30 de março de 2012

Francisca e Aniceto no carnaval

Do álbum da Fátima Albuquerque, foto dos anos 1960 mostra o casal Francisca e Aniceto se divertindo no carnaval mourãoense.

Pioneiro mourãoense, Aniceto Jorge dos Santos é sócio fundador do tradicional Armarinhos Continental em Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar.

Francisca e Aniceto - Campo Mourão PR

Deep Purple - "Child in Time"



Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. Juntamente com Black Sabbath e Led Zeppelin é considerada uma das pioneiras do heavy metal e do hard rock moderno, embora alguns de seus membros tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros.

A banda passou por diversas mudanças de formação, além de um hiato de oito anos (1976-84). Sua segunda formação, a mais bem-sucedida comercialmente, contou com Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria). Esta formação esteve em atividade de 1969 a 1973, e foi reunida de 1984 a 1989 e, brevemente, em 1993, antes que as rixas entre Blackmore e os outros membros da banda se tornassem intransponíveis. 

A marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Sua canção mais conhecida é Smoke on the Water, gravada em 1972.

Child in Time é considerado o maior vocal da história do rock'n roll.

Casablanca Videolocadora - Lançamentos da semana
















Ilusão de ótica

Enviadas pelo Amarildo Fuzeto, fotos mostram que dependendo do ângulo em que se tira a fotografia ela pode ficar boa, ruim, excelente ou engraçada... 







Essa foi enviada pelo palmeirense Marcélio "Marreco". Fiquei com a impressão que era mais um arrombamento de caixa eletrônico. Pura ilusão de ótica: estavam apenas fazendo um empréstimo para finalizar o itaquerão

O bicampeonato estadual da Associação Tagliari - Guarapuava 1980

Severo Zavadniak Júnior
Pela internet tenho a felicidade de reencontrar alguns amigos queridos. Dias desses adicionei o Severo no Facebook e relembrei da bela conquista do bicampeonato estadual da Associação Tagliari. Aproveito para postar novamente uma resenha que publiquei em 2006 no semanário "Entre Rios".

Chegamos a Guarapuava com a missão de manter o título de campeão, conquistado no ano anterior em Paranavaí. Alojamo-nos numa sala do próprio ginásio de esportes onde aconteceria a competição. 

Uma semana inteira de competição, uma semana toda de chuva e no alojamento não havia um só canto que não gotejasse.

Valmar de Maringá, Guarapuava, AABB e Transbussadori, ambas de Londrina, e Círculo Militar de Curitiba foram nossos adversários. Éramos as seis melhores equipes paranaenses sem dúvida alguma, com destaque para o Círculo Militar que contava com um jogador da Seleção Brasileira (Didu) e com uma estrutura de causar inveja até nos dias de hoje. Contrastando com nosso precário alojamento, eles se hospedaram no melhor hotel guarapuavano.

Época de muito amadorismo, nossa equipe contava apenas com o patrocínio da própria família Tagliari e, por isso, economizávamos em tudo que podíamos. E ainda contávamos com inconvenientes (na verdade, compromissos com seus empregos) que impediam que alguns de nossos atletas participassem desde o início da competição. Apenas nos dois últimos jogos contamos com a equipe completa (Hélio Ubialli, então funcionário do Banco do Brasil e apaixonado pela modalidade, conseguiu a liberação dos jogadores em seus empregos e ainda os levou até Guarapuava).

Um a um os adversários foram sendo derrotados!

Quatro a dois sobre a Valmar (com três gols de sem-pulo do Ione, como só ele sabia fazer!) foi o resultado da nossa estréia.

Tagliari e AABB de Londrina, que praticamente decidiu quem enfrentaria o Círculo Militar no jogo final, foi inesquecível. Perdíamos por três a um quando o Severo Zavadaniak, um dos que o Ubialli tinha liberado, entrou e, com quatro golaços, virou o jogo para cinco a três. Onde anda o Severo?

No jogo final contra o Círculo Militar, vitória simples de qualquer uma das equipes daria o título para a vencedora. Empatando, a AABB de Londrina seria a campeã. (Um acordo de bastidores entre londrinenses e curitibanos, com a conivência da Federação, firmou-se que em caso de empate, uma melhor de três pontos seria disputado entre eles para definir o campeão estadual).

Não demos essa chance a ele! Vencemos por dois a zero (um gol meu, outro do Carlão Tagliari) e conquistamos o bicampeonato e o direito de disputar a Taça Brasil de Clubes Campeões, no ano seguinte em Cuiabá, onde fizemos ótima campanha e ficamos entre os seis melhores clubes do Brasil. Isso tudo com uma estrutura amadora, patrocínio familiar, muito amor á camisa e contando apenas com atletas locais.

Silvio Cintra, David Cardoso, João Miguel Baitala, “Beline” Fuzeto, Carlão Tagliari, Luizinho Ferreira Lima, Severo Zavadaniak, Raudilei Pereira, Ione Sartor e Itamar Tagliari participaram daquela conquista. E o Hélio Ubiali e todas as nossas famílias, é claro!

(Severo Zavadniak Júnior reside atualmente em Maringá, onde trabalha na GVT)

29 de março de 2012

Marcélio "Marreco e Itamar Tagliari

Do álbum do Marreco, foto do começo dos anos oitenta mostra ele recebendo uma premiação das mãos do Itamar Tagliari.

Marcélio Aluísio Szydlowski, o Marreco, é funcionário da Coamo e foi um dos bons goleiros do futsal mourãoense (velho freguês meu, mas era bom! kkk). Ele e a esposa, Clementina, foram meus colegas na faculdade de Comércio Exterior.

Itamar Tagliari é o Itamar Tagliari e dispensa novas apresentações. Clique na imagem para ampliar.

Marcélio "Marreco" e Itamar Tagliari

Dave Matthews Band - "So Much To Say"



Dave Matthews Band é uma banda norte-americana formada em Charlottesville, Virgínia em 1991, pelo cantor e guitarrista Dave Matthews, baixista Stefan Lessard, Leroi Moore, que tocava uma variedade de instrumentos de sopro indo do saxofone à flauta, violinista Boyd Tinsley, baterista Carter Beauford e tecladista Peter Griesar. Todos conheceram Dave em Charlottesville.

Engenharia na Tailândia

Tá pensando que só os brasileiros são criativos? Clique no player e se divirta com as soluções dos tailandesas contra os problemas das enchentes.

Frases do Millor

"Sempre me achei um homem totalmente livre; mas ontem um guarda me convenceu do contrário"

"Chega de prisões de segurança máxima! Queremos é ruas de segurança mínima"

"A diferença entre existir e viver é de dez salário mínimos"

"Não há pessoa mais chata do que você mesmo. Fuja da solidão"

Millôr Fernandes (Rio de Janeiro, 16/08/1923 — Rio de Janeiro, 27/03/2012 foi um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro.

Benedito de Testa Amarela

'Minha' Elvira me indicou a página do Instituto Rã-Bugio no Facebook. Especialmente essa que mostra o Pica-Pau Benedito de Testa Amarela. Como gosto muito de pássaros (gosto de vê-los soltos, livres...), compartilho.

Benedito-de-testa-amarela
O benedito-de-testa-amarela é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido como benedito, bereré(Rio Grande do Sul), golelêim (Vale do Ribeira/SP), pica-pau-de-fronte-amarela, pica-pau-do-mato-virgem e rididico.

Tem cerca de 19,5 centímetros. Espécie multicolorida. Fronte e garganta amarelo-vivos, vértice posterior e nuca vermelhos no macho e pretos na fêmea; pescoço posterior, dorso superior e asas negros; dorso inferior e uropígeo brancos; peito superior pardacento; peito inferior e ventre vermelhos; flancos barrados de preto e branco. É barulhenta.
Entre os vários sons que produz, tem um grito forte, ríspido e rápido, beneditô, que originou o nome popular.


Para visitar a página do Instituto, CLIQUE AQUI!

28 de março de 2012

Encontro de Mourãoenses - Usina Mourão março2012

Enviada pelo compadre Aureo Kaul, foto mostra encontro de mourãoenses que aconteceu no último final de semana na Usina Mourão.

Consegui identificar o Amarildo Fuzeto com o filhão, Aureo, Marquinhos Almeida, Miltom Tomadon, Zinha Cordeiro, Dionisio Hersen, Leon Moreno, Claudinei Uhdre, Jefferson Klockner, Dilma Kiedzerski, Picolino, Renato Staniszewski, Valdir 'Zé Largo' Barbosa e o Gonzaguinha. Clique na imagem para ampliar.

Encontro de Mourãoenses - Usina Mourão - Março2012

Tribalistas - "Carnalismo"



Após várias parcerias, Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown reuniram-se para gravar um CD, o projeto "Tribalistas". Além de clips e trechos dos bastidores da produção, o repertório inclui canções inéditas, arranjos bem elaborados e influências de diversas vertentes. Destacam-se as faixas "Já Sei Namorar", "Carnavália", entre outras.

Falha nossa!

Compilação dos principais fails de março de 2012

Para pagar menos juros: site compara ofertas de todos os bancos em várias situações

Há opções para empréstimos, consórcios, imóveis, seguros e até financiamento de cartão de crédito
            
Você já deve ter pensado em fazer um investimento, financiar um apartamento ou até um carro, não é mesmo? Mas, entre tantos bancos, instituições e taxas, como saber qual a melhor para você? O site "Melhor Trato" compara e filtra as melhores taxas do mercado de forma rápida e fácil.

Ao acessar, você verá esses 6 quadros. Cada um deles é sobre um segmento diferente. O primeiro, por exemplo, é sobre Crédito Pessoal. Clicando nesse botão, você verá alguns campos a serem preenchidos. Coloque o valor que quer de empréstimo, prazo, renda mensal e estado onde mora. Clicando em "Comparar", essa lista aparecerá para você.

Aqui você encontra a instituição financeira, a descrição do crédito, o CET - ou seja, encargos e despesas totais - e a parcela estimada de pagamento. Ainda há esse botão aqui, que te redireciona ao site da companhia e do plano.

Há opções para Consórcios de Carros, de imóveis e Seguros. E tá vendo esse item aqui? Nele, são apresentadas diversas opções de cartões de crédito com a renda mínima para você adquirir, o valor da primeira anuidade, taxas adicionais e tudo o que você precisa saber antes de escolher seu cartão e pagar a menor taxa possível.

O site ainda te aponta o melhor fundo de investimento para você apostar seu dinheiro. Aqui, dá para escolher investimentos de curto prazo, de renda fixa, cambial, multimercado e até de ações. Ao clicar na busca, as melhores opções em cada segmento também ficarão visíveis para você. Ainda dá para cadastrar seu e-mail e receber em sua caixa de entrada as melhores opções para guardar dinheiro.

E aí, gostou da indicação de hoje? Agora você não precisa ser um expert em economia para saber onde e como aplicar seu dinheiro!

   Links da Matéria
O Melhor Trato: Acesse!

Explique se for capaz...

27 de março de 2012

A justificada elegância do Gonzaguinha


Calor de derreter camelo e, em plena três horas da tarde, encontro o advogado Luiz Gonzaga de Oliveira Aguiar entrando numa panificadora vestido com terno completo, inclusive a gravata. Saí pensando no calor que ele deve passar para andar sempre tão elegante e acabei lembrando da história que ele próprio me contou e que mais do que justifica o terno como um uniforme do doutor:

Recém formado, começando a família, numa época em que ainda não trajava terno e gravata, e a grana nem dava muito para ‘esses luxos’, ele foi convocado por um cliente de uma cidade vizinha para acompanhá-lo numa audiência em uma delegacia.

– O delegado afirma que preciso me apresentar e ficar na delegacia à disposição da Justiça, dizia o cliente, que o Gonzaguinha só conhecia por telefone.

Na cidade, ele conhece o cliente (um polaco alto, elegante e muito forte) e se dirigem para a conversa com delegado.

Com o firme propósito de livrar o cliente e mostrar um pouco mais de sua competência, ele argumenta de todas as formas, mas o delegado afirma que era preciso cumprir a ordem do Juiz e que o ‘Polaco’ teria mesmo que ficar preso aguardando decisão da Justiça.

- Lamento doutor, mas o mandato de prisão é claro e não tenho alternativa que não seja prender o seu cliente. Nisso, o delegado interfona e chama o carcereiro. O subalterno entra na sala e recebe a ordem do delegado para conduzir o preso para o xilindró. O carcereiro, sem vacilar, agarra no braço do Gonzaguinha antes de dar tempo do delegado gritar:

- Não, esse é o advogado, o preso é o polaco... 

Luiz Gonzaga de Oliveira Aguiar, o Gonzaguinha (para nós, amigos de infância, o Piu), é sócio proprietário da Tapowick e apresenta o excelente Falando Sério, programa semanal da TV Carajás.

Jorge Ben Jor - "Alcohol"



Jorge Duílio Lima Meneses (Rio de Janeiro, 22/03/1942), conhecido como Jorge Ben e Jorge Ben Jor é um guitarrista, cantor e compositor popular brasileiro. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba, samba rock (termo que gosta de usar), bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos.

A música de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte-americanos. Além disso, influência árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.

Influenciou o sambalanço e foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes das novas gerações da música brasileira, como Mundo Livre S/A, Racionais MC's e Belô Velloso.

Mais cedo ou mais tarde sua esposa vai dirigir

Enviado pelo Cézar Bronzel, propaganda da VW apresenta texto totalmente inconcebível nos dias de hoje. Até por quê, estatísticas apontam que mulheres dirigem com muito mais cuidado que os homens e, consequentemente, sofrem/causam menos acidentes. 

Mesmo assim, pelo ano da veículação (1969), trata-se de uma boa peça de humor.


10 dispositivos modernos que mudaram nossas vidas

É impossível negar que estamos na era digital. Resistir é inútil. O consumismo e o modo de vida moderno exigem que nossas bugigangas operem de uma certa maneira. Nós esperamos que nossos dispositivos nos poupem trabalho, tornando nossas tarefas mais fáceis ou nos fornecendo informações, sejam eficientes e rápidos, e, talvez principalmente, pequenos e móveis.

Veja uma lista com os 10 melhores dispositivos que verdadeiramente mudaram nossas vidas ou a maneira como interagimos com o nosso ambiente e outras pessoas:

10 – Nintendo Gameboy
Pavimentando o caminho para PlayStation e outros games de hoje, viagens de ônibus e hora do almoço chuvosas se tornaram uma experiência mais agradável para várias crianças com esse videogame portátil da Nintendo. Foi o primeiro passo de uma revolução na jogabilidade móvel.


9 – iPod
Desde os primeiros modelos ao iPod Touch mais recente, a Apple realmente reinventou a maneira com que ouvimos – e temos acesso instantâneo – a música. Longe estão os dias de ter que carregar malas com seus CDs favoritos, juntamente com um amigável walkman/discman. Essas pequenas belezas possuem tudo: gravação de vídeo HD, display Retina, jogos, iTunes, aplicativos, controle de voz, etc.



8 – Webcam
Talvez não seja realmente um dispositivo individual, mas o nascimento da webcam certamente influenciou a forma como a tecnologia moderna atua hoje. Muito poucos laptops agora são feitos sem uma webcam embutida, e as câmeras em telefones são utilizadas para permitir chamadas de vídeo, fotos, etc. Softwares como o Skype permitem reuniões ao vivo a longas distâncias, e os amigos e familiares podem ficar em contato de uma maneira mais pessoal do que apenas ser capazes de ouvir uma voz.

7 – GPS
Essa invenção é uma das mais bem aproveitadas pela humanidade. Já se foram os dias de parar para pedir informação, olhar e tentar decifrar mapas, ficar perdido. Os GPS atuais, muito modernos, são muito divertidos, e dá até para baixar vozes de celebridades para animar o caminho, ouvindo o Homer Simpson dizer freneticamente para você virar à direita.
6 – Samsung Galaxy Tab
Considerado a melhor opção para o iPad, e ao contrário do seu homólogo da Apple, o gadget de tela touchscreen de 19 centímetros suporta flash, bem como chamadas de voz e vídeo. Laptops, Tablets, Kindles estão se tornando cada vez mais poderosos e compactos a cada novo lançamento, e as possibilidades são infinitas.
5 – Bluetooth
Uma tecnologia que quase sorrateiramente tomou conta de nós, bluetooth se tornou tão popular e sinônimo do século 21 que parece impossível viver sem ele. As aplicações para o bluetooth são infinitas: nos permite transmissão sem fio de dados entre telefones, computadores, TVs e até mesmo nos permite usar nossos telefones sem fio enquanto dirigimos. O auge da modernidade.

4 – Câmera digital
Quase todo mundo tem uma. Embora haja um certo charme em fotos produzidas a partir de uma polaroid, certamente não era divertido perceber que o filme estava cheio, ou ter que fazer uma viagem para revelá-lo (e ainda esperar bastante). Agora, você pode tirar inúmeras fotos e não apenas vê-las instantaneamente, mas imprimi-las em um instante, com qualidade cada vez maior.

3 – TV Digital
Do conforto da sua poltrona, o controle remoto permite que você informe o seu pacote Sky HDTV que você quer pausar a TV ao vivo se um vendedor de câmeras de vídeo aparecer no meio de um programa, para em seguida avançar rapidamente em tempo real de forma que você não tenha que testemunhar nada disso. Também permite que você rebobine, grave outros programas enquanto assiste outra coisa, ou grave uma série inteira, e tudo isso com uma espetacular imagem de alta definição.

2 – TV Digital 3D
Tela plana, digital, e agora TV 3D. O conforto de nossas casas só aumenta no quesito televisão. Já incorporada à maioria dos cinemas, a tecnologia 3D, enquanto talvez ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, é uma perspectiva muito emocionante.


1 – Smartphones
Eles têm esse nome por um motivo (smartphone significa “telefone inteligente”). Android, iPhone e Smartphones literalmente redefiniram a forma como vivemos. Agora, um celular não se limita a fazer ligações, tirar fotos e ter joguinhos. Eles podem conversar entre si, laptops e TVs, podemos assistir a filmes neles, ter acesso instantâneo ao YouTube e Facebook, armazenar todas as nossas músicas e isso é apenas a ponta do iceberg. Dá para usar o celular pra fazer qualquer coisa. Não é a toa que tem gente que tem leva o aparelho junto até quando vai pro banheiro

[Natasha Romanzoti/Listverse]

Atitudes: gráficos definitivos