2 de março de 2018

Edson e Ivam na última apresentação do Vide Bula, em 1990

Edson Sanfelice e Ivam Gerhardt - Campo Mourão/PR - 1990
Foto de 1990 mostra dois grandes parceiros durante a último apresentação da banda mourãoense Vide Bula, Edson Sanfelice e o Ivam Gerhardt. Da formação original da banda faltou o Alfredo Verdasca na foto. Lembro deles ensaiando ali no Edifício Antares. 

Edson é fisioterapeuta e atualmente atua como professor universitário em Blumenau. 

Ivam curte merecida aposentadoria em Campo Mourão.

Elton John - Sweet Painted Lady


Elton Hercules John (nascido Reginald Kenneth Dwight; Londres, 25/03/1947), é um pianista, cantor, compositor e produtor britânico.


Sweet Paint Lady é faixa do álbum Goodbye Yellow Brick Road, lançado em 1973.

Filmes sobre extraterrestres baseados em fatos reais


Os filmes sobre extraterrestres fazem muito sucesso entre os amantes de ufologia, terror e ficção científica.
E quando essas produções são baseadas em histórias supostamente reais? A seguir, confira uma seleção de filmes desse tipo:

1. Contatos de 4º grau (The Fourth Kind)


Diferente de outros filmes sobre extraterrestres, este filme de 2009 segue o estilo de falso documentário, que apresenta uma história como se realmente tivesse acontecido.
Ainda assim, tudo é muito convincente e em momento algum é revelado que se trata de ficção. Alguns dos fatos retratados na película realmente ocorreram, por esta razão, achamos que o filme merece ser citado.
Logo no início, a atriz Milla Jovovich diz que vai interpretar Abigail Tyler e que o público está prestes a ver algo extremamente perturbador.
Abigail Tyler é uma psicóloga que após a morte do marido passa a investigar acontecimentos estranhos na cidade de Nome, no Alasca, Estados Unidos.
A psicóloga possui três pacientes com histórias em comum: sofrem de insônia, acordam por volta da três horas da madrugada e visualizam uma coruja branca na janela. Ela suspeita que os pacientes foram vítimas de abduções e que até ela mesmo pode ter sido abduzida.
O foco da trama é o misterioso desaparecimento de uma garotinha no Alaska que teria sido alvo de uma abdução alienígena. Em meio aos acontecimentos, a filha de Abigail desaparece e muitos indícios apontam que a menina foi abduzida.


2. Fogo no Céu (Fire in the sky)


Este filme de 1993 é baseado no caso de Travis Walton, um lenhador do Arizona, Estados Unidos que em 1975 desapareceu por cinco dias.
Os colegas de trabalho de Travis afirmavam que tinham visto ele ter sido levado por um OVNI. Mas, os mesmos foram acusados de ter inventando a história para se safar da acusação de homicídio e até mesmo passaram pelo detector de mentiras (polígrafo).
Travis reapareceu muito assustado e confirmou a história dos amigos. Inclusive, ele descreveu os exames médicos a qual foi submetido na espaçonave extraterrestre.

3. Phoenix Forgotten (2017)


Este filme de 2017 conta a história real de três adolescentes que desapareceram misteriosamente em 1997 em Phoenix, Arizona após o aparecimento de luzes misteriosas.
O episódio do desaparecimento dos adolescentes nunca teve nenhuma explicação oficial por parte do governo dos Estados Unidos.
Os jovens teriam entrado no deserto para documentar o estranho acontecimento e nunca mais foram vistos.
Duas décadas depois, imagens inéditas feitas no dia com a narração das últimas horas de expedição foram descobertas.
O filme chegou em fevereiro de 2018 no Brasil.

4. Área Q


Lançado em 2011, este filme teve cenas gravadas em Los Angeles, nos Estados Unidos e em Quixadá e Quixeramobim, no Ceará. Este é um dos poucos filmes sobre extraterrestres que se passa no Brasil.
O filme conta a história do agricultor Luis Fernandes Barroso, que de acordo com o filho, teve um contato bem próximo com uma nave extraterrestre nos anos de 1970.
Após o contato, o agricultor teve mudanças físicas e psicológicas, como queimaduras na pele e retardo mental (o homem voltou, de forma inexplicável, a ter a mente de uma criança).
O caso chamou a atenção de ufólogos de diversos países que foram ao local estudar os sintomas.
Os relatos de aparições de óvnis em Quixadá não são raros e também são relatados na trama.

5. Incidente em Wicksboro (The Wicksboro Incident)


Este é um documentário real de 2003 em que uma dupla de diretores vai ao local onde era Wicksboro, Texas, para investigar os motivos de uma população ter desaparecido completamente em 1953.
Ao entrevistar o único homem que restou, eles acreditam que alienígenas podem ter relação com o desaparecimento em massa.

Pássaro pousa sobre a cabeça de apresentadora de TV; vídeo

Pássaro pousa sobre Nichelle Medina Foto: Reprodução/Facebook (CBS 8 - San Diego News)

Nichelle Medina é apresentadora de um noticiário matutino da emissora KFMB, afiliada da rede CBS em San Diego (Califórnia, EUA). Ela já está acostumada com as surpresas que programas ao vivo costumam ter. Como o que aconteceu na última sexta-feira (23/2). A jornalista estava falando sobre o San Diego Zoo Safari Park quando a convidada ao estúdio resolveu dar um voo. Sophie, uma íbis de 10 anos, pousou exatamente sobre a cabeça de Nichelle.


Sophie foi retirada da cabeça da apresentadora, que manteve a pose e o sorriso, antes que fizesse ninho.

Assista à cena:


Sêxtuplos formam arco-íris em ensaio de recém-nascido

Bebês são do casal norte-americano Erick e Courtney
    

A fotógrafa Ashley Sargent usou a criatividade neste ensaio newborn (recém-nascido). Suas fotos de irmãos sêxtuplos como um arco-íris viralizaram nas redes sociais.

Segundo o UOL, os bebês são do casal Erick e Courtney, do Alabama, nos Estados Unidos. Blu (vermelho), Layke (laranja), Rawlings (amarelo), Rayne (verde), Tag (azul) e Rivers (roxo) nasceram em dezembro em uma família que já tem outras três crianças.


De acordo com o site, em seu blog sobre os sêxtuplos, a mãe Courtney disse que as crianças ficaram um tempinho no hospital, mas já estão bem em casa.




1 de março de 2018

Professor Idê, Gerson Maciel com Paulão - Jap´s 1996



Foto de 1996, mostra o Gerson Maciel e o Professor Idê ladeando o campeão olímpico Paulão durante os Jogos Abertos do Paraná. 

Gerson e Idê por anos trabalharam juntos na Rádio Colmeia AM, numa época que a emissora mourãoense era presença certa em todos os eventos esportivos de nossa cidade e do Paraná. 

Gerson, que foi levado ao Rádio pelas mãos do Idê, atualmente é funcionário da Agência do Trabalhador local. 

Idê curte merecida aposentadoria como professor, mas, inquieto como só ele, atualmente, se divide como contato comercial entre Campo Mourão e São José dos Campos (SP), onde reside o filho mais novo dele. Fico com a impressão, só impressão mesmo, que ele inventou essa ''boca'' na cidade paulista só para ficar perto do neto mais novo. Hehe

Paulo André Jukoski da Silva, conhecido como Paulão (Porto Alegre, 24/12/1963), é um ex-jogador de voleibol brasileiro, que integrou a seleção de vôlei que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. 

Nessa época, 1996, ele defendia as cores de Maringá no voleibol. 

João Bosco - O Bêbado e o Equilibrista


João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, (Ponte Nova, 13/07/1946) é um cantor, violonista e compositor mineiro.

Sr. Brasil é um programa produzido pela TV Cultura com apoio do SESC. Dirigido e apresentado por Rolando Boldrin, o programa é exibido pela TV Cultura e pela SESC TV

O Bêbado e o Equilibrista é uma composição de João Bosco e Aldir Blanc, lançada em 1978.

Medicina inclui um novo nível de dor de cabeça em alguns brasileiros

Meu irmão Dula enviou imagem que mostra um novo nível de dor de cabeça que afeta milhares de brasileiros. Segundo dados do Lance! Ibope, de 2017, são mais de 13,6 milhões de bambis tricolores sofrendo da doença. 


Saiba quais celulares mais emitem radiação

Preocupação de especialistas é se os smartphones poderiam aumentar o risco de desenvolver tumores no cérebro ou na região da cabeça e pescoço


Os possíveis efeitos cancerígenos do uso intenso de celulares são temas de debates frequentes. Cientistas já realizaram uma série de estudos para identificar se e até que ponto as ondas de radiofrequência emitidas pelos dispositivos podem ser prejudiciais, mas parece que não chegaram a uma conclusão. 

Como explica uma matéria publicada neste sábado (24) pela BBC Brasil, as ondas de radiofrequência são uma forma de radiação não ionizante, que se desprende dos raios X ou ultravioleta.

Um texto do site da Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, sigla em inglês) explica que "a preocupação é se os smartphones poderiam aumentar o risco de desenvolverem-se tumores no cérebro ou na região da cabeça e pescoço".

As ondas emitidas pelos celulares "não são intensas o suficiente para danificar diretamente o DNA ou aquecer os tecidos do corpo" e "não está claro como os celulares poderiam causar câncer". Mas estudos indicam a possibilidade de desenvolver a doença, mesmo que não seja comprovada.

A BBC explica que a Taxa de Absorção Específica (SAR, sigla em inglês) ajuda a identificar os celulares que emitem mais ou menos radiação. O índice nos permite saber que parte da radiação á retida pelo tecido humano.

Os fabricantes devem informar aos órgãos reguladores de cada país qual é o SAR - que corresponde ao uso do telefone em sua potência máxima - de seus produtos. Muitos compradores sequer verificam essa informação. Para facilitar a consulta, a Agência Federal Alemã de Proteção à Radiação listou os celulares que mais geram ondas de radiofrequência e disponibilizou ao público.

As primeiras posições da lista são o OnePlus 5T, Huawei e o Lumia 630 da Nokia. Também estão na lista o iPhone 7 (em décimo lugar), o iPhone 8 (12º lugar) e o iPhone 7 Plus (15º), além do Sony Xperia XZ1 Compact (11º), o ZTE Axon 7 mini (13º) e o Blackberry DTEK60 (14º).

Não são estipulados níveis seguros de radiação, mas o órgão de proteção ao meio ambiente na Alemanha, o Der Blaue Engel, só aprova aparelhos com um nível de absorção de até 0,60 watts por kg.

Todos os telefones listados ultrapassam o dobro do limite.

Na lista dos celulares com MENOR RADIAÇÃO, os modelos da Samsung lideram. O primeiro na lista é o Sony Xperia M5 (0,14), seguido do Samsung Galaxy Note 8 (0,17) e S6 edge+ (0,22), Google Pixel XL (0,25) e Samsung Galaxy S8 (0,26) e S7 edge (0,26).

Os modelos Moto G5 plus e Moto Z da Motorola também estão entre os que emitem as mais baixas radiações do mercado.

Para saber a quantidade de radiação que o seu celular emite, basta consultar o manual do equipamento, o site do fabricante ou o site da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FFC, por sua sigla em inglês).

As cem melhores cervejas do mundo em 2017


As melhores cervejas do mundo estão concentradas nas cidades dos Estados Unidos, da Bélgica, Dinamarca e Inglaterra, segundo o site especializado RateBeer.com. Com base nas avaliações de consumidores da bebida ao redor do mundo, o portal elabora anualmente uma lista com as 100 melhores cervejas e cervejarias. Neste ano, nenhuma delas é brasileira.

100 melhores cervejas do mundo, em ordem alfabética

7 Seven Island Brewery Citra Blast IPA – Grécia
Alchemist Heady Topper (Vermont – EUA)
AleSmith Speedway Stout (Califórnia – EUA)
Anchorage A Deal With The Devil Barleywine (Alasca – EUA)
Angry Chair Barrel-Aged Imperial German Chocolate Cupcake Stout (Flórida – EUA)
Artezan Samiec Alfa 2017 Bourbon Barrel Aged (Polônia)
Aslin Double Orange Starfish (Virginia – EUA)
Baladin Xyauyù Barrel (Itália)
Baladin Xyauyù Birra Da Divano Riserva Teo Musso (Itália)
Bell’s Black Note Stout (Michigan – EUA)
Bissell Brothers Swish (Maine – EUA)

Bokkereyder Framboos Noyaux (Bélgica)
Bokkereyder Framboos Puur (Bélgica)
Bokkereyder Framboos Vanille (Bélgica)

Bottle Logic / 3 Sons Fundamental Summation (Califórnia – EUA)
Bottle Logic Fundamental Observation (Califórnia – EUA)
Cantillon Blåbær Lambik (Bélgica)
Cantillon Lou Pepe Pure Kriek (Bélgica)
Cantillon Soleil de Minuit (Bélgica)
Cigar City Caffè Americano Double Stout (Flórida – EUA)
Cigar City Hunahpu’s Imperial Stout (Flórida – EUA)

Cloudwater Birthday DIPA (Manchester – Inglaterra)
Cloudwater DIPA – v13 (Manchester – Inglaterra)
Cloudwater NW DIPA Citra (Manchester – Inglaterra)
Cycle DOS King (Flórida – EUA)
Cycle RareR Scooop (Flórida – EUA)
Cycle Trademark Dispute – Green (Flórida – EUA)
Deschutes The Abyss (Oregon – EUA)
Epic Big Bad Baptist – Triple Barrel (Utah – EUA)
Firestone Walker 19 (XIX Nineteenth Anniversary Ale) (Califórnia – EUA)
Firestone Walker 20 (XX Twentieth Anniversary Ale) (Califórnia – EUA)
Firestone Walker Parabola (Califórnia – EUA)
Firestone Walker Rye Double DBA (Califórnia – EUA)
Firestone Walker Sucaba (Califórnia – EUA)
Founders CBS (Canadian Breakfast Stout) (Michigan – EUA)
Founders KBS (Kentucky Breakfast Stout) (Michigan – EUA)
Fremont Brew 2000 (Washington – EUA)
Fremont Rusty Nail (Washington – EUA)
Funky Buddha Last Buffalo in the Park (Flórida – EUA)
Funky Buddha Morning Wood (Flórida – EUA)
Funky Buddha Wide Awake It’s Morning (Flórida – EUA)
Goose Island Bourbon County Barleywine (Illinois – EUA)
Goose Island Bourbon County Stout (Illinois – EUA)
Hair of the Dog Matt (Oregon – EUA)
Het Anker Gouden Carolus Cuvée Van De Keizer Imperial Dark (Blauw Label) (Bélgica)
Hill Farmstead Aaron (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Birth of Tragedy (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Clover (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Damon (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Double Citra (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Double Galaxy (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Double Nelson (Vermont – EUA)
Hill Farmstead Sue (Vermont – EUA)
J. Wakefield / Abnormal Bake Kujira (750ml) (Flórida- EUA)
Kane Sunday Brunch (New Jersey – EUA)
Lervig / Hoppin’ Frog Sippin’ Into Darkness Barrel Aged (Noruega)
Lervig Brewers Reserve Barley Wine Aged in Bourbon Barrels (13%) (Noruega)
Lost Abbey Cuvee de Tomme (Califórnia- EUA)
Lost Abbey Deliverance (Califórnia – EUA)
Maine Beer Dinner (Maine – EUA)

Mikkeller Beer Geek Brunch Weasel (Dinamarca)
Mikkeller Brian BA Bourbon (Dinamarca)
Mikkeller SpontanPentadrupelBlueberry (Dinamarca)
New Glarus Serendipity (Wisconsin – EUA)
New Glarus Strawberry Rhubarb (Wisconsin -EUA)
Nómada Naturepils (Espanha)
Northern Monk / Wylam I Like To Moob It Moob It (Inglaterra)
Old Chimneys Good King Henry Special Reserve (Inglaterra)
Omnipollo / Buxton Original Maple Truffle Ice Cream Waffle (Suécia)
Omnipollo / Siren / David Strachan Lorelei – Barrel Aged Extra Maple (Suécia)
Omnipollo Noa Pecan Mud Cake – Bourbon (Suécia)
Other Half Double Dry Hopped Dream in Green (Nova York – EUA)
Pelican Mother of all Storms (Oregon – EUA)
Perennial Abraxas – Barrel Aged (Missouri – EUA)
Prairie / Evil Twin Bible Belt – Barrel Aged (Oklahoma – EUA)
Prairie Apple Brandy Barrel Noir (Oklahoma – EUA)
Prairie Bomb! (Oklahoma – EUA)
Rochefort Trappistes 10 (Bélgica)
Russian River Pliny the Elder (Califórnia – EUA)
Russian River Pliny the Younger (Califórnia – EUA)
Russian River Supplication (Califórnia – EUA)
Russian River Temptation (Califórnia – EUA)
Samuel Adams Utopias (Massachusetts – EUA)
Side Project Anabasis (Missouri – EUA)
Side Project Pulling Nails Blend #4 (Missouri – EUA)
Side Project Three Candles (Missouri – EUA)
Thornbridge Hall Bracia (Inglaterra)
Three Floyds Dark Lord Russian Imperial Stout (Indiana – EUA)
Three Floyds Dreadnaught Imperial IPA (Indiana – EUA)
Toppling Goliath Assassin (Iowa – EUA)
Toppling Goliath Kentucky Brunch (Iowa – EUA)
Toppling Goliath King Sue (Iowa- EUA)
Toppling Goliath Mornin’ Delight (Iowa – EUA)
Transient Kentuckley (Michigan – EUA)
Tree House Green (Massachusetts – EUA)
Trillium Headroom (Massachusetts – EUA)
Voodoo Imperial Breakfast Stout – Woodford Reserve Bourbon (Pennsylvania – EUA)
Westbrook Mexican Cake Imperial Stout – Maple Bourbon Barrel (Carolina do Sul – EUA)
Westbrook Mexican Cake Imperial Stout – Reserva (Carolina do Sul – EUA)
Westvleteren 12 (XII) (Bélgica)

27 de fevereiro de 2018

Miécio Tezelli e Romário em 2005

Compartilho matéria que publiquei no semanário mourãoense Entre Rios, em maio de 2005, quando destaquei a parceria Miécio Tezelli e o centroavante Romário. Confira 

Na despedida de Romário, contra a Guatemala, uma faixa se destacou durante a transmissão da Rede Globo, merecendo até uma citação do Galvão Bueno. Confeccionada pelos amigos Miécio Tezelli e Alex Dias, este atacante do Vasco, foi levada ao Pacaembu para incrementar as justas homenagens que o Baixinho recebeu. Na foto abaixo, Miécio, com um amigo, no estádio. 



SOFREDOR: Miécio, filho mais velho do palmeirense Tauillo Tezelli, escolheu sofrer torcendo pelo Mengão. Sofre duas vezes por ser fã fervoroso do Romário. Muitos são os que não gostam do polêmico atacante e isso já é motivo de muita discussão. Recentemente foi apresentado pelo amigo Alex Dias ao Romário. Conheceu, ao lado do vascaíno, um pouco das praias e muito das noites do Rio. Na foto, Miécio e seu ídolo e agora amigo Romário.



Andrea Bocelli e Caroline Campbell - Quizas, quizás, quizás


Andrea Bocelli (Lajatico, 22/09/1958) é um tenor, compositor e produtor musical italiano.

Caroline Campbell é uma violinista americana.

"Quizás, quizás, quizás", conhecida também apenas como "Quizás", é uma música de 1947 composta pelo cubano Osvaldo Farrés.

Dica do meu cunhado Paulo Schen

Os benefícios de uma posição do Ioga

Do Conscious Vibrancy . Com tradução livre desse analfabeto em inglês e medicina.


As melhores imagens captadas em super câmera lenta; vídeo


Veja os detalhes incríveis que só o "slow-motion" pode proporcionar.



Raro cardeal é filmado nos EUA – Veja!


Olhando para seu quintal em Alabama no final de janeiro, Charlie Stephenson notou algo incomum. Um estranho pássaro amarelo estava a procura de comida.

Como um observador de aves experiente, Stephenson tinha visto dezenas de cardeais no passado. Mas jamais na cor mostarda. Então, ela tirou uma foto com o iPhone e publicou no Facebook.

Stephenson disse à AL.com que já viu pássaros albinos e leucísticos, sendo que estes animais são principalmente brancos, mas aqueles que podem produzir algum pigmento são raros.

As aves canoras recebem a cor de pigmentos amarelos, laranja e vermelhos chamados carotenóides encontrados em seus alimentos, como batatas doces e cenouras.

Embora essas aves selvagens geralmente comam alimentos com pigmentos amarelos, elas podem transformar essa cor em penas vermelhas.

Mas uma mutação rara que reside nos genes do cardeal em questão pode estar bloqueando essa via de mudança de cor, diluindo o pigmento vermelho do pássaro em amarelo.


Explicação
A genética pode não ser a única coisa culpada por este cardeal amarelo. A descoloração do pássaro também pode ser um sinal de doença, disse Geoff LeBaron, diretor de pássaros de Natal na National Audubon Society, no site da organização.

LeBaron ressalta que a crista do pássaro e as penas das asas podem mostrar um certo “desgaste”, uma possível indicação de uma dieta pobre ou ambiente estressante – fatores que podem estar impedindo o pássaro de se orgulhar de sua verdadeira cor vermelha coragem.

Se o mesmo pássaro amarelo for visto no alabastro no próximo inverno, provavelmente terá uma mutação genética, diz ele.

A análise de DNA poderia resolver definitivamente esse mistério confuso, embora não haja planos para capturar o animal.


26 de fevereiro de 2018

Lojas Renascença - futebol suíço - anos 1980

Do álbum do Osvaldo Broza, foto dos anos 1980 mostra equipe de futebol suíço da Loja Renascença de Campo Mourão. 

A equipe era formada, em sua maioria, por integrantes da família Pequito, proprietária da Renascença, e de seus colaboradores. Eles sempre realizavam jogos amistosos na associação da empresa construída na Asa Leste (atualmente associação das Sementes Mourão/Agropecuária Ipê). 

Bons de bola, era duro de ganhar deles. Tive a oportunidade de jogar para eles em uma ocasião. 

As Lojas Renascença começou atuando no ramo de confecções, no ano de 1957, cresceu, passou para uma loja de departamentos, mas, assim como milhares no país, passou por dificuldades financeiras e fechou suas portas no final dos anos 1990 (não pensem que é de agora essa loucura na economia do Brasil). Sempre acompanhei minha saudosa mãe em suas compras na Renascença. Lembro de ter conhecido o Lucas ali, lembro também do atencioso e divertido vendedor Sadi, que tinha sobrancelhas que pareciam duas taturanas, e de uma vendedora que sempre nos atendia, que era fortona como a dona Salma, mas não lembro o nome dela. Minha mãe, por um bom tempo, comprava tecidos ali e fazia roupas iguais para mim e meus quatro irmãos. Bons tempos!

Beto Pequito é o atual secretário da fazenda de Campo Mourão. 

Lucas, que na verdade se chama José Carlos, meu querido amigo e companheiro de futebol de sempre, curte merecida aposentadoria como funcionário da Copel.

O artilheiro nato Valdenício, doente palmeirense (redundância!) deve estar com a cabeça inchada nesta segunda-feira. Não vou zoar, por que torcedor do São Paulo ultimamente não tem moral para brincar com ninguém.

Lojas Renascença - Campo Mourão/PR - anos 1980
em pé (da esq. para a direita): José Carlos "Lucas", Luiz Pequito, Valdemar da Silva, Mário Lima, Osvaldo Broza e Beto Pequito
agachados: Marcos Pequito, Tozé Pequito, Sérgio Pequito, Valdenício Zagoto e Chiquinho Pequito 

Duke Ellington e Ella Fitzgerald - Caravan


Edward Kennedy "Duke" Ellington (Washington, 29/04/1899 — Nova Iorque, 24/05/1974) foi um compositor de jazz, pianista e líder de orquestra estadunidense eternizado com a alcunha de "The Duke".

Ella Jane Fitzgerald (Newport News, 25/04/1917 — Beverly Hills, 15/06/1996) mundialmente conhecida como a "Primeira Dama da Canção" e "Lady Ella", foi uma consagrada atriz, cantora e compositora de jazz norte-americana.

Caravan é uma composição de Juan Tizol e Duke Ellington, de 1936.

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos em universidade federal


Pai e filha, que vivem em uma comunidade indígena no nordeste , foram aprovados e entraram juntos na universidade.

João Monte Rodrigues, de 52 anos e a filha Ester Rodrigues, de 17 anos, passaram na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eles moram na comunidade indígena dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. João é funcionário de serviços gerais em uma repartição pública.

Ele passou 34 anos longe da sala de aula até que, desempregado, ele decidiu voltar à escola em 2012.

Ele havia estudado até a 4ª série, em 1979, mas o incentivo de amigos, familiares e, posteriormente, dos professores, o fizeram voltar aos estudos.

Pai e filha estudaram em escolas públicas.

Beneficiário das ações afirmativas para a população indígena, ele conquistou a sonhada vaga no curso de Engenharia de Petróleo depois que participou do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Juntos
A filha, Ester passou na mesma universidade, no curso de engenharia ambiental.

Em entrevista ao jornal cearense O Povo, João Rodrigues disse que está emocionado com a conquista.

“Ainda nem caiu a ficha. (Ser universitário) é grande pra mim, um sonho mesmo. Acho que só vou acreditar quando entrar na sala de aula, no primeiro dia mesmo. Tô ansioso. Penso na glória do final, em conquistar uma carreira. Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”.

Após a aprovação no Sistema de Selação Unificada (Sisu), a matrícula foi feita no começo de fevereiro.

“Foi muito emocionante até porque pensaram que o meu pai estava só me acompanhando. Foi divertido”, relata Ester, sobre a ocasião de matrícula na UFC.

Vida dura
Durante a infância João não conseguiu estudar por ter de conciliar os estudos com o trabalho na roça, ou em outras atividades como faxina.

As dificuldades também se estenderam à filha Ester. Ambos estudavam juntos até meia-noite para tirar as  dúvidas que surgiam na sala de aula.

“Nessa idade, é mais cansativo, mais difícil, mas conseguimos e terminamos juntos”, contou o estudante.

Ajuda
Para conseguir finalizar a graduação, João agora espera conseguir uma Bolsa Permanência do Ministério da Educação.

Ele teme ter que largar os estudos caso não consiga assistência estudantil, já que o curso de engenharia de petróleo tem frequência integral, o impedindo de trabalhar.

Além de quilombolas e indígenas, Bolsa Permanência do Ministério da Educação também se aplica a estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Cientistas advertem sobre indícios de hackers extraterrestres

De acordo com o estudo, extraterrestres poderiam enviar mensagens para os sistemas de comunicações contendo código malicioso
   

Habitantes de outros planetas podem nos enviar mensagens "contaminadas" para "hackear" os meios de comunicações humanos. Pelo menos, é sobre essa possibilidade que adverte o estudo dos astrofísicos norte-americanos Michael Hippke e John G. Learned, publicado no site Arxiv.org

Os projetos da Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI, sigla em inglês), têm como objetivo procurar a vida em outros planetas através do uso de antenas e computadores avançados que analisam sinais eletromagnéticos de origem extraterrestre. Além disso, cientistas buscam emitir e receber mensagens codificadas do espaço sideral.

De acordo com o estudo, extraterrestres poderiam enviar mensagens para os sistemas de comunicações contendo um código malicioso. Por exemplo, ameaçando a explodir o Sol caso os humanos não concordem em cumprir suas exigências. Para argumentar sua suposição, os cientistas citaram várias mensagens registradas pelo projeto SETI.

Em 2017, o investigador Rene Haller ofereceu decifrar um fluxo de 1 902 341 bits. Após a decifração, a informação recebida foi apenas uma imagem normal em preto e branco. 

De acordo com Hippke e Learned, tal tipo de sinais pode ser decifrado em papel, neste caso, a mensagem extraterrestre não prejudica os sistemas do nosso planeta. Contudo, quando se trata de um código mais complexo, não tem como decifrá-lo sem a utilização de computadores. Os cientistas argumentam que é muito difícil "descontaminar" as mensagens provenientes do espaço.

De acordo com especialistas, os projetos da SETI ou computadores pessoais correm o risco de ser infectados por um "trojan" ou um "malware" que poderiam dar acesso a dados pessoais e ao sistema operacional para um "hacker" de nível planetário. Os pesquisadores concluíram, que "somente podemos escolher destruir uma mensagem [extraterrestre] ou assumir o risco". 
[ Sputnik ]

Curar a gripe sem medicamentos? É possível e aconselhado

Aos que ainda não se viram livres dos estados gripais e constipações, há medicamentos caseiros que ajudam a aliviar os sintomas sem que tenha de recorrer a medicamentos


   
Nariz tapado, secreção nasal, dores de garganta, tonturas, febre, dor muscular são alguns dos sintomas da gripe, que não devem ser ignorados mas que não carecem, numa primeira fase, de tratamento por medicação. A defender uma cura mais natural, o espanhol El Confidencial aponta algumas receitas caseiras por que deve optar – acompanhando bastante descanso e muita hidratação, é claro.

Canja: Este é um prato com efeitos anti inflamatórios. Uma pesquisa realizada no Japão garante que a canja de galinha ajuda a reduzir a pressão arterial. Já o Centro Médico da Universidade de Nebrasca aponta que este preparado dificulta o movimento de células do sistema imunológico que se mantêm em zonas infectadas do corpo, onde destroem vírus e bactérias.

Mel: Vários estudos analisam os benefícios do mel enquanto ingrediente que reduz a rapidez com que o vírus da gripe se reproduz. Misturada com limão, vai umedecer e suavizar a garganta. Pelo contrário, o conhecido leite com mel e limão não é aconselhado, uma vez que o leite propicia a produção de mucosas.

Gengibre: Este é o maior aliado contra o frio. As suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes fazem deste o melhor alimento contra qualquer infecção anti respiratória.

Vitamina D: Embora um ponto mais vasto que os outros ‘medicamentos’ citados, cuidar da alimentação tendo em vista a presença de vitamina D é importante, já que reduz em 50% a probabilidade de apanhar infecções respiratórias. Ovos, peixe, azeite ou frutos do bosque são alguns dos alimentos onde a vai encontrar.