Do Facebook da Márcia Traple, foto mostra seu pai, Germano Traple, médico pioneiro de Campo Mourão em um momento de descontração.
No blog do saudoso Wille Bathke Jr, fiquei sabendo que o doutor Germano esteve pela primeira vez em Campo Mourão em 1958, quando ainda cursava o último ano de faculdade. Por anos, ele foi um dos primeiros médicos a tratar pacientes com lepra (hanseníase) no Paraná.
A convite do pioneiro Chicre Kfuri (in memorian), o pai da Marcia e do Marcius, primeiramente trabalhou em Mamborê, onde substituiu o doutor José Luiz Tabith (in memorian) que se mudara para Campo Mourão. Pouco tempo tempos, ambos, Tabith e Traple, se tornaram sócios em um hospital mourãoense. Os dois foram fundadores do Country Clube de Campo Mourão, com doutor José Luiz como presidente e o Germano como vice na primeira gestão.
Convivi muito com o doutor Tabith, pelas mãos de quem vim ao mundo em 1960, diga-se, mas lembro também do doutor Germano, sempre simpático e atencioso. Ele e dona Lucila construíram e moraram numa bela casa ali na avenida Goioerê, entre as ruas Mato Grosso e São Paulo, onde atualmente é o Cafezinho.
Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase
Alertar e informar a população de que a hanseníase tem cura, este é o principal objetivo do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, celebrado sempre no dia 26/05. A data foi escolhida em homenagem ao médico hansenologista, Germano Traple - nascido em 26 de maio -, referência no tratamento preventivo de incapacidades físicas no Paraná.
A Unidade Básica de Saúde no Conjunto Habitacional Milton Luiz Pereira, na saída para Goioerê, é denominada em sua homenagem: UBS Germano Traple.
Germano Traple (Curitiba 26/05/1924 * Curitiba 21/03/2008) |
Para saber mais (tudo) sobre o doutor Germano, visite o blog do Wille, CLICANDO AQUI!
A foto original |
Nenhum comentário:
Postar um comentário