10 de julho de 2015

Dula e Silvia de volta à Espanha

Depois de merecidas férias, curtas, mas muito merecidas, meu mano Dula e a esposa Silvia já estão de volta à Espanha, onde fazem doutorado na Universidade de Cáceres, através do programa do governo federal Ciências sem Fronteiras.

Dula e Silvia no aeroporto, prontos para o retorno aos estudos

Férias foram tão curtas que os vi umas duas vezes apenas. Nem deu tempo de matar a saudade. Na foto abaixo, a Silvia aparece ao lado de meus pais. Ela conseguiu arrastar a dona Salma para um banho de sol. 

Silvia, dona Salma e seu Irineu - Campo Mourão/PR - junho2015
Descobri que mais de 100 mil brasileiros estudam no exterior através do Ciências sem Fronteiras. Bola dentro do governo federal!

NH2 - "Easy"


No You Tube encontrei esse vídeo que mostra a banda mourãoense se apresentando no ano passado no Mercadão, em Maringá.

Formada pelo manos Emanuelle, Elias Neto e Horiy Seminguen, com o Wagner Dantas na percussão, o NH2 tem um repertório muito legal com vários covers de artista consagrados e belas canções próprias. No vídeo abaixo eles cantam Easy, do Lionel Richie.

Saiba mais visitando a página do NH2 no Facebook.

Vídeo: No baralho, Joãozinho em busca de clientes para o bar


Kadu Aldrigue enviou esse vídeo que mostra um truque com baralhos que ''dáumnónasideias''. Sim. Claro! ele preparou o baralho para o show, mas quando o danado é cortado não devia bagunçar tudo? Assistam.



Infelizmente, não encontrei nenhuma informação sobre o 'artista' com o baralho ou o nome do autor do vídeo. 

Os dez filmes mais pirateados da semana

O longa 'Mad Max: Estrada da fúria' lidera mais uma vez a lista de filmes mais pirateados da semana feita pelo site TorrentFreak. O segundo lugarficou com 'Jurassic World - O mundo dos dinossauros', seguido por 'Uma longa jornada'. Confira abaixo a lista completa.

Mad Max: Estrada da fúria
Reprodução

Jurassic World - O mundo dos dinossauros
Reprodução


Uma longa jornada
Reprodução


Minions
Reprodução


Cinderela
Reprodução



Get Hard
Reprodução


Cada um na sua casa
Reprodução


Kingsman - Serviço Secreto
Reprodução 


A espiã que sabia de menos
Reprodução


Velozes e Furiosos 7
Reprodução

A borracha deveria ser banida da sala de aula?

No começo do ano acompanhei a Sarah, minha filha mais velha, matriculando minha netinha Fernanda no Kumon. Gostei muito do que o atendente falou sobre como funciona o método da escola: "Não queremos que ajudem ela. Nossa escola busca saber aquilo que os alunos não sabem ainda para poder ajudá-los". Interessante! Como nunca pensei nisso antes? 

Agora, encontrei essa matéria da BBC que discute exatamente essa 'filosofia' defendida por um professor do Reino Unido. Vejamos.


Borracha cria 'cultura de vergonha do erro' para cientista cognitivo que sugere proibí-la na escolas
A velha e boa borracha seria um "instrumento do diabo"? É o que afirma o cientista cognitivo Guy Claxton, professor visitante do Kings College London, no Reino Unido.

Em entrevista ao jornal Daily Telegraph, Claxton disse que a borracha cria uma "cultura de vergonha do erro" e sugeriu bani-la das escolas britânicas.

"É uma forma de mentir para o mundo, dizendo: 'Não errei. Acertei de primeira'."

Para ele, é melhor que alunos assumam seus erros na escola, porque é assim que ocorre no mundo real.

Ele está certo? Borrachas deveriam ser proibidas nas escolas?

"Acredito que isso seria severo demais", afirma John Coe, porta-voz da Associação Nacional para Educação Primária do Reino Unido.

"No entanto, em certas ocasiões, a borracha não deveria ser usada. Se estou ensinando matemática, quero que os alunos mostrem seus cálculos. Não gostaria de ver meus pupilos tão preocupados com a resposta correta que não deixem indícios de como chegaram à resposta."

Aprendizado
Enxergar os próprios erros é uma parte importante do aprendizado, diz especialista
De fato, ver os erros cometidos por estudantes é uma parte importante do aprendizado.

"Observar os enganos cometidos por eles é uma parte essencial do trabalho de um bom professor", acrescenta Coe. "É preciso ver as tentativas feitas para chegar à resposta para orientar melhor o aluno."

Em sua proposta, Claxton defende que, ao negar ter cometido erros, os estudantes não estão sendo preparados para o mundo, onde enganos são cometidos - e é preciso conviver com as consequências disso.

"Para crianças pequenas, ser capaz de ver seu próprio erro é um passo importante", afirma Anthony William, especialista em psicologia infantil da Universidade de Sheffield. "Mesmo quando somos adultos temos dificuldades em enxergar nossos erros."

Mas, se as borrachas forem banidas, como Claxton sugere, ao que isso levaria?

"Cada vez mais aulas acontecem com equipamentos tecnológicos", afirma Williams.

"Você tiraria a tecla delete do computador? Você conseguiria fazer seu trabalho sem ela? No mundo, estamos sempre cometendo pequenos erros, os revisando e os alterando."

9 de julho de 2015

Itamar, Maria José e Itamarzinho

Gosto demais desta foto, de meados dos anos 1970, que mostra o Itamar Tagliari ao lado da esposa Maria José Fuzeto e do filho Itamarzinho.


Maria José e Itamar formavam um dos casais mais bonitos de nossa cidade. Eu admirava muito a beleza da irmã do Gilmar e do Beline (aliás, todas as manas deles sempre foram muito belas), mas depois que a conheci pessoalmente, quando comecei a jogar pela Associação Tagliari, passei a admirar a meiguice dela e a forma carinhosa como tratava a todos. Se ela nos tratava com toda atenção do mundo, imaginem então como era o tratamento dispensado ao marido e, especialmente aos filhos Lisliane, Itamarzinho e Carlinhos. 

Maria José morreu muito nova, no início dos anos 1990, depois de longa luta contra uma câncer. 

Lembro que eramos bicampeões paranaenses, após conquistarmos os títulos de 1979 e 1980, em Paranavaí e Guarapuava respectivamente, e vínhamos de uma bela campanha na Taça Brasil de Clubes Campeões, realizada em Cuiabá, quando descobriram que a Maria José estava doente. Claro que a equipe de futsal foi deixada de lado e toda atenção era para a recuperação da filha do 'Fuzetão'. Mesmo assim, e sem saber do fato, a Federação Paranaense obrigou a presença da Associação Tagliari nas finais da Taça Paraná, que naquele ano de 1981 seriam disputadas em Ponta Grossa. Sob ameaça de suspensão por dois anos e multa em dinheiro, Itamar e o Carlão Tagliari reuniram meia duzia de atletas, alguns inscritos na última hora, e fomos para os Campos Gerais defender o título. Claro que não ganhamos nenhum jogo e fomos a grande decepção do campeonato. Principalmente para alguns mourãoenses que por lá estudavam e não entendiam como podíamos ter caído tanto em poucos meses. Para minha vaidade, no cartaz oficial da competição tinha uma grande foto minha e companheiros de equipe entre as principais atrações do campeonato. 

Itamarzinho esteve presente em toda a campanha do bicampeonato estadual, em Guarapuava. Ainda muito criança, era ótima companhia e nos deu muita sorte naquela conquista (preciso conversar com o pai dele para recordar como é mesmo a passagem, hoje engraçada, em que acordamos em nosso alojamento, dentro do ginásio de esportes Joaquim Prestes, e encontramos o Itamarzinho dormindo bem embaixo de uma goteira. Quase afogado, mas dormindo como um anjo. O Itamar sabe melhor dessa história -- minha memória é péssima! 'Só pego no tranco', preciso de alguém para provocar as recordações). 

Itamar Adriano Tagliari
Itamarzinho atualmente é professor/doutor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Na última vez que conversei com o Itamar pai, fiquei sabendo que ele estava atuando na Paraná Esporte.

Grateful Dead - "Peggy O"


Grateful Dead foi uma banda norte-americana de rock formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, berço do movimento hippie. O grupo era conhecido por seu estilo único e também por seu ecletismo, já que fundia em suas composições elementos do Folk Rock, Country, Rock psicodélico, Space Rock, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações; esta característica os fez serem caracterizados como uma jam band. "A música deles", escreveu Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, "alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência."

Tanta singularidade deu origem a fãs que chegavam a seguir a banda de show em show durante anos. Os admiradores mais fanáticos do Grateful Dead ficaram conhecidos como "deadheads". A louvação é tanta e tão duradoura que leilões realizados em 2007, com objetos pessoais de um dos principais expoentes da banda, Jerry Garcia, morto em 1995, chegaram a arrecadar mais de um milhão de dólares. Banheira, pia e até mesmo o vaso sanitário do guitarrista e vocalista do Grateful Dead foram arrematados por fãs, interessados em guardar algum souvenir de uma das lendas do rock.

José Vasconcellos, o taxista e o coronel maluco

Acho que já postei esse vídeo... como gosto muito lá vai de novo.


José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto (Rio Branco, 20/03/1926 — São Paulo, 11/10/2011) foi um humorista, ator, diretor, produtor, radialista e compositor brasileiro, considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro brasileiro no gênero humorístico atualmente chamado de "stand up comedy".

23 cheiros que vão te levar de volta à infância


Prepare-se para sentir tudo de novo.

1. Giz de cera novo.

2. Pasta Tandy.

3. Batom de morango.

4. Cloro de piscina.

5. Melissinha.

6. Biscoitos Fofy.

7. Massa de modelar.

8. Condicionador Neutrox.

9. Gibi novo.

10. Mentex.

11. Amoeba.

12. Biotônico Fontoura.

13. Colônia Giovanna Baby.

14. Leite Ninho.

15. Lápis apontado.

16. Feijão fresquinho da panela de pressão.

17. Presuntinho Piraquê.

18. Bolinho de chuva da sua avó.

19. CD novo.

20. Vick VapoRub.

21. Cola Tenaz.

22. Corretivo (ou branquinho, errorex, liquid paper).

23. Cheetos bolinha.


Clocky, o despertador que foge sempre que você tenta apertar o botão “soneca”


Durante o inverno, fica ainda mais difícil sair da cama de manhã. Se você é do tipo que tem dificuldade em acordar e costuma apertar o botão “soneca” (“snooze”) diversas vezes antes de conseguir levantar, então este novo despertador é perfeito pra você!


“Clocky, o despertador motorizado”, da Nanda Home, permite que você aperte o botão “soneca” apenas uma vez. Depois disso, ele pula de sua mesa de cabeceira e vai embora. Se você quiser parar o barulho, tem que correr atrás do bichinho.


Ele pode suportar quedas de até um metro, roda com 4 pilhas AAA, e continua a apitar e piscar enquanto foge do seu controle.


Antes de adquirir o seu, no entanto, vale lembrar aqueles que gostam de dormir com um copo de água ao lado da cama que é melhor não deixar nada na frente do Clocky. Limpe o caminho do despertador para evitar acidentes. [ Revoada ]