31 de março de 2016

Sonhava com uma carteirinha de sapo. Jajá a tinha!!!

Nos anos 1970, todo adolescente almejava ter uma carteirinha de estudante. O único benefício dela era permitir que pagássemos meia entrada no cinema, mas era uma conquista e tanto. 

Não tanto como ter uma 'carteirinha de sapo', essa sim lhe dava um monte de direito: pedir carona, fiado, 'filar' cigarros, dar palpite em jogos, e qualquer conversa, pilotar aviões (dos outros) e muito mais.

Mas não era fácil consegui-la. A União Protetora dos Sapos era muito seletiva e só a concedia para poucos. Meu amigo Jajá, Antonio Jair Sequinel, era um desses felizardos. Vejam abaixo e atentem que ela tinha validade em todo o Território Nacional:




Cássia Eller - "Por Enquanto"

Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar 
Que tudo era pra sempre 
Sem saber 
Que o pra sempre 
Sempre acaba!



Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10/12/1962 — Rio de Janeiro, 29/12/2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 1990.

Foi eleita a 18ª maior voz e 40ª maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil.

Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, com apenas 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio repentino. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, já que era usuária de cocaína desde adolescente. A suspeita foi considerada inicialmente como causa da morte, porém foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após necropsia. 

"Por enquanto" é uma composição de Renato Russo, do Legião Urbana.

Jamie Foxx dá show de imitação no The Tonight Show

No programa The Tonight Show, Jimmy Fallon desafia seus convidados a imitarem outros artistas. Me diverti muito com as imitações feitas por Ariana Grande, Cristina Aguilera e, principalmente, Jamie Foxx.

James Thomas Fallon (Nova Iorque, 19/09/1974), mais conhecido como Jimmy Fallon, é um ator, comediante, músico e apresentador de televisão estadunidense. Jimmy Fallon nasceu no Brooklyn, New York e ganhou fama ao atuar no programa de comédia Saturday Night Live da rede NBC. É atualmente o apresentador do programa The Tonight Show da NBC substituindo Jay Leno.

Jammie Foxx e Jimmy Fallon
Jamie Foxx, nome artístico de Eric Marlon Bishop, (Terrell, 13/12/1967) é um ator, roteirista, produtor de cinema, comediante e músico dos Estados Unidos. É conhecido principalmente por atuar como Ray Charles no musical "Ray" (papel que lhe rendeu o Oscar de melhor ator) e como Django no filme "Django Livre", de Quentin Tarantino.

The Tonight Show, no Brasil, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir da 1 hora pelo canal GNT. 

Fotos mágicas das flores de cerejeira no Japão, pela National Geographic

Poucos lugares no mundo são tão incríveis na primavera quanto o Japão. Sua vibrante e delicada flor de cerejeira é, afinal, uma das maravilhas naturais mais majestosas da Terra!

Não há nada como passear debaixo dessas pétalas efêmeras e se maravilhar com a mãe natureza. Por isso mesmo, para celebrar a chegada da estação mais mágica do Japão, a National Geographic convidou os membros da sua comunidade a enviar suas melhores fotografias das famosas flores.

Os japoneses levam a chamada “cherry blossom” muito a sério. A Agência Meteorológica do país fornece uma previsão específica para a temporada da flor de cerejeira, que se move para o norte no que é conhecido como “zensen sakura”. As pessoas costumam acompanhar o progresso desta flor para o interior do país com entusiasmo.

Confira:

Rio Sakura

Parede branca

Terra mística

Flores de cerejeira ao anoitecer

Festival Cherry Blossom do Japão

Linha rosa

Rio Sakura

Trem na primavera

Cão e flor

A cor das culturas na primavera

Casal idoso

Na água

Túnel de flores de cerejeira

Noite mágica

Neblina

Parque Chidorigafuchi
[ Revoada ]

WhatsApp libera texto em negrito e itálico, e ganha várias novidades no Android


O WhatsApp para iOS e Android agora permite mandar texto em negrito, itálico ou riscado, o que deve abrir uma era de textões formatados no app de mensagens. A versão para Android também recebeu outras novidades, como responder mensagens a partir de uma notificação, mais novos planos de fundo.


A formatação de texto funciona no WhatsApp para iOS (2.12.17 ou superior) e Android (2.12.560 ou superior) - ela não aparece para seu destinatário caso ele tenha uma versão anterior.

Usar a formatação é relativamente simples:
- para negrito, adicione um asterisco (*) antes e depois da palavra: *teste*

- para riscado, adicione um til (~) antes e depois da palavra: ~teste~

No iOS, fica assim:


Também é possível combinar esses símbolos: por exemplo, digite _*teste*_ para inserir negrito e itálico ao mesmo tempo.


A formatação ainda não aparece no Windows Phone, nem no WhatsApp Web.


Como nota o Android Police, o WhatsApp para Android agora permite responder a mensagens usando a notificação. Ele abre uma interface suspensa para você digitar o que quiser, adicionar emojis e até gravar uma mensagem de voz.

Isso está disponível em todas as versões do Android graças a uma implementação própria do WhatsApp. (O Android N possui uma API para responder a mensagens diretamente na notificação.)


E ao tocar em uma imagem na lista de conversas ou contatos, isso seleciona o item. A partir daí, você pode realizar ações como marcar diversas mensagens como não-lidas, ou silenciar múltiplos grupos.



Além disso, indo até Configurações > Conversas > Papel de parede, você encontrará a opção "Cor sólida". Para quem prefere isso em vez de imagens por trás das mensagens, é uma boa notícia.


A versão mais recente do WhatsApp é distribuída no iOS pela App Store. Enquanto isso, no Android, é preciso entrar no programa de testes da Play Store neste link, ou baixar a versão mais recente no APK Mirror; curiosamente, ela ainda não está disponível em whatsapp.com/android.
[ Gizmodo ]

30 de março de 2016

Gráfica Ivaí Futsal - Campo Mourão - 1984

Do álbum do Antônio Paulichen, foto mostra ótima equipe de futsal formada pela Gráfica Ivaí, de 1984.

Lembro do Futrika trabalhando para a Gráfica por anos. Ele que foi um dos grandes incentivadores da modalidade me nossa cidade. 

Tenho minhas dúvidas se o segundo agachado, entre o Renatinho e o Jair, é mesmo o Milico. Clique na imagem para ampliar.  

Gráfica Ivaí Futsal - Campo Mourão/PR - 1984
em pé (da esq. para a direita): Edivaldo "Futrika" Lopes, "Repolho", Toninho Dalarosa, Calhambeque, Antonio Paulichen e João carlos "Tiguera" Marques
agachados: Renatinho Silva, Milico, Jair Procópio e Sergião Martins



Vargas Blues Band - "Blues Latino"


Vargas Blues Band é uma banda formada pelo guitarrista argentino Javier Vargas.

Hebe Camargo sofre com a velha surda na Praça é Nossa

Ronald Leite Rios, mais conhecido como Roni Rios, (Campos dos Goytacazes, 09/09/1936 — São Paulo, 16/05/2001) foi um médico veterinário, comediante e humorista de rádio e TV brasileiro.
Na década de 1960 integrou o elenco de humoristas da TV Rio e TV Record, participando da Praça da Alegria de Manoel de Nóbrega. Na década de 1970 se transferiu para a TV Tupi, onde integrava o elenco de humoristas da emissora. Participou dos humorísticos Balança Mas Não Cai, Deu a Louca no Show e Apertura.
Na década de 1980 foi contratado pela TVS (TV Studios) SBT, atuando na A Praça É Nossa, onde destacou-se por seus papéis da "Velha Surda", "Philadelpho" (o "Fifo") e o "Explicadinho".
Além de ator, Roni também trabalhava como médico veterinário e era presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários. Até 2000, ele era diretor do Sindicato dos Artistas.
Morreu de câncer linfático em 2001, aos 64 anos.


Hebe Camargo (Taubaté, 08/03/1929 — São Paulo, 29/09/2012) foi uma apresentadora de televisão, cantora e atriz brasileira, tida como a "rainha da televisão brasileira". Morreu no dia 29 de setembro de 2012 por conta de uma parada cardíaca em São Paulo.

Deu um ruim na pegadinha...




Os 10 tetos mais impressionantes do mundo

Algumas das maravilhas da arquitetura mundial exigem um pescoço bem treinado para serem admiradas.

A BBC Culture reuniu dez delas:

Castelo de Sammezzano, Leccio, Itália
O Castelo de Sammezzano hoje está desocupado e sem uso
O teto e as abóbadas hipnotizantes da “Sala Pavão” deste palácio abandonado, perto de Florença, dispensam legenda. O pavão e outras formas de vida exóticas serviram de inspiração para a decoração para o que parece ser uma infinidade de salas vazias neste edifício de sonho.

O estilo mourisco foi aplicado muitos anos depois da construção do palácio, graças ao trabalho do aristocrático arquiteto e político italiano Ferdinando Panciatichi Ximenes d’Aragona. Apesar de jamais ter visitado o Oriente, ele imaginou um mundo de formas e cores requintadas e altamente exóticas que traduziu em Leccio entre 1843 e 1889.

O palácio serviu de hotel durante boa parte do século 20, mas agora está sem uso.

Catedral de Ely, Grã-Bretanha
Catedral de Ely foi terminada em 1334 e é um deslumbrante exemplo da arquitetura medieval
Concluída em 1334 pelo carpinteiro real William Hurley, a primorosa claraboia com vigas de madeira que se suspende sobre a torre central da Catedral de Ely é um dos maiores feitos da engenharia estrutural medieval.

A partir do chão da catedral, a claraboia parece ser o centro de uma enorme estrela de oito pontas, com uma gravura de Cristo em Majestade no meio.

Construída essencialmente de oito árvores de carvalho, a claraboia de 9 metros de altura é apoiada pelas abóbadas aparentes e por uma trama de vigas ocultas.

Os vitrais, decorados com imagens de anjos no século 19, podem ser abertos. No passado, os membros do coro da catedral costumavam cantar ali.

Estação de metrô Solna Centrum, Estocolmo, Suécia
Quase todas as estações do metrô de Estocolmo exibem instalações artísticas
A atração mais sedutora do shopping center Solna Centrum, em Estocolmo, é a estação de metrô da Linha Azul, que foi instalada ali em 1975. Os artistas Anders Åberg e Karl-Olov Björk pintaram com um vermelho vibrante o alicerce rochoso exposto do átrio subterrâneo da estação.

Andar pelas escadas rolantes daqui é como ser levado a uma mítica caverna de um feiticeiro.

Desde 1957, inúmeros artistas transformaram 94 das 100 estações da capital sueca em incríveis obras de arte, justificando a fama da rede de trens de ser “a mais extensa galeria de arte do mundo”.

Provavelmente apenas o metrô de Moscou, construído em uma época anterior, pode ser atribuído com o mesmo reconhecimento.

Grand Central Station, Nova York, EUA
Durante muitos anos, teto da Grand Central Station ficou encoberto por alcatrão e nicotina
Durante décadas, o teto de zodíaco do imponente e adorado saguão da Grand Central ficou praticamente oculto sob espessas camadas de alcatrão e nicotina – resultado de uma infinidade de cigarros fumados por gerações e gerações de passageiros que transitaram pelo local.

Baseado em mapas astronômicos medievais, o teto foi pintado pelo artista francês Paul César Helleu e pelo americano Charles Basing, com uma equipe de assistentes.

Os signos do zodíaco foram desenhados em folha de ouro contra um fundo azul-esverdeado que evoca os céus noturnos do inverno da Grécia e do sul da Itália.

A obra foi limpa e restaurada, e os usuários finalmente puderam conhecê-la e admirá-la a partir de 1998.

Mesquita do Xá, Isfahan, Irã
Arquitetos recorreram a mosaicos para tornar a Mesquita do Xá mais especial
Em 1598, o xá Abbas transferiu a capital da Pérsia para Isfahan. Aqui, ele encomendou uma impressionante série de ambiciosas construções religiosas e civis.

Mas, como o único material de construção disponível imediatamente em Isfahan eram tijolos de barro cozido, os engenheiros temiam que a estética das novas obras ficaria comprometida.

Recorrendo a novas técnicas para aplicar mosaicos coloridos, eles puderam fazer a festa em suas maravilhosas decorações – executada à perfeição na Mesquita do Xá (1612-1638).

Projetados pelo mestre da caligrafia Rezza Abbasi, os azulejos azuis, amarelos, turquesa, rosas e verdes absorvem e refletem as cores desta cidade quente e bem iluminada, dando vida aos espaços sob o enorme domo azul da mesquita.

Clube de Golfe Nine Bridges, Yeoju-gun, Coreia do Sul
Colunas e vigas da 'casca' deste clube coreano foram cortadas a laser para economizar material
Projetado por Shigeru Ban, arquiteto japonês famoso por uma nova geração de construções em papel e papelão, este clube de campo inaugurado em 2010 exibe um elegante lobby.

Uma "casca" formada por uma rede de lâminas de madeira à prova de fogo e apoiada por colunas ultraleves do mesmo material constitui o teto e o telhado.

As colunas e as lâminas da casca foram cortadas a laser seguindo rígidos modelos gerados por computador, assim usando o mínimo de material possível.

A filigrana permite que o ar circule livremente pelo átrio e teve sua forma inspirada por tradicionais travesseiros feitos com tiras de bambu entrelaçadas.

O formato leve do teto é refletido na piscina, criando um efeito poético intencionalmente.

Centro Heydar Aliyev, Baku, Azerbaijão
Centro cultural em Baku foi projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid
O chão, as paredes e o teto do curvilíneo auditório deste centro cultural inaugurado em 2012 formam um conjunto em que as emendas simplesmente desaparecem.

O efeito é mágico e impressionante, como se a arquiteta, a britânica de origem iraquiana Zaha Hadid, tivesse acabado com as regras normais da construção e inventado suas próprias.

Na realidade, a complexa cobertura do auditório, feita em lâminas de carvalho, está aplicada sobre uma estrutura de aço. Isso dá a ela a rigidez necessária, enquanto faz com que o auditório dê a sensação de estar flutuando no espaço.

Há muito tempo, Zaha Hadid queria dar forma a essa arquitetura fluida. Munida das últimas tecnologias, ela conseguiu fazer isso em Baku.

Igreja de São Pantaleão, Veneza, Itália
Pintura a óleo no teto desta igreja em Veneza cria perspectivas inusitadas
Uma simples moeda de 50 centavos de euro é suficiente para poder experimentar um momento de deslumbramento. Com ela, o teto desta igreja barroca inacabada se ilumina e revela uma imagem incrível.

Uma estonteante pintura a óleo do fim do século 17 cobre 443 metros quadrados do teto, dando a impressão de continuar a arquitetura da igreja através de arcadas e de um coro de anjos alados que atravessam o céu dourado até chegarem ao Paraíso.

Essa pintura ilusionista, com suas perspectivas encurtadas, é obra de Gian Antonio Fumiani (1645-1710).

No século 19, o influente crítico britânico John Ruskin descreveu O Martírio e a Apoteose de São Pantaleão como “o mais curioso exemplo dos dramáticos efeitos vulgares da pintura”.

Ele não tem razão: revire os bolsos para encontrar outra moeda de 50 centavos de euro.

Sala da Oração pelas Boas Colheitas, Templo do Céu, Pequim, China
O Templo do Céu, em Pequim, foi erguido sem usar um prego sequer
O Templo do Céu é um vasto complexo de edifícios religiosos construídos durante o reinado do imperador Yongle (nascido Zhu Di), da Dinastia Ming.

Concluída em 1420, a Sala da Oração, com seus três terraços, evoca e representa as horas, dias, meses e estações do ano em uma arquitetura de geometria precisa e com elementos de madeira que culminam em um domo.

O templo de 38 metros de altura foi erguido sem nenhum prego. As colunas e vigas de madeira estão entrelaçadas como um gigantesco jogo de montar.

As cores vibrantes representam evocações de sorte, alegria, prosperidade e glória do império.

O templo foi destruído em um incêndio em 1889, mas foi em seguida reconstruído. Em 2008, antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, o local foi restaurado e pintado.

Igreja de St. Stephen Walbrook, Londres, Grã-Bretanha
Domo desta pequena igreja no centro de Londres mostra o melhor do arquiteto Christopher Wren
Vista a partir das estreitas ruelas da City, o coração financeiro de Londres, a igreja de St. Stephen Walbrook parece ser uma estrutura bastante modesta.

Lá dentro, no entanto, esta igreja projetada por Christopher Wren mostra ser uma das maravilhas arquitetônicas da Europa do fim do século 17.

Seu magnífico domo abobadado é sustentado por oito colunas corintianas e oito arcos pontuados por janelas.

Trata-se de um modelo menor para o domo que Wren esperava construir em seu projeto original para a Catedral de St. Paul. Mas a ideia foi rejeitada pelos representantes da Igreja Anglicana.

O domo tem 19,3 metros de altura e, apesar de feito de madeira, gesso e cobre, é impressionantemente leve.

29 de março de 2016

Handebol Feminino do Colégio Estadual, campeão dos Jeup´s 1979

Na semana passada publiquei foto da equipe masculina do Colégio Estadual de Campo Mourão que foi campeã dos Jogos Estudantis do Paraná, promovido pela União dos Estudantes Paranaenses, em 1979. Hoje é dia de mostrar a equipe feminina, que equipe!, que também conquistou o primeiro lugar da competição.

Muito forte, o time contava com três das melhores jogadoras de todos os tempos, que foram formadas em Campo Mourão: a goleira Nonô e as armadoras Márcia e Lenamar. As duas últimas chegaram até a Seleção Brasileira. Destaco as três, mas a equipe toda era muito forte.

A equipe contava exclusivamente por atletas da primeira geração de handebolistas formadas em nossa cidade, primeiro pelas mãos do professor Nelson Rodrigues e depois pelo professor Paulo Gilmar Fuzeto. 

Naquele mesmo ano, em Toledo, já sob os cuidados do Gilmar, nosso handebol conquistaria o primeiro título em um Jogos Abertos do Paraná, então a principal competição paranaense.

Lenamar, gaúcha de Colorado, mas torcedora do Grêmio, faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica, que se prepara para os Jogos do Rio 2016.

Márcia Tomadon é uma das diretoras da Secretária Estadual de Esportes e Turismo.

Acho que dessa equipe apenas a Aida, a Solange e a minha prima Jane residem em Campo Mourão.    

Colégio Estadual de Campo Mourão - Campeã Jeup´s - 1979
em pé (da esq. para a direita): Marilei "Nonô" Zanini, Lenamar Fiorese, Márcia Tomadon, Jeicilene, Solange Casali e Aida Sartor
agachadas: Silvia Cavalcante, Polina, Fátima e Rosijane Ferreira Lima

PJ Harvey e Thom Yorke - "This Mess We're In"


Polly Jean Harvey, MBE (Dorset, 09/10/1969) é uma cantora britânica, considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock da década de 1990, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.


Thomas Edward "Thom" Yorke (Wellingborough, Inglaterra, 07/10/1968) é o vocalista e compositor do Radiohead.

'This Mess We're In', canção de PJ Harvey é parte do álbum 'Stories From The City, Stories From The Sea'.

 

Padre e os dez mandamentos do preguiçoso

Sergio Roberto Garcia Leal, amigo mourãoense que atualmente reside em Itapema (SC), me enviou o vídeo abaixo via 'uatizapi' . Não identifiquei o nome do padre e nem de onde ele é.


Divirta-se. Me enquadrei em quase todos os mandamentos.


PMs ajudam menino com o dever de casa e foto da ação viraliza na internet

Garoto vive no bairro do Sambaiatuba e é auxiliado por PMs quase todo dia. Policiais se surpreenderam com a repercussão da imagem nas redes sociais.

Policiais militares ajudam menino a fazer deveres de casa quase todo dia (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Uma foto mostrando policiais militares ajudando um menino a fazer o dever de casa acabou viralizando e fazendo sucesso nas redes sociais. A cena foi registrada em março próximo a um posto policial no bairro do Sambaiatuba, em São Vicente, no litoral de São Paulo.

De acordo com o Major da Polícia Militar, Maurício Vieira Izumi, o menino vive no bairro e começou a ir até o posto quase todos os dias. “Ele acabou se afeiçoando aos PMs que trabalham no local e eles sempre o ajudam com tudo que ele pede. É um menino sensacional”, explica.

A imagem acabou fazendo sucesso no Facebook, onde milhares de internautas elogiaram as ações dos policiais e a dedicação do garoto. “Todas as noites ele vai até o posto. Alguns dos agentes colocaram até mesmo uma carteira universitária onde o menininho fica fazendo suas lições e deveres da escola”.

Praticamente todos os agentes da PM que trabalham no Sambaiatuba auxiliam o menino. Até mesmo o Major Izumi se surpreendeu com a repercussão da foto. “Nossos policiais são parteiros, médicos, professores, bombeiros, têm mil e uma utilidades", postou uma das milhares de internautas que comentaram a imagem no Facebook.

Histórico
Esta não é a primeira vez que policiais da Baixada Santista ajudam crianças de comunidades da região. Em setembro do ano passado, três PMs ficaram comovidos com a história de uma menina que não ganhou uma festa de aniversário. Os agentes se juntaram e fizeram uma festa para a garota com direito a bolo e presentes.
[ G1 ]

Dormir somente 6 horas por noite é tão ruim quanto não dormir nada, diz estudo

Reprodução: Audrey Hepburn dormindo
Você já leu aqui no site ou na revista, que não dormir o suficiente é prejudicial tanto para a sua saúde quanto para a sua produtividade. O que ninguém sabia, porém, é que dormir somente seis horas por noite é tão ruim quanto ficar sem dormir. Nesse caso, uma horinha faz toda a diferença no seu desempenho, de acordo com o estudo sobre privação do sono, publicado na revista SLEEP.

A pesquisa avaliou 48 adultos e restringiu o sono dos participantes durante duas semanas (até um máximo de quatro, seis ou oito horas por noite). Outro subconjunto foi privado de sono por três dias seguidos. Durante o experimento, os voluntários foram testados a cada duas horas (desempenho cognitivo e tempo de reação). Eles também responderam a perguntas sobre humor e como estavam se sentindo sobre a falta de sono.

Como você pode imaginar, quem conseguiu descansar oito horas por noite, teve o melhor desempenho, em média. Os indivíduos que dormiram apenas quatro horas por noite tiveram resultados piores a cada dia. O grupo com seis horas conseguiu manter os resultados por um tempo. Alguns dias depois (quase no fim da pesquisa) eles apresentaram resultados tão ruins quanto aqueles que tiveram quatro horas de sono. Resultado: seis horas de descanso é pior do que ficar dois dias sem dormir.

Dicas importantes pra você, enfim, dormir melhor:

Deixe o quarto totalmente escuro (sem luz indireta da TV, do celular e do computador) para estimular a secreção da melatonina, o hormônio do sono. A temperatura ambiente também deve estar agradável e as roupas adequadas para que você não sinta frio ou calor.

Crie uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O que funciona: banho quente, meditação, música suave, leitura e pensamentos agradáveis (mentalize um cenário paradisíaco, um encontro romântico e o que mais lhe der prazer para liberar a relaxante serotonina).

Jante três horas antes de deitar, evitando comidas calóricas. Assim, a digestão fica mais fácil.

Fumo, café e álcool são estimulantes do sistema nervoso central. Abstenha-se pelo menos três horas antes de ir para a cama.

Beba água para não ter sede no meio da noite, mas em pequena quantidade. Do contrário, terá de interromper o sono para ir ao banheiro.

Não faça atividade física no final da tarde. Para chamar o sono, o corpo precisa esfriar.

Faça sexo. Esse é o único exercício liberado imediatamente antes da hora de dormir. O orgasmo também produz endorfinas e induz o sono.

Não use medicamentos contra insônia sem indicação médica. Eles podem ter efeito bumerangue e piorar a qualidade do sono. No dia seguinte, você terá a sensação de uma leve embriaguez, correndo o risco de acidentes.
[ MSN ]

28 de março de 2016

Valterney de Oliveira no Clube 10 de Outubro - 1994

Clube 10 de Outubro Futsal
em pé (da esq. para a direita): Jair Lençone, David Miguel Cardoso, Luizinho Ferreira Lima, Renan Salvadori, Getulinho Ferrari e Tião Mauro
agachados: Thiago Riva Ferrari, Regys Panceri Cardoso, Marquinhos Tagliari Bisol, Valterney de Oliveira (sempre na memória) e Nestor Fernandez (sempre na memória)

Seu Marcolino, pai do Valtinho
Gosto muito dessa foto. Ela mostra eu ao lado de bons amigos e, principalmente, por que nela está o Valterney de Oliveira, o saudoso filho do seu Marcolino.

A equipe representava o Clube 10 de Outubro na primeira edição dos Jogos Abertos de Campo Mourão, realizada em 1994. Numa época em que não faltavam eventos inter-sociedades em nossa cidade. Getulinho Ferrari era o Secretário de Esportes. 

Valterney de Oliveira ainda muito novinho já se destacava jogando em meio aos adultos (na verdade, já éramos veteranos. Eu parei de representar a cidade em 1992). Com sua canhotinha habilidosíssima, ele logo despertou a atenção dos principais clubes paranaenses e acabou falecendo tragicamente, em um acidente de carro, quando retornava de Curitiba, onde tinha assinado seu primeiro contrato 'profissional' com a equipe de Maringá. Se não me engano um outro atleta perdeu um dos pés no acidente, em que também estava o técnico maringaense Amorim. 

O ginásio de esportes do Lar Paraná, a casa do futsal mourãoense, homenageia Valtinho sendo nomeado Ginásio de Esportes Valterney de Oliveira.

Robert Cray - "Strong Persuader"

Robert Cray (Columbus, Geórgia, 01/08/1953) é um músico estadunidense, considerado um expoente da nova safra de artistas do blues.


Começou sua carreira influenciado pelos Beatles mas, ao assistir um espetáculo de Albert Collins, resolveu seguir o caminho do blues. Ao lado de Albert Collins e Johnny Copeland registrou o já clássico álbum Showdown!. Suas músicas foram regravadas por artistas como Eric Clapton (Bad Influence) e Albert Collins (Phone Booth).