3 de setembro de 2012

Narguilé: uma hora de uso equivale a fumar 100 cigarros

Imagem ilustrativa / Foto: Flickr Paul Lowry
Ver um grupo batendo papo em torno de um narguilé já não é cena incomum no Brasil. A popularidade do cachimbo de origem oriental chamou a atenção do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que incluiu o produto na última Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, existem cerca de 300 mil consumidores de narguilé no país. Mas engana-se quem pensa que este tipo de fumo é inofensivo. De acordo com pesquisadores do Inca, uma hora de uso equivale a fumar 100 cigarros.

Fumante inala mais fumaça com narguilé
Para a instituição, o consumo deste tipo de produto do tabaco pode ser ainda mais prejudicial do que o próprio cigarro. Durante o uso do narguilé, o fumante inala fumaça por um período muito maior do que quando fuma um cigarro tradicional. Segundo o Inca, o volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1000 ml em uma hora, enquanto as tragadas do cigarro alcançam de 30 a 50 ml, em um período de cinco a sete minutos.

O fumo do narguilé, assim como qualquer outro derivado do tabaco, contém nicotina e as mesmas 4700 substâncias tóxicas presentes no cigarro convencional. E o potencial para causar dependência é o mesmo. Análises recentes ainda comprovaram que a fumaça do narguilé apresenta concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas, quando comparado ao cigarro. O carvão em brasa, inserido no cachimbo, produz moléculas cancerígenas que não são encontradas no cigarro, elevando os riscos à saúde.

Consumo é alto entre universitários da área de saúde
Entre os universitários da área de saúde, o narguilé é quase uma unanimidade. De acordo com a pesquisa realizada pelo Inca, cerca de 55% dos estudantes de São Paulo, Brasília e Florianópolis afirmaram fazer uso regular do cachimbo. Quando analisados apenas o resultado de São Paulo, o percentual salta para alarmantes 80%. (Via: Saúde GNT)

Nenhum comentário: