17 de julho de 2012

Cinco razões para malhar no inverno

Você sabia que queima mais calorias em dias frios?
 
No inverno você sente muita preguiça de malhar e tudo que quer é correr para um edredom quentinho? Abandonar a academia nesse período é um péssimo negócio se você pretende encarar o biquíni com confiança quando o verão chegar.  A seguir, confira cinco motivos para não abandonar a academia – a corrida ou seu esporte favorito – nesse inverno:

Os resultados do treino não são instantâneos
De acordo com o personal trainer Daniel Guimarães, coordenador nacional de atividades coletivas da academia BodyTech, “não é recomendado esperar para se preocupar com a exposição do corpo no verão apenas quando o clima esquenta. Em geral, os resultados do treino levam três meses para aparecer, mas cada pessoa responde de uma forma e pode demorar mais ou menos tempo”.
 
Em dias frios você queima mais calorias
Isso mesmo! Daniel explica que “no inverno, o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido”. Isso acontece com o corpo em repouso ou durante a prática de exercícios físicos. Segundo Isa Bragança, cardiologista especializada em medicina do esporte e diretora da clínica médica desportiva Cardiomex, o tempo frio também é mais propenso a provocar lesões. “No inverno é muito importante investir no aquecimento antes e depois da atividade física. Antes de iniciar o exercício, recomendo de 15 a 20 minutos de caminhada ou bicicleta. No final do treino é preciso fazer mais dez minutos de aquecimento, além de alongamento.
 
Você mantém o nível do seu condicionamento físico
Faltar aulas ou abandonar o treino é a pior opção para quem deseja construir um corpo bonito e saudável. “Sair da academia no inverno significa que seu rendimento e performance irão diminuir quando você retornar. Todos os benefícios ganhos durante os meses anteriores, como aumento de força, tônus muscular e melhora do condicionamento cardiovascular são perdidos rapidamente quando você deixa de praticar atividades físicas regulares”.
 
O tempo frio favorece a prática de atividades intensas
Algumas aulas exigem mais do organismo e fazem transpirar, mesmo no frio. Encarar uma hora de spinning ou muay thai pode ser muito mais agradável durante o inverno do que em dias de calor escaldante. Atividades ao ar livre também ficam mais agradáveis. Só tome cuidado com o excesso de roupas. ”Treine com roupas apropriadas para exercícios físicos. Usar muitos agasalhos pode provocar o superaquecimento do corpo”, explica Daniel.
 
Você pode saborear um fondue com menos culpa
Ok, não estamos querendo dizer que ele não engorda, mas se você vai se render a um fondue, é melhor que não se sinta culpada. Frequentando a academia regularmente você pode se dar a esse luxo, sem acabar com o esforço de um ano inteiro. E se pintar aquela preguiça de levantar às seis da manhã para malhar durante o inverno? Vá para a academia em outro horário! “Durante o inverno o dia demora mais a clarear e ir para academia no escuro pode ser sacrificante para algumas pessoas. Passar a treinar no horário do almoço ou após o trabalho já é uma boa forma de resolver a questão, sem precisar abrir da atividade física nesse período”, explica Daniel Guimarães. (via: GNT Saúde)

Nenhum comentário: