
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% dos casos totais de cânceres. Só neste ano, estima-se que sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. E vale ressaltar que sua taxa de incidência é seis vezes maior nos países desenvolvidos que nos países em desenvolvimento.
O câncer de próstata é incomum em homens entre 40 e 50 anos. Porém depois dessa idade torna-se mais comum a cada década que passa. Por isso, fazer exames de detecção precoce após essa idade é importante. Quanto mais precocemente se diagnosticar um tumor, maior são as chances de cura.
As opções de tratamento, merecem destaque as cirurgias, quimioterapias, terapias hormonais e terapias imunes. Mas, infelizmente, todos esses tratamentos estão associados a complicações ou a efeitos colaterais graves.
A coordenadora da pesquisa, a médica Supriya Bavadekar testou um dos componentes do orégano, a substância carvacrol, em células cancerosas de próstata. O resultado foi: o carvacrol induziu apoptose (termo científico para morte celular programada, que é um tipo de autodestruição celular ordenada) nas células doentes.
Agora, Bavadekar tentará entender como a substância faz isso. “Sabíamos que o orégano possuía propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas seus efeitos sobre células cancerosas eleva seu status”, conta a médica.
Portanto, aos homens que forem comer a próxima pizza, não esqueça de sugerir com muito orégano. Também pode ser usado em outros pratos. (Fonte: hypescience.com)
Diabetes
Pesquisadores descobriram os benefícios do orégano para o tratamento contra diabetes tipo 2, a partir de um extrato feito à base da especiaria.
Pesquisadores descobriram os benefícios do orégano para o tratamento contra diabetes tipo 2, a partir de um extrato feito à base da especiaria.
Em um estudo realizado pela Universidade de Franca, no interior de São Paulo, o orégano manteve o equilíbrio do nível de açúcar no sangue, mas evitando que baixe excessivamente - como provocam alguns medicamentos existentes no mercado.
O responsável por esse efeito benéfico é uma substância chamada ácido rosmarínico, que aparece em grande quantidade no tempero. (Fonte: veja.abril.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário