15 de junho de 2018

Mourãoenses pelo mundo: Família Almeida - Houston (EUA)

Márcia, Ana Maria e Cristina
Marquinhos, Dona Dorotéia e Zé Roberto (que sempre vi sendo tratado por Zé Migué) 
Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 2014 mostra a família Almeida reunida em Houston, Texas, nos Estados Unidos.

Pelo que eu sei (lembro), Marquinhos, o caçula da dona Dorotéia, foi o primeiro a ir para a terra do Tio Sam e abrir caminho para a chegada dos demais membros da família do saudoso seu Eduval, pioneiro mourãoense, proprietário do Posto de Molas Germani.  

Cristina e o marido Francisco Covessi Jr., funcionário da Coamo, ainda residem em Campo Mourão.

Recentemente a Taísa, filha da Daisy Dezan e do Marcelo Silveira, também se mudou para Houston. Tenho certeza que Ana Maria e Cia. vão cuidar bem dela, assim como da filhinha Gabriela e do marido Walfrido Jr

Sting e Shaggy - Sad Trombine


Gordon Matthew Thomas Sumner, CBE (Wallsend, 02/10/1951), mais conhecido pelo seu nome artístico, Sting, é um músico, cantor e ator inglês.

Shaggy, nome artístico de Orville Richard Burrell, (Kingston, 22/10/1968) é um cantor jamaicano de reggae e hip hop. Sad Trombone é faixa do álbum 44/876, lançado por Sting e Shaggy em 2018.


Sad Trombone é faixa do álbum 44/876, lançado por Sting e Shaggy em 2018.

15 comidas típicas da Rússia

Vai pra Russia na Copa do Mundo e não sabe o que comer? Aqui tem uma lista com 15 sugestões de comidas típicas do país, pra você não passar vergonha na hora de chamar o garçom, e ainda provar muitas delícias do país...

1. Borscht
Apesar da origem ser ucraniana, prato é muito consumido na Rússia
Comecemos pelo prato símbolo da gastronomia russa! A borscht é uma sopa de beterraba e tomate, originária da Ucrânia, mas muito popular no país. É servida quente e tem uma cor linda, por causa dos dois ingredientes principais... Também leva ingredientes como cogumelos, carne, batata, couve e até feijão.

2. Smetana
Uma creme de leite azedo, facílimo de achar pois é acompanhamento de muitos pratos... Uma delícia!

3. Frango à Kiev
O nome pode ser da capital da Ucrânia, mas o prato foi inventado em Moscou... Há quem diga que ele foi criado na França, levado ao país para deleite da Imperatriz Elizabeth que amava a gastronomia francesa. É muito gostoso e consiste em frango empanado, frito e recheado com uma manteiga temperada com alho e ervas. Pode ter também outros recheios, o céu é o limite!

4. Arenque sob casaco de pele
Prato é um ótimo acompanhamento para vodca
Uma salada extravagante no visual e no sabor. Consiste em camadas de vegetais, como batata e cenoura, misturados com arenque e maionese, que depois são cobertos por uma camada final de beterraba (que seria o tal caso de pele) ... É a salada número um dos russos, especialmente em datas comemorativas, e dizem que é um ótimo acompanhamento para vodca.

5. Solyanka
Essa outra sopa famosa pode ser feita com carne e peixe, mas também tem a sua versão vegetariana que é feita com cogumelos. É bem picante e inclui na sua receita vegetais como repolho, pepinos, batata, endro e, é claro, smetana.

6. Stroganov
O próprio nome já entrega o prato, é a versão russa (e a original) do nosso querido strogonoff. Lá o creme usado para dar corpo ao molho vermelho com cubos de carne é a smetana. Sobre os acompanhamentos, na Rússia ele é servido com purê de batatas, mas alguns locais trocam por batata frita.

7. Shashlyk
Prato é bem comum no verão
São espetinhos de carne, a mais comum é cordeiro, acompanhados de vegetais (pimentão, cebola, tomate) e assados na brasa. Pode ser servido com molho de romã e pedaços de pão, e é muito comum nas refeições durante o verão.... Bem ao estilo do nosso churrascão com amigos e família!

8. Kholodets
A aparência pode ser estranha pra nós, o prato parece (e é) uma gelatina de carne! Servida em diversos formatos, é muito comum em tradicionais nas festas de fim de ano.

9. Blini
Uma panquequinha típica do país, que pode ter recheios doces ou salgados. Os recheios doces podem ser diferentes tipos de geléia e mel. Os salgados são cogumelos, carne, repolho, caviar (super tradicional) e salmão defumado. Diz-se que os crespes franceses surgiram desta receita!
Cada família tem uma receita própria, e o prato está presente nas mesas das famílias russas desde a Idade Média.

10. Golubtsi
Iguaria lembra muito o charuto recheado
São vegetais recheados com carne moída temperada e arroz, a preparação mais tradicional é feita com folhas de couve cozidas que ficam parecidos com charutos, mas também pode ser feito com pimentões.

11. Pirozhki
É muito parecido com um pastel assado, de massa amanteigada. Pode ter recheios tanto salgados como carnes e queijo, ou doces, como o de maçã que é super tradicional.

12. Draniki
Uma panqueca de batata ralada e cebola que tem suas origens na Bielorrússia, mas facilmente encontrada em outros países do Leste Europeu, servida com smetana.

13. Salada Olivier
Outro prato russo que é muito famoso aqui no Brasil, chamado por nós de Salada Russa. Ele foi inventado pelo chef Lucien Olivier, daí o nome, no século 19 e nada mais é do que uma salada de batata incrementada com outros vegetais como cenoura, ervilha, pepino em conserva, ovo, cebola e, é claro, maionese!

14. Pelmeni
Prato lembra muito os famosos pierogis poloneses
Uma massinha recheada com carne moída de gado e de porco, similar ao capeletti, raviolli ou aos pierogis poloneses. Pode ser servido em sopas, assim como as outras massas, apenas acompanhado de smetana ou salteado na manteiga. Também tem as versões vegetarianas com queijo e cogumelos... Todas maravilhosas!

15. Okroshka
O último prato é perfeito para o verão, a okroshka é uma sopa fria, super leve e saudável. Na sua receita são usados diversos vegetais como pepinos, batatas, cebolas e também proteínas como ovos e carnes... Para um toque mais sofisticado, eles adicionam o kvass, bebida alcoólica tradicional feita de pão.

Por Vanessa Kern, do blog Save Pelo Mundo

Homem pede a mão da amada em casamento diante de dezenas de jacarés

Jacarés testemunham pedido de casamento Foto: Reprodução/Facebook(Gatorland)
No último domingo (10/6), o casal belga Sam van Reeth e Chana Vranken estava visitando o parque Gatorland, em Orlando (Flórida, EUA), quando surgiu algo fora do roteiro da viagem.

Sam se ajoelhou diante da amada e a pediu em casamento. O pedido atraiu dezenas de jacarés, que ficaram bem perto do casal. Em nome do amor, o noivo corajoso ficou de costas para os répteis enquanto esperava o "sim" de Chana.

A cena curiosa levou, de acordo com a Fox News, Savannah Boan, coordenadora de jacarés do Gatorland Orlando, a oferecer o parque para ser o local da cerimônia de casamento.

Como fazer shot verde para blindar corpo de doenças, melhorar intestino e emagrecer


Rica em clorofila, fibras, minerais e vitaminas, a gama de trigo, apesar de ainda não ser muito popular no cardápio dos brasileiros, é uma verdadeira bomba de saúde que pode proteger o corpo de doenças, melhorar o funcionamento do organismo e, de quebra, contribuir para a perda de peso.

As propriedades da grama de trigo purificam o organismo, combatem o inchaço por promover detox, garantem saciedade e aceleram o metabolismo, fatores que ajudam a emagrecer. O alimento ainda controla os níveis de colesterol e taxas de gordura e açúcar no sangue.

Receita de shot verde de grama de trigo

A grama de trigo pode ser consumida em misturas de suas folhas com sucos, principalmente aliado a outros ingredientes e frutas, pois seu sabor natural é levemente amargo e pode não ser tão atraente ao paladar.

Uma forma simples de incluir a grama de trigo na alimentação é com um poderoso shot verde, bem fácil de fazer. Para preparar, separe uma mão cheia de grama de trigo, um pepino ou algum legume que contenha bastante água, uma maçã e uma raiz qualquer. Bata tudo no liquidificador e depois coe num pano limpo.

O ideal é que a bebida seja tomada logo após o preparo para manter suas propriedades e evitar a oxidação da clorofila, que pode diminuir o valor proteico do shot.
[ Vix ]

14 de junho de 2018

É cilada


Will The Funkboss - Touch Magic


Will The Funkboss é um DJ e produtor musical francês.

Por que sentimos pontadas na barriga durante exercícios?

Dor pode estar relacionada a espasmos no diafragma ou a membrana que liga os órgãos internos.

Quando a dor lateral surge, a única maneira de reduzi-la é suspendendo a atividade física (Foto: Getty Images/ via BBC)

Você está em bom ritmo, correndo, nadando ou pedalando e, de repente, uma pontada na lateral da barriga te impede de continuar.

É dolorida e não passa até reduzirmos o ritmo e descansarmos um pouco. Mas por que ela ocorre?

Trata-se da "dor abdominal transitória relacionada ao exercício", segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

E ela é muito mais comum do que parece.

Cerca de 70% das pessoas que correm como forma de exercício a sentiram no ano anterior à realização da pesquisa, feita pela Universidade de Newcastle e pela Universidade de Avondale, ambas na Austrália, em 2015.

E a dor não afeta apenas os corredores, mas também ciclistas, nadadores e outros praticantes de atividades aeróbicas.

Por que a pontada surge?
A ciência não chegou a uma conclusão sobre uma causa única e trabalha com diferentes hipóteses, segundo as universidades australianas que produziram o estudo.

A dor pode surgir porque, quando fazemos exercícios, o diafragma - músculo entre o peito e o abdômen - se estende em demasia e, com o impacto da corrida no solo, o órgão pode sofrer espasmos que causam a dor tão incômoda.

Outra teoria é que o exercício físico move os órgãos internos do corpo, tensionando os ligamentos que os unem. O peritônio seria, então, o culpado, já que é uma membrana com uma capa dupla que cobre a parede abdominal e, às vezes, pressiona os órgãos.

Entre as capas dessa membrana há um líquido que faz com que os órgãos não atritem tanto entre si. Quando alguém come muito, o estômago pressiona a capa interior e pode provocar pontadas.

Também quando se realiza exercício e se transpira, a desidratação reduz a quantidade de líquidos nessa capa do peritônio.

Como evitar as pontadas
Após sentir as pontadas, a única coisa a fazer é parar a atividade física e esperar que a dor diminua.

Alguém sabe o dia de amanhã

Gosto demais dessas tiradas...!!!


Campanha de prevenção ao abuso sexual infantil- vídeo


Via Whatsapp, recebi imagens com orientações de prevenção ao abuso sexual infantil. Juntei todas elas, inseri uma trilha sonora (Aquamarine, de Carlos Santana) e compartilho com os amigos.


Fiquem atentos, temos que estar de olho, sem sermos super protetivos, para cuidar de quem ainda está em formação.   


13 de junho de 2018

Adãozinho e Lourdes, um casal que sempre admirei

Lourdes e Adão Gusmão

A foto acima, do casal Lourdes Camargo dos Anjos e Adão Gusmão, foi postada na página do meu querido amigo Adãozinho comemorando o Dia dos Namorados. E ele aproveitou para lembrar que o ''namoro'' já atingiu a marca dos 42 anos. 

Lembro do casal desde sempre e tenho por eles a maior admiração, mesmo nos encontrando poucas vezes (normalmente os vejo durante a realização dos Jogos Interclubes de Campo Mourão, na maioria das vezes nas mesas de trancas).  

Adãozinho é meu amigo desde a infância, dos tempos de futebol nos campos de terra da cidade, nos anos 1970. Ele é um dos que sempre cito que poderia ter sido jogador profissional. Era um centroavante habilidoso demais, daqueles goleadores natos. Ainda bate uma bolinha, mas, assim como eu, rende mais numa mesa de baralho atualmente. 

Kiko Bun - Can't Hold Back


Kiko Bun é um cantor e compositor de reggae britânico.

Fábio Rabin e Lula candidato- vídeo


O humorista Fábio Rabin não entende como insistem em lançar o ex-presidente Lula, que cumpre pena de prisão em Curitiba por diversos crimes contra o povo brasileiro. Ele não entende, mas deu uma boa zoada explicação para o escroto fato. Assista.


Fábio Rabin Copeliovitch (São Paulo, 12/11/1981) é um ator, humorista de stand-up comedy, apresentador e ex-VJ da MTV Brasil, considerado o melhor show stand up atual do Brasil, com textos originais e engraçados.
Luis Inácio Lula da Silva é um pernambucano, ex-presidente do Brasil, ex-torneiro mecânico e ex-honesto, que decepcionou milhões e milhões de brasileiros ao se aliar ao que tinha de pior na política nacional e institucionalizar a corrupção como regra geral em seu governo e de sua anta sucessora. 

Pastilha de parede é 85% feita com garrafas PET recicladas

A cada metro quadrado do produto são retiradas do meio ambiente 66 garrafas plásticas.


Feitas com até 85% de PET reciclado, as pastilhas Rivesti são fabricadas por processo totalmente sustentável, que não utiliza água, não gera resíduo, não emite poluentes atmosféricos e demanda baixo consumo de energia elétrica, o que as tornam as únicas no mundo a utilizar um processo tão sustentável em sua produção.

Essas pastilhas também evitam o lançamento de 3Kg de CO2 na atmosfera a cada m² de produto e retiram 66 garrafas PET do meio ambiente. Para os arquitetos preocupados com a sustentabilidade, fica a dica: a utilização de 40m² das pastilhas Rivesti é suficiente para evitar que 1m³ de área do planeta se transforme em aterro sanitário.


Praticidade
O design das pastilhas permitem uma rápida aplicação e evita desperdício, já que possuem encaixes laterais que facilita a aplicação alinhada das placas, impedindo erros e agilizando o processo. Esse material pode ser aplicado por cima do revestimento antigo, o que garante ainda mais agilidade.


Outra vantagem é que as pastilhas Rivesti têm 0% de absorção de água e também podem ser aplicadas em áreas molhadas. Além disso, as propriedades antifúngicas e antiaderentes da nanotecnologia aplicada às pastilhas facilitam a limpeza cotidiana e impedem a proliferação de fungos e bactérias que deterioram o visual dos produtos convencionais.


A pastilha é comercializada nos formatos quadrado, geométrico, triangular e subway, e todos são fabricados em 33 cores, o que permite versatilidade no uso e liberdade criativa nos projetos.

Os aeroportos mais perigosos do mundo


Aqui vai uma lista dos aeroportos que devem ser evitados se você tem algum medo de voar.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE GIBRALTAR
Gibraltar é um território britânico minúsculo, ao sul da Espanha, com um aeroporto igualmente diminuto que tem um gigantesco problema: para usar sua pista, os aviões atravessam uma estrada movimentada, de quatro mãos, a 500 metros do centro da cidade! A estrada precisa ser fechada para cada decolagem e pouso.

PRINCESA JULIANA (SAINT MARTIN)
A ilha de Saint Martin, no Caribe, tem algumas características interessantes. Antes de mais nada, o aeroporto é dividido em dois – uma delas pertence à França, e a outra, à Holanda. Além disso, esse aeroporto é tão próximo à praia que os aviões voam a poucos metros por cima das cabeças dos turistas que se banham no mar. Em 2017, uma turista morreu após ser arremessada longe pelo ar das turbinas.

AEROPORTO DE BARRA (ESCÓCIA)
A ilha escocesa de Barra é tão pequena que ela é a única no mundo a ter uma pista feita de areia. Na verdade, ela fica na praia, delimitada por postes de madeira. O aeroporto normalmente não é usado à noite, mas, em caso de emergência, veículos são estacionados ao longo da pista com os faróis acesos para ajudar os pilotos a decolar.

PISTA DE GELO (ANTÁRTIDA)
Nesse aeroporto, a pista é feita de gelo, garantindo a ele um lugar na lista dos mais assustadores do mundo. Esse aeroporto atende a cientistas americanos que realizam pesquisas na Estação McMurdo, na Antártida. As aeronaves têm de assegurar que não afundem mais que alguns centímetros no gelo. A pista é reconstruída todo verão, e usada até que o gelo comece a derreter e a quebrar.

AEROPORTO JUANCHO E. YRAUSQUIN (SABA)
Localizado nas Antilhas Holandesas, o Aeroporto Juancho E. Yrausquin tem uma reputação e tanto. Cercado por morros e desfiladeiros íngremes, sua pista é uma das mais curtas do mundo, com 400 metros. Isso explica porque apenas pequenos aviões com hélice são liberados no local, afora uns poucos aparelhos para voos regionais. Ele foi usado por aviões a jato por apenas alguns anos depois da II Guerra Mundial.

AEROPORTO GUSTAF III (SÃO BARTOLOMEU)
Na ilha de São Bartolomeu, nas Índias Ocidentais francesas, sua pista fica espremida entre o pé de um morro e a praia. Embora isso pareça uma paisagem dos sonhos para os turistas, é um pesadelo para os pilotos.

AEROPORTO DE MANAKARA (MADAGASCAR)
O Aeroporto de Manakara deve ser o único do mundo a atravessar uma linha férrea ativa! Os trens até mesmo têm prioridade sobre os aviões.

AEROPORTO INTERNACIONAL CRISTIANO RONALDO (ILHA DA MADEIRA)
A questão com esse aeroporto, que leva o nome do craque português nascido no local, é igual à de outros que ficam em ilhas: a falta de espaço. Na Ilha da Madeira, eles resolveram o problema estendendo a pista para dentro do oceano, sustentando-a com 180 pilares. Com isso, as manobras exigidas dos pilotos são um tanto incomuns: eles devem evitar o mar e as rochas, além de enfrentar os ventos fortes.

AEROPORTO DE TENZING-HILLARY (NEPAL)
Qualquer alma corajosa que queira escalar o Everest antes tem de sobreviver ao desafio de pousar com segurança no Aeroporto de Tenzing-Hillary, antes conhecido como Lukla. O aeroporto atende aos acampamentos-base dos escaladores que tentam chegar ao cume do Himalaia. As pistas têm um declive de 12%, e estão localizadas entre a montanha e uma fenda com 600 metros de largura. O local também tem fortes ventos.

AEROPORTO DE PARO (BUTÃO)
Há apenas oito pilotos liberados para pousar no Aeroporto de Paro, no Butão. A questão não é só que o aeroporto fica localizado no coração das montanhas, ou os seus ventos fortes, mas a pista é bastante curta: ela tem pouco menos de 2 km.

ALTIPORTO DE COURCHEVEL (FRANÇA)
É certamente mais prático pousar no Altiporto de Courchevel se você estiver planejando uma viagem a essa estação de esqui localizada nos Alpes Franceses. No entanto, leve em conta que a sua pista é muito curta, com cerca de 600 m, que ela fica em um declive (18,6% de inclinação máxima) e que sua localização é a 2 mil metros de altura, com condições climáticas extremas durante a alta temporada. Ali foram rodadas cenas do filme 007 – O Amanhã Nunca Morre.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE TONCONTIN (HONDURAS)
Nada menos que dez acidentes ocorreram no Aeroporto Internacional de Toncontin, em Honduras, ao longo de seus 55 anos de história. Todos os bombeiros locais viram pelo menos um grande acidente no local durante suas carreiras. Em 2008, em decorrência da chuva, um avião com 124 passageiros não conseguiu parar a tempo no fim da pista e caiu 20 metros sobre uma estrada. Depois do acidente, o aeroporto, localizado nas montanhas, ficou fechado por um ano após uma inspeção.

PISTA DE POUSO DE MATEKANE (LESOTO)
A National Geographic listou esse como um dos aeroportos mais perigosos do mundo. Localizado em Lesoto, onde terra plana é algo raro, a pista de Matekane é verdadeiramente espetacular, acabando em uma fenda de 600 m de profundidade. Com apenas 396 m de comprimento, só existe duas opções nessa pista: decolar ou mergulhar rumo ao solo.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE DAMASCO (SÍRIA)
Aqui não é particularmente a pista que é perigosa, e sim a guerra civil que ameaça as aeronaves rumo ao aeroporto de Damasco: além de ter de desviar dos mísseis, os pilotos têm de voar ao lado de aviões de combate russos, turcos e americanos.

AEROPORTO SANTOS DUMONT (RIO DE JANEIRO)
A história do aeroporto mais antigo do Rio inclui choques de aviões contra os morros em torno da área e colisões em pleno ar, além de centenas de casos de aeronaves que arremeteram e alguns pilotos que não conseguiram frear ao fim da sua curta pista, de apenas 1.323 metros, localizada à beira-mar.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE O’HARE, CHICAGO (EUA)
Em uma lista feita em 2011, o Aeroporto de O’Hare, em Chicago, foi considerado o mais perigoso dos EUA. A mídia noticiou nada menos que 75 acidentes no local nos cinco anos anteriores.

AEROPORTO DE SKIATHOS (GRÉCIA)
Na ilha grega de Skiathos, é possível quase tocar os trens de pouso dos aviões que pousam enquanto dá um mergulho no mar. Ao chegarem, as aeronaves têm de percorrer a costa. A pista, de apenas 1.628 m, obriga os aviões a viajarem o mais leves possível. Por isso, eles decolam com pouco combustível, tendo de parar para reabastecer em outros lugares. Além disso, as companhias obrigam os pilotos a terem um treinamento especial para pousar em Skiathos.

AEROPORTO DE NARSARSUAQ (GROENLÂNDIA)
Imagine uma paisagem rochosa entre um fiorde e o mar, com apenas uma pequena pista no meio. Agora, adicione ventos violentos, causando turbulências fortíssimas, até nos dias mais calmos. Esse aeroporto existe: é o Narsarsuaq, na Groenlândia. Pousar e decolar é proibido durante as horas de escuridão – imagine por quê!

AEROPORTO INTERNACIONAL DE HOPKINS, CLEVELAND (EUA)
Uma lista colocou o Aeroporto de Hopkins, em Cleveland, como nº 2 entre os mais perigosos dos EUA. Nada menos que 45 acidentes foram noticiados ali em um período de 5 anos. Em 2013, um Boeing 737 deslizou na pista logo após pousar: por sorte, nenhum dos 103 ocupantes se machucou.
[ MSN ]

12 de junho de 2018

Cine Plaza: 30 anos inesquecíveis (Da Coluna do Ely)

Cine Plaza tinha capacidade para 1525 expectadores
Replico matéria publicada na semana passada na Coluna do Ely, do meu prezado amigo Ely Rodrigues. Para ilustrar, anexo algumas fotos já publicadas aqui na Blog e, lá embaixo, a música que tocava quando ia iniciar as sessões. 

Pose oficial dos fundadores do Cine Plaza (o primeiro à esquerda é o seu Getulio Ferrari [in memorian])
Cine Plaza: 30 anos inesquecíveis.
Fechado definitivamente nos anos 90, o Cine Plaza de Campo Mourão, inaugurado no dia 7 de dezembro de 1963, ficou na memória de muita gente.

Raul Seixas posa com membros da diretoria da UMES no dia que se apresentou no Cine Plaza, em 1976
1- Professor João Pedro (in memorian), 2- Namir Piacentini, 3- José Carlos "Faro Fino" da Silva, 4- Euclides Gracioli, 5- Neuci Teodoro de Oliveira, 6- Vanilda Bisi, 7- Futrika, 8- ...., 9- João Dorneles, 10- ...., 11- Nelson de Freitas Góes, 12- Raul Seixas e 13- João Sérgio Kffuri
Foi o local de encontro de pelo menos 3 gerações. E não era apenas pelos filmes, mas por atrações especiais. Roberto Sérgio Kloster, lembra que assistiu o show do Raul Seixas em 1976, promovido pela União Mourãoenses dos Estudantes.

Cerimônias de formatura eram sempre ali realizadas
1- Doutor Milton Luiz Pereira (in memorian), 2- Ody Salvadori , 3- Maria Edinar Castelli e 4- Professor Hains Ravache (in memorian)
As pessoas aproveitavam a sessão de cinema e também visitavam a Rádio Colmeia, no andar superior. "Assisti muitos filmes ali, e lembro do locutor Acir Gonçalves chegando na rádio de bicicleta", contou Leocir Santos .

1967: Formatura do Ginasial
1- Marli Martins de Paula, 2- Márcia Taís Traple, 3- Vera Dulce Tezelli, 4- Dayse Maria Nogueira, 5- Luzinete Maria Bucarth, 6- Sônia Lúcia dos Santos e 7- Yukiko Tanaka

Marcos Antonio Bueno, relembra que ele os amigos do Grupo de Jovens da Mocam, após a missa aos domingos, enfrentavam fila para assistir filmes.

Paulo Sérgio, Marco Zaramella (órgão), Julio (guitarra) e João 'Gago' (baixo) - Cine Plaza Campo Mourão/1972
Miltinho Gomes de Souza , disse à COLUNA DO ELY, que estava beijando a namorada na hora do filme e o "guarda" disse que parasse com aquilo, pois o casal seria retirado.

Roberto Carlos se apresentou no Cine Plaza, em 1969
Na foto, o Rei posa ao lado da Maria Helena Cilião Araujo (ela foi minha primeira professora, auxiliando a querida Elenir Teodoro de Oliveira) 
Os problemas também continuam na memória. O professor Ismar Kath estava assistindo Scarface, com Al Pacino. O projecionista trocou os rolos e um personagem que morreu reaparecia várias vezes durante o filme.


A também professora Cleuza Yurassek, recordou que "era maravilhoso. Sábado a noite era um luxo sair para ir ao cine Plaza". Orlando Batista, trabalhou na área administrativa do Cine Plaza. Ele ficava impressionado com a pintura do cartaz oficial em tamanho maior, que era feita ali mesmo.

O historiador Jair Elias dos Santos Júnior, conta que o cinema tinha capacidade para 1.525 pessoas sentadas, e o primeiro filme exibido na inauguração foi "Fugitivos de Zahrain".

Uma música também deixou lembranças. "Theme from a summer place" (Percy Faith), era executada quando a cortina que protegia a tela era aberta.


Ely Rodrigues Daniel
(foto: Carlos Rodrigues)
O radialista e jornalista Ely Rodrigues Daniel apresenta o principal jornal do rádio mourãoense, o T News, da Rádio T FM. Seu programa é líder inconteste do horário e, claro, a principal fonte de informação dos mourãoenses.
A Coluna do Ely foi criada em 1996.