19 de janeiro de 2017

Elis Regina e Adoniram Barbosa - "Iracema"


Vídeo enviado pelo Antônio Kiwel mostra encontro de dois grandes nomes da música brasileira: Elis Regina e Adoniram Barbosa

Hoje, 19 de janeiro, fazem 35 anos que a Pimentinha faleceu, vítima de uma overdose de cocaína. Adoniram Barbosa também morreu em 1982, mas em novembro. 


Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato (Valinhos, 06/08/1910 — São Paulo, 23/11/1982), foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17/03/1945 — São Paulo, 19/01/1982) foi uma cantora brasileira. Considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil a partir dos anos 1960 ao início dos anos 1980; para muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos, comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.

Iracema: Conta a história que Adoniran estava lendo o jornal quando viu a notícia de que uma mulher havia sido atropelada e morta em plena Avenida São João. Assim, acaba criando a história de Iracema – uma jovem que estava prestes a se casar. 

Uma das músicas mais interessantes do sambista. Mescla um humor sutil e refinado com a tragédia de se perder a noiva falando vinte dias para o casamento.


Nenhum comentário: