Os tablets estão cada vez mais presentes no mercado, mas ainda há consumidores em dúvida sobre um ponto crucial do uso desses produtos: a Internet. Afinal, como fazer para se conectar à rede utilizando um gadget desse tipo? Tudo depende das configurações de cada tablet, e o TechTudo explica o porquê.
O tablet da Nokia, Lumia 2520 (Foto: Allan Melo/TechTudo) |
Basicamente, há dois tipos de tablet em termos de conectividade web: os Wi-Fi, que são aqueles em que só é possível acessar redes sem fio, e os Wi-Fi + 3G, quando, além das conexões wireless, o usuário também pode utilizar chips de operadoras de telefonia para navegar na web, como se tivesse um smartphone.
Tablets Wi-Fi - Os tablets Wi-Fi, normalmente, são mais baratos e só oferecem ao cliente uma única forma de conexão: acessar uma rede criada por um modem ou roteador que possibilite a conexão sem fio. O consumidor pode usá-lo em casa, se tiver uma Internet banda larga wireless, ou em locais onde há pontos de acesso Wi-Fi.
Essa é uma boa opção para quem tem Wi-Fi em casa e não pretende levar o tablet para a rua. Para conectá-los, basta acessar as configurações do aparelho, procurar a aba de Wi-Fi e ativar a busca por redes. Uma lista de conexões deverá ser exibida e o usuário terá que escolher em qual delas quer entrar.
Uma solução interessante para quem já possui um smartphone com planos 3G pode ser a utilização da tecnologia de compartilhamento da rede de dados para criar uma rede sem fio e disponibilizá-la para conexão no tablet. Assim, quando estiver com os dois, você também poderá se conectar no tablet mesmo que no local não haja nenhuma rede Wi-Fi.
Tablets Wi-Fi + 3G - A grande diferença desses produtos é ter um slot para um chip de uma operadora, como de um telefone celular. Com isso, o consumidor poderá se conectar com seu tablet à Internet de qualquer lugar, sem depender de redes sem fio e sem precisar realizar qualquer tipo de configuração.
Bastará colocar o chip, aguardar a autenticação e, caso o sinal esteja bom na sua área, começar a aproveitar. Essa é a melhor opção para quem precisa utilizar o tablet a todo o momento, independente de onde estiver. Porém, como nos celulares, os planos com 3G para navegação são pagos de acordo com o consumo de dados. Logo, se você utilizar bastante a Internet móvel no tablet, terá que ter um plano mais caro.
Uma boa solução para isso é alternar entre o 3G e o Wi-Fi, deixando o primeiro só para locais onde não haja conexões sem fio gratuitas ou, então, para casos em que você não quiser compartilhar dados em redes públicas sem fio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário