5 de junho de 2014

Do Renascimento ao Impressionismo: as musas do passado nos dias atuais

Edgar Degas, La Toilette, 1884–86

Qual o verdadeiro significado do belo? Os conceitos definidos pela indústria da estética? Com ou sem photoshop, o fato é que o mundo nem sempre se rendeu às normas da ditadura da beleza.

No passado, consagrados nomes das artes se tornaram célebres autores ao retratar as nuances das mulheres da época – livres de imposições e bonitas como de fato eram.

Em um mundo cada mais refém dos recursos gráficos e imposições estéticas, a série de imagens divulgada no site Take Part recria obras clássicas de Degas, Raphael, Gaguin, Botticelli e Goya, de acordo com os padrões empregados pelo mundo atual. Confira o resultado…

Sandro Botticelli, Birth of Venus, 1486


Francisco Goya, Nude Maya, 1797–1800

Paul Gauguin, Two Tahitian Women, 1899

Jean Auguste Dominique Ingres, Grande Odalisque, 1814

Titian, Danaë With Eros, 1544
Amedeo Modigliani, Nude Sitting on a Divan, 1917


10 momentos que fazem valer a pena esperar 4 anos pela Copa do Mundo

Rafael Nardini, no blog Papo de Homem, listou dez motivos que nos lembram por que a Copa do Mundo de Futebol é tão apaixonante. 

Sem esquecer os absurdos cometidos para se realizar a competição no Brasil e com muito medo do que pode acontecer durante ou, pior, do que não pode funcionar, vamos relembrar de momentos muito interessantes da história das Copas.

Maradona ganha a Guerra das Malvinas
Talvez nenhum outro jogador tenha sido tão determinante para seu país na conquista de uma Copa do Mundo como Diego Maradona foi em 1986. A partida perfeita aconteceu frente o English Team. Dois gols: um antológico, partindo de trás do meio-campo e enfileirando adversários pelo caminho e outro o polêmico “La Mano de Dios”. Ao disputar a bola com o goleiro Peter Shilton, Dieguito enfia a mão na bola com a maior marra e cara de pau que podia esperar dele. O momento virou camisetas, músicas e até deu origem à uma igreja. Épico demais.


O menino Pelé assombra o mundo
Único vencedor de três Mundiais até aqui, o Rei mostrou seu cartão de visitas ao mundo jogando na Suécia, em 1958, ano da primeira conquista canarinho. Estreia frente aos soviéticos, o gol maravilhoso que eliminou o País de Gales nas quartas de final, um hat-trick contra o poderoso esquadrão francês e mais dois tentos na final, frente a equipe da dona da casa. Está bom ou quer mais?


Paolo Rossi ainda faz comerciais com a desgraça alheia
O camisa 20 italiano nunca foi craque. A seleção montada por Telê Santana, por outro lado, só tinha jogadores do maior quilate, como exemplifica a meia cancha que tinha Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Sócrates e Zico. A exibição fantástica do matador italiano acabou com o sonho brasileiro, rendeu uma das imagens mais classudas da história – ainda que tremendamente triste para nós – e jogou nosso futebol nas trevas do “jogo de resultados” e do “o que vale é vencer”. Rossi até hoje fatura com a nossa derrota.


Haja coração, amigo
Uma das mais dramáticas partidas na história do futebol. No último segundo, o atacante uruguaio Luis Suarez bancou o goleirão, enfiou a mão na bola, em cima da linha fatal e evitou o gol que tiraria seu país do torneio. Acabou expulso, claro. Asamoah Gyan cobrou a penalidade na trave e a celeste olímpica teve a chance de seguir na prorrogação e disputar a vaga nos pênaltis. Vitória na raça, óbvio. Ah, a última cobrança penal foi feita pelo ex-botafoguense Loco Abreu. De cavadinha.


Guerra (nada) fria
Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental entraram em campo para medir suas forças na Copa de 1974. A ironia era os alemães acabaram jogando fora de casa mesmo estando dentro da Alemanha. Explico: na era da dualidade entre blocos socialista e capitalista, os orientais (alinhados ao Kremlin) atravessaram a fronteira para encarar o timaço ocidental que tinha Sepp Meier, Beckenbauer, Paul Breitner, Overath e Gerd Muller. Mesmo com tanta potência, quem saiu de campo como herói foi Jurgen Sparwasser, autor do gol que daria a vitória ao bloco da Cortina de Ferro. A ironia é o fato de Sparwasser ter fugido do país em 1988, quando disputava torneio de veteranos. Mas paira até hoje um jeito de marmelada no ar. Os alemães ocidentais teriam facilitado a partida para escapar de um grupo mais forte na segunda fase da competição, escapando de Holanda, Argentina e Brasil para encarar Polônia, Suécia e Iugoslávia.


Ser negão no Senegal deve ser legal
Campeões do mundo e da Europa, a seleção francesa, então sob a batuta de Zinedine Zidane, chegou à Ásia como franca favorita. A estreia parecia perfeita para um baile de gala. Os adversários seriam os senegaleses, estreantes em Copas. Escapada de Diouf pela esquerda, cruzamento rasteiro para Bouba Diop, que tenta duas vezes até marcar o gol. Um empate sem gols contra o Uruguai e uma nova derrota, dessa vez para a Dinamarca, e os Bleus voltariam para casa sem marcar nenhum gol.


Até com o braço quebrado
O alemão Franz Beckenbauer, o Kaiser, não precisava de muito para ser um mito em seu país natal, mas a opção por se manter em campo após deslocar a clavícula na semifinal da Copa do Mundo de 1970 ajuda bastante. Vencedor da Copa como jogador e treinador, o líbero classudo, por muitos considerado o melhor zagueiro da história, enfaixou o braço e seguiu na partida normalmente após a contusão. O esforço não foi suficiente, com os italianos vencendo, na raça, a prorrogação por 4 a 3. O formidável zagueiro paraguaio Gamarra repetiria o feito, também se negando a deixar a peleia contra a França, em 1998.


Eu não sei o que estou fazendo aqui
Um dos momentos mais absurdos da história da Copa do Mundo veio na primeira rodada do Mundial de 1974. O Brasil tinha uma falta para cobrar e a barreira do Zaire, primeiro representante da chamada “África Negra” na Copa, estava armada. Eis que Mwepa, num surto doido, corre em direção à bola e dá um bico. Os jogadores se entreolham e o juiz não vê outra alternativa a não ser dar o cartão amarelo para o atleta. Quarenta anos depois, o que se passou na cabeça de Mwepa segue uma completa incógnita.


Os gols que o Rei não fez
Um disparo de antes da linha central, um voleio maldoso na saída errada do goleiro e o maior drible que o mundo já viu. Apenas veja o vídeo e chore.


O Roger Milla é um cara massa
As zebras são inevitáveis nas Copas. Aguarde e teremos algum resultado absurdo neste ano também. A vitória camaronesa sobre a campeã Argentina, de Maradona e Canniggia, é daqueles momentos que nos lembram o porque o futebol é tão genialmente imprevisível. O estádio Giuseppe Meazza, em Milão, deve ser orgulhar de ter participado disso. Na partida seguinte, os Leões Indomáveis mantiveram a pegada, a alegria, a velocidade e Roger Milla, então com 38 anos, marcou dois tentos. A felicidade explodiu na sua comemoração. O simpático atacante correu até a bandeirinha de escanteio e mostrou ao mundo como é que se ginga de verdade.

10 razões para não temer a idade

Veja como envelhecer pode ser bom

1> Vivemos mais e com mais saúde.
A expectativa de vida vem subindo de maneira constante nos últimos cinquenta anos. Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, um brasileiro de 55 anos pode ter esperanças de viver até os 74 anos. Talvez o mais importante seja a possibilidade de atravessarmos um número maior de anos sem perdas graves de capacidade física ou mental.

2> Quanto mais velhos, mais ricos.
As pessoas com mais de 40 anos são os membros mais ricos da sociedade. Segundo o IBGE, no Brasil, o pico da riqueza ocorre entre 45 e 49 anos. Já a segunda faixa mais rica vai dos 55 aos 59 anos.

3> E quanto mais ricos, mais gastam.
Os anunciantes costumavam se concentrar nos consumidores jovens. Mas agora estão repensando essa estratégia. Uma pesquisa do Data Popular, em parceria com o Instituto Opinião, mostrou o potencial de consumo dos brasileiros com  60 anos ou mais, cujo rendimento atingiu R$ 446 bilhões em 2013.

4> ...E mais conseguem de graça (ou por menos).
Boa parte dos gastos sociais no Brasil vai para pessoas acima de 60 anos. Elas recebem aposentadorias, pensões e subsídios no transporte público. Quem é aposentado ou não tem mais filhos em idade escolar pode tirar férias na baixa temporada e frequentar as sessões de cinema mais baratas.

5> Os velhos não se comportam mais como velhos.
O cantor canadense Leonard Cohen passou os meses anteriores ao seu 79-º aniversário numa turnê triunfal pela Europa. Mick Jagger pulou pelo palco do Festival de Glastonbury, berrando os maiores sucessos dos Rolling Stones, poucas semanas antes de fazer 70 anos. E, para cada astro do rock ainda ativo nos palcos, há milhares de contemporâneos seus dançando na plateia.
Hoje, o pessoal de mais de 50 tem a mesma probabilidade dos mais novos de praticar atividades esportivas regulares. E por falar em exercício físico...

6> O sexo não acaba aos 60... nem aos 70... nem depois.
O nível de divórcios subiu no Brasil. Assim, há muitos homens de 60 anos ou mais disponíveis, saudáveis, prósperos... e em busca do amor. As agências de namoro pela Internet dedicadas a quem tem mais de 50 anos estão bombando. E nessa faixa etária não é preciso temer a gravidez. Por falar nisso...

7> É mais divertido ser avô e avó.
Ter filhos é ótimo, mas é preciso lidar com fraldas, manhas, crises da adolescência... Além disso, atualmente os filhos continuam a morar com os pais, sendo sustentados por eles, até bem depois dos 20 anos. Os avós, por outro lado, desfrutam da alegria de ver as crianças crescer, gozar da sua companhia e compartilhar o seu amor sem nenhum dos problemas.

8> A internet é ótima para quem tem mais de 50
É verdade que os mais velhos, na maioria, não passam o tempo todo no Twitter e no Facebook, como fazem os que têm menos de 30. Mas se assustam com as novas tecnologias muito menos do que se pensa.
Hoje, a propriedade de computadores é um tiquinho mais alta na faixa de mais de 50 anos. Os mais velhos fazem compras pela Internet, baixam músicas, filmes e seriados de TV e usam as mídias sociais para manter contato com a família e os amigos. A capacidade de fazer tudo isso sem sair de casa está transformando a vida deles.

9> Para os mais velhos, é mais fácil deixar para lá.
Quanto mais velhos ficamos, menos nos preocupamos com a opinião alheia, e enfim podemos dizer o que pensamos. É possível perder de repente a capacidade de ouvir o telefonema que desejamos evitar. Ou esquecer a festa à qual no fundo não queríamos ir. Todos sempre dirão que estamos ótimos, só porque se impressionam por ainda estarmos vivos. Tudo isso explica por que...

10> Os velhos são felizes.
As pesquisas sobre felicidade mostram um padrão similar em todo o Ocidente. Os jovens tendem a ser felizes e otimistas. Ao entrar no mundo real, têm de lutar por empregos, encontrar parceiros, criar filhos e talvez cuidar de pais idosos. Assim, a felicidade cai entre os 30 e muitos e os 50 e poucos anos e depois volta a subir. Segundo um estudo da Universidade de Maastricht, em média as pessoas são tão felizes aos 65 anos quanto aos 25. E, quando param para pensar em todos os benefícios de ser velho hoje, provavelmente ficam ainda mais felizes. (Via: Seleções)

4 de junho de 2014

Campo Mourão, 1965. Bandeirantes e escoteiros na Vila Urupês

Campo Mourão - 1965 - Vila Urupês
(da esq. para a direita. Os adultos): Elaine, Neide Gonçalves Netto (filha do Hamilton - Bar Caiçara), Odair Elias dos Santos, a Rosa Helena Migliavaca, Lucia Lane Arismende Costa (filha de um coletor de rendas na época) Faustino "Tininho" Elias Santos Filho, Antônio Cândido Fernandes, Rosemary Kffuri, Sebastião Oliveira, Irene Barros Cavalcante e José Abel Rodrigues Garcia
Do álbum do Tininho, Faustino Elias Santos Filho, foto de 1965 mostra escoteiros e bandeirantes mourãoenses durante visita a moradores da Via Urupês, em Campo Mourão. 

Segundo Tininho, eles visitavam em duplas, uma bandeirante e um escoteiro, todos os moradores de determinado bairro com a finalidade de explicar o que realmente significa o escotismo. Com apenas 19 anos na época, ele se recorda que seu par nesse dia foi a Irene Cavalcante.

A camisa não ajudou muito, mas o Tininho continua firme e forte
(ia escrever bonitão, mas não ia ficar bem para nenhum de nós. hehe)  
Tininho mora atualmente na gelada Pato Branco, onde curte merecida aposentadoria como servidor estadual (atuava como escrivão criminal para o Tribunal de Justiça do Paraná). 

Pioneiros mourãoenses, infelizmente já falecidos: Rubens Luiz Sartori e Faustino Elias Santos
O pai dele, seu Faustino, era grande amigo do meu sogro, Alcyr Costa Schen, pioneiros mourãoenses infelizmente já falecidos. Lembro dele dando uns gritos curiosos enquanto jogava uma sinuquinha ali no Bar do Batata. Meu amigo Hamiltinho Tavela Borges, também falecido, mas sempre na memória!, gostava muito de imitar o berro do pai do Tininho e do Eusébio "Zebra". 

Na foto ainda aparecem amigos queridos nossos como a Rose Kffuri e a Neide, filha do falecido seu Hamilton do Bar Caiçara. Além de personagens que não tínhamos tanto contato, mas encontrávamos sempre pela cidade, como o casal Rosa Helena e Toninho Fernandes [não tenho certeza, mas parece que se separaram], o Sebastião, grande amigo do meu pai e ótimo goleiro de futebol de salão, e o Abel Garcia, outro amigão de papai, que é tio do meu genro Peter Fell. Clique na imagem para ampliar.

  

Carlos Santana e Samuel Rosa - "Saideira"


Samuel Rosa participou em dezembro de 2013 do show de Carlos Santana em Guadalajara, no México. O show “Corazón, Live in México: Live It To Believe It”, contou com vários outros músicos latinos, que se apresentaram ao lado do genial guitarrista mexicano. 

Entre os convidados estava o compositor, guitarrista e vocalista do Skank, que apresentou “Saideira” junto com Santana. O evento marcou o início do novo CD/DVD do guitarrista Mexicano, o álbum “Corazón”, lançamento agora em 2014. A música, por sinal, é a segunda faixa do álbum.

Em Portugal, campanha contra abandono de animais vem como um soco no estômago


Abandono de animais é uma coisa que acontece em qualquer lugar do mundo, o Brasil não é exceção, em Portugal e em outros lugares também acontece muito. Com a proximidade das férias este grave problema se agrava mais ainda, e uma ONG de Portugal lançou uma campanha bastante agressiva para conscientizar as pessoas de que seus animais de estimação não são um objeto que possa ser largado num canto qualquer e não se preocupar mais!



Via: Vídeos do Dia

Assista e aprenda a maneira comprovadamente mais fácil de ser feliz


Um experimento foi realizado com algumas pessoas e comprovou que atitudes de gratidão aumentam - e muito - a nossa felicidade.

Assista o vídeo e tome isso de exemplo para sua vida.



Via Redbull

Diogo Portugal e os fumantes


O comediante curitibano aproveitou a comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco para zoar com os fumantes. Cuidado com os palavrões.

2 de junho de 2014

Amadorzão 2014: América goleou e conquistou o bicampeonato de forma invicta

América FC - Bicampeão Amador de Futebol 2014
foto: Ilivaldo Duarte
O América de Campo Mourão, do seu Enoque Lourenço, do técnico Carlos Gabriel Zanata, do colaborador Sérgio Santos, amigo querido de longa data, conquistou neste domingo o bicampeonato invicto do Campeonato Amador de Futebol, promovido pela Liga Regional de Campo Mourão.

Seu Enoque e Carlos Gabriel
foto: Ilivaldo Duarte
E a conquista veio com goleada sobre o Quinta do Sol por 4 a 1. O título valeu, além dos tradicionais troféus, uma pick-up zero quilômetro oferecida pelo patrocinador oficial da competição, a Peugeot Chanson, revenda autorizada em Campo Mourão.

Thiaguinho e Carlos Gabriel
foto: Sérgio Oliveira
O destaque no blog é especialmente para elogiar dois garotos, Carlos Gabriel e o Thiaguinho, nossos companheiros no Clube dos Trinta, onde sempre se comportaram muito bem, com muita educação e respeito para com os mais velhos. 

Ilivaldo Duarte, Ademir Ruzzon, ex-centroavante, e dos bons, do Luiziana,
e Tião Mauro acompanharam a partida
Não acompanhei de perto a jornada do América, mas ninguém ganha um campeonato, seja ele qual for, e de qualquer modalidade esportiva, se o comandante não souber muito bem como conduzir os seus atletas. Aliás, nunca entendi por que alguém escolhe ser técnico. Fico sempre imaginando como fazem para lidar com dez, quinze ou vinte atletas que, todos eles, acham que são os melhores do pedaço, e o comandante tem que escolher apenas uns poucos que começam a partida. Por isso, destaque especial para o filho da Gilmara.

O Quinta do Sol fez bela campanha e foi um vice-campeão digno
e à altura do brilho do campeonato
Tiaguinho, namorado da bela Lohana, se destacou muito mais nesse ano e, para mim, teve um papel decisivo na partida mais difícil do América no campeonato, diante do Luiziana na primeira partida semifinal, quando marcou um gol decisivo, que deu a vantagem para o time mourãoense jogar pelo empate na casa do adversário na partida de volta, mas especialmente por que vi ele fazer ali a 'rito de passagem' da fase de garoto para um homem de verdade ao enfrentar um desleal e agressivo jogador luizianense. Não 'fugiu do pau', deu um troco merecido no adversário e ainda marcou um gol importantíssimo. Clique nas imagens para ampliar. 
Sérgio Santos e Manoel "Bigode"
dois braços direitos do Seu Enoque
Plagiando o ex-prefeito Nelson Tureck: Viva o América! Viva Campo Mourão!!!

Notting Hillbillies - "Your Own Sweet Way"


The Notting Hillbillies foi um projeto de Country com intuito beneficente formado pelo cantor, guitarrista e compositor do Dire Straits, o Mark Knopfler, Brendan Croker, Steve Phillips, e Guy Fletcher. Eles fizeram apenas um álbum, Missing...Presumed Having a Good Time que foi lançado em 1990

Fábio Nogaroli procurava um bola murcha e encontrou um cãozinho muito animado

No Facebook, o Fábio Nogarolli postou o vídeo abaixo que mostra momentos de uma partida realizada neste domingo, dia 1º, lá no Clube dos Trinta. Filmou um pouco para mostrar a falta de categoria dos jogadores e muito para a participação de um cãozinho (o pretinho) que apareceu por lá, jogou bola, brincou com os cães locais e infernizou o Parayba, que atuava como mesário. Nas imagens dá para ver bem a boa forma do Wagner "Magoo" Amaral e do João Carlos Fiorese, uma 'defezaça' do Ivo Reinisz e um gol do Aurélio "Pinduca".

Detalhe: Fábio, Martins PM e Eu não jogamos e o time ganhou. Sei não, mas acho que os amigos vão pedir para que o departamento médico não nos libere tão cedo. Como não é normal ganharmos, o cinegrafista fez questão de mostrar o placar confirmando nossa conquista. Eu estou pensando em procurar o cãozinho para ele aparecer por lá no domingo que vem. Deu sorte!


Facebook não quer mais que usuários postem tudo o que fazem


Depois de cortar o compartilhamento automático do Instagram, o Facebook pretende reproduzir a atitude com todos os outros serviços e aplicações conectados à rede social. Com isso, devem sumir os posts que informam tudo o que se assiste, ouve, lê, cozinha... e por aí vai.

Desde 2012, quando o Open Graph foi anunciado, não param de pipocar atualizações de Netflix, Spotify, Pinterest, jogos, sites de notícias e muitos outros serviços - o Instagram, por exemplo, publicava todos os likes do usuário.

De um ano pra cá, o site percebeu que as publicações automáticas causavam confusão e eram mal vistas pelos usuários, tanto que eles as marcam como spam. O Facebook, então, decidiu diminuir a quantidade de posts compulsórios nos feeds e as denúncias caíram em 75%.

Isso incentivou uma mudança e, a partir de agora, o Facebook não apoiará os desenvolvedores que quiserem usar esse recurso. Curiosamente, a decisão vai contra o ideal de Mark Zuckerberg, para quem os usuários gostariam de informar os contatos sobre tudo o que estivessem fazendo.

6 benefícios de se aproximar das artes

Pintar, dançar, atuar ou mesmo apreciar manifestações artísticas melhora a qualidade de vida.

Ir a um museu e observar obras de arte ajuda a reduzir a produção de substâncias causadoras do estresse.
Foto: Getty Images
O Conselho de Artes da Inglaterra lançou faz pouco tempo um documento enumerando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade como um todo. E um capítulo que recebeu muito destaque é justamente o voltado ao bem-estar. Segundo o artigo, pessoas que comparecem a pelo menos um evento artístico por ano têm uma chance quase 60% maior de afirmar que são saudáveis em comparação com quem não frequenta museus, teatros, concertos... "O simples ato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações", explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo. "E se, além de observar pinturas, você desenhar, provavelmente esses efeitos serão ainda mais intensos", afirma.

6 benefícios de se aproximar das artes
1. Educação
Aulas de música, fotografia e afins facilitam o aprendizado de matemática e outras disciplinas.

2. Civilidade
Jovens que participam com frequência de práticas culturais são duas vezes mais propensos a realizar trabalhos voluntários.

3. Saúde emocional
A dança seria capaz de aliviar sintomas de depressão e ansiedade e o sentimento de solidão. Além disso, os ritmos musicais estimulam a criatividade e a integração social.

4. Foco
Cantar em um coral estimula, entre outras coisas, habilidades cognitivas como a concentração e a memória.

5. Perda de peso
Participar de aulas de dança regularmente é uma ótima maneira de eliminar os quilos extras.

6. Condicionamento físico
Quem mexe o esqueleto ao som de uma música também aumenta a flexibilidade, a força e o equilíbrio.
Via: MdeMulher

30 de maio de 2014

Do Blog do Wille: Primeiras Imagens de Campo Mourão por Coelho Jr.

Em março último, o meu querido e admirado amigo Wille Bathke Jr. postou a matéria abaixo que conta um pouco, muito na verdade!, da história de nossa cidade e dos trabalhos aqui desenvolvido pelo engenheiro e fotógrafo Coelho Jr. Vale a leitura!

1929 - Carlos Coelho Jr (á esquerda) em Campo Mourão-PR,
na casa de João Rodrigues Monteiro (João Bento) na região do parque do lago

Carlos Coelho Jr, engenheiro e fotógrafo das expedições de Antônio Alves de Melo Feitosa, Edmundo Alberto Mercer, Manoel Mendes de Camargo, dentre outros, registrou as primeiras imagens do Cerrado e pioneiros dos Campos do Mourão, na segunda metade da década de 1920.

Em Campo Mourão, Carlos Coelho Jr montado em seu cavalo branco 
em frente do rancho de João Bento (região do Parque Municipal)
A maioria das imagens foi fotografada por Coelho Jr. entre os anos de 1924 e 1929 quando equipes de tarefas, topógrafos e engenheiros, dentre eles o agrimensor e colonizador Eugênio Zaleski, vieram à região com a difícil missão de demarcar as linhas urbanas e as divisas limítrofes do imenso e inóspito Distrito de Campo Mourão, sobre o espigão à margem direita da Estrada Boiadeira, entre os rios do Campo, 119 e 123, sob jurisdição do 7° Comissariado de Terras, com sede em Guarapuava-PR, órgão estadual chefiado por João Lemos do Prado, progenitor do advogado Nelson Bittencourt Prado e da professora Leony Bittencourt Prado Andrade, esposa do médico Manoel Andrade.

Eng° Sady Silva primeiro inspetor de terra em Campo Mourão

Os trabalhos do extinto 7° Comissariado de Terras continuaram com a criação da 5ª Inspetoria de Terras de Campo Mourão, em 1939, sob a direção do engenheiro civil, Sady Silva, responsável pela fiscalização e regularização das posses de terra nos 25 municípios que hoje compõe a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão-Comcam, na Microregião-12 do Estado do Paraná. 

Eng° Carlos Coelho Jr, é nome de rua no bairro Capão da Imbuia de Curitiba, 
e no Jardim Flórida de Campo Mourão-PR.
Fotos atribuídas a Carlos Coelho Jr (1924 a  1929)


Carlos Coelho Jr com a família de João Rodrigues Monteiro (João Bento)
Expedição de Edmundo Mercer rumo a Campo Mourão
Família de Miguel Luiz Pereira, pioneiro de Campo Mourão
Família de pioneiros de Campo Mourão em dia de casamento
Butiá Anão, havia milhares no Cerrado de Campo Mourão
Cerrado de Campo Mourão onde surgiu a cidade
Foto de Edmundo Mercer por Coelho Jr no traçado da Boiadeira
Traçado da Boiadeira atravessa o Cerrado de Campo Mourão
Derrubada da mata no traçado da Boiadeira
Agrimensor Eugênio Zaleski,
demarcou o perímetro urbano central de Campo Mourão

Alceu Valença - "Olinda"

Alceu Velença e Jackson do Pandeiro - 1978
Em 1978, saindo do cursinho, caminhava pela Rua XV, em Curitiba, quando vi uma figuraça descendo em minha direção. Calça laranja cintilante, barba e cabelo enormes, lá vinha o Alceu Valença em direção contrária da minha. Naquela noite, no Teatro Guaíra, assisti um grande espetáculo com ele e com o Jackson do Pandeiro e virei 'fanzaço' [naquele ano, assistimos muitos shows com preços acessíveis, equivalente a cinco reais de hoje, sempre com grandes artistas brasileiros se apresentando em duplas, num programa que se chamava Projeto Pixinguinha].

Muitos anos depois, revi o pernambucano num show no Clube 10 de Outubro, quando ele confidenciou, no palco, que fez a música abaixo para cidade que tanto ama e onde residia (ou reside!) e que, naquela época, nunca a tinha gravado em um disco. Agora a encontrei no You Tube e compartilho com os amigos do blog.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana (filmes e games)













GAME: PARA XBOX E PLAYSTATION



Classificados divertidos


CÃES & Cia 
Vendo lindo Pitbull com pedigree apenas R$ 200 ou troco por perna mecânica. F:8852-6658

CAMISINHA 
Troco 200 caixas de preservativos made in china por roupas de bebê. Tratar com Otávio Arlindo F:.8739439

CURRICULUNS 
Dgito curriculus na ora, mais rapido que todos zotros digitadors,pelospresso muitomais super-baratícimo. 
F: 2234-56788.

FIAT 147 Ano 78 
Troco por pacote de bolacha Maria. Volto diferença em dinheiro. F: 3321-6987

APARTAMENTO 
Vendo apartamentão grandão, com varandão, salão, quartão, banheirão e cozinhão. Tratar com Nelson Ned. F: 5432-1098

NAMORADA 
Precisa-se de namorada com automóvel. As interessadas devem mandar fotografias... do automóvel para meu e-mail: dunha@dunha.com.br

OFERTAS/TROCAS 
Pré adolescente troca caixas de brinquedos por revistas de mulher pelada. Mas não conta pra minha mãe, pô!!! F: 2547-3547

TECLADO 
Vndo tclado d computador faltando uma tcla. Tratar com Bnplácido Frnandz F:2255-3698

AUDI 0KM 
Apenas 5 mil platas. Importado del Paraguay. Documentación completa, pero aconsejo trocar la licensa. No és preciso nueta fiscal, la garantia soy jo. Tratar com Armando Truta F: 6346-3443 


DETETIVE 
Profissional de ótimo gabarito. Sigilo absoluto, em qualquer tarefa. Não me procure, eu o encontrarei. Tratar com..., você sabem quem!!!

CARTOMANTE/VIDENTE 
Preciso com urgência. Pago muito bem. F: (adivinhe)

AUTOMÓVEL 
Vendo - Chevetão zero bala, 74 jóia, boneca, tetéia. Todo amarelo, com alguns pontinhos cinza (alguns são marcas de bala, mas a maioria é durepóqui). Não sobe ladeiras, mas desce que é uma beleza. Tratar com Alceu Dispor. F: 5634-3232 

Cobertura de grama esconde piscina em jardim de casa

Se você quer ter uma piscina, mas a sua mulher não abre mão do jardim. Essa invenção pode ser a solução para os seus problemas:  



29 de maio de 2014

Dirlei, Sandro Davanço e Marquinhos da Mecânica - Amambai/MS - anos 1990

Do álbum do Dirlei Alves, foto mostra ele ao lado do Sandro Davanço e do Marquinhos (Marcos Henrique Martins) da Mecânica, em Amambai/MS, onde disputavam a Copa Morena de Futsal.

Dirlei e Sandrinho são dois ótimos jogadores do nosso futsal e, ao lado do Robertinho Leitner e do Ubiranei, eram sempre muito requisitados para disputas na região e em outros estados. Marquinhos foi um dos grandes incentivadores da modalidade nos anos 1980 e 90. Clique na imagem para ampliar.

Dirlei, Sandro e Marquinhos - Amambai/MS

Boy & Bear - "The Rabbit Song"


Pela quantidade de música que ando postando deles, deu para perceber que gosto muito desta banda australiana de indie-rock.

Vídeo exibe exato momento que atirador mata bandido que fazia mulher de refém


Nos Estados Unidos é assim. Aqui, depois de muito negociação e muito apoio para o criminoso, talvez o marginal saísse dando risadas e posando para os jornalistas. 

Sou contra a violência, totalmente contra, mas que tem alguma coisa errada nesse 'Brasilzão', isso tem!