Candidatos de todas as áreas de ensino podem se inscrever até 15 de novembro
Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha (iStockphoto/VEJA) |
A Grã-Bretanha anunciou nesta sexta-feira a abertura das inscrições para o programa Chevening, que oferece bolsas de estudos de pós-graduação a estudantes estrangeiros. Este ano serão 1.500 oportunidades — 900 bolsas a mais que em 2013. As bolsas, pagas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e outras organizações, e são válidas para qualquer universidade da Grã-Bretanha.
O valor da bolsa inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa. O objetivo é formar potenciais líderes e formadores de opinião em todas as áreas do conhecimento.
Apesar de ser aberto a profissionais de todas as áreas, o programa prioriza inscrições de candidatos brasileiros que queiram fazer pós-graduação nas áreas de negócios, administração e relações internacionais.
As inscrições podem ser feitas até 15 de novembro. O governo britânico não anunciou quantas bolsas serão oferecidas para candidatos do Brasil. Em média, 15 brasileiros são aprovados em cada edição. Desde a criação do programa, em 1994, o Brasil é um dos países que mais enviaram alunos. Atualmente, o programa Chevening fornece ajuda para estudantes de 150 países. Para mais informações e inscrição, acesso o site do programa.
Conheça os principais programas de bolsas de estudo no exterior
Chevening - Grã-Bretanha
O programa Chevening oferece este ano 1.500 bolsas de pós-graduação para estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento. O valor da bolsa inclui gastos com passagem, taxas universitárias e o pagamento de uma bolsa mensal. As inscrições terminam dia 15 de novembro.
Para mais informações, acesse o site do programa.
Eiffel - França
O programa do governo francês oferece bolsas para estudantes das áreas de direito, gestão, finanças e comércio, engenharias, ciências econômicas e políticas e relações internacionais. Na última edição, foram concedidas 57 bolsas para brasileiros em mestrado e doutorado. O edital deve ser aberto em outubro, mas cada universidade francesa pode estabelecer datas específicas para a abertura de cadastros.
Para mais informações, acesse o site do programa.
Fundação Carolina - Espanha
O programa oferece bolsas de estudo de pós-gradução, doutorado e pós-doutorado para candidatos de países ibero-americanos e para professores brasileiros. Ano passado, foram oferecidas mais de 500 bolsas. As inscrições são abertas, normalmente, em dezembro.
Para mais informações, acesse o site do programa.
DAAD - Alemanha
O serviço de intercâmbio alemão oferece bolsas de especialização, com duração de um ano, em artes plásticas, artes cênicas, design, cinema, arquitetura e música. Também oferece bolsas de mestrado, com duração de dois anos, em cursos com foco em desenvolvimento sustentável ou em políticas públicas e boa governança; e de doutorado, até quatro quatro anos, em todas as áreas, em qualquer universidade ou instituto de pesquisa alemães. Em média, são oferecidas 250 bolsas por ano. Os prazos de inscrição variam e fluência em alemão não é obrigatória.
Para mais informações, acesse o site do programa.
Comissão Fulbright - Estados Unidos
Parceria entre os Estados Unidos e o Brasil leva estudantes de pós-gradução de diversas áreas para programa de intercâmbio. No ano passado, foram concedidas 120 bolsas para alunos e professores. As inscrições são feitas em diferentes períodos do ano. Até o dia 31 de agosto, estão abertas as inscrições para o mestrado em produção cinematográfica, entre outros cursos.
Para mais informações, acesse o site do programa.
Mext - Japão
Oferece bolsas para graduação, pesquisa, pós-gradução, cursos profissionalizantes e sobre cultura japonesa para estudantes e profissionais de todas as áreas. As inscrições acontecem no primeiro semestre.
Para mais informações, acesse o site do programa.
Via Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário