20 de fevereiro de 2014

Seleção de Campo Mourão de Futsal - 1974

O futsal mourãoense evoluiu e passou a conquistar títulos por dois motivos especiais: a construção da Cancha Itachir Tagliari e a chegada a nossa cidade, no início dos anos 70, do Bica, engenheiro civil gaúcho que veio com a missão principal de construir barracões para a Coamo.

A Cancha com seus empolgantes campeonatos municipais e os constantes amistosos que a Associação Tagliari realizava com as principais equipes do país (naquela época, as paulistas, especialmente o Palmeiras) fizeram com que nosso futsal enfrentasse de igual para igual qualquer equipe. O conhecimento que o Bica (ninguém soube me informar o nome dele!) trouxe do futsal gaúcho, com suas jogadas ensaiadas e uma movimentação constantes de todos os jogadores, fizeram com que aparecesse todo o potencial de nossos fortes e habilidosos atletas e culminaram com a conquista de quatro títulos paranaenses adultos da primeira divisão (dois Jogos Abertos e duas Taças Paraná [atual Chave Ouro]. 

Na foto a Seleção Mourãoense de 1974, num jogo na Cancha Tagliari. Clique nela para ampliar.

Da esquerda para direita: Louri da Silva, James Klank, Ivando “Rancho” Capato, Itamar Tagliari e Bica.

(Publicado no extinto semanário Entre Rios, em 2005. Depois disso, nosso futsal conquistou outro título dos Jogos Abertos do Paraná)



Janis Joplin - "To Love Somebody"



Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19/01/1943 — Los Angeles, 04/10/1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 60" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração".
No dia 3 de outubro de 1970, Janis visitou o estúdio Sunset Sound Recorders em Los Angeles, Califórnia, para ouvir o instrumental da música de Nick Gravenite, Buried Alive in the Blues, a gravação dos vocais estava agendada para o dia seguinte. No dia das gravações (4 de outubro) não apareceu no estúdio, então John Cooke (empresário da banda) foi até o hotel, onde a encontrou morta, vítima de overdose de heroína possivelmente combinada com efeitos do álcool.

Imprima duas páginas do Word em uma única folha

Confesso que não sabia dessa opção e aprendi apenas essa semana. O tutorial a seguir, do UOL Tecnologia,  ensina a realizar o procedimento utilizando o Office 2010.

1. Abra o documento do Word e clique em "Arquivo", localizado no canto superior esquerdo da tela.


2. No menu esquerdo, selecione a opção "Imprimir".


3. A nova tela mostrará opções de configuração e impressão. Vá até a última e mude "1 Página por Folha" para "2 Páginas por Folha".


4. Clique no ícone Imprimir, para que você tenha as duas páginas impressas em uma folha.

Instantâneos











Diferença de reação com um ladrão branco e um negro

Existe diferença se o ladrão for negro ou branco? Tire sua dúvida nesse experimento social revelador (ou nem tão revelador assim). Foi nos EUA, mas aqui não é diferente! 



(Do: Sedentário e Hiperativo)

19 de fevereiro de 2014

Almir Pacífico, o craque dentro e fora de campo

Almir Pacífico - anos 1960
Lembro dele jogando peladas de futebol ao lado de meu pai, atuando como um dos primeiros guardas de trânsito de Campo Mourão e como meu treinador nos poucos tempos que joguei futebol de campo nos juvenis da Mourãoense. Estou falando, claro!, do Almir Pacífico, craque de bola, que jogava como elegância só dele e 'guardava' nosso trânsito com uma educação que deveria existir sempre.

Pacífico com filhos e netos
Aos 78 anos, viúvo, aposentado, atualmente ele mora em Curitiba, onde curte a companhia dos filhos Tedy, Tony, Tânia e Telma. Além disso, vive cercado pelos 9 netos. 

Segundo seu filho Tony, Pacífico foi o primeiro jogador profissional a ser contratado pela Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM). 

O historiados Marcelo Gieguez, em seu blog, contou um pouco da história do Pacífico e eu selecionei alguns detalhes.

Almir Pacífico, o Pacífico ou Almir nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 23 de julho de 1935.

Meio de campo clássico, ótimo marcador, jogava de cabeça erguida e comandava as ações do time.

Pacífico começou a jogar no Flamengo no ano de 1954.

Em 1958, Pacífico veio tentar a sorte no Paraná.

Treinou no Londrina, mas assinou com o Nacional, de Rolândia, aonde ganhou o nome de guerra de Pacífico, antes disso atuava como Almir. 

Água Verde - 1959
Por suas brilhantes atuações Pacífico foi contratado pelo Água Verde, que depois passou a se denominar Pinheiros e que na fusão com o Colorado deram origem ao atual Paraná Clube, aonde jogou de 1959 a 1965.

Fernando 'Japonês' e Pacífico - 1960
No Água Verde formou um meio de campo brilhante ao lado de Japonês (Fernando, que também jogou pela Mourãoense e morou por aqui por muitos anos), e no ano de 1960 foi eleito o craque do ano do campeonato paranaense.

Pelo clube foi vice-campeão estadual em 1960, 1963 e 1964: "Não fui campeão no Paraná, mas cheguei muito perto", diz Pacífico, que se considera paranaense de coração e se diz torcedor do Água Verde (atual Paraná Clube) até hoje.

Mourãoense - 1970 
Encerrou sua brilhante carreira no Campo Mourão, aonde jogou de 1966 a 1971.

Na formatura do curso de Educação Física
Depois de largar o futebol, Pacífico formou-se em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Teve um derrame no ano de 1999, mas hoje vive bem em um apartamento no bairro Bigorrilho, em Curitiba.


Ozzy Osbourne - "Changes"



Ozzy Osbourne nos anos 1970
Líder de um dos grupos de rock mais importantes de todos os tempos, o Black Sabbath, Ozzy Osbourne completou 65 anos em dezembro. Antes conhecido como o roqueiro "devorador de morcego", hoje Ozzy é um senhor comportado.

Ozzy protagoniza uma das histórias mais lendárias do rock and roll até hoje. Em 1982, um morcego foi jogado no palco durante um show e o cantor, pensando que o bicho não fosse de verdade, mordeu e arrancou a cabeça do animal. A cena continua sendo uma das mais lembradas do rock.

Atualmente, Ozzy está de volta com o Black Sabbath.

A origem dos números

De autor desconhecido, apresentação mostra de forma bem simples e fácil de entender a origem dos números arábicos. Clique no player para assistir.

Confira cinco combinações de alimentos que você deve evitar

itens com diferentes tempos de trânsito não são digeridos com eficiência

Aos 19 anos, a americana Tara Alder sofria com problemas digestivos. Foi diagnosticada com colite ulcerosa, uma inflamação no intestino, e tratada com anti-inflamatórios e corticóides que ajudaram temporariamente, mas não resolveram o problema. O médico a encaminhou para um cirurgião, que sugeriu a remoção da porção doente de seu cólon e, possivelmente, uma colostomia temporária. 

Mas o que salvou Alder das crises foi uma dieta de combinação de alimentos. E foi assim que ela se tornou uma especialista no assunto. Hoje, é instrutora da Associação Internacional de Hidroterapia do Cólon. 

Alder aconselha as pessoas sobre as formas sensatas de comer para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. E, segundo ela, a alimentação adequada significa adotar uma combinação adequada de alimentos.

Uma maneira fácil de começar a pensar sobre o assunto é considerar o conceito de tempo de digestão de cada alimento. Alguns deles levam muito tempo para serem digeridos. Outros têm um processo bem mais rápido. Em média, frutas levam de 30 a 60 minutos para serem digeridas; legumes, cereais e feijão, de uma a duas horas; carne e peixe cozido demoram, pelo menos, de três a quatro horas; e o marisco leva de quatro a oito horas. Quando se combina alimentos com diferentes tempos de trânsito, a digestão não é tão eficiente. 

Confira as combinações apontadas por Alder como aquelas que devem ser evitadas:

1) Frutas nas refeições
A fruta passa rapidamente pelo estômago e segue para o intestino. Quando você combina frutas com alimentos que levam mais tempo para digerir, estes, como carne e grãos, acabam sofrendo fermentação, graças ao efeito do açúcar.
Coma frutas de 30 a 60 minutos antes das refeições. Quando a fruta é ingerida sozinha com o estômago vazio antes de uma refeição, ela prepara o sistema digestivo para o que está por vir. A água contida na fruta lava e hidrata o sistema digestivo, suas fibras e enzimas ativam o processo químico da digestão. Depois de uma refeição, espere pelo menos três horas antes de comer frutas, para não misturar a outros alimentos e provocar a fermentação. 

2) Proteína animal + alimentos ricos em amido
Carne e batatas, frango e massa, sanduíche de peru. Se uma proteína animal é consumida junto com alimentos ricos em amido, os diferentes sucos gástricos anulam a eficácia uns dos outros. A proteína vai apodrecer e o carboidrato vai fermentar. 
As enzimas desses diferentes alimentos, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, resultam em gás e flatulência no sistema. Se a única opção que tiver é essa combinação, adicione vegetais e folhas verdes para minimizar os efeitos colaterais negativos.

3) Gordura + outros alimentos
Azeitonas com pão, atum com maionese, bife de carne frito em óleo vegetal. Grandes quantidades de gordura associados à proteína retardam a digestão.
Se combinada com alimentos corretamente, a gordura ajuda na produção do combustível que facilita o transporte dos alimentos para o fígado. 

4) Líquido durante as refeições
A água passa pelo estômago em cerca de 10 minutos. O suco leva de 15 a 30 minutos. Qualquer líquido no estômago dilui as enzimas que o corpo precisa para digerir proteínas, carboidratos e gorduras.
Para perder esse vício, beba mais água do que você deseja pelo menos 10 minutos antes de comer. Depois de comer, espere cerca de uma hora para ingerir qualquer tipo de líquido.

5) Duas fontes concentradas de proteína
Bacon e ovos, nuts e iogurte. A combinação de duas fontes concentradas de proteína na mesma refeição deve ser evitada. Proteínas concentradas levam muito tempo para se decompor, prejudicando a digestão e esgotando a energia do sistema. 
É por isso que a Medicina Ayurveda condena a combinação de diferentes carnes ou de carnes de peixe. (do: Bem Estar/GNT)

Vídeo: Político brasileiro apresenta a 'corruptocracia'



Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

17 de fevereiro de 2014

Frase do Maciel...

Na sua coluna na Tribuna do Interior, o advogado, sociólogo e professor José Eugênio Maciel comentou o mais recente escândalo (sim, são vários e eles parecem formar fila para serem divulgados!!!!) em que o chefe de gabinete, Raimundo Machado, foi acusado de coletar ilegalmente parte do salário dos funcionários comissionados (cargo de confiança) da prefeitura de Campo Mourão.  


"Citar nomes como fez a prefeita de Campo Mourão, apontando o envolvimento do seu próprio vice, comprova que a “armação política”, é de quem foi eleito para ajudar a governá-la. Mantidas ou se irão rolar cabeças, ainda é cedo, então cabe a pergunta por hora. Se forem decepadas cabeças, será usado um machado? Onde ele fica por enquanto?

Caetano Veloso - "Cajuína"



"Cajuína", uma das mais belas composições de Caetano Veloso, fala sobre a morte de seu grande amigo e um de seus principais parceiros na Tropicália, Torquato Neto - poeta, letrista, ator, cineasta e jornalista piauense que cometeu suicídio em 1972.

Torquato foi um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista, tendo escrito o breviário "Tropicalismo para principiantes", onde defendeu a necessidade de criar um "pop" genuinamente brasileiro. Foi também importante letrista de canções icônicas do movimento, como "Geléia Geral", musicada por Gilberto Gil.

Um dos vídeos mais engraçados que já ví: lutador desafia a plateia e se dá mal...

Comentávamos desse vídeo com meu sobrinho Felipe e ele disse que ainda não o tinha visto. Como acho ele muito engraçado, principalmente pelos locutores, posto-o novamente.

8 fotos antigas que você não vai acreditar que são verdadeiras

Juramos que as imagens abaixo são livres de Photoshop. Por mais malucas que pareçam, elas fazem parte de um passado ainda mais maluco. Veja:

Pipoca e bomba nuclear
Parece que uma pessoa juntou artificialmente a foto de uma explosão nuclear com a foto de pessoas vendo um filme de comédia. Mas não.
Entre 1951 e 1992, mais de 900 detonações nucleares foram realizadas no deserto de Nevada, nos EUA, e as nuvens de cogumelos podiam ocasionalmente ser vistas de Las Vegas. E as pessoas realmente organizavam reuniões para ver essas bombas explodirem, geralmente nos telhados de casas e apartamentos (admita – você assistiria a uma explosão nuclear, se pudesse).
Não sabemos quantas dessas pessoas tiveram câncer ou se transformaram em cópias do Hulk, mas é seguro dizer que há uma razão pela qual esse não é mais um passatempo popular.

Teias de aranha gigantes?
Pode parecer uma visão de alguma história aterrorizante sobre aranhas gigantes alienígenas escravizando a raça humana, mas na verdade a foto mostra apenas fios de telefone antigos cobertos por neve.

Em grandes cidades como Nova York, fios de telefone tornaram-se um terrível incômodo antes de alguém ter a boa ideia de colocá-los no subsolo. Até então, cenários de pesadelo como o da foto acima (de 1887) eram uma visão comum

Armadilha humana
Vamos voltar rapidamente a história da aranha gigante alienígena. Será que ela fez essa teia de captura de seres humanos?
Não. A imagem figura apenas alguns pintores corajosos se divertindo durante a construção da Ponte do Brooklyn, em Nova York.

Homem de Ferro: A Origem
Enquanto gostaríamos de fingir que este é o avô de Tony Stark, Sir Augustus Leopold Stark, e que este era o seu traje absolutamente aterrorizante de combate ao crime, na verdade, a foto mostra apenas Chester MacDuffee, parado em pé ao lado de um traje de mergulho que ele inventou.
A gerigonça pesava cerca de 250 quilos e não era completamente à prova d’água, o que significava que vinha equipada com uma bomba para sugar a água para fora, conforme você lutava para não se afogar. O que você esperava de um equipamento de mergulho pré-Primeira Guerra Mundial?

E se você acha que o modelo de 1911 parece legal, confira esse acima:
A foto é de uma tentativa de examinar os destroços do navio RMS Lusitânia, lançado em 1907, em 1935.

De volta ao futuro
Todo fim de ano alguém pergunta por que não temos carros voadores ainda. Essas pessoas podem calar a boca, pois verifica-se que já havia carros voadores em 1947.
Este é o Convair Modelo 118. Embora pareça um trabalho ruim de Photoshop onde alguém copiou um carro e colou embaixo de um velho avião, o veículo é legítimo e realmente funcionava como anunciado.
Então, por que não estamos passeando em rodovias espaciais ainda? Apesar de dois testes de voo bem sucedidos, ninguém quis investir no modelo, por isso a empresa cancelou o programa em 1948.

O milagre do equilíbrio
Se você acha que essa é uma manobra incrível de um piloto de dirigíveis audacioso, pense de novo – é claro que esse absurdo não é intencional. Isso é o que acontece quando você está tendo estacionar um dirigível e é atingido por uma enorme rajada de vento.
Essa foto é de 25 de agosto de 1927, quando o USS Los Angeles teve um problema sério com o vento forte em uma estação de acoplamento em Nova Jersey. Antes que pudesse corrigir a sua orientação, o dirigível acabou se equilibrando verticalmente na ponta da estação. O interior do veículo deve ter sofrido uma “re-encenação” de O Destino de Poseidon.
Milagrosamente, a aeronave sofreu apenas danos modestos e estava pronta para uso no dia seguinte (depois de todas as suas paredes e pisos serem limpos dos vômitos, claro).
 [Do: Revoada]

Cuidados no treino com o fim do horário de verão

Parque do Lago - Campo Mourão/PR

É comum as pessoas sentirem maior indisposição e cansaço e pode ser necessário reduzir a intensidade do exercício

Sempre que existe alguma alteração no fuso horário o corpo sofre com as mudanças e o impacto principal vem no sono que passa a ter alterações na quantidade e qualidade. A consequência disso é a dificuldade em anabolizar (sintetizar, construir ou recuperar algumas moléculas) o que gera uma sensação de indisposição e mais cansaço. 

Em especial a saída do horário de verão costuma trazer menos prejuízos do que a entrada, isso porque tal mudança traz a sensação de ganhar uma hora a mais, mas na verdade isso só ocorre no primeiro dia porque nos outros a realidade já é bem diferente e certamente vão aparecer alguns sinais poderão ser: 

> Dificuldade para dormir e acordar no horário certo
> Diminuição da quantidade e qualidade do sono
> Sensação de mais cansaço
> Risco maior de desidratação
> Em alguns casos pode aparecer dores de cabeça.

Quando o assunto é o treino é preciso ficar atento, a princípio não é necessário mudar o horário. Na verdade o ideal é insistir nos horários habituais e por mais que se sinta cansado nos primeiros dias essa insistência vai acelerar o processo de adaptação que pode demorar em média de 1 dia a 1 semana. 

Também é preciso ficar atento porque outros sinais podem aparecer e talvez seja necessário uma diminuição do volume e até mesmo intensidade dos treinos. A redução pode ser em torno de 20%, mas isso é algo subjetivo que o próprio praticante tem que sentir e comunicar a seu treinador. Se você não faz algum acompanhamento erre para menos, então diminua a intensidade ou até mesmo pare quando começar a ter os sinais de fadiga com maior intensidade. 

Para quem treina de manhã bem cedinho entre 5 e 6 horas vai perceber um pouco mais de disposição porque com a saída do horário de verão os dias vão amanhecer a partir das 5 horas e essa claridade vai diminuir a produção da melatonina que é um dos hormônios do sono. Já quem não treina tão cedo assim pode ter problemas, pois esse mesmo efeito vai ocorrer e a pessoa pode acordar antes da hora. Além disso, as pessoas que treinam de manhã após as 8 horas também terão uma preocupação a mais, pois a temperatura ambiente já estará mais alta do que antes e a umidade relativa do ar mais baixa. A soma dos dois pode dificultar um pouco a respiração e aumenta a indisposição. 

Quem treina no início da noite por volta das 19 horas, vai perceber algumas vantagens porque já estará anoitecendo ou estará de noite e com isso a temperatura ambiente diminui e a umidade relativa do ar aumenta deixando o praticamente um pouco mais disposto para seus treinos. Já quem treina um pouco mais tarde a partir das 21 horas pode sofrer um pouco de indisposição, cansaço e sonolência, isso porque terá passado da hora que costumava dormir antes e a noite ativa a produção da melatonina. (do: Minha Vida/Givanildo Matias)