3 de janeiro de 2014

Os 30 filmes mais aguardados de 2014

Destaques do ano incluem cotados ao Oscar, franquias de ação 
e novos trabalhos de diretores consagrados

Começou 2014, um ano que promete ser movimentado no cinema. O iG separou os principais destaques, dos cotados ao Oscar que começam a chegar às salas em janeiro às várias sequências de franquias de sucesso, além dos novos longas de diretores consagrados.

Cotados ao Oscar

Imagem do filme "O Lobo de Wall Street" - foto: ilustração
Como sempre, o início do ano concentra as estreias de filmes que são fortes candidatos a uma indicação ao Oscar. Entre os que devem ser lembrados pela Academia está "O Lobo de Wall Street", nova parceria entre o diretor Martin Scorsese e o ator Leonardo DiCaprio. O roteiro é baseado no livro de memórias do ex-corretor Jordan Belfort, envolvido com drogas e crimes financeiros. 

Campeão de indicações ao Globo de Ouro, "Trapaça", de David O. Russell, também está entre os mais aguardados do ano. O diretor repete a parceria com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, estrelas de "O Lado Bom da Vida", neste filme de gângster que também tem Christian Bale e Amy Adams no elenco.

Adams ainda atua em "Ela", novo filme de Spike Jonze, que se passa em um futuro próximo. Joaquim Phoenix é Theodore, um homem solitário que sofre com o fim de um relacionamento e decide conhecer um sistema operacional que promete ser uma "entidade" intuitiva e única. O serviço o faz conhecer Samantha (Scarlett Johansson), uma voz feminina pela qual se apaixona.

Premiado em Cannes e exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, "Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum" finalmente chegará ao circuito comercial. No melancólico filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, o talentoso Oscar Isaac interpreta um músico que tenta alcançar o sucesso na cena folk da Nova York dos anos 1960.

Heróis nas telas

A aposta de Hollywood em filmes de super-herói não parece perder fôlego em 2014. A Marvel põe suas fichas em "Capitão América - O Soldado Invernal", continuação do filme de 2011. No novo episódio, Chris Evans volta a vestir o uniforme vermelho, azul e branco depois que um colega de S.H.I.E.L.D. é alvo de ataque.

Imagem do filme "X-Men - Dias de um Futuro Esquecido"
foto: ilustração
Também muito aguardado é "X-Men – Dias de um Futuro Esquecido", sétimo filme da franquia da Marvel sobre o grupo de mutantes. Personagens de diferentes épocas das histórias em quadrinhos serão reunidos nas telas, numa batalha conjunta para mudar o passado e salvar o futuro.

"O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro" é outro destaque, com Andrew Garfield e Emma Stone de volta aos papéis principais, agora enfrentando um vilão interpretado por Jamie Foxx. Outros dois filmes do super-herói estão programados para 2016 e 2018.

Franquias, remakes, sequências

Também não faltarão novos episódios de franquias de ação, fantasia e até humor em 2014. O diretor brasileiro José Padilha, de "Tropa de Elite", é responsável por um dos longas mais aguardados do ano: "Robocop", remake do clássico de 1987.

Entre as continuações, destaque para "Planeta dos Macacos: O Confronto", que se passa oito anos após os acontecimentos do filme de 2011 ("A Origem"). O frágil acordo de paz entre macacos geneticamente evoluídos e serem humanos é quebrado por um novo conflito que determinará a espécie dominante na Terra.

Sylvester Stallone volta a liderar um time peso pesado de atores de ação em "Os Mercenários 3". O elenco incluirá Jason Statham, Nicolas Cage e Jackie Chan, além do astro Harrison Ford, que substituirá Bruce Willis após desacordo sobre cachê.

Willis estará, porém, em "Sin City: A Dame to Kill For", sequência do sucesso de 2005. Frank Miller e Robert Rodriguez se unem novamente para levar o universo dos quadrinhos às telas, com a ajuda de parte do elenco antigo (Jessica Alba, Rosario Dawson, Mickey Rourke) e reforços como Eva Green e Josh Brolin.

A longa jornada de Bilbo Bolseiro para recuperar o Reino dos Anões de Erebor das mãos do dragão Smaug chegará ao fim em 2014, com a estreia de "O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez", última parte da trilogia dirigida por Peter Jackson.

"Jogos Vorazes - A Esperança" também aproxima do fim a franquia estrelada por Jennifer Lawrence. Trata-se do primeiro de dois filmes que levam às telas o último livro da trilogia criada pela escritora Suzanne Collins.

O ano de 2014 ainda marca a volta de dois personagens bastante conhecidos do público. "Debi e Lóide 2" reunirá Jim Carrey e Jeff Daniels para comemorar os 20 anos do filme original sobre dois homens extremamente estúpidos que se envolvem em uma série de confusões.

Diretores celebrados

Imagem do filme "Ninfomaníaca"
foto: ilustração
Vários cineastas importantes lançarão novos filmes em 2014, a começar por Lars Von Trier, que logo em janeiro mostra a primeira parte de seu polêmico "Ninfomaníaca" (a segunda chega aos cinemas brasileiros em março). O longa acompanha a trajetória de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma autodiagnosticada viciada em sexo.

Os irmãos Lana e Andy Wachowski terão a chance de provar que são mais do que "Matrix" com seu novo filme, "O Destino de Júpiter". A dupla parece seguir na linha ousada que lhe deu fama: Channing Tatum é um ex-caçador militar geneticamente modificado e Mila Kunis é uma garota cuja assinatura genética a permite herdar algo extraordinário e que pode mudar o universo.

Também conhecido pelos filmes desafiadores, Darren Aronofsky lidera a onda de filmes bíblicos com "Noé", estrelado por Russel Crowe e Jennifer Connelly. Ridley Scott é outro diretor que apresenta sua versão de uma história religiosa com "Exodus", no qual Christian Bale interpreta Moisés. Ambos serão um bom teste para saber a reação do público a filmes do gênero.

David Fincher volta aos cinemas em 2014 com "Gone Girl", versão para o cinema do best-seller "Garota Exemplar", de Gillian Flynn. Ben Affleck e Rosamund Pike atuam no thriller sobre o desaparecimento de uma mulher no dia de seu aniversário de casamento.

O suspense também dá o tom do novo filme de Paul Thomas Anderson, "Inherent Vice", no qual retoma a parceria com Joaquim Phoenix. O ator interpreta Larry "Doc" Sportello, um detetive que investiga o desaparecimento da ex-namorada na Los Angeles dos anos 1970.

Já Christopher Nolan dá um tempo dos filmes de super-heróis e se dedica à ficção científica em "Interstellar", sobre um grupo de pessoas que consegue superar limitações humanas e viajar no tempo. No elenco, Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain.

Dois atores-diretores também voltam às telas em 2014. George Clooney estrela e dirige "Caçadores de Obras-primas", sobre um grupo de homens e mulheres responsáveis por rastrear material de valor artístico roubado por nazistas durante a Segunda Guerra. Woody Allen mantém a média de um filme por ano com "Magic in the Moonlight", comédia romântica na qual elege nova musa: Emma Stone.

Astros na tela

Entre os astros que devem ter papéis de destaque em 2014 está Angelina Jolie, estrela de "Malévola". Trata-se de uma versão da história de A Bela Adormecida contada pela pespectiva da vilã: a bruxa que lançou o feitiço.

O marido de Jolie, Brad Pitt, é a estrela de "Fury", longa de David Ayer sobre um grupo de militares que enfrenta uma missão quase impossível nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. O título se refere ao nome do tanque de guerra operado por eles.

Imagem do filme "No Limite do Amanhã"
foto: ilustração
Mantendo seu foco em filmes de ação, Tom Cruise é a estrela de "No Limite do Amanhã", novo de Doug Liman, bem-sucedido com a série Bourne. Cruise é um soldado que revive uma série de vezes o último dia de uma dura batalha contra alienígenas.

Jennifer Lawrence tem um terceiro lançamento de peso em 2014 - e novamente ao lado de Bradley Cooper. Em "Serena", de Susanne Bier, os dois são um casal que passa por dificuldades na Carolina do Norte durante a Grande Depressão.

Já Johnny Depp estrela o drama "Transcendence", estreia na direção de Wally Pfister, responsável pela fotografia dos filmes de Christopher Nolan. O astro interpreta um cientista que se dedica à pesquisas sobre inteligência artificial, e que enfrenta a oposição de grupos antitecnologia.

Destaques nacionais

Imagem do filme "Tim Maia"
foto: ilustração
Dado o sucesso de cinebiografias de cantores como Cazuza e Renato Russo, é grande o potencial de "Tim Maia", de Mauro Lima, nas bilheterias do País. A adaptação do livro "Vale Tudo" tem no elenco Robson Nunes, Babu Santana, Cauã Reymond e Alice Braga.

Coprodução entre Brasil e Alemanha, "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, foi inspirado na canção "Heroes", de David Bowie. Ayrton (Jesuita Barbosa) é um jovem apaixonado por motos que decide procurar o irmão desaparecido, Donato (Wagner Moura).

Veja quando estreiam os filmes mais aguardados do ano:

10 de janeiro
"Ninfomaníaca - Parte 1" (segunda parte em março)

24 de janeiro
"O Lobo de Wall Street"
"Trapaça"

7 de fevereiro
"Ela"

14 de janeiro
"Caçadores de Obras-primas"

21 de fevereiro
"Robocop"

Fevereiro (sem data)
"Inside Llewin Davis: Balada de um Homem Comum"

14 de março
"Tim Maia"

28 de março
"Serena"

4 de abril
"Noé"

11 de abril
"Capitão América – O soldado Invernal"

18 de abril
"Transcendence"

1º de maio
"Praia do Futuro"

2 de maio
"O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro"

23 de maio
"X-Men – Dias de um Futuro Esquecido"

30 de maio
"Malévola"
"No Limite do Amanhã"

25 de julho
"Planeta dos Macacos - O Confronto"

8 de agosto
"Jupiter Ascending"

15 de agosto
"Magic in the Moonlight"

22 de agosto
"Os Mercenários 3"

26 de setembro
"Sin City: A Dame to Kill For"

31 de outubro
"Fury"

7 de novembro
"Interstellar"

14 de novembro
"Debi e Lóide 2"
"Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1"

19 de dezembro
"O Hobbit – Lá e de Volta Outra Vez"

25 de dezembro
"Exodus"

Sem data
"Gone Girl"
"Inherent Vice"


Nenhum comentário: