12 de junho de 2018

Cine Plaza: 30 anos inesquecíveis (Da Coluna do Ely)

Cine Plaza tinha capacidade para 1525 expectadores
Replico matéria publicada na semana passada na Coluna do Ely, do meu prezado amigo Ely Rodrigues. Para ilustrar, anexo algumas fotos já publicadas aqui na Blog e, lá embaixo, a música que tocava quando ia iniciar as sessões. 

Pose oficial dos fundadores do Cine Plaza (o primeiro à esquerda é o seu Getulio Ferrari [in memorian])
Cine Plaza: 30 anos inesquecíveis.
Fechado definitivamente nos anos 90, o Cine Plaza de Campo Mourão, inaugurado no dia 7 de dezembro de 1963, ficou na memória de muita gente.

Raul Seixas posa com membros da diretoria da UMES no dia que se apresentou no Cine Plaza, em 1976
1- Professor João Pedro (in memorian), 2- Namir Piacentini, 3- José Carlos "Faro Fino" da Silva, 4- Euclides Gracioli, 5- Neuci Teodoro de Oliveira, 6- Vanilda Bisi, 7- Futrika, 8- ...., 9- João Dorneles, 10- ...., 11- Nelson de Freitas Góes, 12- Raul Seixas e 13- João Sérgio Kffuri
Foi o local de encontro de pelo menos 3 gerações. E não era apenas pelos filmes, mas por atrações especiais. Roberto Sérgio Kloster, lembra que assistiu o show do Raul Seixas em 1976, promovido pela União Mourãoenses dos Estudantes.

Cerimônias de formatura eram sempre ali realizadas
1- Doutor Milton Luiz Pereira (in memorian), 2- Ody Salvadori , 3- Maria Edinar Castelli e 4- Professor Hains Ravache (in memorian)
As pessoas aproveitavam a sessão de cinema e também visitavam a Rádio Colmeia, no andar superior. "Assisti muitos filmes ali, e lembro do locutor Acir Gonçalves chegando na rádio de bicicleta", contou Leocir Santos .

1967: Formatura do Ginasial
1- Marli Martins de Paula, 2- Márcia Taís Traple, 3- Vera Dulce Tezelli, 4- Dayse Maria Nogueira, 5- Luzinete Maria Bucarth, 6- Sônia Lúcia dos Santos e 7- Yukiko Tanaka

Marcos Antonio Bueno, relembra que ele os amigos do Grupo de Jovens da Mocam, após a missa aos domingos, enfrentavam fila para assistir filmes.

Paulo Sérgio, Marco Zaramella (órgão), Julio (guitarra) e João 'Gago' (baixo) - Cine Plaza Campo Mourão/1972
Miltinho Gomes de Souza , disse à COLUNA DO ELY, que estava beijando a namorada na hora do filme e o "guarda" disse que parasse com aquilo, pois o casal seria retirado.

Roberto Carlos se apresentou no Cine Plaza, em 1969
Na foto, o Rei posa ao lado da Maria Helena Cilião Araujo (ela foi minha primeira professora, auxiliando a querida Elenir Teodoro de Oliveira) 
Os problemas também continuam na memória. O professor Ismar Kath estava assistindo Scarface, com Al Pacino. O projecionista trocou os rolos e um personagem que morreu reaparecia várias vezes durante o filme.


A também professora Cleuza Yurassek, recordou que "era maravilhoso. Sábado a noite era um luxo sair para ir ao cine Plaza". Orlando Batista, trabalhou na área administrativa do Cine Plaza. Ele ficava impressionado com a pintura do cartaz oficial em tamanho maior, que era feita ali mesmo.

O historiador Jair Elias dos Santos Júnior, conta que o cinema tinha capacidade para 1.525 pessoas sentadas, e o primeiro filme exibido na inauguração foi "Fugitivos de Zahrain".

Uma música também deixou lembranças. "Theme from a summer place" (Percy Faith), era executada quando a cortina que protegia a tela era aberta.


Ely Rodrigues Daniel
(foto: Carlos Rodrigues)
O radialista e jornalista Ely Rodrigues Daniel apresenta o principal jornal do rádio mourãoense, o T News, da Rádio T FM. Seu programa é líder inconteste do horário e, claro, a principal fonte de informação dos mourãoenses.
A Coluna do Ely foi criada em 1996.  
Postar um comentário

Mourãoenses pelo mundo: Família Almeida - Houston (EUA)

Márcia, Ana Maria e Cristina Marquinhos, Dona Dorotéia e Zé Roberto (que sempre vi sendo tratado por Zé Migué)  Do álbum do Jayminho B...