23 de junho de 2016

Meu ídolo Ione Paulo Sartor

Sempre falei que tive o prazer de jogar ao lado dos meus ídolos no futsal. Passei anos torcendo pela Associação Tagliari e vibrando muito com as conquistas deles. Sempre joguei com a camisa número dois por causa da Itamar, ídolo mor, mas admirava todos que vestiam aquela camisa tricolor. Depois, a partir de 1979, quando pude jogar ao lado deles, Louri, Carlão, Ione, Beline e Gilmar Fuzeto, Rancho, João Miguel Baitala (sempre na memória), essa admiração só fez crescer. Com eles aprendi muito dentro e fora da quadra (já sabem, então, de quem a culpa... hehehe).

Ione Paulo Sartor foi um que sempre me ajudou, me orientou e tenho certeza que quando atuamos juntos fomos muito bem. Aliás, tenho comigo que a melhor partida que fiz representando nossa cidade foi ao lado dele, em Cuiabá, na Taça Brasil de Clubes Campeões de 1981, quando empatamos em 2 a 2 com o Monte Sinai, do Rio de Janeiro (os cariocas foram campeões invictos, só empataram conosco... venceram todos os demais. Nós terminamos em sexto lugar numa competição que reuniu mais vinte equipes do mais alto nível). Tenho certeza que só não ganhamos aquela partida por que o Ione se machucou (fez uma abertura -- escorregou -- na quadra umedecida pelo calor da noite cuiabana digna dos melhores bailarinos russos) e precisou sair. Só não sei se essa foi a melhor apresentação do Ione, por que ele se superava sempre. 

Ione reside atualmente em Curitiba. Combinamos de nos encontrar em breve para um almoço, mas também vou procurar por algum fliperama (existe ainda?), por aqui ou na capital paranaense, para relembrarmos como matávamos o tempo antes para chagar o horário de nossos jogos. 

A foto abaixo mostra meu ídolo/amigo/irmão na entrada da Disneylandia, nos Estados Unidos, em 2011. 


Los Hermanos - "Último Romance"


Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997, com a seguinte formação: Marcelo Camelo, Rodrigo Barba, Rodrigo Amarante e Bruno Medina.

Último Romance é faixa do álbum Ventura, lançado em 2003.

Sem comentários


Conheça as guitarras inspiradas e feitas com peças de carros clássicos de Ali Kat

The Pitbull Chevy
Rock'n Roll, Carros clássicos e mulheres, qualquer filme que apresente a juventude dos anos 60 esses elementos sempre estarão presentes. O começo da história do rock recheado de clássicos imortalizados por Elvis Presley, Chucky Berry, Little Richards entre outros ícones. A icônica coleção de carros de Elvis Presley de Cadillacs a Mustang provam o quanto um não vive sem o outro.

Dave Gartland conhecido como Ali Kat é criador de guitarras customizadas, ele  uniu sua profissão com sua outra paixão e utilizando de peças de carros clássicos antigos, construiu diversas guitarras estilizadas que enchem os olhos aos fãs da era mais clássica do rock.

Atento aos detalhes ele aproveita as peças dos carros e tenta ser fiel as linhas do carro que está sendo homenageado. E acreditem essas guitarras não são apenas brinquedos extravagante, em alguns vídeos disponíveis no site de Ali Kat, há diversas apresentações com essas belas guitarras.

Gartland faz uma grande variedade de guitarras, mas é suas guitarras carro que o tornaram famoso na cultura Rockabilly. Conheça mais do trabalho do artista em Alikat.

Adelaide Crows AFL.
The Hell Kat Bass
Mid-1950 Holdren Special
Iron Horse Fuel Tank Guitar
The Ali Bat Wing

Gartland também faz Motorcycle Guitars. Embora esta parece ser a extremidade traseira de uma motocicleta de corrida Ducati, é uma guitarra funcional em um suporte de guitarra personalizada.

'Forrest Gump' chinês corre 222 quilômetros para encontrar um amor


Um homem originário de Chongqing (China) ganhou o apelido de "Forrest Gump" após correr 222 quilômetros em uma rodovia que circunda Pequim, capital do país, em apenas 45 horas. O solteiro Liu Zhongjie, de 30 anos, completou a distância na expectativa de chamar atenção e encontrar um amor . A travessia de Liu foi documentada no Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter.

22 de junho de 2016

Dula em Portugal

Meu mano Dula, ao lado da esposa Silvia, está fazendo doutorado na Europa -- um pouco na Espanha, outro tanto em Portugal. De lá, de terras lusitanas, ele postou essa foto que gostei muito... Só não sei se gostei mais da correta frase ao lado ou da camiseta dele.


Fleet Foxes - "Blue Ridge Mountains"


Fleet Foxes é uma banda de Seattle, EUA, liderada pelo vocalista e guitarrista Robin Pecknold, que cresceu ouvindo discos de Bob Dylan, Neil Young, The Zombies, e dos Beach Boys. Seguindo uma linha de pop barroco, com influência folk e de rock clássico, definido como “baroque harmonic pop jams” pelos próprios integrantes, o grupo é composto por Skyler Skjelset (guitarra), Bryn Lumsden (baixo), Nicholas Peterson (bateria), e Casey Wescott (teclados).


Blue Ridge Mountains é faixa do primeiro álbum da banda, lançado em 2008. 

Pai arabe encoraja a filha a dançar


A garota reluta um pouco, mas depois é uma beleza só. Momento de paz e muita arte.


Pai arabe encoraja a filha a dançar por EvelFatalis

15 razões para visitar o Japão

Se você já visitou o Japão, sabe o quão fantástico é. Se você nunca esteve lá, confira a lista abaixo, compilada pelo site Bored Panda, sobre algumas das melhores coisas para se ver neste país asiático:

1. Sagano Bamboo Forest
A floresta de bambu situada em Arashiyama é o segundo local turístico mais popular de Kyoto. Andar pelos imponentes bosques é como ser transportado para outro mundo, e mesmo que fiquem muito lotados durante a alta temporada, não há como negar que é uma visita obrigatória para quem está na região.

2. Flores azuis do Hitachi Seaside Park
O Hitachi Seaside Park, é um lugar perfeito para visitar em qualquer época do ano, graças à sua abundância de flores da estação que transformam a paisagem em uma tela colorida. Setembro é a melhor época, já que é quando a maioria das variedades estão florescentes, mas se você quer ver esse mar azul, então não deixe de conhecer o parque em abril e maio.

3. Hitachi Seaside Park
O outono é a melhor época para visitar o Hitachi Seaside Park, um parque popular na costa leste de Honshu, a maior ilha do Japão. Demora cerca de duas horas para chegar lá através de transportes públicos a partir de Tóquio, tornando o parque um lugar ideal para uma viagem de um dia para fazer uma breve pausa da agitação da capital.

4. Wisteria Tunnel
Sempre quis caminhar por um túnel cheio de glicínias? O Kawachi Fuji Garden, localizado no extremo norte da ilha de Kyushu, é um clássico. A melhor época para visita-lo é no final de abril.

5. Shibazakura
O Shibazakura Festival é um evento anual na área dos Cinco Lagos de Fuji. Os visitantes do festival são saudados com uma vista impressionante: mais de 800 mil hastes de musgo rosas, brancas e roxas que cobrem campo após campo com o Monte Fuji ao fundo. A melhor época para ver o musgo varia a cada ano, mas o festival é realizado, geralmente, entre abril e junho.

6. Kawagoe
Essa cidade pode ser alcançada em apenas 30 minutos de transporte público a partir de Tóquio. Tente agendar sua visita para coincidir com o Festival de Kawagoe, no terceiro sábado e domingo de outubro.

7. Fushimi Inari
Fushimi Inari Shine é um dos santuários xintoístas mais importantes do sul de Quioto. O principal atrativo para turistas são os portões que atravessam as várias trilhas sinuosas em torno dos edifícios principais. É um lugar incrível para entusiastas da fotografia.

8. Natadera Temple no inverno
O templo Natadera é uma bela vista em qualquer época do ano, mas nenhuma estação faz justiça a este antigo local sagrado como o inverno. Ele possui mais de 1.300 anos de idade, tendo sido fundado em 717 por um monge budista, próximo ao Monte Hakusan.

9. Nakasendo
O Caminho de Nakasendo é um percurso a pé. Nakasendo significa literalmente “a estrada através das montanhas” e foi uma importante via de transporte no século 17. O passeio panorâmico demora cerca de 10 dias e é adequado para alguém que possa caminhar confortavelmente por mais de três ou quatro horas por vez. Vários operadores turísticos oferecem pacotes incluindo guias, comida e alojamento.

10. Festival de Luz no Bambu em Taketa
A tradição começou em 2000 como uma forma de ajudar a regular o crescimento rápido de bambu. O festival atrai turistas de todo o mundo que estão interessados em testemunhar as 20.000 lanternas em exposição por três noites a cada ano. O festival começa na terceira sexta-feira de novembro.

11. O pagode de Seigantoji e Nachi
Se você está procurando história combinada com uma paisagem de tirar o fôlego, não perca o Pagode de Seigantoji. Localizado na Prefeitura de Wakayama, Higashimuro, tem três andares de altura e é uma visão impressionante por si só. Mas o fato de que e senta ao lado de uma cachoeira de 133 metros o torna ainda mais espetacular.

12. Dia chuvoso em Osaka
Se o sol está brilhando ou vertendo chuva, há sempre algo para se fazer em Osaka. A cidade é a segunda maior área metropolitana do Japão depois de Tóquio e é bem conhecida por sua arquitetura marcante, vida noturna agitada, comida de rua, e, claro, o Castelo de Osaka. Se o tempo estiver ruim, não se preocupe, porque no meio da principal zona comercial da cidade fica Shinsaibashi-suji, uma grande rua comercial coberta.

13. Flores de cerejeira em Tóquio
A flor de cerejeira é uma das vistas mais espetaculares que o país tem para oferecer. Toda primavera, o Japão se transforma em um enorme buquê de pétalas em tons rosados.

14. Lagoa azul de Hokkaido
Hokkaido é a segunda maior ilha do Japão. Situada no extremo norte, é relativamente intocada e 40 vezes maior do que Tóquio, mas com apenas um terço da população. Se você está planejando visitar esta região encantadora, não se esqueça de passar pela Lagoa Azul (Aoiike), assim chamada por causa dos minerais que naturalmente dão essa cor à água.

15. Chureito Pagoda e Monte Fuji
Uma das melhores vistas de montanha espetacular japonesa é do pagode de Chureito, um memorial da paz construído em 1963. Você terá que subir 400 degraus, mas cada passo vai valer a pena. 
[ Revoada ]

Vídeo mostra o que acontece quando gringos provam doces brasileiros pela primeira vez


Uma das coisas mais legais quando se viaja é poder fazer uma imersão na cultura local, e isso envolve várias coisas e experiências. Uma das principais é a comida.

O que pra gente parece super normal, para muitos estrangeiros pode soar bizarro. Foi isso que o site BuzzFeed resolveu testar, ao chamar uma série de norte-americanos para experimentarem algumas comidas típicas do Brasil. Teve pipoca doce, paçoca, Itubaína, brigadeiro e geleia de mocotó.

As reações são bem divertidas, olha só:



21 de junho de 2016

Faleceu Osvaldo Matiuzzi, o Ganso

Osvaldo Matiuzzi (in memorian)
Osvaldo Matiuzzi, o Ganso, grande amigo, grande zagueiro da Mourãoense, jogador de futebol profissional, faleceu ontem em Joinvile (SC).

Descanse em paz!

Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) 1976
em pé (da esq, para a direita): Tiguera, Scarpelini, Flavião, Maninho, Ganso (in memorian), Matosinho e Zé Rosa (in memorian)
agachados: Lourival, Gralha, Mauro Rubens, Pedrinho e Flavinho

Bradesco Futsal - na Cancha Tagliari
em pé: Jorge Kawabata, Sancho Olah, Ganso (in memorian) e Zagoto
agachados: Benê, Juvenal Vieira, Dissenha e Batata

The Durutti Collumn - "Nina"


The Durutti Column é uma banda britânica de pós-punk, formada em 1978, em Manchester, por Vini Reilly (guitarra e voz), Dave Rowbotham (guitarra), Chris Joyce (bateria), Phil Rainford (voz) e Tony Bowers (baixo). A partir do segundo álbum da banda LC, de 1981, Vini Reilly tem contado com a participação regular de Bruce Mitchell na bateria e demais percussões.

Seu nome tem origem numa milícia antifascista, formada por anarquistas, da Guerra Civil Espanhola, conhecidos como "Columna Durruti", liderados por Buenaventura Durruti.

QUANDO EU CRESCER... Por José Eugênio Maciel, o Gudé

Reafirmo minha condição de fã dos textos do José Eugênio Maciel. Não sei se sou o número um, mas estou entre os primeiros talvez atrás apenas dos muitos manos dele. Olha só que delícia de texto que ele publicou em sua coluna no jornal mourãoense A Tribuna de Interior. as imagens são por minha conta...


QUANDO EU CRESCER...
“Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel”. 
William Shakespeare
As muitas reformas da casa de madeira com sótão, sobretudo do telhado não impediam que com o tempo, tempo de muita chuva, as goteiras ressurgissem. Numas dessas noites eu era um da turma a pegar panelas e vasilhas para colocar onde descia a água. Acordei mesmo com o cascudo dado pelo meu pai, antes de terminar por completo o que dissera (sem imaginar que os ouvidos dele eram bons e que estava logo atrás de mim): “Quando eu crescer e tiver a minha casa não vai ter goteira..” Já seu Eloy quase fez eu mergulhar o rosto num daqueles recipientes, disse ele: “enquanto você viver nesta casa e não tiver a sua, trate de obedecer sem reclamar”. 

Quando fazia bolos, daqueles grandões para casamento ou outras festas, a minha saudosa mãe Elza antes mesmo de iniciar os preparativos, lá estava eu na cozinha, ao redor da mesa, observando tudo atentamente. Educado e solícito como nunca e em tais ocasiões, a mãe poderia me pedir qualquer ajuda e eu estava pronto, oferecido. “Gudé, vá untar a forma com manteiga”, dizia ela. Pouquíssimas vezes e na maioria das vezes  untar é termo tão próprio de confeitaria, e próprio da minha mãe. Claro, o espicula aqui foi logo perguntando o que era untar. Como eu untei formas e formas! Tudo para poder lamber um pouquinho do leite condensado que ela deixava na lata. “Um dia eu vou crescer, trabalhar, ter o meu dinheiro e vô comprar latas e latas de leite condensado para tomar tudo!”. Era o meu sonho.

Minhas irmãs sabem bem de tal fato, tanto sabem que, em datas de aniversário ou de amigo secreto, o que ganho de presente vem sempre embrulhado junto uma lata de leite condensado, “Leite Moça”. A cada três meses, acho eu, compro uma lata. Em casa, após olhar para todos os lados e não ver perigo algum, (moro sozinho) faço dois furos na lata e tomo quase tudo. A vida é mesmo doce, A alegria minha, completada pelo carinho das minhas irmãs, não se desfaz, pois lembro da ternura da minha mãe me deixando a lata para lamber. Vida doce! Doce vida!

José Eugênio Maciel é professor, advogado e sociólogo. 

Para os políticos, e nós todos, refletirem


Claudio Duarte é pastor da Igreja Batista Brasileira. Ele é um show! De sabedoria e bom humor... 


Casa de passarinho dá wi-fi grátis quando a qualidade do ar está boa

Com apenas uma casinha em teste, empresa quer chegar ao modelo ideal até setembro, quando pretende instalar até 500 casinhas por Amsterdã

As luzes acesas indicam que o nível de dióxido de nitrogênio está dentro dos limites aceitáveis.
Assim, a casinha também libera o acesso ao wi-fi a quem estiver por perto. | Joris Lam/Facebook
Esta não é a primeira ideia que une aplicativos e formas um tanto inusitadas de medição da qualidade de ar nas cidades, mas é a primeira a recompensar os habitantes com wi-fi grátis cada vez que os níveis de dióxido de nitrogênio registram queda. A casa de passarinho TreeWiFi foi criada por um grupo de holandeses, incluindo designers, arquitetos e um engenheiro químico, e está em teste em Amsterdã, mais precisamente em frente ao escritório da turma.

Apesar da cultura da bicicleta e outras medidas de vanguarda tomadas pela cidade holandesa para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, como a recente redução de impostos para quem comprar carros elétricos, Amsterdã tirou nota “D+” na campanha “Soot-Free for the Climate!” , da União Europeia, divulgada em 2015. A nota representou não só uma queda em relação à pesquisa anterior (C-), de 2012, como também fez com que a cidade holandesa ficasse abaixo de grandes centros europeus mais populosos que ela, como Paris e Londres. Um outro levantamento de uma entidade holandesa detectou pelo menos 11 locais de Amsterdã onde os níveis de dióxido de nitrogênio geralmente excedem os limites estabelecidos pela União Europeia ( entenda melhor os riscos da poluição atmosférica).

Todos esses dados foram combustível para a ideia da TreeWiFi. A casinha é equipada com sensores que medem o nível de dióxido de nitrogênio. Quando o nível é bom – ou seja, abaixo dos 40 microgramas tolerados pela OMS –, as luzes verdes da casinha acendem e um sistema de wi-fi é desbloqueado. Com apenas uma casinha em teste, a equipe quer chegar ao modelo ideal para o equipamento até setembro, quando pretende instalar até 500 casinhas por Amsterdã, segundo informações do designer Joris Lam, um dos fundadores da TreeWiFi ao site Next City. A outro site, o CityLab, Lam disse estimar que o custo de cada casinha seja de 500 euros (ou R$ 1,9 mil), mas que está trabalhando em um equipamento mais barato. Afinal, a ideia não é apenas governamental. A ambição da turma é vender a casinha ao consumidor final, morador ou empresário, interessado em medir a qualidade do ar ao seu redor e, por que não, wi-fi.

Os dispositivos também estão ligados a um aplicativo que dá informações instantâneas sobre a qualidade do ar ao usuário e dicas de como colaborar, como, por exemplo, organizando um esquema de caronas para o trabalho com os colegas.

Ar tóxico
Confira quais são os principais poluentes do ar e quais os níveis de concentração dessas substâncias estabelecidas pela OMS como aceitáveis:

Material particulado
Considerado o principal vilão da poluição para a saúde, é formado por partículas grossas e finas que entram no sistema respiratório, atingem os alvéolos pulmonares e a corrente sanguínea. Está associado a diversas doenças, podendo chegar a causar câncer de pulmão. As partículas chamadas grossas (MP10) têm de 2,5 a 10 micrômetros. Já as finas (MP2,5), são as de 2,4 micrômetros para menos. As primeiras se formam por meio de processos mecânicos, como pó produzido pelas obras. As partículas menores são provenientes da queima de combustíveis fósseis e biomassa.

Os níveis anuais de exposição a esse tipo de material considerados aceitáveis pela OMS são de 20 microgramas por metro cúbico de ar para as partículas grossas e de 10 microgramas por metro cúbico de ar para as finas.

Dióxido de ozônio
Importante para proteger a terra dos efeitos nocivos dos raios solares, o ozônio prejudica a saúde do homem quando encontrado em grandes concentrações na troposfera. Pesquisas indicam um aumento no número de mortes por doenças respiratórias, principalmente entre as crianças, em dias que a média de concentração de ozônio no ar durante oito horas é superior a 100 microgramas por metro cúbico de ar – valor considerado aceitável pela OMS.

Dióxido de nitrogênio
Esse gás está relacionado à queima de combustíveis, principalmente os utilizados por veículos pesados, como os caminhões. A OMS estabelece 40 microgramas por metro cúbico de ar a concentração média anual aceitável para esse tipo de gás. Os efeitos sobre a saúde incluem desconforto na respiração, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares já existentes.

Dióxido de enxofre
Estudos indicam que esse poluente está associado a doenças respiratórias de crianças e a redução da função pulmonar de asmáticos. A exposição média ao dia ao dióxido de enxofre aceitável é de 20 microgramas por metro cúbico de ar.
Fonte: OMS

Veja o vídeo sobre o projeto


20 de junho de 2016

As equipes do novo campeonato interno do Clube dos Trinta

Com algumas caras novas, outras bem manjadas, começou neste domingo um novo campeonato interno do Clube dos Trinta. Confira como ficaram as equipes do evento que desviou a atenção da Eurocopa e da Copa América.

Como a minha equipe tem o Brunão, vulgo afunda barca, já vou economizando para pagar o barril.

Chave Sudeste
Minas Gerais
Aurélio, Filezinho e Beleza
Edevan, Lucas, Tomadon e Getulinho

Rio de Janeiro
Luizinho Sanepar, Luiz Portuga, Ruan, Beto Tonet
Jadinho, Jader, Martins, Aguinaldo e Mamute

São Paulo
Krisley, Gameiro, William, Hayala, Paulão e Lambari

Chave Sul
Paraná
em pé (da esq. para a direita): Cremauri, Robertinho, Esquerdinha e Brunão
agachados: Urubu, Rubinho, Edipaulo e Buiu

Santa Catarina
Flaviano, Wagner, Odair e Paulinho
Parayba, Fusca, Nogaroli e Buiu

Rio de Janeiro
Ivo, Bruno, Macedo, Versi e Fumaça
Mancha, Jair, Torinha e Pazini

O Google Photos fez uma animação com todas as fotos que tirei ontem. Gostei!


Cat Stevens - "Into White"



Cat Stevens, nome artístico de Steven Demetre Georgiou (Londres, 21/07/1948) é um cantor e compositor britânico. Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas de 1960 e 1970. Entre suas canções mais populares estão "Morning Has Broken", "Peace Train", "Moonshadow", "Wild World", "Father and Son" e "Oh Very Young". Depois de sua conversão ao islamismo adotou o nome de Yusuf Islam.

Yusuf Islam/Cat Stevens

Veja como liberar memória e ganhar espaço no seu Android


Dá pra fazer tanta coisa com o smartphone, né? Mas quando o aparelho começa a ficar com pouca memória, é comum ficar mais lento e demorar para carregar aplicativos e funções básicas.

O Olhar Digital mostra como liberar espaço na memória do seu Android.


Dá para ver o que está ocupando a memória do aparelho
Pra começar, descubra o que está ocupando espaço, assim você consegue saber o que fazer pra deixar o seu smartphone como novo! É só ir nas configurações do aparelho e depois em “Armazenamento”. Aqui é possível ver quanto espaço está sendo destinado a aplicativos, fotos, vídeos, áudios, download, entre outros.

Você também pode usar um aplicativo pra te ajudar a limpar o celular, como o CCleaner. Com ele dá para ver quanto de armazenamento interno está sendo usado e ainda fazer uma varredura na memória interna para remover o que não é útil.

Salve os arquivos na nuvem
Dá para ganhar espaço transferindo fotos e vídeos para um aplicativo de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, Dropbox e OneDrive. Lá seus arquivos ficam seguros e você consegue acessar do smartphone, tablet, notebook, sempre que quiser.

É só copiar os arquivos para o app e depois que estivem salvos, você pode apagar do smartphone. Também dá para configurar o app para transferir os arquivos direto da câmera. Prático, né?

Faça uma limpeza nas suas fotos
Você também pode fazer uma limpeza na sua galeria de fotos. Sem precisar revirar todos os arquivos até achar um que deva ser apagado, dá pra usar apps que fazem isso para você. O Gallery Doctor, por exemplo, identifica as fotos que estão embaçadas, escuras, com baixa qualidade e duplicadas. Aí é só você escolher quais podem ser apagadas e pronto!

Aumente a memória do smartphone com um cartão SD
Alguns smartphones Android permitem expandir a memória com a ajuda de um cartão microSD . Dá para guardar músicas, vídeos, fotos e documentos. Se o seu Android for antigo, dá até para armazenar aplicativos no cartão externo. Vá em Configuração e depois Aplicações. Selecione o aplicativo e clique em “Mover para Cartão SD”. Pronto!

Mas olha só, pra isso, é preciso que o sistema operacional seja uma versão até o 4.3 Jelly Bean, tá? Pra descobrir qual é sua função, vá em “Configurações”, depois em “Sobre o Telefone” e procure a versão do seu sistema.

E tem mais!

Não salve as imagens e vídeos recebidos pelo whatsapp
Quando você recebe fotos e vídeos pelo WhatsApp, os arquivos ficam salvos no álbum do celular. Para evitar que isso aconteça, entre no aplicativo e lá nas configurações clique em “Download automático de mídia”. Desmarque todas as opções de arquivos que aparecerem. Depois disso, volte para o menu anterior, escolha “Quando conectado ao WiFi” e também desmarque todas as opções. Dessa forma, só serão baixados os arquivos que você desejar.