20 de janeiro de 2017

Campo Mourão Handebol - 1983

Foto de 1983 mostra a Seleção Mourãoense que participou dos Jogos de Goioerê, que naqueles anos eram sempre realizados em agosto, junto às comemorações do aniversário da vizinha cidade. 

Destaque para as presenças dos engenheiros civis Marcelo Silveira e Sebastião Mauro que conseguiram um folga na faculdade e representaram nossa cidade em várias competições naquele ano. Marcelo e Tião tinham recentes conquistados o título de campeões brasileiros universitários com a Seleção do Paraná. Hoje (20) é a aniversário do Tião. Marcelo comemorou niver no dia 17. 

Destaco também a presença do Luiz Carlos, um dos melhores atletas da modalidade formado em Campo Mourão, e do atual secretário de esportes do município, Marcelo de Oliveira Lima

Com exceção do Marcelo e do Sebastião, todos os demais fazem parte da segunda geração de 'hanbebolistas' formados em nossa cidade.

Campo Mourão Handebol - 1983
em pé (da esq. para a direita): Richardson Gonçalves, Ubirajara Rodrigues, Sebastião Carlos Mauro, Walcir Ferreira Lima, Antonio Marcelo da Silva e Silveira, Neucir José da Silva (in memorian) e Marcelo de Oliveira Lima
agachados: Nelson da Silva, Wander Ferreira Lima, Jonas Rodrigues, Luiz Carlos Eufrásio Prates e Walmir Ferreira Lima

Jehro - "Master Blaster"


Jérôme Cotta, mais conhecido como Jehro, é um cantor francês, nascido em Marselha.


Master Blaster é um composição de Stevie Wonder, faixa do álbum Hotter than July lançado em 1980.

Mulher alérgica ao marido não pode dividir um cômodo com ele

Johanna e Scott | Reprodução/Facebook(Scott Watkins)
Johanna ama Scott, que ama Johanna, mas a vida pregou uma peça nos dois. Ela desenvolveu alergia ao marido.

Estar no mesmo ambiente que Scott faz Johanna, de 29 anos, apresentar fortes sintomas de uma severa alergia. Isso significa que a britânica não pode fazer coisas simples com o marido: beijar, abraçar, jantar, assistir à televisão...

Eles dormem em quartos separados. Para amenizar a distância, eles assistem ao mesmo programa na TV e trocam mensagens sobre ele.

Antes de se casarem, em 2013, Johanna e Scott costumavam viajar juntos, apesar de ela sentir enxaquecas e os efeitos da síndrome do cólon irritável.

Os primeiros sinais apareceram quando Johanna passou a tossir quando ficava cara a cara o marido.

"Foi terrível perceber que a realidade não funcionaria", disse ela à BBC. "Agora estou reagindo fortemente ao meu marido. Antes disso, eu tinha reagido ao meus pais e a outras pessoas. Mas ficou horrível quando chegou a Scott", acrescentou.

Johanna sofre de uma rara síndrome que a faz ser alérgica a quase tudo. Ela vive em um quarto selado na casa de uma amiga, enquanto a sua própria residência está sendo reformada para se adaptar às suas limitações.

Top 5 Drinks Italianos!


Minha filha Larissa fez muita propaganda do drink italiano Spritz, que acabei pesquisando sobre ele e encontrei matéria do Estilo Hyatt que apresenta os principais drinks da terra dos sabores, como é conhecida a Itália. Clique no nome em negrito para ver a receita dos drinks (o nocino é comprado pronto).

Um drink que caiu nas graças do mundo todo é o Bellini. Ele leva Proseco e pêssego branco como seus principais ingredientes. Inicialmente este drink era produzido apenas no verão por ser a época da safra de pêssego, mas devido a seu enorme sucesso atualmente ele é bastante consumido ao longo do ano todo. Sua história conta que ele foi criado em Veneza e é inspirado nas cores utilizadas pelo pintor renascentista Giovanni Bellini. Dizem que este drink é um dos poucos que permaneceram inalterados desde sua criação, sendo uma de suas poucas mudanças a troca do copo long drink por taça flute.

Outro ítalo-drink bastante conhecido é o Limoncello. Licor de limão produzido no sul da Itália e feito com raspas de limão, álcool, água e açúcar. A princípio parece seguir o mesmo caminho que uma caipirinha de limão, mas o Limoncello é mantido no congelador para então ser consumido bem gelado. Na Itália é tradicionalmente servido no frio e após as refeições por ser considerada como uma bebida digestiva. Apesar de ser produzida com sumo de limão, seu sabor não é amargo, mas sim doce.

Em terceiro lugar em nossa lista está o Garibaldi! Feito a partir da mistura de Campari com suco de laranja, este drink também é conhecido como Orange Bitter. Seu nome é uma homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi e é conhecido por sua consistência vigorosa e saborosa. O copo ideal para servir este drink é o old fashioned e pode ser decorado com fatia de laranja.

Este drink é uma tradicional bebida alcoólica italiana. Recebe o nome de Nocino e é produzido a partir das deliciosas nozes. Este requintado drink é especialmente preparado nesta época do ano, onde ocorre o amadurecimento das nozes da Sicília. É um hábito servir uma dose de Nocino após as refeições uma vez que este também é um licor que auxilia na digestão. Nele há um aroma de noz presente no líquido âmbar escuro que torna esta bebida uma das prediletas entre os italianos.

Por fim, encerrando nossa lista com grande estilo (e muito sabor) está o tradicional Spritz! Apesar de seu nome derivar da palavra alemã “spritzen” (borrifar), este drink é essencialmente italiano! Acredita-se que essa bebida tenha surgido a partir da ideia de soldados do império austro-húngaro de colocar água nos vinhos a fim de preservar a qualidade da bebida. Sendo assim Spritz é composto por três partes de prosecco, duas partes de Aperol e uma parte de água gaseificada. Este drink tem uma cor viva alaranjada e é bem refrescante, sendo um dos mais pedidos no verão italiano.

A moda do selfie chegou até o mundo animal










19 de janeiro de 2017

Associação Tagliari Futsal - 1976

Foto mostra uma formação da Associação Tagliari de meados dos anos 1970 (acho que 1976), com destaque para a presença do professor Piazza como seu treinador e dois mais habilidosos jogadores que vi atuando: Romeuzinho e Vininho.

Professor Piazza, o primeiro professor de educação física formado que atuou em Campo Mourão, reside atualmente em Cascavel, onde curte merecida aposentadoria. Sãopaulino da melhor estirpe (redundância!), Piazza, ao lado do meu sogro e do então prefeito Renato Fernandes Silva, é o mentor dos dois primeiros ginásios de esportes da cidade: o JK e o Belin Carolo, que foram construídos para Campo Mourão sediar pela primeira vez uma edição dos Jogos Abertos do Paraná. 

Nivaldo da Silva, o Padeirinho, foi meu colega no futebol de campo, nos tempos do Time do Chico, e no futsal em várias equipes, inclusive na Associação Tagliari juvenil. Infelizmente, ele faleceu muito novinho. 

Itamar Tagliari, também professor de educação física, ex-vereador e ex-secretário de esportes de Campo Mourão, é o maior nome do futsal de todo o Paraná. Não conheço ninguém que tenha contribuído tanto para a evolução da modalidade, tanto como jogador, técnico e dirigente. 

Luiz Carlos Tagliari é o irmão mais novo dos irmãos Tagliari. Ele mandava bem com sua canhotinha. 

Carlos Álvaro Tagliari é o melhor jogador de futsal que nosso cidade já teve. Pode não ter sido o mais habilidoso, mas com sua inteligência, raça, determinação e correção, pra mim, é o melhor de todos. Atuei por anos com e vi ele fazendo coisas inacreditáveis, arrancando resultados que pareciam impossíveis. Se pedirem para que faça uma relação dos mais habilidosos posso citar alguns antes dele, mas no conjunto (sem falar dos títulos conquistados para nossa cidade) ele é insuperável. 

Edvaldo Bonfim e Sidnei Balbino, outros dois que jogavam muito bem, continuam morando por aqui, mas infelizmente faz tempo que não os encontro.

Romeu Hermógenes da Silva, o Romeuzinho, da Casablanca Videolocadora, foi um dos jogadores mais inteligentes e habilidosos com quem atuei. Se não me engano, ele reside atualmente em Umuarama. Ele sempre brinca que ensinou eu, Marcelo Silveira, Tião Mauro e a turma do Caramuru a jogar, e eu concordo. 

Aldevino da Silva, o Vininho, que mora em Jaraguá do Sul, tinha uma esquerdinha mortal, habilidosa e rápida. Amigos pensam que exagero quando digo que lembre dele toda vez que veja o Messi jogando. Reafirmo: Vininho poderia muito bem ser um dos grandes jogadores de futebol se tivesse tido um técnico desde pequeno para fundamentá-lo. Assim como muitos de nós, Vininho foi formado nos campinhos de terra desse Brasilzão, exatamente onde o conheci. 

Carlos Venício Zagoto, o Zagotinho, foi o único a seguir carreira como jogador profissional, com sucesso no União Bandeirantes, Londrina, Marília, entre outros. Zagotinho reside em Maringá e também faz tempo que não o encontro.  

Associação Tagliari Futsal - Campo Mourão/PR - 1976
Em pé (da esq. para a direita): Vicente Piazza, Nivaldo "Padeirinho", Itamar Tagliari, Luizinho Tagliari e Carlão Tagliari.
Agachados: Edvaldo Bonfim, Carlos Vinicius Zagoto, Romeu da Silva, Sidney Balbino e Aldevino “Vininho” da Silva. 

Elis Regina e Adoniram Barbosa - "Iracema"


Vídeo enviado pelo Antônio Kiwel mostra encontro de dois grandes nomes da música brasileira: Elis Regina e Adoniram Barbosa

Hoje, 19 de janeiro, fazem 35 anos que a Pimentinha faleceu, vítima de uma overdose de cocaína. Adoniram Barbosa também morreu em 1982, mas em novembro. 


Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato (Valinhos, 06/08/1910 — São Paulo, 23/11/1982), foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17/03/1945 — São Paulo, 19/01/1982) foi uma cantora brasileira. Considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil a partir dos anos 1960 ao início dos anos 1980; para muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos, comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.

Iracema: Conta a história que Adoniran estava lendo o jornal quando viu a notícia de que uma mulher havia sido atropelada e morta em plena Avenida São João. Assim, acaba criando a história de Iracema – uma jovem que estava prestes a se casar. 

Uma das músicas mais interessantes do sambista. Mescla um humor sutil e refinado com a tragédia de se perder a noiva falando vinte dias para o casamento.


Vídeo dedicado a você que consome refrigerante

Quando sentimos sede, muitas vezes, optamos pela solução mais rápida, não é mesmo? Na hora, encher um copo de água da torneira ou tomar água mineral de uma garrafa plástica parece ser a melhor opção. Afinal, água é tudo igual, certo? Errado!

No vídeo abaixo, o Dr. Lair Ribeiro, médico, cardiologista, nutrólogo e autor de 149 publicações científicas em revistas médicas americanas, afirma que a água é o nutriente mais abundante de nosso corpo, pois 70% é água. Dessa forma, para mantermos o funcionamento do nosso organismo de maneira ideal, precisamos nos hidratar, bebendo de 2 à 2,5 litros de água por dia.

Além disso, o Doutor faz um alerta importantíssimo sobre o consumo de refrigerantes. Vejam o que ele diz que devemos fazer após tomar um copo de refrigerante

Ele entende que devemos alcalinizar a água que consumimos, que devemos fugir da água tratada e da água acondicionada em garrafas plásticas. Assista e aprenda.



Lair Geraldo Theodoro Ribeiro (06/07/1945 - Juiz de Fora/MG) é médico cardiologista e nutrólogo. Viveu por dezessete anos nos Estados Unidos e trabalhou na Harvard Medical School, na Baylor College of Medicine e na Universidade Thomas Jefferson. 


Receita para fazer água alcalina com limão
Ponha 2 litros de água numa jarra. Corte 1 limão em 8 partes, sem espremer e sem tirar a casca. Deixa descansar durante 8 horas.  Depois, basta consumir a água alcalina ao longo do dia.

Saiba como fazer um ar condicionado caseiro que não consome energia

É só chegar o verão que uma multidão vai às lojas comprar um ar condicionado para esfriar a casa e fica quase impossível encontrar alguém disponível para instalação do aparelho – além dos preços irem nas alturas. Some-se a isso os altos preços que são refletidos na conta de luz e fica fácil perceber que essa ideia, além de nada sustentável, pode custar bem caro.

Agora, os funcionários da empresa Grameen Intel em parceria com a Grey Dhaka desenvolveram um projeto de ar condicionado ecológico que pode ser criado por qualquer um com materiais recicláveis. A iniciativa ganhou o nome de Eco Cooler e é capaz de diminuir a temperatura de um ambiente em até 5 graus.

Para fazer um Eco Cooler só são precisos dois materiais: uma chapa de papelão do tamanho da sua janela e algumas garrafas plásticas. 

Primeiro, você terá que fazer diversos buracos do tamanho do bocal da garrafa no papelão, usando um estilete, como na imagem abaixo.

O próximo passo é cortar o fundo das garrafas e o fechamento da tampa, de forma que elas fiquem semelhantes a um funil.

Por último, cada garrafa é encaixada em um dos círculos do papelão, sempre no mesmo sentido e buscando não deixar nenhum espaço vazio.


Depois de pronto, o dispositivo pode ser acoplado na janela do ambiente, sempre com o lado com a parte mais larga das garrafas virado para fora. Segundo o vídeo, é isso que garante o resfriamento do ar, que entra quente pelo buraco maior e resfria ao sair pela parte mais estreita.

O funcionamento é explicado no vídeo abaixo:

Paraná é o estado que mais recuperou a Mata Atlântica em 30 anos


A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram nesta semana avaliação inédita da regeneração da Mata Atlântica. O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que monitora a distribuição espacial do bioma, identificou a regeneração de 219.735 hectares (ha), ou o equivalente a 2.197 km2, entre 1985 e 2015, em nove dos 17 estados do bioma. A área corresponde a aproximadamente o tamanho da cidade de São Paulo. 


Segundo os dados do Atlas, Paraná foi o estado que apresentou mais áreas regeneradas no período avaliado, num total de 75.612 ha, seguido de Minas Gerais (59.850 ha), Santa Catarina (24.964 ha), São Paulo (23.021 ha) e Mato Grosso do Sul (19.117 ha). 


O estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas utilizadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração. Tal processo se deve tanto a causas naturais, quanto induzidas por meio do plantio de mudas de árvores nativas.


Nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma. De acordo com Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, sete dos 17 estados da Mata Atlântica já apresentam nível de desmatamento zero: "Agora, o desafio é recuperar e restaurar as florestas nativas que perdemos. Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou decorre de iniciativas de restauração florestal, é um bom indicativo de que estamos no caminho certo", observa Marcia. 


Ao longo da história, a ONG foi responsável pelo plantio de 36 milhões de mudas de árvores nativas espalhadas pelo país, especialmente nas áreas de preservação permanente, no entorno de nascentes e margem de rios produtores de água, além de restaurar uma área em Itu, uma antiga fazenda de café, que hoje é destinada para atividades relacionadas a questões de conservação dos recursos naturais e restauração florestal. 


"Durante o monitoramento, constatou-se a existência de outras áreas ocupadas por comunidades de porte florestal em diversos estágios intermediários de regeneração, áreas essas que devem ser mapeadas e divulgadas em futuros estudos", esclarece Flávio Jorge Ponzoni, pesquisador e coordenador técnico do estudo pelo Inpe. (fotos ilustrações: internet)
[ Bonde ]

18 de janeiro de 2017

Namir Piacentini com Leonel Brizola em Campo Mourão (1989)

Do álbum do Wille Bathke Jr., foto de 1989 mostra o então candidato a presidente do Brasil Leonel Brizola sendo recepcionado em Campo Mourão pelo engenheiro civil Namir Piacentini e pelo prefeito Augustinho Vecchi, que aparece de costas apertando a mão de Brizola. 

Namir, filhos dos pioneiros mourãoenses Lurdes e Avelino (in memorian),  reside atualmente em Curitiba, de onde comanda, junto com o mano Nilmar, filhos e sobrinhos, a Construtora Piacentini. Ele foi deputado estadual pelo PDT, mesmo partido do também engenheiro civil e fundador do partido, Leonel Brizola. Meu pai fala que ele era muito bom no futebol (alguém na família tinha que ser!!! O Nilmar é esforçado, para não usar outro adjetivo e perder o amigo).

Leonel Brizola, (1922 * 2004), era gaúcho de Passo Fundo, foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Foi um dos líderes contra o Golpe de 1964 que levou os militares ao poder. Em concurso realizado pelo SBT e pela BBC de Londres em 2012, foi eleito um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos, ocupando a 47ª posição. Morreu aos 82 anos vitimado por problemas cardíacos. Concorreu duas vezes à presidência da república sem sucesso.  




Eric Clapton - "Isn't It a Pity"


Eric Patrick Clapton CBE (Ripley, 30/03/1945) é um guitarrista, cantor e compositor britânico nascido na Inglaterra. Apelidado de Slowhand, é considerado um dos melhores guitarristas da história do Rock.

Vídeo mostra apresentação de Clapton na Arena Budokan, no Japão, em 2009.


Isn't It a Pity é uma composição de George Harrison, faixa do consagrado álbum All Things Must Pass, lançado em 1970. O primeiro disco de Harrison após o fim dos The Beatles e o primeiro álbum triplo lançado por um artista.

Felicidade é o que importa!!!

Humor sutil nas redes sociais e mensageiros.



A brincadeira acima me fez lembrar da história abaixo que o Luciano Ayres me contou há algum tempo e que, segundo ele, virou sua filosofia de vida: Ser feliz é mais importante!

"Ser feliz ou ter razão?"

Oito da noite, numa avenida movimentada. 
O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. 
O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. 
Ele conduz o carro. 
Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. 
Ele tem certeza de que é à direita. 
Discutem. percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. 
Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. 
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. 
Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. 
Mas ele ainda quer saber: 
- Se tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais... 
E ela diz: 
- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. 
Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite! 

Vídeo mostra avião pousando em avenida na Califórnia


Câmera flagrou um avião pousando em uma movimentada via na Califórnia (EUA). Nos comentários, no You Tube, alguém brincou que o piloto desceu para pegar um lanche que estava na promoção do dia numa rede de lanchonetes. 


Os 10 melhores alimentos para desintoxicar o organismo


O site Corpo a Corpo listou os 10 melhores alimentos detox para te ajudar em sua missão de desintoxicar o organismo e emagrecer com saúde!

Chá verde: ajuda no emagrecimento devido aos flavonóides que atuam no sistema nervoso central regulando a termogênese (geração de calor) e a queima de gorduras.
Canela: é antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica e bactericida – por isso, está associada à prevenção de várias doenças. Também é termogênica.

Couve: não é à toa que é o coringa do suco verde: a planta é rica em vários minerais e vitaminas que auxiliam a desintoxicação e o emagrecimento.

Gengibre: anti-inflamatório poderoso (ajuda a combater a celulite e o inchaço) e tem ação termogênica.

Óleo de coco: fonte de gorduras saturadas, que são mais facilmente transformadas em energia (e não em estoque na forma de culote e pneus).

Salmão: além de fonte de proteínas, vitaminas e minerais, contém excelentes quantidades de gordura boa, ômega 3, potente anti-inflamatório.

Pimenta vermelha: possui substâncias antioxidantes que estimulam a liberação de endorfi nas.

Chia: tem muitas fibras, ação antioxidante e é fonte de cálcio. Pode ser consumida em sementes ou farinha.

Vinagre de maçã: contém pectina, que atua na absorção de açúcar e estimula o metabolismo.

Cacau em pó: além de muitos antioxidantes, traz cálcio, fósforo, ferro e potássio. Melhora o humor – o que é muito desejável na correria do fim de ano – e protege o coração.