30 de maio de 2014

Do Blog do Wille: Primeiras Imagens de Campo Mourão por Coelho Jr.

Em março último, o meu querido e admirado amigo Wille Bathke Jr. postou a matéria abaixo que conta um pouco, muito na verdade!, da história de nossa cidade e dos trabalhos aqui desenvolvido pelo engenheiro e fotógrafo Coelho Jr. Vale a leitura!

1929 - Carlos Coelho Jr (á esquerda) em Campo Mourão-PR,
na casa de João Rodrigues Monteiro (João Bento) na região do parque do lago

Carlos Coelho Jr, engenheiro e fotógrafo das expedições de Antônio Alves de Melo Feitosa, Edmundo Alberto Mercer, Manoel Mendes de Camargo, dentre outros, registrou as primeiras imagens do Cerrado e pioneiros dos Campos do Mourão, na segunda metade da década de 1920.

Em Campo Mourão, Carlos Coelho Jr montado em seu cavalo branco 
em frente do rancho de João Bento (região do Parque Municipal)
A maioria das imagens foi fotografada por Coelho Jr. entre os anos de 1924 e 1929 quando equipes de tarefas, topógrafos e engenheiros, dentre eles o agrimensor e colonizador Eugênio Zaleski, vieram à região com a difícil missão de demarcar as linhas urbanas e as divisas limítrofes do imenso e inóspito Distrito de Campo Mourão, sobre o espigão à margem direita da Estrada Boiadeira, entre os rios do Campo, 119 e 123, sob jurisdição do 7° Comissariado de Terras, com sede em Guarapuava-PR, órgão estadual chefiado por João Lemos do Prado, progenitor do advogado Nelson Bittencourt Prado e da professora Leony Bittencourt Prado Andrade, esposa do médico Manoel Andrade.

Eng° Sady Silva primeiro inspetor de terra em Campo Mourão

Os trabalhos do extinto 7° Comissariado de Terras continuaram com a criação da 5ª Inspetoria de Terras de Campo Mourão, em 1939, sob a direção do engenheiro civil, Sady Silva, responsável pela fiscalização e regularização das posses de terra nos 25 municípios que hoje compõe a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão-Comcam, na Microregião-12 do Estado do Paraná. 

Eng° Carlos Coelho Jr, é nome de rua no bairro Capão da Imbuia de Curitiba, 
e no Jardim Flórida de Campo Mourão-PR.
Fotos atribuídas a Carlos Coelho Jr (1924 a  1929)


Carlos Coelho Jr com a família de João Rodrigues Monteiro (João Bento)
Expedição de Edmundo Mercer rumo a Campo Mourão
Família de Miguel Luiz Pereira, pioneiro de Campo Mourão
Família de pioneiros de Campo Mourão em dia de casamento
Butiá Anão, havia milhares no Cerrado de Campo Mourão
Cerrado de Campo Mourão onde surgiu a cidade
Foto de Edmundo Mercer por Coelho Jr no traçado da Boiadeira
Traçado da Boiadeira atravessa o Cerrado de Campo Mourão
Derrubada da mata no traçado da Boiadeira
Agrimensor Eugênio Zaleski,
demarcou o perímetro urbano central de Campo Mourão

Alceu Valença - "Olinda"

Alceu Velença e Jackson do Pandeiro - 1978
Em 1978, saindo do cursinho, caminhava pela Rua XV, em Curitiba, quando vi uma figuraça descendo em minha direção. Calça laranja cintilante, barba e cabelo enormes, lá vinha o Alceu Valença em direção contrária da minha. Naquela noite, no Teatro Guaíra, assisti um grande espetáculo com ele e com o Jackson do Pandeiro e virei 'fanzaço' [naquele ano, assistimos muitos shows com preços acessíveis, equivalente a cinco reais de hoje, sempre com grandes artistas brasileiros se apresentando em duplas, num programa que se chamava Projeto Pixinguinha].

Muitos anos depois, revi o pernambucano num show no Clube 10 de Outubro, quando ele confidenciou, no palco, que fez a música abaixo para cidade que tanto ama e onde residia (ou reside!) e que, naquela época, nunca a tinha gravado em um disco. Agora a encontrei no You Tube e compartilho com os amigos do blog.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana (filmes e games)













GAME: PARA XBOX E PLAYSTATION



Classificados divertidos


CÃES & Cia 
Vendo lindo Pitbull com pedigree apenas R$ 200 ou troco por perna mecânica. F:8852-6658

CAMISINHA 
Troco 200 caixas de preservativos made in china por roupas de bebê. Tratar com Otávio Arlindo F:.8739439

CURRICULUNS 
Dgito curriculus na ora, mais rapido que todos zotros digitadors,pelospresso muitomais super-baratícimo. 
F: 2234-56788.

FIAT 147 Ano 78 
Troco por pacote de bolacha Maria. Volto diferença em dinheiro. F: 3321-6987

APARTAMENTO 
Vendo apartamentão grandão, com varandão, salão, quartão, banheirão e cozinhão. Tratar com Nelson Ned. F: 5432-1098

NAMORADA 
Precisa-se de namorada com automóvel. As interessadas devem mandar fotografias... do automóvel para meu e-mail: dunha@dunha.com.br

OFERTAS/TROCAS 
Pré adolescente troca caixas de brinquedos por revistas de mulher pelada. Mas não conta pra minha mãe, pô!!! F: 2547-3547

TECLADO 
Vndo tclado d computador faltando uma tcla. Tratar com Bnplácido Frnandz F:2255-3698

AUDI 0KM 
Apenas 5 mil platas. Importado del Paraguay. Documentación completa, pero aconsejo trocar la licensa. No és preciso nueta fiscal, la garantia soy jo. Tratar com Armando Truta F: 6346-3443 


DETETIVE 
Profissional de ótimo gabarito. Sigilo absoluto, em qualquer tarefa. Não me procure, eu o encontrarei. Tratar com..., você sabem quem!!!

CARTOMANTE/VIDENTE 
Preciso com urgência. Pago muito bem. F: (adivinhe)

AUTOMÓVEL 
Vendo - Chevetão zero bala, 74 jóia, boneca, tetéia. Todo amarelo, com alguns pontinhos cinza (alguns são marcas de bala, mas a maioria é durepóqui). Não sobe ladeiras, mas desce que é uma beleza. Tratar com Alceu Dispor. F: 5634-3232 

Cobertura de grama esconde piscina em jardim de casa

Se você quer ter uma piscina, mas a sua mulher não abre mão do jardim. Essa invenção pode ser a solução para os seus problemas:  



29 de maio de 2014

Dirlei, Sandro Davanço e Marquinhos da Mecânica - Amambai/MS - anos 1990

Do álbum do Dirlei Alves, foto mostra ele ao lado do Sandro Davanço e do Marquinhos (Marcos Henrique Martins) da Mecânica, em Amambai/MS, onde disputavam a Copa Morena de Futsal.

Dirlei e Sandrinho são dois ótimos jogadores do nosso futsal e, ao lado do Robertinho Leitner e do Ubiranei, eram sempre muito requisitados para disputas na região e em outros estados. Marquinhos foi um dos grandes incentivadores da modalidade nos anos 1980 e 90. Clique na imagem para ampliar.

Dirlei, Sandro e Marquinhos - Amambai/MS

Boy & Bear - "The Rabbit Song"


Pela quantidade de música que ando postando deles, deu para perceber que gosto muito desta banda australiana de indie-rock.

Vídeo exibe exato momento que atirador mata bandido que fazia mulher de refém


Nos Estados Unidos é assim. Aqui, depois de muito negociação e muito apoio para o criminoso, talvez o marginal saísse dando risadas e posando para os jornalistas. 

Sou contra a violência, totalmente contra, mas que tem alguma coisa errada nesse 'Brasilzão', isso tem!

Pôsteres mostram cores, apelidos e ídolos das 32 seleções da Copa

Criação da ESPN em parceria com artista brasileiro transforma em arte o clima de Copa que toma conta de 32 países

A Copa está aí. Dentro de poucos dias, as seleções chegarão ao Brasil e várias cidades ganharão cores e idiomas diferentes. Pensando nisso, a ESPN criou uma série de pôsteres com desenho que trazem os apelidos e os principais craques das 32 seleções que disputarão o mundial.

Os desenhos, publicados pela ESPN Media Zone, foram criados pelo artista brasileiro Cristiano Siqueira. Veja o resultado do trabalho na galeria abaixo.