9 de agosto de 2018

Açougue Estrela Futsal- anos 1970, na Cancha Tagliari

Açougue Estrela Futsal - Cancha Tagliari - Campo Mourão/PR - anos 1970
(da esq. para a direita): Arlindo Piacentini, Flávio Marques, Carlos Vinício Zagoto, Jordão, Pedro Ivo Szapak e João Maria Ferreira (in memorian)

Do álbum do Arlindo Piacentini mostra esquadrão de futsal montado pelo saudoso Vanderley Tagliari para representar as cores do Açougue Estrela em um campeonato realizado na recém construída Cancha Tagliari, láááá em meados dos anos 1970. 

Arlindo era dono de um dos mais poderosos chutes que já ví. Certa vez ele quebrou -- sem querer-- o vidro do banheiro das meninas no Colégío Estadual, com um chute daquela quadrinha que ficava muito longe da onde a bola chegou. Arlindão, como sempre foi conhecido, ao lado da simpática esposa Afifi, se divide entre Campo Mourão, Iretama e Miami (chic!). 

Flavio Marques, o Flavinho, reside em Campo Mourão, mas infelizmente abandonou os amigos do Clube dos Trinta. Deve estar nos traindo por outras bandas da cidade. 

Carlos Vinício Zagoto, o Zagotinho, reside atualmente em Maringá. Ele foi meu companheiro no Time do Seu Chico. Foi jogador de futebol profissional, com boas passagens pelo União Bandeirantes, Londrina, Marília. 

Jordão Ferreira da Silva Sobrinho é produtor rural em Itaituba, no sudoeste do Pará, há 2.844 km de Campo Mourão. 

Pedro Ivo Szapak, que por anos foi parceiro de serviço na Auto Eletro Paulista, reside em Campo Mourão. Estivemos juntos na primeira conquista estadual da Associação Tagliari, em 1979.

João Maria Ferreira, irmão do Santo Antônio, faleceu muito novo. O ginásio de esportes do Jardim Santa Cruz é denominado Ginásio de Esportes João Maria Ferreira, em sua homenagem. 

Na foto, claro, que falta o Carijó (Vanderley Tagliari), mentor e jogador do esquadrão que botou medo (literalmente) em muitos times na Cancha Tagliari. 

Os personagens da foto reinavam mesmo era nos campos de futebol, mas também faziam bonito no futsal, que naquela época era chamado de Futebol de Salão.

Pearl Jam - Just Breathe


Pearl Jam é uma banda norte-americana de rock alternativo, formada no ano de 1990 em Seattle, Washington. Desde sua origem, é formada por Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready, passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden, o atual baterista da banda.


Just Breathe é faixa do álbum Backspacer, lançado em 2009.

[Humor] Diferença entre 54 e 18

Um professor de matemática envia para sua esposa a seguinte mensagem:

"Querida esposa, sei que compreendes que agora tens 54 anos, e que eu tenho certas necessidades que já não podes satisfazer. Sou feliz contigo como minha esposa e sinceramente, espero que não te sintas magoada ou ofendida ao saber que, quando estiveres lendo este fax, já estarei no Big Dick Motel com minha assistente, que tem 18 anos. Mas não te preocupes, que chegarei em casa antes da meia-noite."

Quando o cara chega em casa, vindo do motel, encontra um bilhete da esposa:

"Querido marido, obrigada pelo aviso. Aproveito a oportunidade para lembrar-te que tu também tens 54 anos. Ao mesmo tempo, te comunico que quando estiveres lendo esta carta, estarei no Motel Happy Dust com meu professor de tênis, que também tem 18 anos. Como és um matemático poderás compreender facilmente que estamos nas mesmas circunstâncias, mas com uma pequena diferença: 18 entra mais vezes em 54, do que 54 em 18... Portanto, não me esperes, porque vou chegar só amanhã".

O incrível lago rosa


Dois lagos salgados e coloridos enfeitam a borda noroeste da pequena cidade litorânea de Torrevieja, na Espanha. Juntos, eles formam uma reserva natural chamada Las Salinas de Torrevieja. Um lago em particular se destaca, já que sua cor rosa (que lembra um chiclete de tutti-frutti) ofusca o seu vizinho de tonalidades verdes.


Ao olhar para Torrevieja de cima, parece que estamos vendo um milk-shake de morango gigante que derreteu e sua bagunça pegajosa se agrupou na cidade. Mas a visão estranha não é causada por uma enorme quantidade de ingredientes não naturais. Na verdade, isso é simplesmente o trabalho de bactérias e algas localizadas no fundo do reservatório.

A halobactéria (também conhecida como “bactéria do sal”) prospera em lugares salgados, assim como uma microalga chamada Dunaliella salina. Estes são os dois ingredientes mágicos que são responsáveis pela coloração bizarra do lago. Apesar de sua cor inusitada, a água não é poluída, embora você possa ficar um pouco malcheiroso após resolver se banhar por lá.


A economia de Torrevieja é bastante influenciada por seus lagos salgados. As pessoas coletam o mineral das águas há séculos. No início do século 19, eles se tornaram oficialmente um centro produtivo para a indústria de sal da Espanha. Além de impulsionar a economia da cidade, os lagos também agem como um spa natural, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Atualmente, o sal de Torrevieja é exportado mundialmente. A produção anual das salinas chega a ultrapassar um milhão de toneladas.


Supostamente, o lodo de lama e sal no fundo do lago possui propriedades curativas que podem aliviar algumas doenças dermatológicas e respiratórias. A alta concentração de sal no lago faz com que seja um lugar divertido para lazer, pois é possível flutuar sobre a água com uma certa facilidade.

Flamingos também costumam frequentar o lago rosa. O melhor período para vê-los é na sua época de reprodução. Nesse momento, é comum encontrar até cerca de 2000 flamingos no local. Eles se alimentam dos camarões cheios de algas que vivem lá e suas penas dão um tom rosado que combina quase que perfeitamente com a água.

Turma da Mônica e Menino Maluquinho se encontram em livro lançado recentemente


Essa notícia parece escrita sob medida para quem foi alfabetizado com livros infantis e quadrinhos: Maurício de Sousa e Ziraldo publicaram um livro infantil reunindo seus personagens mais famosos.

Escrito por Manuel Filho (O Sumiço da Lua) e com ilustrações dos dois estúdios, Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica traz uma história com um quê de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Na trama, os dois personagens e suas respectivas turmas ganham uma viagem para a Montanha Mágica do título depois de encontrar bilhetes dourados em barras de chocolate.

O livro foi lançado durante a Bienal do Livro de São Paulo, em 4 de agosto.

Desenho feito por Maurício em homenagem aos 30 anos do Menino Maluquinho, em 2010


8 de agosto de 2018

Janaína Schen aniversariando


Na foto, a Janaína ao lado da mãe Daisy Schen. Ontem (7/8) foi niver da minha sobrinha amada e no final de semana estaremos ao lado delas para curtir um pouco a data, que é especial para todos nós. 

Claro que desejo a ela toda a felicidade do mundo e que Deus continue a abençoando cada vez mais.

The Rolling Stones - Miss You


The Rolling Stones é uma banda de rock britânica formada em Londres em 1962 e considerada um dos maiores e mais bem sucedidos grupos musicais de todos os tempos. Ao lado dos Beatles, são considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960.


Miss You é faixa do álbum Some Girls, lançado pelos Stones em 1978.

Vítima de acidente de carro sofre 'decapitação interna', mas sobrevive

Brock Meister após cirurgia para reconstituição dos ligamentos do pescoço Foto: Divulgação/Beacon Health System
Um homem deixou médicos boquiabertos ao sobreviver a uma "decapitação interna" após sofrer uma grave acidente de carro.

O acidente ocorreu em janeiro, mas só agora os detalhes insólitos foram divulgados pelo "New York Post". Brock Meister, de 22 anos, perdeu o controle da sua picape em pista coberta de gelo em Indiana (EUA) e sua cabeça bateu violentamente contra uma janela do veículo.

O impacto foi tão forte que todos os ligamentos que conectavam o crânio de Brock à medula espinhal foram rompidos, o que significava que o americano tinha sido "internamente decapitado". A "sorte" foi que o pescoço de Brock não quebrou.

Esse tipo de lesão é quase sempre fatal, de acordo com médicos, já que a cabeça não pode se mexer, causando danos à parte inferior do cérebro responsável pelo controle da respiração.

Carro de Borck após o acidente em Indiana Carro de Borck após o acidente em Indiana Foto: Divulgação/Beacon Health System
Amigos socorreram Brock até a chegada de paramédicos. Ele foi levado ao Memorial Hospital, em South Bend (Indiana). Imagens do caso foram divulgada pela Beacon Health System, empresa que administra o centro médico.

Médicos submeteram imediatamente o paciente a traqueostomia e um neurocirurgião se ocupou de uma delicada operação para reconstruir os ligamentos rompidos na colisão.


Depois de um mês no hospital, Brock teve alta. Foi para casa usando "apenas" um colar cervical.

A única coisa que ele lembra do acidente é "perceber que metade do corpo estava para fora da janela".

Fotos celebram a aventura que é ter um irmão

Essa seleção de fotos faz uma pequena homenagem aos irmãos e irmãs do mundo que fazem a nossa vida ser mais especial.

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
chucks-fun

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
novostislyxi

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
wunderworlds

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
newslinq

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
tengasepresente

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
AnneClaudeB

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
littlebellows.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
pinterest.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
bestcamerasforvideo.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
pinterest.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
snippets_from_suburbia


Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
pinterest.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
Emily Wuetcher

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
tumblr.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
pinterest.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
Elena Shumilova

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
harold villaflor

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
Jolie



Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
Colville-Andersen

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
Kevin van der Leek

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
tumblr.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
pinterest.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
the little red house

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
tumblr.com

Irmãos os primeiros e melhores amigos de nossa vida
facebook

MPPR lança site ELEIÇÕES 2018 com orientações e canais de denúncia


Cerca de 8 milhões de eleitores em todo o Paraná irão às urnas no dia 7 de outubro para votar nos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado, senador, deputado federal e estadual. Com 5,4% dos eleitores do país, o estado permanece como o sexto maior colégio eleitoral, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. No Brasil, espera-se que 147 milhões de pessoas participem do pleito.

Para esclarecer dúvidas de cidadãos, candidatos e jornalistas acerca das eleições, o Ministério Público do Paraná preparou um site especial com várias orientações. Dentre os assuntos abordados, estão as condutas permitidas e proibidas na propaganda eleitoral, os crimes, como compra de votos, boca de urna e “chuva de santinhos”, as punições previstas para cada um deles e explicações sobre como denunciá-los. Há também regras específicas para o dia das eleições, informações sobre a importância do voto consciente, as atribuições dos cargos em disputa e o papel do Ministério Público, responsável por fiscalizar o processo e receber denúncias da população.

Para o procurador de Justiça Armando Antônio Sobreiro Neto, coordenador das Promotorias de Justiça Eleitorais do MPPR, as informações disponíveis no site “Eleições 2018” servirão para a compreensão do processo eleitoral, contribuindo para que o exercício da cidadania aconteça com pleno conhecimento das regras existentes. “O site dispõe de esclarecimentos para que os cidadãos exerçam o direito de voto de maneira consciente e segura, podendo inclusive fiscalizar o desenrolar da campanha eleitoral até o dia do pleito”, ressalta Sobreiro.

Ministério Público Eleitoral – Zelar por um processo eleitoral correto, assegurando que cada cidadão possa votar livremente e que todos os candidatos e partidos políticos tenham igualdade de condições: esse é o papel do Ministério Público Eleitoral (MPE), na condição de defensor natural do interesse público, do regime democrático e da tutela dos interesses extrapartidários.

Os promotores de Justiça que atuam na área eleitoral trabalham para coibir e punir desvios, como propaganda irregular, compra de votos, abuso de poder econômico, uso indevido da máquina administrativa, dentre outros. Esse trabalho é realizado durante todo o período das eleições, já que o MPE atua em todas as fases e instâncias do pleito. No Paraná, existem 186 zonas eleitorais e, para cada uma delas, há um promotor de Justiça responsável.

O MPE não possui estrutura própria, mas uma composição mista: membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual. O procurador-geral da República (que pertence ao MPF) exerce a função de procurador-geral Eleitoral perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e indica membros para também atuarem no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (procuradores regionais eleitorais, que chefiam o Ministério Público Eleitoral nos estados). Os promotores eleitorais são promotores de Justiça (Ministério Público Estadual) que exercem as funções por delegação do MPF.
[ MPPR ]

7 de agosto de 2018

Festa estúpido cupido na casa da família Lana - 1976

Maria Helena Pontes Soares, Carlos Humberto Ferraz (in memorian), Helena Lana e Luizinho Ferreira Lima
Campo Mourão - 1976
Foto de 1976 mostra eu ao lado da Maria Helena Pontes Soares, o Carlos Humberto "Betão" Ferraz (in memorian) e a Helena Lana numa festa com o tema anos sessenta (naquela época a novela de destaque da Rede Globo era Estúpido Cupido, que se passava nos 1960). A festa foi organizada e realizada na casa da família Lana, na esquina da Rua São Paulo com a Avenida João Bento, com a Helena e seu mano Moacir como anfitriões.

Lembro que fizemos sucesso ao chegar na festa, eu, Elvira, Ricardo Célio Amaral e a Josênia Cordeiro, com um Chevrolet dos anos 50 do seu Dorgelo Cordeiro

Nessa época era comum a realização de festinhas nas casas dos amigos, com muita animação, dança e namoro. Uma época muito divertida, de muita criatividade e ingenuidade. 

Betão, infelizmente, nos deixou muito novinho. Vivia o encontrando pela cidade e de repente, do nada, soube de seu falecimento por problemas de saúde.

A linda Maria Helena, irmã mais nova da Ana Maria e da Márcia, reside em Maringá. 

Tão bonita quanto, a Helena Lana reside atualmente em São José dos Campos (SP). 

[Vídeo] Imagine Dragons - I Don't Know Why


Imagine Dragons é uma banda de rock formada em Las Vegas nos Estados Unidos, consistindo do vocalista Dan Reynolds, do guitarrista Wayne Sermon, do baixista Ben McKee e do baterista Daniel Platzman.


I Don't Know Why é faixa do álbum Envolve, lançado em 2017.

[Humor] Monge sincerão



Carteiro amigão dos cachorros faz sucesso com selfies e sonha em criar abrigo para cães


A gente cresce com a ideia de que carteiros e cachorros não combinam, mas o carteiro Ângelo Cristiano da Silva é a prova viva de que isso é uma grande bobagem.


Aos 32 anos, Ângelo é amigão dos dogs de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. A cidade é onde ele entrega cartas e aproveita para fazer carinho nos cães-de-guarda (que baixam a guarda em troca de um afago).


Mas o carteiro não sai passando a mão em qualquer cachorro. Ele primeiro oferece a palma para o animal cheirar, brinca um pouco e tenta conversar com os bichanos. Segundo contou à BBC, pode demorar até duas semanas para que o contato inicial se transforme em amizade.


Ângelo percorre pouco mais de um quilômetro diariamente para fazer as entregas, sempre de bicicleta. A amizade com os cachorros – e até mesmo com alguns gatos – torna a rotina mais agradável. De vez em quando, o carteiro aproveita para registrar uma selfie com os animais e as compartilha em grupos do Facebook, onde a dedicação é sempre muito bem recebida.


Mesmo assim, o profissional nem sempre conquistou os animais. Em seu primeiro ano nos Correios, ele chegou a receber um arranhão – de um pinscher. Foi o único incidente até hoje.

Além dos bichanos encontrados durante o serviço, Ângelo também tem três gatos e dois cachorros em casa e ajuda a resgatar outros animais das ruas, que são encaminhados para adoção. No futuro, um dos sonhos é trocar as cartas pelo carinho com os pets, criando um canil para resgatar todos os animais abandonados que encontrar pelo caminho.