3 de junho de 2022

Pioneiros de Campo Mourão: Germano Traple

Do Facebook da Márcia Traple, foto mostra seu pai, Germano Traple, médico pioneiro de Campo Mourão em um momento de descontração.

No blog do saudoso Wille Bathke Jr, fiquei sabendo que o doutor Germano esteve pela primeira vez em Campo Mourão em 1958, quando ainda cursava o último ano de faculdade. Por anos, ele foi um dos primeiros médicos a tratar pacientes com lepra (hanseníase) no Paraná. 

A convite do pioneiro Chicre Kfuri (in memorian), o pai da Marcia e do Marcius, primeiramente trabalhou em Mamborê, onde substituiu o doutor José Luiz Tabith (in memorian) que se mudara para Campo Mourão. Pouco tempo tempos, ambos, Tabith e Traple, se tornaram sócios em um hospital mourãoense. Os dois foram fundadores do Country Clube de Campo Mourão, com doutor José Luiz como presidente e o Germano como vice na primeira gestão.

Convivi muito com o doutor Tabith, pelas mãos de quem vim ao mundo em 1960, diga-se, mas lembro também do doutor Germano, sempre simpático e atencioso. Ele e dona Lucila construíram e moraram numa bela casa ali na avenida Goioerê, entre as ruas Mato Grosso e São Paulo, onde atualmente é o Cafezinho.

Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase

Alertar e informar a população de que a hanseníase tem cura, este é o principal objetivo do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, celebrado sempre no dia 26/05. A data foi escolhida em homenagem ao médico hansenologista, Germano Traple - nascido em 26 de maio -, referência no tratamento preventivo de incapacidades físicas no Paraná. 

A Unidade Básica de Saúde no Conjunto Habitacional Milton Luiz Pereira, na saída para Goioerê, é denominada em sua homenagem: UBS Germano Traple.   

Germano Traple (Curitiba 26/05/1924 * Curitiba 21/03/2008)
 

Para saber mais (tudo) sobre o doutor Germano, visite o blog do Wille, CLICANDO AQUI!  

A foto original


Nenhum comentário: