Ele já teve glamour, mas hoje conhecemos todos os riscos
Quem já assistiu ao seriado, Mad Men, que se passa nos anos 60, deve ter se impressionado com a liberação geral do cigarro. Fumar era chique, glamouroso, necessário e in. As atrizes de Hollywood fumavam e os soldados no front também. Os executivos bem sucedidos fumavam e até o pediatra fumava enquanto examinava as crianças. Naquela época ainda não se sabia o mal que o cigarro fazia.
Hoje, não só sabemos, como somos bombardeados por todo tipo de informação sobre o que o cigarro pode provocar. Além disso, a campanha antitabagismo cresceu tanto que não se pode mais fumar em lugar algum. O glamour do cigarro foi confinado a guetos sem nenhum charme ou elegância. Os fumantes tem que enfrentar frio, calor, chuva, vento ou neve para poder fumar na área externa dos restaurantes, aeroportos, empresas e hotéis. E ainda sofrem rejeição e desaprovação do restante da sociedade não fumante. Mas ainda assim, as pessoas continuam fumando. Menos é verdade, mas continuam.
Até entendo os mais velhos que adquiriram esse vício quando ainda não se sabia tudo que ele provocava, mas os mais jovens! Com todas essas informações! Com toda essa dificuldade para fumar! Parar de fumar é difícil, mas não é impossível, é uma decisão interna e solitária, mas circundada de ajuda por todos os lados. Busque essa ajuda e você vai se encantar com a recuperação da sua qualidade de vida.
Você não vai aspirar mais de mil fatores intoxicantes diariamente, várias vezes por dia. Vai respirar melhor. Ter mais fôlego, disponibilidade e energia. O olfato vai sentir o cheiro das flores, dos perfumes, dos temperos e o paladar o sabor real dos alimentos. A luz vai iluminar a pele, os dentes voltarão a ficar brancos e o hálito não vai ter cheiro de cinzeiro! E isso é só o que dá para ver por fora. Já imaginou o que acontece dentro de você quando você para de fumar?
Eu fumei durante muitos anos e sei o que estou dizendo. Sua vida vai se dividir em “antes do cigarro” e “depois do cigarro”. E se você vier com aquele argumento de que a adora fumar eu posso te garantir que não fumar é muiiiiiiito melhor! Vai por mim! Antes que seja tarde demais!
Patricya Travassos escreve todas as quintas-feiras no site do GNT
Nenhum comentário:
Postar um comentário