9 de agosto de 2018

O incrível lago rosa


Dois lagos salgados e coloridos enfeitam a borda noroeste da pequena cidade litorânea de Torrevieja, na Espanha. Juntos, eles formam uma reserva natural chamada Las Salinas de Torrevieja. Um lago em particular se destaca, já que sua cor rosa (que lembra um chiclete de tutti-frutti) ofusca o seu vizinho de tonalidades verdes.


Ao olhar para Torrevieja de cima, parece que estamos vendo um milk-shake de morango gigante que derreteu e sua bagunça pegajosa se agrupou na cidade. Mas a visão estranha não é causada por uma enorme quantidade de ingredientes não naturais. Na verdade, isso é simplesmente o trabalho de bactérias e algas localizadas no fundo do reservatório.

A halobactéria (também conhecida como “bactéria do sal”) prospera em lugares salgados, assim como uma microalga chamada Dunaliella salina. Estes são os dois ingredientes mágicos que são responsáveis pela coloração bizarra do lago. Apesar de sua cor inusitada, a água não é poluída, embora você possa ficar um pouco malcheiroso após resolver se banhar por lá.


A economia de Torrevieja é bastante influenciada por seus lagos salgados. As pessoas coletam o mineral das águas há séculos. No início do século 19, eles se tornaram oficialmente um centro produtivo para a indústria de sal da Espanha. Além de impulsionar a economia da cidade, os lagos também agem como um spa natural, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Atualmente, o sal de Torrevieja é exportado mundialmente. A produção anual das salinas chega a ultrapassar um milhão de toneladas.


Supostamente, o lodo de lama e sal no fundo do lago possui propriedades curativas que podem aliviar algumas doenças dermatológicas e respiratórias. A alta concentração de sal no lago faz com que seja um lugar divertido para lazer, pois é possível flutuar sobre a água com uma certa facilidade.

Flamingos também costumam frequentar o lago rosa. O melhor período para vê-los é na sua época de reprodução. Nesse momento, é comum encontrar até cerca de 2000 flamingos no local. Eles se alimentam dos camarões cheios de algas que vivem lá e suas penas dão um tom rosado que combina quase que perfeitamente com a água.

Nenhum comentário: