19 de janeiro de 2017

Associação Tagliari Futsal - 1976

Foto mostra uma formação da Associação Tagliari de meados dos anos 1970 (acho que 1976), com destaque para a presença do professor Piazza como seu treinador e dois mais habilidosos jogadores que vi atuando: Romeuzinho e Vininho.

Professor Piazza, o primeiro professor de educação física formado que atuou em Campo Mourão, reside atualmente em Cascavel, onde curte merecida aposentadoria. Sãopaulino da melhor estirpe (redundância!), Piazza, ao lado do meu sogro e do então prefeito Renato Fernandes Silva, é o mentor dos dois primeiros ginásios de esportes da cidade: o JK e o Belin Carolo, que foram construídos para Campo Mourão sediar pela primeira vez uma edição dos Jogos Abertos do Paraná. 

Nivaldo da Silva, o Padeirinho, foi meu colega no futebol de campo, nos tempos do Time do Chico, e no futsal em várias equipes, inclusive na Associação Tagliari juvenil. Infelizmente, ele faleceu muito novinho. 

Itamar Tagliari, também professor de educação física, ex-vereador e ex-secretário de esportes de Campo Mourão, é o maior nome do futsal de todo o Paraná. Não conheço ninguém que tenha contribuído tanto para a evolução da modalidade, tanto como jogador, técnico e dirigente. 

Luiz Carlos Tagliari é o irmão mais novo dos irmãos Tagliari. Ele mandava bem com sua canhotinha. 

Carlos Álvaro Tagliari é o melhor jogador de futsal que nosso cidade já teve. Pode não ter sido o mais habilidoso, mas com sua inteligência, raça, determinação e correção, pra mim, é o melhor de todos. Atuei por anos com e vi ele fazendo coisas inacreditáveis, arrancando resultados que pareciam impossíveis. Se pedirem para que faça uma relação dos mais habilidosos posso citar alguns antes dele, mas no conjunto (sem falar dos títulos conquistados para nossa cidade) ele é insuperável. 

Edvaldo Bonfim e Sidnei Balbino, outros dois que jogavam muito bem, continuam morando por aqui, mas infelizmente faz tempo que não os encontro.

Romeu Hermógenes da Silva, o Romeuzinho, da Casablanca Videolocadora, foi um dos jogadores mais inteligentes e habilidosos com quem atuei. Se não me engano, ele reside atualmente em Umuarama. Ele sempre brinca que ensinou eu, Marcelo Silveira, Tião Mauro e a turma do Caramuru a jogar, e eu concordo. 

Aldevino da Silva, o Vininho, que mora em Jaraguá do Sul, tinha uma esquerdinha mortal, habilidosa e rápida. Amigos pensam que exagero quando digo que lembre dele toda vez que veja o Messi jogando. Reafirmo: Vininho poderia muito bem ser um dos grandes jogadores de futebol se tivesse tido um técnico desde pequeno para fundamentá-lo. Assim como muitos de nós, Vininho foi formado nos campinhos de terra desse Brasilzão, exatamente onde o conheci. 

Carlos Venício Zagoto, o Zagotinho, foi o único a seguir carreira como jogador profissional, com sucesso no União Bandeirantes, Londrina, Marília, entre outros. Zagotinho reside em Maringá e também faz tempo que não o encontro.  

Associação Tagliari Futsal - Campo Mourão/PR - 1976
Em pé (da esq. para a direita): Vicente Piazza, Nivaldo "Padeirinho", Itamar Tagliari, Luizinho Tagliari e Carlão Tagliari.
Agachados: Edvaldo Bonfim, Carlos Vinicius Zagoto, Romeu da Silva, Sidney Balbino e Aldevino “Vininho” da Silva. 

Nenhum comentário: