Cine Plaza tinha capacidade para 1525 expectadores |
Replico matéria publicada na semana passada na Coluna do Ely, do meu prezado amigo Ely Rodrigues. Para ilustrar, anexo algumas fotos já publicadas aqui na Blog e, lá embaixo, a música que tocava quando ia iniciar as sessões.
Pose oficial dos fundadores do Cine Plaza (o primeiro à esquerda é o seu Getulio Ferrari [in memorian]) |
Cine Plaza: 30 anos inesquecíveis.
Fechado definitivamente nos anos 90, o Cine Plaza de Campo Mourão, inaugurado no dia 7 de dezembro de 1963, ficou na memória de muita gente.
Foi o local de encontro de pelo menos 3 gerações. E não era apenas pelos filmes, mas por atrações especiais. Roberto Sérgio Kloster, lembra que assistiu o show do Raul Seixas em 1976, promovido pela União Mourãoenses dos Estudantes.
Cerimônias de formatura eram sempre ali realizadas
1- Doutor Milton Luiz Pereira (in memorian), 2- Ody Salvadori , 3- Maria Edinar Castelli e 4- Professor Hains Ravache (in memorian)
|
As pessoas aproveitavam a sessão de cinema e também visitavam a Rádio Colmeia, no andar superior. "Assisti muitos filmes ali, e lembro do locutor Acir Gonçalves chegando na rádio de bicicleta", contou Leocir Santos .
1967: Formatura do Ginasial
1- Marli Martins de Paula, 2- Márcia Taís Traple, 3- Vera Dulce Tezelli, 4- Dayse Maria Nogueira, 5- Luzinete Maria Bucarth, 6- Sônia Lúcia dos Santos e 7- Yukiko Tanaka
|
Marcos Antonio Bueno, relembra que ele os amigos do Grupo de Jovens da Mocam, após a missa aos domingos, enfrentavam fila para assistir filmes.
Paulo Sérgio, Marco Zaramella (órgão), Julio (guitarra) e João 'Gago' (baixo) - Cine Plaza Campo Mourão/1972 |
Miltinho Gomes de Souza , disse à COLUNA DO ELY, que estava beijando a namorada na hora do filme e o "guarda" disse que parasse com aquilo, pois o casal seria retirado.
Roberto Carlos se apresentou no Cine Plaza, em 1969
Na foto, o Rei posa ao lado da Maria Helena Cilião Araujo (ela foi minha primeira professora, auxiliando a querida Elenir Teodoro de Oliveira)
|
Os problemas também continuam na memória. O professor Ismar Kath estava assistindo Scarface, com Al Pacino. O projecionista trocou os rolos e um personagem que morreu reaparecia várias vezes durante o filme.
A também professora Cleuza Yurassek, recordou que "era maravilhoso. Sábado a noite era um luxo sair para ir ao cine Plaza". Orlando Batista, trabalhou na área administrativa do Cine Plaza. Ele ficava impressionado com a pintura do cartaz oficial em tamanho maior, que era feita ali mesmo.
O historiador Jair Elias dos Santos Júnior, conta que o cinema tinha capacidade para 1.525 pessoas sentadas, e o primeiro filme exibido na inauguração foi "Fugitivos de Zahrain".
Uma música também deixou lembranças. "Theme from a summer place" (Percy Faith), era executada quando a cortina que protegia a tela era aberta.
Ely Rodrigues Daniel (foto: Carlos Rodrigues) |
O radialista e jornalista Ely Rodrigues Daniel apresenta o principal jornal do rádio mourãoense, o T News, da Rádio T FM. Seu programa é líder inconteste do horário e, claro, a principal fonte de informação dos mourãoenses.
A Coluna do Ely foi criada em 1996.
Um comentário:
ao fundo no cine plaza as caixas de som feita de concreto feitas pelo meu amigo Renato que veio de Santa Catarina assumir a direcao do cinema que avia sido comprada pela empresa de cinema arco íris
Postar um comentário