19 de julho de 2021

Campo Mourão Futsal nos Jogos Abertos de 1970, em Ponta Grossa

Do álbum do Itamar Tagliari, foto mostra a formação da Seleção de futsal de Campo Mourão que participou dos Jogos Abertos do Paraná (JAP's) de 1970.

em pé (da esq. para a direita): Carlos Álvaro "Carlão" Tagliari, Amer Soneh, Adionir Ramos, Edgar e Chilvande "Dinho" Martins
agachados: Itamar Agostinho Tagliari, Clóvis Tagliari (in memorian), Ênio José Bittencourt e Neroir Ramos (in memorian)

Esta formação reúne os dois principais nomes do futsal de todo o Paraná, os irmãos Carlão e Itamar Tagliari. Tenho comigo que poucos, muito poucos, fizeram tanto pelo futsal como eles. Acho até que o Itamar tem todo o reconhecimento por isso e o Carlão não. Estive com eles em muitas competições e sei da dedicação dos filhos da dona Iris e do seu Itachir (in memorian) pelo futsal e por nossa cidade. Joguei ao lado de grandes do futsal, mas vi muito poucos fazerem o que o Carlão fez, sempre sabendo aliar força e habilidade. 

Infelizmente dois dois personagens já não estão entre nós, o Clóvis Tagliari e o Neroir Ramos, este irmão do Adio e que o meu pai sempre elogiava como muito bom companheiro e de bola. 

Adionir Ramos é parceiro e presidente do Clube dos Trinta. Sempre ouvi que ele era ótimo goleiro, mas que teve de parar de jogar cedo por causa de problema nos olhos. 

Chilvande Moreno Martins, o Dinho, é outro grande amigo, parceiro de peladas e que atualmente reside em Balneário Camboriu (SC). 

Também tive o prazer de conhecer o Ênio José Bittencourt quando ele gerenciava a agência do Banco Nacional em nossa cidade. Outro grande amigo do meu saudoso pai.     

Em 1970, em Ponta Grossa, foi realizada a 14ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, de 14 a 22 de setembro. Rolândia conquistou o título de campeão no futsal, com Paranaguá na segunda colocação e Londrina na terceira. 

No ano seguinte os Carlão e Itamar montaram a Associação Tagliari, que está em atividade até os dias de hoje, agora com as cores do Campo Mourão Futsal. O primeiro título dos JAP´s para Campo Mourão foi conquistado em Paranavaí, cinco anos depois, em 1975. 

Com a Associação Tagliari, para minha vaidade pessoal, participei das duas únicas vezes que uma equipe de nossa cidade conquistou o título da Taça Paraná (atual Série Ouro), em 1979 e 1980.

Amigos identificaram dois dos personagens: Amer Soneh, o goleiro entre o Carlão e o Adio, que era o então gerente do Banco Nacional, e o Edgar, que está entre o Adio e o Dinho, que era de Terra Boa e sempre jogava em nossa cidade.  

Um comentário:

Unknown disse...

Olá , que matéria incrível. Sou filha do Amer Soneh. Ele faleceu em 2005. Muito bom ter visto essa matéria!!!!
Saudades!!