22 de fevereiro de 2008

Música da Semana

Geraldo Vandré – Arueira

Para ouvir clique aqui

Geraldo Vandré é paraibano, nasceu 12/09/35. Em 1965 defendeu "Sonho de um Carnaval", de Chico Buarque, no I Festival de MPB da TV Excelsior. No ano seguinte vence a segunda edição do mesmo festival com "Porta-Estandarte". Sua música "Disparada", interpretada por Jair Rodrigues, empata em primeiro lugar com "A Banda" de Chico Buarque no Festival da TV Record de 1966. No ano de 1968 "Caminhando (Pra Não Dizer que Não Falei de Flores)" conquista o segundo lugar no festival da TV Globo, apesar de ser favorita do público, perdendo para "Sabiá" (Chico Buarque/ Tom Jobim). Com a promulgação do AI-5 e o acirramento da ditadura, foi exilado, e morou no Chile, França, Argélia, Alemanha, Áustria, Grécia e Bulgária nos 4 anos que ficou fora do Brasil. Vandré tornou-se uma espécie de "mito" da resistência à ditadura, por ter ficado sem fazer shows no Brasil desde 1968.

3 comentários:

Ricardo disse...

Neste festival (1968), o público vaiou muito os jurados por terem escolhido a música "Sabiá", de ninguém mais do que Chico Buarque e Tom Jobim. Foi quando Geraldo Vandré soltou a celébre frase: "a vida não se resume em festivais", muito aplicável até os dias de hoje, quando damos mais importância à forma do que ao conteúdo dos gestos.

Anônimo disse...

Vandré é um dos maiores gênios da MPB.
Valeu, gostei da lembrança
Charles

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Adorei seu blog, muito profissional, fiquei um tempo por aqui, muito bom, adoro Vandré, e aquele filme do clã, a fotografia é maravilhosa.Parabéns.Meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com