20 de junho de 2016

Veja como liberar memória e ganhar espaço no seu Android


Dá pra fazer tanta coisa com o smartphone, né? Mas quando o aparelho começa a ficar com pouca memória, é comum ficar mais lento e demorar para carregar aplicativos e funções básicas.

O Olhar Digital mostra como liberar espaço na memória do seu Android.


Dá para ver o que está ocupando a memória do aparelho
Pra começar, descubra o que está ocupando espaço, assim você consegue saber o que fazer pra deixar o seu smartphone como novo! É só ir nas configurações do aparelho e depois em “Armazenamento”. Aqui é possível ver quanto espaço está sendo destinado a aplicativos, fotos, vídeos, áudios, download, entre outros.

Você também pode usar um aplicativo pra te ajudar a limpar o celular, como o CCleaner. Com ele dá para ver quanto de armazenamento interno está sendo usado e ainda fazer uma varredura na memória interna para remover o que não é útil.

Salve os arquivos na nuvem
Dá para ganhar espaço transferindo fotos e vídeos para um aplicativo de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, Dropbox e OneDrive. Lá seus arquivos ficam seguros e você consegue acessar do smartphone, tablet, notebook, sempre que quiser.

É só copiar os arquivos para o app e depois que estivem salvos, você pode apagar do smartphone. Também dá para configurar o app para transferir os arquivos direto da câmera. Prático, né?

Faça uma limpeza nas suas fotos
Você também pode fazer uma limpeza na sua galeria de fotos. Sem precisar revirar todos os arquivos até achar um que deva ser apagado, dá pra usar apps que fazem isso para você. O Gallery Doctor, por exemplo, identifica as fotos que estão embaçadas, escuras, com baixa qualidade e duplicadas. Aí é só você escolher quais podem ser apagadas e pronto!

Aumente a memória do smartphone com um cartão SD
Alguns smartphones Android permitem expandir a memória com a ajuda de um cartão microSD . Dá para guardar músicas, vídeos, fotos e documentos. Se o seu Android for antigo, dá até para armazenar aplicativos no cartão externo. Vá em Configuração e depois Aplicações. Selecione o aplicativo e clique em “Mover para Cartão SD”. Pronto!

Mas olha só, pra isso, é preciso que o sistema operacional seja uma versão até o 4.3 Jelly Bean, tá? Pra descobrir qual é sua função, vá em “Configurações”, depois em “Sobre o Telefone” e procure a versão do seu sistema.

E tem mais!

Não salve as imagens e vídeos recebidos pelo whatsapp
Quando você recebe fotos e vídeos pelo WhatsApp, os arquivos ficam salvos no álbum do celular. Para evitar que isso aconteça, entre no aplicativo e lá nas configurações clique em “Download automático de mídia”. Desmarque todas as opções de arquivos que aparecerem. Depois disso, volte para o menu anterior, escolha “Quando conectado ao WiFi” e também desmarque todas as opções. Dessa forma, só serão baixados os arquivos que você desejar.

Nenhum comentário: