível.

A  AABB era uma das principais e conquistou muitos títulos citadinos e representou nossa cidade num dos principais campeonatos estaduais daquela época, a Copa Tibagi, que infelizmente nenhuma equipe mourãoense conquistou.

Mostro foto da AABB que disputou a Copa Tibagi de 1982 [infelizmente não consegui identificar um dos atletas]. 

Ione, Rancho, João Miguel e o Careca foram campeões paranaenses representando a Associação Tagliari na Taça Paraná (atual Chave Ouro) de 1979. Ione e o Rancho, que eram funcionários de carreira do Banco do Brasil, fizeram parte, inclusive, da seleção que conquistou o primeiro título mourãoense dos Jogos Abertos do Paraná, no ano de 1975, em Paranavaí. Custódio foi um dos melhores jogadores da história do futsal maringaense e morou em Campo Mourão alguns anos, quando gerenciava uma filial da Pneumar. Clique na imagem para ampliar.

EM PÉ (da esq. para a direita): Ione Sartor, Ivanor “Sódinha” Sartor, Alan, Custódio, ???, João Paranavaí e João Miguel Baitala (in memorian).
AGACHADOS: Silvio Galli, Ivando “Rancho” Capato, Álvaro “Careca”, Moacir e Laércio “Capacete” Brunelo (in memorian).




Chico Buarque e Milton Nascimento - "Cálice"



"Cálice" é uma canção escrita e originalmente interpretada pelos cantores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. Na canção percebe-se um elaborado jogo de palavras para despistar a censura da ditadura militar. A palavra-título, por exemplo, é cantado pelo coral que acompanha o cantor de forma a soar como um raivoso "Cale-se!". A canção teve sua execução proibida durante anos no Brasil. Só foi lançada em disco em novembro de 1978 no álbum Chico Buarque, tendo Milton Nascimento nos versos de Gil.

VÍDEO: Confira 10 truques para deixar o Facebook mais bacana



(via: Olhar Digital)

Pitohui: 1º pássaro venenoso descoberto pela ciência

Em expedição às florestas da Nova Guiné, o pesquisador Jack Dumbacher, da Academia de Ciências da Califórnia, foi arranhado por um Pitohui. Foi assim, sem querer, que descobriu o primeiro pássaro venenoso reconhecido pela ciência

Jack Dumbacher, atual pesquisador da Academia de Ciência da Califórnia, ainda era um jovem recém-formado quando participou de expedição às florestas tropicais da Nova Guiné. Durante uma de suas aventuras pela mata, foi arranhado por uma ave que, por conta de sua coloração diferente na cabeça e pescoço, parecia estar usando capuz. 

Tratava-se de uma das espécies do gênero Pitohui, primeiro pássaro venenoso a ser cientificamente documentado. A descoberta foi feita pelo próprio Dumbacher, que sentiu na pele os efeitos da toxina do Pitohui. Ao ser arranhado na mão, o pesquisador sentiu dor e, por reflexo, chupou o dedo. Foi quando começou a perceber a boca formigar e queimar e foi avisado por nativos da região de que se tratava de uma ave venenosa - desconhecida pela ciência. Isso é que é transformar azar em sorte, não?! 

Segundo os cientistas, o veneno do Pitohui está localizado em sua pele e penas. Trata-se de uma toxina chamada de homobatracotoxina, que tem a capacidade de provocar paralisia no corpo dos seres vivos - inclusive nos músculos do coração, podendo causar a morte. 

O Pitohui usa a substância para se defender de predadores ou, então, para caçar. O envenenamento acontece quando a toxina entra em contato com a boca, os olhos, as mucosas nasais ou a pele machucada da vítima - que, quase instantaneamente, começa a sentir dormência e paralisia no local. 

O mais curioso é que essa característica incomum do pássaro, provavelmente, é resultado da sua alimentação. Os Pitohuis se alimentam, principalmente, de besouros da família Melyridae, que são uma poderosa fonte da toxina homobatracotoxina. O mesmo fenômeno acontece com os sapos Dendrobatidae que comem o inseto - mas sapos venenosos são bem mais comuns, não é mesmo? 

Os cientistas avisam que nem todas as espécies de Pitohuis são venenosas - normalmente, as que tem cores mais escuras são mais perigosas. Mas, na dúvida, se encontrar um pássaro desses em uma aventura por Nova Guiné, mantenha distância. (via: Planeta Sustentável)

Doses diárias de gengibre podem evitar dores musculares

Além do conhecido efeito calmante, a raiz tem propriedades anti-inflamatórias


Utilizado na medicina chinesa há séculos, o gengibre tem conhecidos efeitos calmantes para o tratamento de náuseas e problemas estomacais. Mas, uma pesquisa recente engrossa a lista de benefícios da raiz e aponta que suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir as dores musculares causadas por exercícios físicos.

Em dois experimentos distintos, os pesquisadores observaram os efeitos de dois gramas de gengibre cru e também do tratado termicamente em 74 adultos saudáveis. Os voluntários tiveram de passar por uma bateria de exercícios que induziam à dor muscular, em um período de 11 dias. Grupos distintos tomaram suplementos da raiz ou pílulas placebo.

“O consumo diário do gengibre cru resultou em uma redução de leve a moderada na dor muscular”, destaca Christopher D. Black, da Geórgia College and State University, nos Estados Unidos. A diminuição da dor foi de 25% para os pacientes que tomaram o gengibre cru e de 23% para o tratado termicamente. O estudo foi publicado no The Journal of Pain. (Via: Veja