14 de novembro de 2013

O belo céu de Campo Mourão

Achei essa bela foto na internet, que mostra uma Campo Mourão diferente. Não identifiquei o autor, mas se ele aparecer, identifico. Ela tem a 'cara' da Rosana Figueiredo ou do Irineu Ricardo, mas pode ser do Nilmar, do Juma, do Jayminho, do Valmir de Lara... vamos ver! Clique nela para ampliar.


Koop - "koop Island Blues"


Koop é um duo de jazz eletrônico da Suécia formado por Magnus Zingmark e Oscar Simonsson. Em 2003 receberam o Grammy sueco e o disco de ouro pelo seu terceiro álbum Koop Islands.

Fotos mostram antes e depois do tufão que destruiu as Filipinas

Imagens do Google e do Digital Globe mostram como foi devastadora a ação do tufão Haiyan. 





Spinning define pernas e bumbum e aumenta a resistência

Pegar pesado no ciclismo indoor traz resultados garantidos


Conhecido como o "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. 

O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico do praticante. 

Outros benefícios da prática regular de spinning: ativação cardiorrespiratória, fortalecimento dos membros inferiores (pernas e glúteos), do abdômen e da região lombar. 

Com tantos benefícios, é de se entender porque o ciclismo indoor se consagrou no horário nobre das academias. Se você está começando agora, a dica é usar uma bermuda acolchoada, ou levar um banco de gel. O selim da bicicleta é muito duro e estreito para quem não está acostumado. 

Hora de regular a bike 
Primeiro, coloque o banco na altura dos seus ossinhos do quadril. Depois, certifique-se que ele não está muito para frente nem para trás. Para isso, sente-se no banco, com os pés paralelos ao chão, e veja se seus joelhos ficam alinhados com o tornozelo. Regular o guidão também é fácil. A distância dele para o banco deve ser do mesmo comprimento do seu antebraço, com os dedos estendidos. Lembrando que o guidão deve ficar sempre mais alto que o banco. Depois, suba na bike e verifique se falta algum ajuste. E lembre-se: a maior parte das lesões está relacionada à má regulagem do equipamento. 



As aulas de spinning são frequentadas por homens e mulheres, entre 15 e 60 anos, que demonstram um perfil ativo e buscam uma atividade com grande dispêndio de energia física. Mas atenção às contra-indicações. "Não devem encarar o exercício pessoas que tem problemas cardíacos severos e elevados graus de comprometimento dos joelhos e coluna", explica Jean Carlo, professor de uma academia. Se praticar spinning de duas a três vezes por semana, você verá os resultados mais significativos a partir dos dois meses. 

Acessórios 
Capa de gel para o selim
Tenha sempre a mão uma toalhinha, para enxugar as mãos e evitar que elas escorreguem no guidão. Também carregue uma garrafinha com água ou isotônico para se reidratar. Essa segunda opção repõe os sais minerais e carboidratos perdidos durante o exercício, dando mais disposição aos atletas. Mas se sua intenção é perder peso, lembre-se: a bebida é calórica. Também vale a pena investir em um frequencímetro, uma espécie de cinto, colocado na cintura, que mede os batimentos cardíacos. Assim, fica mais fácil saber se você está na zona-alvo, para queima de gorduras. 

Coração saudável e atividade física
Se o seu objetivo é emagrecer, a atividade física deve ser praticada com o coração trabalhando entre 65% e 75% de sua frequência cardíaca. Se você tem 25 anos, por exemplo, sua frequência cardíaca mínima, para promover a queima de gordura, é 127, e a máxima, é 146. 

Outro acessório que vale a pena adquirir é uma sapatilha especial para ciclistas profissionais. Ela tem o solado duro, o que faz com que não ocorra desperdício na transferência de força do pé para o pedal - ao contrário do que acontece com o tênis, que tem a sola mais macia. (via: Minha Vida)

Universitário se recusa a fazer trabalho sobre Marx e escreve carta

Jovem diz que foi uma forma de protesto por universidade sem doutrinação. Universidade na qual ele estuda não vai ser pronunciar sobre o caso

Fonte: G1/SC. Por Géssica Valentini

João Victor estuda Relações Internacionais
Um estudante universitário de Santa Catarina se recusou a fazer um trabalho sobre cientista político e economista alemão Karl Marx e resolveu escrever uma carta ao professor do curso de Relações Internacionais e divulgar o conteúdo na internet. A carta, segundo João Victor Gasparino da Silva, de 22 anos, foi uma forma de protestar. "Queria uma universidade com o mesmo espaço para todas as ideias e ideologias, sem proselitismo, sem doutrinação", explicou. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na qual o jovem estuda, disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Segundo João Victor, que estuda Relações Internacionais, o pedido do professor foi para que os estudantes respondessem três questões sobre a teoria de Marx. Ele contou que chegou a pensar em responder de forma neutra, mas mudou de ideia. "Algo me segurava, nem cheguei a considerar dar a minha opinião no trabalho. Até que veio a ideia da carta", disse.

Conforme o estudante, o protesto não foi contra o professor, mas foi uma forma de demonstrar descontentamento em relação à academia. "Faz tempo que estou indignado com o que vem acontecendo em nosso país. Os meios acadêmicos e culturais cada vez mais fechados, os intelectuais de direita cada vez mais lançados ao ostracismo. Resolvi ser a voz de brasileiros que não encontravam espaço para se manifestar, seja por falta de meios, seja pelo próprio medo", disse.

Ao escrever a carta, o estudante disse que já sabia que iria divulgar na internet, não seria apenas destinada ao professor da disciplina. "Uma amiga blogueira do Maranhão sugeriu divulgar na internet, ela se encarregou disso. Se nosso país realmente tivesse um meio acadêmico e cultural ideologicamente equilibrado, não seria tão necessária esta carta", argumentou.

Confira abaixo a íntegra da carta.

“Caro professor,

Como o senhor deve saber, eu repudio o filósofo Karl Marx e tudo o que ele representa e representou na história da humanidade, sendo um profundo exercício de resistência estomacal falar ou ouvir sobre ele por mais de meia hora. Aproveito através deste trabalho, não para seguir as questões que o senhor estipulou para a turma, mas para expor de forma livre minha crítica ao marxismo, e suas ramificações e influências mundo afora. Quero começar falando sobre a pressão psicológica que é, para uma pessoa defensora dos ideais liberais e democráticos, ter que falar sobre o teórico em questão de uma forma imparcial, sem fazer justiça com as próprias palavras.

Me é uma pressão terrível, escrever sobre Marx e sua ideologia nefasta, enquanto em nosso país o marxismo cultural, de Antonio Gramsci, encontra seu estágio mais avançado no mundo ocidental, vendo a cada dia, um governo comunista e autoritário rasgar a Constituição e destruir a democracia, sendo que foram estes os meios que chegaram ao poder, e até hoje se declararem como defensores supremos dos mesmos ideais, no Brasil. Outros reflexos disso, a criminalidade descontrolada, a epidemia das drogas cujo consumo só cresce (São aliados das FARCs), a crise de valores morais, destruição do belo como alicerce da arte (funk e outras coisas), desrespeito aos mais velhos, etc. Tudo isso sintomas da revolução gramscista em curso no Brasil. A revolução leninista está para o estupro, assim como a gramscista está para a sedução, ou seja, se no passado o comunismo chegou ao poder através de uma revolução armada, hoje ele buscar chegar por dentro da sociedade, moldando os cidadãos para pensarem como socialistas, e assim tomar o poder. Fazem isso através da educação, o velho e ‘’bom’’ Paulo Freire, que chamam de ‘’educação libertadora’’ ou ‘’pedagogia do oprimido’’, aplicando ao ensino, desde o infantil, a questão da luta de classes, sendo assim os brasileiros sofrem lavagem cerebral marxista desde os primeiros anos de vida. Em nosso país, os meios culturais, acadêmicos, midiáticos e artísticos são monopolizados pela esquerda a meio século, na universidade é quase uma luta pela sobrevivência ser de direita.

Agora gostaria de falar sobre as consequências físicas da ideologia marxista no mundo, as nações que sofreram sob regimes comunistas, todos eles genocidas, que apenas trouxeram miséria e morte para os seus povos. O professor já sabe do ocorrido em países como URSS, China, Coréia do Norte, Romênia e Cuba, dentre outros, mas gostaria de falar sobre um caso específico, o Camboja, que tive o prazer de visitar em 2010. Esta pequena nação do Sudeste Asiático talvez tenha testemunhado o maior terror que os psicopatas comunistas já foram capazes de infligir sobre a humanidade, primeiro esvaziaram os centros urbanos e transferiram toda a população para as zonas rurais. As estatísticas apontam para uma porcentagem de entre 21% a 25% da população morta por fome, doenças, cansaço, maus-tratos, desidratação e assassinadas compulsoriamente em campos de concentração no interior. Crianças também não escaparam, separadas dos pais, foram treinadas para serem ‘’vigias da Revolução’’, denunciando os próprios familiares, quando estes cometiam ‘’crimes contra a Revolução’’. Quais eram os crimes? Desde roubar uma saca de arroz para não morrer de fome, ou um pouco de água potável, até o fato de ser alfabetizado, ou usar óculos, suposto sinal de uma instrução elevada. Os castigos e formas de extermínio, mais uma vez preciso de uma resistência estomacal, incluíam lançar bebês recém-nascidos para o alto, e apanhá-los no ar, utilizando a baioneta do rifle, sim, isso mesmo, a baioneta contra um recém-nascido indefeso.

Bem, com isto, acho que meu manifesto é suficiente, para expor meu repúdio ao simples citar de Marx e tudo o que ele representa. Diante de um mundo, e particularmente o Brasil, em que comunistas são ovacionados como os verdadeiros defensores dos pobres e da liberdade, me sinto obrigado a me manifestar dessa maneira, pois ele está aí ainda, assombrando este mundo sofrido.

Para concluir gostaria de citar o decálogo de Lenin:

1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;

2. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação em massa;

3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;

4. Destrua a confiança do povo em seus líderes;

5. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo

6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no Exterior e provoque o pânico e o desassossego na população;

7. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

8. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes, nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa;

10. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.

Obrigado, caro professor, pela compreensão.

Ass.: João Victor Gasparino da Silva”

13 de novembro de 2013

Separados no Nascimento: Careca Potrik e Evo Morales

O Rubinho Bueno brincou com foto do Careca no Facebook e eu não perdi a oportunidade de brincar com o filho do Dilmar Potrik.

O mourãoense Anderson "Careca" Potrik e o presidente boliviano, Evo Morales

BT - "Satellite"



Brian Transeau, também conhecido como BT, é um músico e produtor de música eletrônica. Uma de suas Músicas "Kimosabe" aparece no jogo Need For Speed: Underground. Ele compôs a trilha sonora do filme Velozes e Furiosos de 2001. 

Nascimento: 4/10/1971, Rockville, Maryland, Estados Unidos

Álbuns: A Song Across Wires, These Hopeful Machines, This Binary Universe, Laptop Symphony, ESCM, Ima, Movement in Still Life, Emotional Technology, 10 Years in the Life, These Humble Machines, Extended Movement, If the Stars Are Eternal So Are You and I, Must Be the Love, Still Life in Motion, The Fast and the Furious Score, Monster, Human Technology EP, R & R (Rare and Remixed), Movement E.P., These Re-Imagined Machines, Stealth, Catch and Release, Under Suspicion, Turn Me On, Tiger Woods PGA Tour 2005: Original EA Soundtrack, Look, Morceau Subrosa

Fotos raras de celebridades

De autor desconhecido, apresentação mostra fotos raras de artistas e políticos, algumas de antes da fama. Clique no player para começar.


Mulher e médicos dançam antes de operação para retirada dos seios


Deborah dançando (Foto: Divulgação/Youtube)
Deborah Cohan estava prestes a enfrentar uma dupla mastectomia. Por causa de um câncer, teria de passar pelo procedimento cirúrgico para remover, completamente, os dois seios.

A perspectiva de uma operação como essa é suficiente para assustar e deprimir qualquer pessoa. Mas Deborah decidiu não se abater. Antes de ir para a mesa de operações, colocou toda a equipe médica do hospital Mt Zion, em São Francisco, na Califórnia, para dançar ao som de Get me bodied, da Beyoncé.

Deborah ainda usou sua página na internet para convocar amigos e internautas a fazer o mesmo: cair na dança e gravar um vídeo.  Foi o que fizeram. Em solidariedade, pessoas completamente desconhecidas compartilharam seus vídeos e experiências com o câncer na seção de comentários do site. Elas ainda contam como o vídeo de Deborah as inspirou. Até agora, a dança foi vista mais de 400 mil vezes.

Praias naturais e únicas do mundo

Praia verde, cor-de-rosa, escondida, de vidro… Confira uma lista de imagens (clique nelas para ampliar) das praias naturais mais estranhas e únicas do mundo:

Praia de vidro, na Califórnia
A Glass Beach fica na Califórnia (EUA). Após a Segunda Guerra Mundial, ela foi usada como depósito público por duas décadas, até que as autoridades locais suspenderam a prática. Desde então, as ondas têm suavizado os cacos de vidro descartados na costa. Apesar da causa original ser triste, o resultado é muito bonito.

Praia escondida em Marieta, México
É difícil de achá-la (justamente daí o nome “Praia Escondida” ou “Praia Secreta”), mas quem puder conhecer as surpreendentes Ilhas Marieta, no estado de Nayarit, no México, deveria. As Ilhas Marieta são arquipélagos que se formaram como resultado de atividade vulcânica. Desde então, o local permaneceu quase isolado.

Gulpiyuri, Astúrias, na Espanha
A praia de Gulpiyuri fica perto de Llanes, na Espanha. Ela encontra-se completamente no interior de uma pequena enseada, e parece saída de uma fantasia. O Mar Cantábrico fluiu através da terra para criar este local de areia, e, embora você não possa ver o mar, suas ondas batem na costa, como em qualquer praia, como uma piscina de ondas mágicas.

Jokulsarlon, na Islândia
A Islândia, país famoso pelo “sol da meia noite”, mostra que também pode proporcionar belas imagens com o céu escuro. Essa foto mostra a aurora boreal sobre o Jökulsárlón, o maior lago glacial do país. É o mais perto que eles podem ter de praia, mas a beleza estonteante compensa a falta de sol.

Maho Beach, em Saint Maarten
Na Praia Maho, localizada na ilha caribenha Saint Maarten, os frequentadores podem assistir decolagens de aviões, mas não com tanta segurança. A poucas dezenas de metros da praia fica o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, de onde jatos decolam a partir de uma pista consideravelmente curta (2.180 m) e pousam depois de voar sobre banhistas maravilhados (ou assustados).

Papakolea Beach, Havaí
A praia Papakõlea, do Havaí, possui areia verde. Uma das duas únicas praias de areia verde do mundo, sendo a outra em Guam, o local tem essa coloração distinta por conta de cristais de olivina encontrados em um cone de cinzas nas proximidades.

San Alfonso del Mar, Chile
San Alfonso del Mar é um grande complexo residencial e turístico situado em Algarrobo Chile, junto ao Oceano Pacífico. O local possui a maior piscina do mundo, com 1.013 metros de comprimento e 250 milhões de litros de água salgada cristalina, extraída diretamente do mar à sua frente, cobrindo uma área de cerca de 8 hectares.

Scala dei Turchei, Itália
Essa praia, que fica na Sicília (Itália), é cercada por falésias brancas. A paisagem natural torna o local bastante interessante.

Praia rosa, Bermuda
Conhecida como uma das mais belas praias de Bermuda, a Pink Beach oferece mais facilidades e comodidades que qualquer outra praia pública na ilha. Uma competição de vôlei de praia semanal ocorre nos meses de verão e há uma abundância de passeios de barco disponíveis para aqueles que querem explorar os locais cênicos ao redor deste paraíso rosa.

Zlatni Rat, Croácia
Bol é uma cidade localizada na ilha de Brac, uma das mais antigas e a mais visitada da Croácia, em grande parte por causa da praia Zlatni Rat, que significa “chifre dourado” em croata. A imagem torna fácil entender por quê. [Revoada]

12 de novembro de 2013

Cesário de Paula e Iram 'Albuquerque' - C. Mourão, anos 1970

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto do início dos anos 1970 mostra o Cesário de Paula ao lado do Iran José 'Albuquerque' fazendo pose para a posteridade. Não identificamos a jovem na foto e nem o rapaz de gravata.

Iran José Mendes, infelizmente já falecido e que todos chamavam de Iran Albuquerque, era neto dos pioneiros mourãoenses dona Anita e Francisco Albuquerque. Dona Cacilda, 92 anos, mãe dele e filha mais velha da dona Anita, mora aqui no Jardim Albuquerque

Cesário, de quem fomos vizinhos por anos ali na Avenida Manoel Mendes Camargo, é oficial da Polícia Militar do Paraná (acho que ele está aposentado) e reside atualmente em Londrina. Clique na imagem para ampliar.

Cesário de Paula e Iran José Mendes (in memorian), os dois à direita na foto - Campo Mourão/PR - anos 1970

J.J. Cale (com Eric Clapton) - "Call Me The Breeze"



J.J. Cale (1938-2013): o criador de sucessos alheios
Guitarrista e compositor, escreveu grandes canções, como Cocaine ou Call Me the Breeze, que Eric Clapton, os Lynyrd Skynyrd e outros tornaram célebres. Génio discreto, J. J. Cale foi um dos criadores do gênero musical Tulsa Sound e influenciou várias gerações de músicos, de Neil Young a Mark Knopfler.

Horário político no Programa do Jô

Nojentos? que nada... fotos de insetos realmente belos

Do: Revoada

Dificilmente falamos de insetos sem usar palavras como “nojentos”, “barulhentos”, “contaminantes”, “irritantes”, etc. Para a maioria de nós, os animais bonitos do mundo caem rigorosamente na categoria dos mamíferos ou aves.

Esta é uma lista de imagens que tem como objetivo mudar a sua percepção dos pequenos voadores ou rastejantes bichinhos que habitam nosso planeta, mostrando-lhe dez insetos que, todos podem concordar, são pelo menos um pouco adoráveis.

10. Louva-a-deus
Claro, se ele tivesse o tamanho de um elefante, seria mais do que um pouco assustador. Mas pequenino assim, o louva-a-deus tem um estilo Yoda que o torna engraçadinho. Apesar de sua aparência delicada, ele é um caçador voraz, disfarçando-se antes de se lançar em altíssimas velocidades para atacar mariposas, gafanhotos, grilos, moscas e outros insetos.

9. Lagarta saddleback
A larva da Sibine stimulea possui espinhos venenosos um pouco intimidantes, mas é bem bonitinha, especialmente por ter nas costas uma marca característica que lembra uma sela (daí seu nome em inglês, “saddle”) – só falta o cavaleiro. Estas criaturas interessantes vivem na metade oriental dos Estados Unidos, e transformam-se em uma traça marrom comum.

8. Joaninha
A cor brilhante e alegre da joaninha é na verdade usada para avisar os predadores de sua “defesa”. Joaninhas secretam um líquido de gosto amargo em suas pernas, e as suas marcas distintivas lembram os predadores (que já experimentam sua espécie antes) de seu gosto nojento.

7. Caracóis-do-mato
Mesmo que os caracóis sejam moluscos, em vez de insetos, eles tendem a vagar pelas mesmas áreas e são muito fofos para não aparecerem nesta lista. Curiosamente, caracóis-do-mato atuam como seus próprios cupidos, uma vez que literalmente atiram um “dardo do amor” no seu parceiro antes do acasalamento. Os cientistas acreditam que o dardo ajuda a melhorar suas chances de reprodução.

6. Inseto com cara de homem
Catacanthus incarnatus parece ter a boa aparência e estilo de Elvis, mas esta não é a cara do percevejo – que é, aliás, fedido. Tal como acontece com muitos insetos, suas cores fortes são projetadas para fazer os predadores pensarem que ele é venenoso ou tem gosto ruim.

5. Traça-rosada-de-plátano
Mariposas são geralmente feias, especialmente em contraste com as borboletas, mas esta é uma traça que realmente pode concorrer com suas amigas mais belas. As traças rosadas podem ser encontradas em toda a América do Norte, e são mais frequentemente vistas em torno do crepúsculo, que é sua época favorita para acasalar e pôr ovos.

4. Gafanhoto filhote
Mesmo adultos, gafanhotos não são de todo feios, mas os bebês são tão adoráveis que podemos até esquecer aquela famosa necessidade de esmagar um inseto quando vemos um. Esses animais podem ser encontrados em quase toda parte da Terra, excetos nos polos Norte e Sul.

3. Libelinha
Libelinhas existem na Terra há impressionantes 200 milhões de anos. Você pode distingui-las das libélulas por seus corpos comparativamente mais longos, asas fechadas (quando em repouso) e encantadores olhos gigantes.

2. Soldadinho
Embora o inseto na foto acima pareça um marciano simpático, ele na verdade é apenas um dos muitos tipos de soldadinhos (família Membracidae) encontrados em todo o mundo. Infelizmente, esses bichinhos vivem apenas por alguns meses. Como espécie, no entanto, já existem há 40 milhões anos.

1. Lagarta cobra
Estas adoráveis lagartas tecnicamente não tem grandes olhos fofos: apenas manchas convenientemente localizadas que se assemelham a olhos. Se você somar esse traço à sua cor verde brilhante, a Papilio troilus acaba fazendo um bom trabalho em imitar cobras-verdes, que é o objetivo de sua aparência incomum. [Listverse]

Sete sinais de que o seu filho pode ter dislexia

Distúrbio, que afeta cerca de 5% da população brasileira, atrapalha a leitura e a escrita. Alguns comportamentos indicam que a criança é disléxica

Dislexia: não tem cura, mas tem tratamento (Agência Brasil )


Crianças com dificuldade de aprendizagem na escola podem ser vistas por pais e professores como desinteressadas e desleixadas. Mas as notas vermelhas talvez sejam sinal de dislexia, distúrbio que afeta a capacidade de ler e escrever. A condição afeta cerca de 5% da população brasileira, segundo o Instituto ABCD, organização social voltada a jovens com dislexia e outros problemas de aprendizagem.

Não há cura para a dislexia, que se manisfesta por herança genética e não se relaciona com distúrbios psicológicos. O tratamento, feito com fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, costuma garantir uma vida normal aos portadores do transtorno. "A leitura e a escrita vão exigir esforço constante, mas a criança pode seguir sua vida escolar sem problemas", afirma Carolina Piza, pesquisadora e neuropsicóloga do Núcleo de Atendimento Infantil Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O desenvolvimento intelectual e a capacidade de comunicação não são afetados."

A neuropsicóloga explica que o diagnóstico de uma criança disléxica pode ser feito apenas a partir da alfabetização, quando um professor percebe que a evolução do aluno está aquém da esperada. Mesmo assim, é necessário que a criança seja submetida à análise de professores, psicólogos e fonoaudiólogos para diferenciar se ela tem dificuldades pontuais ou é disléxica. 

Confira sete sinais de que seu filho pode ser disléxico: 

Leitura lenta e pouco fluente
Crianças com dislexia costumam demorar mais para ler do que aquelas sem o distúrbio. Isso porque elas têm dificuldade em identificar palavras e associá-las a seus sentidos. Sua leitura em voz alta costuma ser menos fluente do que a das outras crianças da mesma idade escolar. 

Erros ortográficos
A dislexia prejudica a consciência fonográfica, isto é, a habilidade de discriminar sons parecidos. Por isso, letras com pronúncias semelhantes, como V e F ou B e D, costumam ser trocadas na escrita, ocasionando erros ortográficos. Crianças disléxicas também têm dificuldade de memorizar regras de ortografia e até de juntar duas letras para formar uma sílaba simples.

Demora na construção de frases
Pela dificuldade de formar palavras e atribuir significados a elas, os portadores do distúrbio costumam apresentar lentidão para construir frases. Muitas vezes, as sentenças têm sentido, mas são gramaticalmente incorretas, como "eu era com sono". 

Dificuldade em seguir ordens longas
A memória operacional é conhecida popularmente como memória de curto prazo. É ela que acessamos ao anotar um número de telefone antes de esquecê-lo ou ao realizar operações matemáticas. A dislexia afeta essa memória. Por isso, ordens longas – como abrir um determinado livro em uma determinada página e fazer um determinado exercício – são um desafio para os disléxicos.

Escrita espelhada
Escrever palavras de trás para a frente, como se o texto tivesse sido colocado diante de um espelho, pode ser um sinal do distúrbio. A escrita espelhada decorre da dificuldade na formação de palavras e no aprendizado do alfabeto, presente nos disléxicos em idade escolar.

Falta de concentração
Disléxicos podem ter problemas de se concentrar em atividades que exijam atenção, como quebra-cabeças e jogos dos sete erros. O déficit de atenção se manifesta também na escola, durante as aulas. 

Dificuldade com noções de tempo e espaço
Crianças disléxicas demoram mais do que as outras para adquirir noções temporais e espaciais, assim como a dominância de lados e os conceitos de direita e esquerda. Elas podem confundir “ontem e hoje” ou “acima e abaixo”.  (via: Veja)

11 de novembro de 2013

Novo campeonato interno no Clube dos Trinta

No primeiro domingo de novembro, dia 3, foi realizada a primeira rodada do campeonato interno do Clube dos Trinta. Cumprindo determinação da Fifa (sei!) o evento deve ser disputado até meados de dezembro e depois dá um tempo para as férias dos craques. 

Destaco a presença de pais e filhos nas mesmas equipes como inovação e motivação maior ainda para as já acirradas disputas. Lá estão Professor Valdir e André, Paraíba e Renan, Pedro Sanepar e Pedrinho, Celsão e Hyago, Ângelo Sequinel e Netinho. Apenas o Mamuti e seu pai, Toninho, ficaram em equipes separadas senão o campeonato já teria um campeão definido. Toninho e o filho juntos é muito coisa! hehe 

Na nossa equipe, para nossa sorte, o Odair (Izamar Parafusos) se contundiu logo na primeira rodada. Médicos querem liberá-lo ainda esse ano, mas equipe 'trabalha' para mantê-lo no departamento médico pelos próximos seis meses. Nem no Truco estão querendo ele mais!

Vejam como ficaram as equipes:

Equipe Paraná
em pé ( da esq. para a direita): Newton Marques, Elias, Edson "Urubu" e Rafael "Sadam" Bertazo
agachados: Pimenta, Agnaldo, Toninho e Nilmar Piacentini

Rio de Janeiro
(em pé): Getulinho Ferrari, Tiago Sequinel, Martins, Pedrinho e Macedo
agachados: Wander F. Lima, Tiãozinho, Pedro "Sanepar" e Tiaguinho

Rio Grande do Sul
em pé: Ângelo "Pai", Gilberto Pazini, Hyago, Celsão, Marcelo "Filézinho", Domingos e Marcelo "Manso"
agachados: Lambari, Ângelo Neto, Rubinho "Xumaski", Mamuti e Ângelo Filho

Santa Catarina
em pé: Adionir Ramos (1º e Único), Roberto Tonet, Birinha, Tião Mauro, Beg "Luiz Fabiano" Campos e Lambari
agachados: Leandro "Esquerdinha", Professor Jader, João Carlos "Tiguera" e Fabinho "Coamo"

São Paulo
em pé: Luizinho F. Lima, Gabriel Zanata, Tomadon, Manuel Gameiro, André Alves e Odair
agachados: Neno, Robertinho "Diliça", Silva, Professor Valdir e Ivo