24 de fevereiro de 2014

Dez filmes para assistir antes do vestibular

Do: O Globo

Professores de história e geografia sugeriram ótimos títulos, todos recheados de informações que podem ser muito úteis na hora do vestibular.

"O ano em que meus pais saíram de férias" - (2006) Direção de Cao Hamburger
O filme narra a história de uma criança de 12 anos, que adora futebol e, na Copa de 1970, vê o seus pais, militantes políticos, terem que fazer uma "viagem forçada".




"Os miseráveis" - (2012) Direção de Tom Hooper
O filme se baseia na obra homônima de Victor Hugo, publicada em 1862. Na trama do grande dramaturgo francês, a Paris do início do século XIX, aparece cheia de mendigos, fétida, insalubre e prestes a se rebelar contra a tirania dos reis absolutistas. Um bom entretenimento para se compreender a história francesa, na primeira metade do século XIX.




"O menino do pijama listrado" - (2008) Direção de Mark Herman
A trama se passa quase toda em um campo de concentração nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Um filme interessante porque mostra os horrores do holocausto a partir da amizade entre uma criança judia e outra alemã.




"Lincoln" - (2012) Direção de Steven Spilberg
A história se passa na Guerra de Secessão. Uma boa pedida para quem deseja conhecer a trajetória dos EUA no século XIX.




"Guerra de Canudos" - (1997) Direção de Sérgio Rezende
O filme narra "um dos maiores dramas da História do Brasil, que foi a guerra de sertanejos contra as injustiças do poder público no alvorecer da República". A trama traz como pano de fundo o drama de uma família dividida entre acompanhar Conselheiro na sua marcha ou continuar submetida à condição de miséria. (não encontrei trailer no You Tube)
"O Pianista" - (2002) Direção de Roman Polanski
Esta bela produção é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Obra didática, pois aborda todas as etapas do extermínio nazista.




"O nome da rosa" - (1986) Direção de Jean-Jacques Annaud
O filme proporciona uma imersão na Idade Média. A trama é importante por retratar o período do Renascimento, movimento cultural que irá resgatar valores antropocêntricos e racionais que entraram em choque com o teocentrismo e o dogmatismo da Igreja Católica.




"Adeus, Lenin!" - (2003) Direção de Wolfgang Becker
O filme aborda, por meio do olhar de um jovem, a queda do Muro de Belim e a reunificação da Alemanha, enfatizando a derrocada da Alemanha Oriental.




"Pão e rosas" - (2000) Direção de Ken Loach
Neste filme, o politizado cineasta britânico Ken Loach aborda as questões que envolvem os imigrantes na sociedade norte-americana, com destaque para os mexicanos, que sofrem com a precarização das relações de trabalho, típica do neoliberalismo. A produção também mostra como a fragilidade da organização sindical torna esses grupos ainda mais vulneráveis ao cenário da superexploração.




"Nascido em 4 de julho" - (1989) Direção de Oliver Stone
Filme que tem a Guerra do Vietnã (1959 a 1975) como pano de fundo. A trama inicialmente exalta o “American way of Life” (estilo americano de vida), para depois fazer uma crítica contundente a esse modelo. A narrativa expõe os problemas das relações geopolíticas que a nação constituía, permeadas pelas questões dramáticas às quais os soldados eram submetidos na guerra.




Nenhum comentário: