11 de fevereiro de 2011

Baú: Raul Seixas em C. Mourão - 1976


Do álbum do Edivaldo Goudinho Lopes, o Futrika, foto de 1976 mostra dois momentos da presença de Raul Seixas em Campo Mourão.
Acima, ele canta no palco do Cine Plaza (onde hoje funciona a Igreja do Edir Macedo, na rua Brasil) e abaixo ele posa ao lado da diretoria da UMES (União Mourãoense dos Estudantes Secundários) na Churrascaria Itaipu, do seu Osmar Angheben, que funcionava onde hoje é o escritório da Agropecuária Ipê, ao lado do Banco do Brasi.
Futrika, então presidente da Umes, diz que o show foi realizado no dia 18 de agosto daquele ano e que a chuva atrapalhou a promoção e poucos pessoas assistiram ao show do 'Maluco Beleza'. Clique nas imagens para ampliar.

1- Professor João Pedro (in memorian), 2- Namir Piacentini, 3- José Carlos "Faro Fino" da Silva, 4- Euclides Gracioli, 5- Neuci Teodoro de Oliveira, 6- Vanilda Bisi, 7- Futrika, 8- ...., 9- João Dorneles, 10- ...., 11- Nelson de Freitas Góes, 12- Raul Seixas e 13- João Sérgio Kffuri

Música do dia: Dire Straits - Lions



Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria).
Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Private Investigations", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Your Latest Trick" e "Brothers in Arms".
Apesar do grande sucesso, a banda terminou sem estardalhaços em 1994, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer turnês em larga escala, passando imediatamente a se dedicar integralmente à sua carreira solo.
Lions é música do álbum de estreia do Dire Straits, que tem como título o nome da banda, lançado em 1978.


Lançamentos Casablanca Videolocadora











Teste da baliza (em algum ponto do Brasil)

1959 X 2010

Recebi esse texto, de autor desconhecido, de vários amigos. Claro que nenhum de nós nem estudavamos em 1959, aliás, nem tínhamos nascidos (hehehe). Agora que ele retrata uma dura e triste realidade, isso retrata.   

Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.
Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.

Ano 2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com trastornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.
Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no trazeiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

Ano 2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve absterse de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.

Cenário 3: José cai enquanto corria no patio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...
Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

Ano 2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juizos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...

Cenário 4: Disciplina escolar
Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava umas boa "mijada" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.

Ano 2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreendernos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

Cenário 5: Horário de Verão.
Ano 1959: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.

Ano 2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.

Cenario 6: Fim das férias.
Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

Ano 2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pánico, attack e seborréia...

Pergunto ...

QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE BOSTAS...?
funny gifs

10 de fevereiro de 2011

Baú: futsal no Col. Est. de Campo Mourão - 1971

Mais uma foto do álbum do Jayminho Bernardelli. Essa, mostra uma equipe de futsal do 1º ano Científico do Colégio Estadual de Campo Mourão, de 1971.
Exatamente nesse ano eu passei a estudar no Estadual e participei dos campeonatos interclasses organizados pelo professor Vicente Piazza que, acreditem, eram realizados antes das aulas da manhã (os jogos começavam às seis da madruga e os jogadores e torcida compareciam em massa). 
Nessa época os homens estudavam no período da manhã e as mulheres à tarde. Acho que apenas em 1973 é que se formaram as turmas mistas.
Professor Martello era presença em todos os eventos do Colégio e sabia o nome de todos os alunos. Nos primeiros dias de aula, me surpreendi com ele me chamando pelo primeiro nome (aprontei alguma e lá estava ele me repreendendo).
Negrevalte, o Gordo da Cantina, era o responsável pela fanfarra e, junto com a mãe dele, dona Maria, e da mana, Neusa, por anos administrou a cantina do Estadual.
Luiz Alberto jogou, e muito bem, na Associação Tagliari.
João Carlos Klein é o atual prefeito da vizinha Peabiru.
Itamar Tagliari é o Itamar Tagliari (hehehe).
Jayminho, com seus álbuns de fotografias nas redes sociais, ajuda a contar a história da cidade, ele que vive atualmente em Rondonópólis (MT). Clique na imagem para ampliar.


em pé (esquerda para a direita): Negrevalte "Gordo" Pedroso (in memorian), Paulinho Gonçalves Neto (in memorian), Marcos, Israel, João Carlos Klein e professor Martello (in memorian).
agachados: Itamar Tagliari, João, Jayme "Jaiminho" Bernadelli, Luiz Alberto, Márcio (in memorian).

Música do dia: Orishas - Mujer



Orishas é um grupo de rap originário de Cuba. Suas músicas retratam os problemas da periferia de Havana. É muito popular na Europa e na América Latina. Os membros do grupo, Yotuel, Roldan e Ruzzo, conheceram-se em Paris e fundaram o grupo, que sofreu influências do hip-hop e de ritmos cubanos e latinos. O grupo integra a trilha sonora do filme "Dirty Dancing 2" com o single "Represent Cuba" ao qual juntaram a participação especial de Heather Headley.

O nome "Orishas" é uma alusão à crença dos integrantes nos orixás, entidades tidas como divindades pelos praticantes do candomblé, chamado de santeria no Caribe, e outras denominações de origem africanas. Isso é evidenciado em algumas de (das) suas letras como "Nací Orichas" e "Canto Para Elewa y Changó".

Frases

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
Clarice Lispector



Clarice Lispector não foi batizada com esse nome. Ucraniana, ela era a terceira filha de Pinkhas e de Mania Lispector. A família chegou ao Brasil quando Clarice, ou melhor, Haia, tinha apenas um ano. Em terras brasileiras foram recebidos por Zania – irmã de Mania – que morava em Maceió.

Zania sugeriu que os Lispector mudassem de prénome. Assim, Pinkhas virou Pedro; Mania, Marieta; Leia, Elisa; a pequena Haia, Clarice. A única que conservou o nome foi Tania.

Clarice se formou em direito e trabalhou como jornalista, tendo recebido seu primeiro registro profissional aos 22 anos quando trabalhava no jornal “A noite”. Em 1943 casa-se com o colega de faculdade: Maury Gurgel Valente, o qual ingressa na carreira diplomática.

Pouco tempo depois lançou o primeiro romance – Perto do coração selvagem – em 1944, época marcada pelo regionalismo. Ela inovou ao escrever um livro que ressaltava o existencialismo, característica que marcou todas as suas obras.

As viagens começaram logo, depois de ter se mudado (em 1943) para Belém do Pará, Clarice teve de ir à Nápoles, na Itália, acompanhar o marido. Ela se sentia dividida entre deixar os amigos e seguir o esposo. “Na verdade não sei escrever cartas sobre viagens, na verdade nem mesmo sei viajar.”

Clarice se mantinha adversa às constantes mudanças. Em 1948, quando nasceu o primeiro filho – Pedro – ela afirmou que uma das coisas que a salvara foi a vinda do primogênito, pois a vida em Berna (Suíça) era de uma miséria existencial. Cinco anos depois nasceu Paulo enquanto ela estava nos Estados Unidos. Em 1959, Clarice se separa do marido e regressa ao Brasil com os dois filhos.

Depois de diversas obras publicadas e a conquista de vários prêmios, corre-se o boato de que Clarice não daria mais entrevistas. O jornalista José Castello, que na época trabalhava para “O Globo” consegue conversar com a escritora, a qual mostra uma verdadeira paixão pela literatura em um minidiálogo. Ele a perguntou ela escrevia. “Vou lhe responder com outra pergunta: – Por que você bebe água?”. Castello responde “Por que bebo água? Porque tenho sede.” E é aí que vem a resposta de Clarice: “Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva.”

Clarice faleceu em 9 de dezembro (completaria 57 anos do dia seguinte) de 1977 devido ao câncer.)Fonte: Entrelinhas)

Instantâneos







Sem tipo

Mas divertido...

9 de fevereiro de 2011

Baú: família Kravchychyn

Seu Daniel - Buenos Aires 2011
Hoje tem festa na família Kravchychyn: o patriarca Daniel completa 82 anos e reúne filhos e netos na comemoração.
Danilo me enviou as fotos que mostra o cartorário junto da família e degustando uma taça de vinho, segundo ele, Daniel, o segredo de sua longevidade, em plena Buenos Aires.
Residindo desde 1969 em Campo Mourão, ao lado da saudosa dona Rosemary e dos filhos, ele comanda o 2º Cartório de Registro de Imóveis. Parabéns!!!


em pé (da esquerda para a direita): Terezinha, Ana Cláudia, Gregório, Danilo, Guilherme, Carlos Daniel, Dirceu, Marinêz e Ricardosentados: Cláudio, Daniel, Denise e Geórgia

Música do dia: BR6 - Samba do Avião



O Grupo Vocal BR6 é um grupo a capella carioca formado por seis cantores - Crismarie Hackenberg (mezzo), Deco Fiori (tenor), Marcelo Caldi (tenor), Augusto Ordine (barítono), Simô (baixo) e Naife Simões (Percussão Vocal). As canções interpretadas pelo grupo, formado por professores, músicos e arranjadores em atividade no Rio de Janeiro, são executadas sem a ajuda de instrumentos.
Samba do Avião é uma composição de Tom Jobim.
Marco Iurk e Jairinho Batista de Melo recomendaram o vídeo em que eles cantam Garota de Ipanema e eu o mostrei AQUI.

Criatividade nas sacolas









(enviada pelo Adriano Lima, da Ideia Comunicações)

Agrogrifos

Esse é um tema que sempre me chamou a atenção: como é que fazem aqueles desenhos na lavouras? como que saem sem deixar marcas? porque ficam queimados e retorcidos?
O slide abaixo só fez aumentar a curiosidade. Clique no player para avançar.

Vídeo: meu dono é um idiota



(enviado pela Larissa Lima)

8 de fevereiro de 2011

Baú: Zé Pretel, Augustinho e Paulo Porto

Enviada pelo Juma Durski, foto do início dos anos 70 mostra o Zé Pretel, o Augustinho e o Paulo Porto em algum evento, muito provavelmente, no Clube 10 de Outubro.
Do Paulo Porto, filho do querido professor Porto, não tenho notícias. Augusto Tezelli Neto é proprietário da Sajama Malhas e o José Roberto Pretel dos Santos é funcionário do INSS em Campo Mourão. Clique nas imagens para ampliar.

José Roberto Pretel dos Santos, Augusto Tezelli Neto e Paulo Porto

Música do dia: Egberto Gismonti, Jan Garbarek e Charlie Haden - Folk Song



Egberto Gismonti, Jan Garbarek e Charlie Haden

Egberto Gismonti Amin (Carmo, 5/12/1947) é um compositor, músico, cantor e arranjador brasileiro, considerado um virtuoso da música instrumental popular, destacando-se pela sua capacidade de experimentação.

Jan Garbarek (Mysen, 4/03/1947) é um saxofonista de jazz norueguês.
Um dos mais importantes saxofonistas dos anos 1970 e 1980, em parte por sua contribuição ao quarteto europeu de Keith Jarrett, mas sobretudo pela criação de uma estética que privilegia a melodia e a sensibilidade, assim como pela mistura bem sucedida com a world music.

Charles Edward Haden (Shenandoah, Iowa, 6/08/1937) é um contrabaixista estadunidense.
Haden é mais conhecido pela sua associação de longa data com o saxofonista Ornette Coleman, mas também pelas suas caraterísticas linhas de baixo melódicas e é hoje um dos mais respeitados contrabaixistas e compositores de jazz da actualidade.

Folk Song, gravado em 1981, é uma pérola instrumental do mestre Gismonti reunindo Jan Garbarek (sax tenor e soprano), Egberto Gismonti (piano, guitarras) e Charlie Haden (contrabaixo).




O cadeirante português

Cheques

Cheque é uma coisa que caiu em desuso. Lembro daqueles papeizinhos que grampeavam neles, pedindo para serem depositados dia tal, os tais "chorãozinhos'. O blog Hospital da Alma deu uma atualizada na brincadeira e apresentou novas versões dos chegues.


Cheque O'Neal

Cheque Cruzado

Chequito

Cheque Vara

Cheque Norris

Cheque Nicholson

Kubi Cheque

Cheque Sustado

O pequeno grande reinado de uma princesa

Clique no player e conheça um pouco sobra o Pincipado de Mônaco e da bela Grace Kelly, a mais bela princesa de todos os tempos

7 de fevereiro de 2011

Baú: Cartório dona Júlia Futsal 1975

Do álbum do Birinha, Ubirajara Gonçalves, foto mostra equipe de futsal do Cartório Dona Júlia, que disputou campeonato juvenil realizado na recém inaugurada Cancha Tagliari, em 1975.
Gilmar Fuzeto, Vininho, Padeirinho e o próprio Birinha foram meus parceiros em vários times e na seleção mourãoense da modalidade. 
Padeirinho morreu ainda muito novo. 
Só não conheci o Macarrão, os demais eram amigos de futebol e de festas. Beto Wilhiam, Gilmar e Birinha ainda moram em Campo Mourão.
Alcione de Lima, Geraldo e o Nego Teodoro de Oliveira há muito se mudaram da cidade e não tenho notícias deles. 
Vininho, o Messi mourãoense, mora em Jaraguá do Sul (SC).  
O cartório tinha esse nome por que pertencia à dona Julia, viúva do Harrison José Borges e mãe do também já falecido arquiteto Hamilton Tavela Borges. Hoje ele é o Cartório do Waldemar, que continua apoiando o esporte da cidade. Clique na imagem para ampliar.

Música do dia: Bruno Mars - "Grenade"


Peter Hernandez (Waikiki, Honolulu, 8/10/1985), mais conhecido pelo nome artístico Bruno Mars, é um cantor, compositor e produtor musical. Ele é conhecido por suas participações nas músicas Nothin' on You de B.o.B e Billionaire de Travie McCoy.
Grenade é a música mais tocada nos EUA, segundo a revista Billboard.

Alimentos fibrosos e escovação mantêm os dentes fortes

Segundo o nutrólogo Máximo Asinelli, alimentos fibrosos e mais duros – como frutas e vegetais – limpam os dentes e a gengiva durante a mastigação. Além disso, fazer uma dieta equilibrada, composta por todos os grupos alimentares, fornece as vitaminas e nutrientes necessários para fortalecer os dentes e tecidos da boca e deixá-los mais resistentes as infecções. “O cálcio é vital para a saúde dos ossos e, consequentemente, dos dentes e da arcada dentária, deixando-os mais sólidos e fortes. Por isso é recomendado o consumo de peixe, leite e seus derivados”, destaca Asinelli.

Para manter a boca saudável, a higiene também é imprescindível. De acordo com o ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial Gerson Köhler, a limpeza ajuda a evitar problemas bucais como as cáries, inflamações nas gengivas, placa bacteriana, tártaro, mau hálito e sensibilidade dental. “A prevenção é o melhor remédio. Quanto melhor for a higiene, menores são os riscos de desenvolver alguma doença. Escovar os dentes e a língua após cada refeição, passar fio dental diariamente e ir ao dentista regularmente garantem uma boca saudável”, observa. (Via Papeando com a Nutrologia)

Foz do Iguaçu em fotos

Site oferece fotos em 360 graus, em HD, com imagens de dentro um helicóptero. Uma verdadeira viagem. (via Sedentário e Hiperativo)




Previsões corintianas...


Só postei por que o Timão venceu o 'Parmera' ontem. Quem sabe assim os corintianos aceitam a brincadeira numa boa e não me xingam tanto como nas postagens anteriores.