18 de setembro de 2013

Pioneiros: Carlos Boenig

Sempre fico curioso quando passo por algum local que leva o nome de um pioneiro e não sei quem é. Na maioria das vezes pesquiso e acaba conhecendo ou lembrando do personagem mourãoense. O Posto de Saúde 24h do Lar Paraná e uma rua aqui no meu bairro, Jardim Albuquerque, leva o nome do bioquímico Carlos Boenig, mas eu não me lembrava dele. Agora, ao ver a foto abaixo, publicada pelo Juma Durski no Facebook, acabei me lembrando. Devo ter feito alguns exames com ele.

Carlos Boenig - 1898 * 1991
Carlos Boenig nasceu em 11 de agosto de 1898, na cidade de Colônia, Alemanha Ocidental, e veio ao Brasil no ano de 1934, quando chegou na capital do Estado do Paraná, Curitiba. Residiu ainda em Pitanga, onde foi médico legista, e, em fevereiro de 1941, transferiu residência para Campo Mourão, sendo o primeiro bioquímico deste Município.

Ele foi casado com dona Laura de Paula Xavier, com quem teve cinco filhos. O Jardim Laura, na região do Country Clube onde ele e família moraram por anos, homenageia sua esposa. Ele faleceu em Campo Mourão, em 5 de julho de 1991. 

Nenhum comentário: