26 de novembro de 2013

Vídeo mostra como é fácil raptar crianças em momentos de descuido

Os dados não são oficiais, mas são assustadores: estima-se que todos os anos mais 200 mil pessoas desparecem no Brasil. A cada dez desaparecidos, quatro são menores, o que totaliza 80 mil crianças desaparecidas todos os anos. Cerca de 15% delas nunca são encontradas. 

Segundo organizações especializadas em desaparecimento de crianças, boa parte ocorre devido ao tráfico de menores por quadrilhas que atuam em território nacional e internacional, aliciam ou sequestram para fins de venda de órgãos, trabalho escravo infantil, prostituição infantil e adoção ilegal. Além disso, crimes de pedofilia (estupro, a grande maioria com morte), fuga de casa devido a maus tratos dos pais, conflitos familiares e dependência química também motivam os desaparecimentos, principalmente de adolescentes. 

João Rafael Kovalski desapareceu no Paraná há três meses

No Paraná, um caso recente está mobilizando o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (SICRIDE), familiares e as redes sociais. Há três meses, completados neste domingo (24), João Rafael Kovalski desapareceu enquanto brincava no quintal de sua casa, na cidade de Adrianópolis. O garoto é o único dos mais de 200 desaparecidos registrados entre março e novembro de 2013 que ainda não foi localizado. Segundo a investigadora da Polícia Civil Valéria Joaquim, todos os casos de desaparecimento de crianças no Paraná são automaticamente encaminhados para o SICRIDE. O sistema, instalado em março, atualiza as estatísticas diariamente, agilizando a investigação de cada caso. 

Outros países 

Em outros países a realidade não é muito diferente. Na Malásia, uma iniciativa tenta alertar os pais sobre a facilidade que os criminosos encontram em raptar os pequenos, especialmente em momentos de distração ou descuido dos familiares. No país foram registrados mais de 4.800 casos de rapto de crianças em 2012. 

Diante desses números, a agência de publicidade TBWA Kuala Lumpur decidiu produzir um vídeo para mostrar como um momento de distração pode acabar em desespero. 

Do Bonde:

Para mostrar a realidade, um homem recebeu a tarefa de localizar crianças sozinhas em um shopping center. "Armado" com grandes e coloridos pirulitos, ele mostrou como é fácil fazer das crianças alvos fáceis, muito fáceis! 

Nenhum comentário: