23 de outubro de 2014

Handebol mourãoense terá noite de gala para comemorar 40 anos da modalidade na cidade

Do CRN1, em 22/10/2014 

Um café da manhã com a presença de alguns dos principais nomes da imprensa mourãoense foi realizada nesta terça-feira, dia 21, na Padaria Fiorella, para o lançamento oficial de um evento que será realizado em maio de 2015: a Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão – 40 anos.

foto: Ilivaldo Duarte
Os idealizadores do evento contaram que a iniciativa buscas resgatar a história da modalidade em nossa cidade, principalmente os primeiros anos da chegada do esporte nas quadras esportivas mourãoenses, no início dos anos 1970. 

Segundo Idevalci Maia, o professor Idê, um dos organizadores, o handebol já era praticado nas escolas de Campo Mourão desde 1973, mas foi apenas em 1975 que a modalidade começou a ter a mesma atenção que o futsal tinha dos dirigentes e torcedores mourãoenses. Desde então, com a chegada do próprio Idevalci, oriundo de Terra Boa, de Nelsinho Rodrigues, de Nova Esperança, e Erivaldo “Negão” de Oliveira, de Moreira Sales, todos eles professores de educação física e atletas, o handebol passou a ser disputado como esporte de alto rendimento, colhendo ótimos resultados estaduais, nacionais e até internacionais.

arte: Elvira Schen
“Nosso objetivo é reunir dirigentes e atletas e seus familiares para uma noite de gala, que será realizada no dia 2 de maio do ano que vem no Clube 10 de Outubro, para rememorar os primeiros passos do handebol e, com isso, começar a formar um acervo com um pouco da história esportiva mourãoense”, afirmou o professor Paulo Gilmar Fuzeto, outro idealizador do encontro. 

Marcelo de Oliveira Lima, presidente da Associação de Handebol de Campo Mourão (Ahandecam), afirmou que a história da modalidade é riquíssima, com muitas competições e conquistas, e como queremos torna-lo anual, nesse primeiro encontro trataremos apenas da história da implantação do handebol de alto rendimento, em 1975, até a disputa da equipe masculina nos Jogos Abertos do Paraná de 1977, quando Campo Mourão terminou a competição em segundo lugar e até 1979 com a conquista da nossa equipe feminina do título de campeã da mesma competição, que naquele ano foi disputado em Toledo. 

Presente no evento, o Secretário do Esporte do Município de Campo Mourão, Ricardo Arty Echelmeier, valorizou a iniciativa e fez questão de ressaltar sobre a importância da modalidade para o Município. “É notável a importância que o handebol tem hoje para a nossa cidade, buscamos trabalhar todas as modalidades com toda a dedicação possível, para que tudo aconteça da melhor forma e que os talentos sejam revelados em nossa cidade. E quanto temos parceiros fortes, como a própria Ahandecam e estes abnegados que respondem pela modalidade, as ações são compartilhadas e tudo se torna cada vez melhor. E, evidentemente, um resgate histórico de tudo o que já aconteceu no passado é de fundamental importância para despertar o interesse dos mais novos pela modalidade”, disse Ricardo.

Divulgação
“Um grupo no Facebook foi criado para divulgar nosso encontro. Ali, na rede social, pretendemos reunir fotos, vídeos e depoimentos dos pioneiros do handebol mourãoense e com a participação dos amigos montar toda a programação audiovisual que será apresentada no dia do evento, afirmou Luizinho Ferreira Lima, outro integrante da organização”. 

O Programa Ricardo Borges acompanhou o encontro e fez a reportagem abaixo:

Nenhum comentário: