24 de junho de 2014

Complexo de vira-lata esquecido em época de Copa do Mundo


Apostei que o Brasil ganharia de Camarões por seis a zero. Quase deu, foi de goleada e com bons momentos de nossa seleção. Ou alguém acha que a 4 a 1 é um placar perigoso? 

Pior que tem!

Como disse na postagem abaixo sobre matéria do jornal Zero Hora, o "Complexo de Vira Lata" não se aplica quando o assunto é futebol. A maioria entende que somos os 'tudões' e que as partidas deveriam ser sempre de goleada e só serve se for sem tomarmos nenhum gol. Como se de outro lado não tivesse um adversário que joga o jogo da vida deles quando somos nós, os brasileiros, os adversários.

Aliás, se Camarões jogasse as outras duas partidas como jogaram ontem talvez estivessem classificados.

Não sou nenhum expert, erro a maioria dos meus palpites, mas é doído demais ver gente que nunca entrou num campo ou quadra, seja de qual esporte for, ou alguns que participaram no máximo de um interclasses, opinando na escalação do time do Felipão, xingando o fundamental Luiz Gustavo e até mesmo o Neymar, que ao lado do Robben, da Holanda, são dos dois melhores da competição até agora.

só para recordar: vejam a seleção que ganhou a Copa das Confederações há poucos meses e 'desandou' com a sensacional e vencedora Espanha
Robben 'carrega' e Holanda nas costas
Claro que essa não é a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos e, talvez, nem seja a melhor do campeonato, mas é possível ganhar, principalmente para quem joga ao lado de um torcida, aquela do estádio, que dá um show atrás do outro. 

Romário, o cara da Copa de 1994
Tem aqueles que se apegam na dependência do time brasileiro no Neymar. Mas já foi assim quando dependemos do Pelé, Garrincha, Romário e Fenômeno. Os outros foram coadjuvantes nas conquistas. Uns com mais destaque outros nem tantos. Zidane não carregou a França nas costas em 1998? Robben não leva todo o mediano time da Holanda junto com ele? e o Messi? Então!

Sim, o Brasil pode não ser campeão e isso não será o fim do mundo. No futebol, ao contrário do basquete e do vôlei onde o melhor sempre ganha, há o imponderável e um erro individual ou de arbitragem pode mudar o resultado de um jogo. Já vi muito jogo em que um time infinitamente inferior acabou vencendo o superior (lembram de Brasil 2, Itália 3 na Copa de 1982 na Espanha).

Teoria da Conspiração
Iniesta, Messi e Xavi
Pior do que palpitar no que você pouco entende, são aqueles que creem nas piores teorias de conspiração possível. Já teve quem afirmou e republicou nas redes sociais que a Espanha foi eliminada na primeira fase por que se vendeu em troca do título da próxima Copa. Alguém já se deu conta de quanto perde cada um desses jogadores ao ser eliminado de cara do principal campeonato esportivo do mundo? Quanto é preciso para se comprar a honestidade de craques como Iniesta e Xavi. Teve um maluco que postou que só para o Iniesta foi dada a quantia de R$ 750 mil euros. Pô cara, ele ganha isso em duas semanas de trabalho no Barcelona. Felipão e Neymar não param de aparecer em nossas televisões, é propaganda de carro, TVs, supermercados... imaginem se ganharem a Copa! Mesmo assim, tem aqueles que entendem que é possível eles se venderem e perderem a chance de ganhar ainda mais dinheiro, além da admiração de milhões de conterrâneos e simpatizantes pelo mundo todo.

Nenhum comentário: