Olhando para seu quintal em Alabama no final de janeiro, Charlie Stephenson notou algo incomum. Um estranho pássaro amarelo estava a procura de comida.
Como um observador de aves experiente, Stephenson tinha visto dezenas de cardeais no passado. Mas jamais na cor mostarda. Então, ela tirou uma foto com o iPhone e publicou no Facebook.
Stephenson disse à AL.com que já viu pássaros albinos e leucísticos, sendo que estes animais são principalmente brancos, mas aqueles que podem produzir algum pigmento são raros.
As aves canoras recebem a cor de pigmentos amarelos, laranja e vermelhos chamados carotenóides encontrados em seus alimentos, como batatas doces e cenouras.
Embora essas aves selvagens geralmente comam alimentos com pigmentos amarelos, elas podem transformar essa cor em penas vermelhas.
Mas uma mutação rara que reside nos genes do cardeal em questão pode estar bloqueando essa via de mudança de cor, diluindo o pigmento vermelho do pássaro em amarelo.
A genética pode não ser a única coisa culpada por este cardeal amarelo. A descoloração do pássaro também pode ser um sinal de doença, disse Geoff LeBaron, diretor de pássaros de Natal na National Audubon Society, no site da organização.
LeBaron ressalta que a crista do pássaro e as penas das asas podem mostrar um certo “desgaste”, uma possível indicação de uma dieta pobre ou ambiente estressante – fatores que podem estar impedindo o pássaro de se orgulhar de sua verdadeira cor vermelha coragem.
Se o mesmo pássaro amarelo for visto no alabastro no próximo inverno, provavelmente terá uma mutação genética, diz ele.
A análise de DNA poderia resolver definitivamente esse mistério confuso, embora não haja planos para capturar o animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário