9 de outubro de 2012

Professores na Cancha Tagliari - 1977

Enviada pelo Nelsinho Rodrigues, o Capacete, foto mostra time formado por professores do Colégio Estadual de Campo Mourão e do Unidade Polo. Professor Idê afirma que o ano é 1977 e que foi tirada na Cancha Tagliari, mas não sabe informar qual o evento. Um dos professores também não foi identificado.

Nelsinho, craque do handebol, é o grande responsável, ao lado do professor Idê, pelo sucesso e tradição do handebol de Campo Mourão. Eles que aqui chegaram, no início dos anos 1970, com a incumbência de implantar o handebol de alto nivel na cidade, assim o fizeram com grandes conquistas e profundas raízes que até hoje rende craques na modalidade. 

Nelsinho mora atualmente em Curitiba. Ele é pai do nadador Henrique Rodrigues, que representou o Brasil, muito bem!, nas Olimpíadas de Londres. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): João Pedro (in memorian), Paulo Gilmar Fuzeto, Josué dos Santos, ... e Jáder Libório Ávila
 agachados: Nilson de Mello, Ernani, Nelsino Rodrigues, Ernesto Zimovski e Idevalci Ferreira Maia

(Professor Jáder, então sócio proprietário do Colégio Afirmativo -- atual Colégio Integrado -- ressalva que o uniforme utilizado é do Afirmativo, mas não se recorda se a partida era apenas um amistoso ou algum campeonato)

Bomba Estereo - "Huepaje"


Bomba Estereo é um grupo colombiano de grande êxito internacional.

Fortemente influenciada pelas tradições musicais da costa atlântica colombiana, a banda faz o que muitos críticos chamam de 'cumbia psicodélica', uma versão lisérgica do poderoso ritmo popular latino-americano.

O grupo começou a carreira em 2001, em Bogotá, como um projeto de Simón Mejía. Mas a partir do segundo álbum, os demais integrantes - Liliana, Julian e Kike - passaram a membros permanentes.

O Bomba Estereo gravou quatro discos de carreira (o mais recente, em 2011) e nos últimos anos participou de diversos festivais internacionais, como South by Southwest, Bonnaroo, Lovebox, Bumbershoot e Coachella.

Os cinco exercícios que mais queimam calorias

Todo mundo sabe que praticar exercícios regularmente previne doenças e espanta a depressão, mas é só surgir uma aula que promete queimar mais calorias para lotar academias pelo país. E você acha que apenas os exercícios aeróbios ajudam a emagrecer? “O que determina a queima calórica é o tempo e a intensidade do exercício. Uma sessão de musculação intensa pode gastar mais calorias do que uma caminhada leve, por exemplo”, explica Ricardo Wesley, professor da Cia Athletica. A seguir, veja os cinco exercícios que mais queimam calorias e escolha o seu:

1- Corrida
Segundo Eduardo Netto, profissional de educação física e coordenador técnico da BodyTech, a corrida continua no topo da lista. “Uma pessoa que corre 12 quilômetros em uma hora perde cerca de 750 calorias. É importante lembrar que, se você quer emagrecer, precisa acumular 3500 calorias gastas ao longo de uma semana, apenas com exercícios físicos. Isto significa praticar, diariamente, alguma atividade que gaste uma média de 500 calorias por hora”, explica o professor. De acordo com Ricardo Wesley, mesmo a corrida intervalada está entra as modalidades que mais gastam calorias.

   
2- Hopping
Na aula de hopping o grande destaque é o uso de um calçado esportivo, chamado kangoo jumps, que absorve 80% do impacto e impulsiona o corpo. “Em uma hora de aula é possível perder 600 calorias. Os exercícios ainda trabalham a musculatura dos membros inferiores, melhoram a postura e diminuem a celulite", explica o treinador Ricardo Wesley. O hopping é praticado em grupo, com divertidas coreografias.

3- MMA Fitness
Inspirada na prática de MMA, a aula trabalha diferentes grupamentos musculares, garantindo corpo definido e gasto calórico elevado. “Com movimentos inspirados no jiu-jitsu, muay thai, boxe e capoeira, é possível perder até 550 calorias em uma hora de aula”, diz Eduardo Netto. Ricardo Wesley explica que, além de auxiliar na perda de peso, as lutas também trabalham outros aspectos importantes, como coordenação e resistência, além de estimular positivamente o sistema cardiovascular.

4- Musculação
Engana-se quem pensa que a musculação está entre as modalidades com menor queima calórica. “Em cerca de uma hora de aula é possível gastar 500 calorias. A grande vantagem da musculação é que ela promove gasto calórico mesmo quando o aluno está em repouso, ou seja, depois de praticar a atividade seu corpo continua queimando as reservas de gordura”, recomenda Ricardo Wesley.

5- Natação
A natação queima muitas calorias sem o impacto provocado pela corrida e outros exercícios praticados no solo. Por este motivo, também é uma modalidade democrática, que pode ser praticada por quem sente dores nos joelhos ou coluna durante outras atividades. “Com uma hora de natação é possível perder 500 calorias. A atividade trabalha diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, como membros inferiores, abdômen, costas e peitoral. A prática regular ainda melhora o sistema cardiovascular e respiratório”, orienta o professor Ricardo Wesley. (via: GNT Saúde)

Peixes gigantes que não são 'histórias de pescador'

Esturjão de 3,5 metros e 500 kg foi capturado no rio Fraser. (Foto: Reprodução)

O biólogo britânico Jeremy Wade, que apresenta o programa 'Monstros do rio', segura exemplar de peixe-tigre-golias, que foi capturado no rio Congo, o segundo maior da África, atrás apenas do Nilo. (Foto: Caters)
Em 2010, o japonês Manabu Kurita pescou um 'black bass' (conhecido como achigã), peixe que é bastante 'manhoso', de 10,92 kg no lago Biwa, no Japão, e igualou o recorde mundial que já durava 77 anos. (Foto: AP)
Durante uma pescaria com a mulher, o americano John White fisgou em setembro do ano passado um peixe-espada de 206 quilos, durante pescaria a cerca de 50 quilômetros ao sul de Islamorada, no estado da Flórida (EUA). (Foto: Andy Newman/AP)
Em abril de 2012, os pescadores alemães Stefan Seuss, Uli Schuppler e Patrick Nimz fisgaram um peixe-gato, conhecido no Brasil como bagre, de 98,8 quilos e 2,34 metros no rio Po, na Itália. (Foto: Reprodução)
Em junho do ano passado, o americano Chad Aldridge e seu pai, Ron, fisgaram um peixe de 159,12 quilos próximo à cidade de Homer, no Alasca. Eles levaram uma hora e 20 minutos para conseguir erguer ao barco o peixe enorme. (Foto: Divulgação/ Homer Halibut Derby)



Em setembro de 2011, o pescador britânico Matt Gallant fisgou um peixe-gato albino de 2,29 metros e 81,6 quilos no rio Ebro, na Espanha. (Foto: Reprodução)


(via: G1)

O sal da língua - Eugénio de Andrade

Escuta, escuta: tenho ainda
uma coisa a dizer.
Não é importante, eu sei, não vai
salvar o mundo, não mudará
a vida de ninguém – mas quem
é hoje capaz de salvar o mundo
ou apenas mudar o sentido
da vida de alguém?
Escuta-me, não te demoro.
É coisa pouca, como a chuvinha
que vem vindo devagar.
São três, quatro palavras, pouco
mais. Palavras que te quero confiar,
para que não se extinga o seu lume,
o seu lume breve.
Palavras que muito amei,
que talvez ame ainda.
Elas são a casa, o sal da língua.

(José Fontinhas, ou Eugénio de Andrade (Póvoa da Atalaia, Beira Baixa, Portugal 19 de janeiro de 1923 - Porto, Portugal, 13 de junho de 2005) - Além de poeta, foi funcionário público trabalhando como inspetor administrativo do Ministério da Saúde de Portugal. Dedicou-se também a escrever ensaios e assinou muitos prefácios de antologias poéticas. Também escreveu livros infantis e foi tradutor de poetas como Federico Garcia Lorca) (via: Blog do Noblat)