6 de maio de 2011

Baú: Naido, Fernando e Luizinho - 1971

Enviada pelo Fernando Dlugosz, foto de 1971 mostra ele, eu e o Naido Marchetto desfilando pelo Colégio Estadual de Campo Mourão em comemoração ou ao 7 de setembro ou 10 de outubro, que é data de aniversário de Campo Mourão.
Aquele foi o primeiro ano meu no Colégio Estadual, depois de ter cursado o primário no Grupo Escolar Marechal Rondon. Fernando e eu sempre estudamos juntos no Estadual.
Naquela época, começo dos anos setenta, todos os dias, antes de entrar na sala de aula, formávamos fila e cantávamos o Hino Nacional. E nas datas comemorativas do dia da Independência ou aniversário da cidade desfilávamos marchando. Isso, depois de ensair durante dias nos arredores do Colégio. Não era como hoje que as escolas passam rapidinho, desordenadamente, pela avenida, quase não dando tempo de ver quem está desfilando. Era preciso marchar mesmo, com todos batendo o pé esquerdo no chão ao som do surdo da fanfarra. Alguns dirão: isso é coisa da ditadura militar. Direi eu: civismo, educação e patriotismo cabem em qualquer época.
Fernando é oftalmologista em Campo Mourão. Naido reside em Curitiba, onde trabalha com táxis. Clique na imagem para ampliar.

1- Naido Marchetto, 2- Fernando Dlugosz e 3- Irineu Luiz Ferreira Lima

Música do dia: Paula Fernandes - "Jeito de Mato"


Paula Fernandes (Sete Lagoas, 28/08/1984) é uma cantora e compositora mineira. SAIBA MAIS
(Dica do Ângelo Ricardo Marcotti)

Lançamentos e mais locados da Casablanca






OS MAIS LOCADOS EM ABRIL:

1º Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

2º A Lenda dos Guardiões

3º Atração Perigosa

4º Tropa de Elite II

5º Gente Grande

6º O Escritor Fantasma

7º Toy Story III

8º Um Parto de Viagem

9º Juntos Pelo Acaso

10º Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I

Integração


(enviado pelo Juma Durski)

Six for you

Testemunha do massacre, Tino aponta
quantos golpes levou o Porco
Nas partidas de truco lá nos Clube dos Trinta, Gilberto Pereira, ex-técnico do Iraty, inventou de 'revidar' trucada em inglês: "Six for You on table". Virou moda. Volta e meia ouvimos alguém gastando todo seu vocabulário da terra dos The Beatles. E o Coxa, ontem à noite, fez igual na trucada do, agora chatíssimo, técnico Felipão que desdenhou da invencibilidade do Coritiba: on grass, six for you!

O palmeirense Beto Multimídia tinha razão: é melhor esperar o Coritiba enfrentar um time grande antes de vangloriar essa invencibilidade.

Durante almoço essa semana, apostei com meu genro Peter e dei um gol 'de lambuja' pra ele. "Se o Coxa ganhar de um gol de diferença apenas, ficamos empatados", abusei. Tenho a impressão que ele não deve vir almoçar em casa hoje. Mas fica o aviso que vou cobrar o refrigerante de dois litros.
Para evitar maiores gozações, ele me enviou várias brincadeiras que surgiram na internet (ver abaixo), logo após o massacre no Couto Pereira. Clique nas imagens para ampliar.


Clermont D'Ávila disse que perderam apenas o primeiro set e levaram um pneu: Seis zero.




 (Não falei do Mengão, para não magoar Berbel, Cremauri, Gerson Maciel...)

5 de maio de 2011

Baú: Gerson Maciel e Andrade - 1997

Foto de 1997 mostra o radialista Gerson Maciel ao lado do craque Andrade, durante a inauguração do Centro de Futebol Zico, em Campo Mourão.
Flamenguista, Gerson além de locutor da Rádio Colméia AM é também um blogueiro sobre o esporte mourãoense (Esporte Mourãoense).
Ao lado de Adílio e Zico, o médio volante Andrade jogou no melhor Flamengo de todos os tempos. Foi cinco vezes campeão brasileiro (4 com o Fla e uma com o Vasco).
O Centro de Futebol Zico não existe mais e deve ser transformado num condomínio residencial. Clique na imagem para ampliar.

Gerson Maciel e Andrade - 1997

Música do Dia: CéU - "Comadi"



CéU (nome artístico de Maria do Céu Whitaker Poças, São Paulo, 17/04/1980), cantora e compositora, iniciou sua carreira em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o samba), como de hip hop, afrobeat, jazz, R&B etc. Saiba mais.

Que gol é esse?

Alguém já viu um gol mais "cagado" (perdão, não achei outro termo) que esse? Aquele do Muller na final do Mundial, entre São Paulo e Milan, quase chega perto desse, mas esse foi uma c..... danada!



enviado pelo Nilmar Piacentini

Pra que serve a calcinha afinal?

Vídeo enviado pelo Cezão Bronzel desvenda, enfim, para que serve a calcinha...


Claro que é para guardar pererecas! eu sempre soube...

Letras: Solidão

Recebi o texto abaixo como se fosse de autoria do Chico Buarque, mas na verdade ele foi escrito pela poetisa paulista Fátima Irene Pinto, no livro "Palavras para Entorpecer o Coração".

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade.
 
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida. .. Isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância.

Solidão é muito mais do que isto.

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....

4 de maio de 2011

Baú: Carnaval Clube 10 de Outubro

Do álbum da Afifi Piacentini, foto de 1980 mostra bloco de carnaval dos animados e ordeiros bailes do Clube 10 de Outubro.
Seu Lazinho (in memorian) e os filhos Fausto, Marcão, Inês e Silvinho (in memorian) eram grandes foliões e responsáveis por escola de samba que animava o Clube 10 nos anos 70 e, na década seguinte, por bloco carnavalesco que contava com a participação de metade dos foliões do clube. Metade é exagero meu, mas eram muitos.
Sim, era assim que íamos aos bailes: EM FAMÍLIA!
Repito, sempre vou repetir, que os bailes de carnaval dos anos 70, 80 e início dos 90 eram os melhores do interior do Paraná. Muito animado e com participantes se divertindo sem desrespeitar ninguém, ao contrário dos anos 90, quando a absurda, violenta e burra rivalidade entre blocos do Clube 10 Outubro foram determinantes para o fim dos bailes. E justamente quando os blocos eram lindos de ser ver, com fantasias criativas e muita gente bonita, mas infelizmente com alguns sem cérebro.
Agora em Campo Mourão, apenas o desfile de rua comemora a festa de Momo.
Com a ajuda da Semeire e da Lorenilda conseguimos identificar quase todos os personagens. Clique na imagem para ampliar.

1- Seu Lazinho (in memorian), 2- Afif Saab Piacentini, 3- Osmar Angheben, 4- Marlene Fiorese Alcântara, 5- Marcos Alcântara de Lima, 6- Lorenilda de Oliveira, 7- Carlos Horn, 8- Isabel Panceri, 9- ...., 10- ....., 11- José Luiz Moreira, 12- Daisy Solange Schen, 13- Semeire Vecchi, 14- Carlinhos Teodoro de Oliveira, 15- Norton Horn, 16- Maria Teresa Horn, 17- ..... e 18- Betinho Nogaroli

Errei: nos comentários, amigos me corrigiram que quem faleceu, num acidente com motocicleta, foi o Candinho (Aquiles Horn Filho) e não o Carlos, que está muito bem e mora atualmente em Cuiabá. Infelizmente, fiquei sabendo que a bela dona Terezinha Horn faleceu recentemente.

Música do dia: Caetano Veloso - "Qualquer Coisa"


Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso em Santo Amaro da Purificação (BA), 7/08/1942) é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, considerada de grande valor intelectual e poético.
"Qualquer Coisa" é música do álbum com o mesmo nome, lançado em 1975.

Instantâneos

Não sei se deu pra notar, mas não perco a oportunidade de mostrar as netas Ana Letícia e Fernanda.
Se você tem alguma foto que gostaria de ver postada aqui no Baú, envie para flimaluiz@gmail.com.
As duas fotos do Parque do Lago são de autoria do Angelo Ricardo Marcotti, web designer, mestrando, professor e, claro, apaixonado por fotografia. Clique nelas para ampliar.

Ana Letícia Lima Conrado e Fernanda Lima Chornobai - 2010

Parque do Lago - Campo Mourão - PR - 2011





Parque do Lago - Campo Mourão - PR - 2011

Orgulho da mamãe

A la Disney

Este foi um fim de semana a la Disney:

O príncipe casou com a plebéia
O lobo mau morreu
Os bambis voltaram para a floresta
E a casa dos porquinhos caiu...

Enviada pelo fisioterapeuta João Milton, corintiano fanático (redundância).

3 de maio de 2011

Baú: fanfarra do Colégio Estadual - 1957

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 1957 mostra integrantes da primeira fanfarra do Colégio Estadual de Campo Mourão: Wille Bathke Júnior, Ademar Batista de Melo e Antonio Carlos Zaramella.
Tive o prazer de trabalhar junto com o Wille na Rádio Colméia de Campo Mourão. Entre amigos brincamos que ele virou um 'urtigão', daqueles que não sai mais de casa e só vive na internet.
O protético Ademar continua na ativa, foi governador do Rotary Clube e grande incentivador do esporte em Campo Mourão. Tive o prazer de vijar junto com ele para o Rio de Janeiro para assistir Fórmula Um, quando aprendi a admirá-lo ainda mais.
Antonio Carlos Zaramella, que eu sempre via fazendo musculação na Academia de meu irmão, se tornou músico profissional e atuou por anos ao lados dos irmãos na banda The Brothers. Clique na imagem para ampliar.

Wille Batkhe Júnior, Ademar Batista de Melo e Antonio Carlos Zaramella - 1957

Música do dia: Adele - "Rolling in the Deep"


Adele Laurie Blue Adkins (5/05/1988, Inglaterra), é uma cantora e compositora britânica. Ela foi a primeira a receber o prêmio Critics' Choice do BRIT Awards e foi nomeada "artista revelação" em 2008 pelos criticos da BBC. Em 2009, Adele ganhou dois Grammy Awards de "Artista Revelação" e "Melhor Vocal Pop Feminino".

Depois de uma aclamada performance ao vivo no BRIT Awards de 2011, a canção "Someone Like You" chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso no Reino Unido, enquanto o álbum também permaneceu como número um no país.A Official Charts Company anunciou que Adele é a primeira artista a ter, ainda viva, uma canção e um álbum como número um ao mesmo tempo na Inglaterra desde The Beatles em 1964.

50 Segredos das pessoas que nunca adoecem

Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade. Conheça agora seus principais hábitos de vida
Gene Stone teve a oportunidade de escrever sobre inúmeros tratamentos adotados com sucesso para curar doenças. Porém, continuava ficando de cama. "Também notei que havia populações em que as pessoas nunca ficavam doentes. Então me ocorreu que eu devesse perguntar a essas pessoas o que elas faziam", disse Stone em entrevista à Viva Saúde.
As respostas estão no livro Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes, recém-lançado nos EUA. Em suas andanças, Stone percebeu que cinco povos eram os mais saudáveis: a Barbagia, na Itália; Okinawa, no Japão; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a Península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria.
Outro americano, Dan Buettner, escreveu sobre o tema em um livro que virou best-seller: Blue Zones: lições de pessoas que viveram muito para quem quer viver mais. Ambos os autores nos ajudaram a traduzir as experiências dessas pessoas. Confira 50 dicas eficazes, comentadas por 21 especialistas brasileiros.

1. Beber água mesmo sem ter sede
A água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. "É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins", adverte a nutricionista amanda epifânio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados.

2. Ir ao dentista regularmente
A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista.

3. Ingerir mais nozes
Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos.

4. Temperar com alho
"Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.

5. Comprar alimentos regionais
Se puder privilegiar alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá ganhando. Isso porque os produtos da safra, que não recebem uma grande quantidade de conservantes, em geral, são muito mais ricos em nutrientes. Agora, se você puder ir pessoalmente à feira ou à quitanda do bairro, tanto melhor.

6. Comer mais frutas
Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas. A prática foi observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é fácil entender o porquê. "Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados", diz Isis Tande da Silva, do Ganep Nutrição Humana.

7. Aprender a planejar
A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. "Ela afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico", alerta o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, professor da USP. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em uma lista", diz o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa.

8. Fracionar a dieta
Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.

9. Aproveitar o contato com a natureza
Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore... Pratique essa terapia sempre que possível, já que ela é altamente relaxante. "A vegetação transfere umidade ao ar e, portanto, o ambiente fica ionizado negativamente. Isso provoca uma reação química no organismo, gerando uma sensação de muita calma", explica a arquiteta Pérola Felipetti Brocanelli, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa Catarina, garante que as atividades ao ar livre também contribuem para recuperação de pacientes: "Quando observam a natureza, eles tiram a atenção da doença".

10. Levantar peso
A idéia não é apenas ficar forte. "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto, fisiologista e professor de Educação Física das Faculdades Integradas de Santo André.

11. Ser um voluntário
Se você ainda não conseguiu um tempo para isso, é bem provável que não tenha encontrado a causa certa. "Quando se apaixonar de verdade por um trabalho social, acabará colocando-o na lista de prioridades", garante o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa. "Dedicar uma noite por semana já é um bom começo", diz Dan Buettner.

12. Celebrar a vida
Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que têm para festejar tudo e todos.

13. Cultivar a sua fé
"A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro, professor de Teologia da PUC-SP.

14. Trocar o café pelo chá-verde
Ainda que você precise do café para acordar, de vez em quando faça a substituição, apesar do café conter também elementos importantes para começar bem seu dia, como a cafeína, o chá verde também contém cafeína, que funciona como estimulante. O bom é que ele oferece outros extras. "Diversos estudos mostram que a bebida atua na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson", afirma a nutricionista Andréia Naves.

15. Pegar leve com as carnes vermelhas
Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. Então, se você é do tipo que não pode viver sem um bifinho, contente-se com um filé médio por dia.

16. Praticar mais atividade aeróbica
Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol", afirma Zanuto.

17. Encontrar a sua tribo
Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar idéias. "Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida", diz Dan Buettner.

18. Ser agradável
Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O autor Dan Buettner é quem responde: "Para isso, é preciso ser interessado e não apenas interessante. Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de falarem apenas de si mesmas".

19. Definir seus objetivos
É o que os moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de Nicoya nomeiam de plano de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem definidos as suas razões de viver e investem nesses propósitos.

20. Conhecer melhor a ioga
Ela une princípios da meditação, exercícios para o equilíbrio, alongamento e o treinamento de força, com foco na respiração. Tudo isso graças à execução de movimentos seqüenciados. "A ioga é ótima para a longevidade, porque fortalece os músculos e ligamentos. Então, os movimentos tornam-se mais fluidos e seguros. A prática tem ainda um efeito importante na redução do estresse", diz Dan Buettner.

21. Guardar o despertador na gaveta
Dormir bem significa dar ao corpo a chance de se recompor totalmente. "Se você se deita, dorme logo e acorda bem disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade", ensina o neurofisiologista Flavio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas (SP). Quem não tem, corre um risco muito maior de adoecer. "Aqueles que dormem pouco podem ter um aumento do colesterol e dos triglicérides", complementa Alóe.

22. Apostar nos integrais
Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos. Quer um bom motivo para fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados oferecem um aporte muito maior de nutrientes. "No processo de refinamento, o germe dos grãos são retirados, restando praticamente o amido", explica a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do Ganep.

23. Pensar na sua vocação
Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de trabalho seja capaz de fazê-lo sentir-se realizado. Por último, saiba que aquele que se empenha em uma carreira para a qual há um sentido profundo, além da manutenção da renda, se sente mais motivado a investir na atualização dos conhecimentos. E estudar, como já vimos, é um santo remédio para o cérebro.

24. Doar seus pratos grandes
A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de diâmetro. "Há experiências promissoras sendo realizadas por meio da restrição calórica orientada, que já se mostrou capaz de aumentar o tempo de vida de animais de laboratório em 60%", afirma Ellen Paiva.

25. Ter atitudes positivas
"As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz Armando Ribeiro das Neves Neto.

26. Emagrecer a despensa
Na hora da compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade de gordura trans e evite os que contêm gorduras saturadas. E por um motivo simples: as chamadas gorduras ruins têm relação com o aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicérides, fazendo crescer o risco de infarto e de acidente vascular cerebral. "Além dos industrializados, convém tomar cuidado com os alimentos de origem animal, como carnes gordas", alerta a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.

27. Saber como usar a soja
Em Okinawa, no Japão, o consumo de produtos da soja é o maior de todo o mundo. O resultado? Dos cerca de 1 milhão de habitantes locais, mais de 900 pessoas já passaram dos 100 anos. "O consumo freqüente reduz os riscos de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista Renata C. C. Gonçalves, do Ganep.

28. Estudar sempre
Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas. "Exercitar o cérebro vai deixá-lo mais protegido contra doenças. Na prática, isso significa um risco menor de limitações físicas, mesmo se algo der errado porque, nesse caso, a recuperação será muito melhor", explica o neurologista André Gustavo Lima, do Hospital Barra D´or.

29. Ter um dia só para você
Os Adventistas do Sétimo Dia que vivem em Loma Linda, na Califórnia, recolhem-se em suas casas aos sábados e aproveitam a ocasião para meditar e orar. E esse parece ser mais um bom hábito que poderíamos nos esforçar em copiar. Afinal, essas pessoas vivem de cinco a dez anos mais que o resto da população americana. "Se for impossível fazer isso, tente conseguir pelo menos 15 a 20 minutos por dia para não fazer nada, ou melhor, para pensar apenas. É como marcar uma reunião consigo mesmo", diz Christian Barbosa

30. Apagar o cigarro
Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20 vezes. A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias.

31. Ouvir a sua música
A musico terapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita interessante para quem quer tirar proveito da terapia da música. "Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral", ensina a especialista.

32. Respirar com consciência
Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. "Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo", ensina o educador físico Estélio Dantas, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

33. Curtir os animais
Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a oportunidade de tocá-los. Para a veterinária Maria de Fátima Martins, professora de Zooterapia da USP, a convivência com os bichos é uma rica fonte de benefícios psicológicos, físicos e sociais. Ela coordena uma experiência de terapia assistida com animais em asilos. "O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam", conta.

34. Ser muito mais ativo
Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. "Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. De preferência, concentre-se em atividades que também lhe dão prazer, e os benefícios serão maiores", sugere Dan Buettner.

35. Desacelerar o ritmo
"Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente", alerta Dan Buettner. O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realizar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga.

36. Comer mais iogurtes
"Eles reforçam a nossa imunidade", explica a nutricionista Gabriela Maia, da Clínica Patricia Davidson Haiat. O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo.

37. Investir no ômega-3
Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose.

38. Controlar o álcool
A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado.

39. Brincar com as crianças
É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional. E todos esses aspectos estão associados à longevidade. Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo de afinidade com os pequenos.

40. Construir o próprio jardim
Mexer com plantas e flores pode ser um hobby interessante e saudável, desde que você realmente consiga tirar prazer da atividade. "Esse tipo de passatempo é muito válido para prevenir o estresse, tanto quanto fazer trabalhos manuais ou cozinhar. Só não pode virar rotina e obrigação. Se a pessoa tem que cozinhar ou cortar a grama todos os dias, por exemplo, isso passará a representar, na vida dela, mais uma fonte de tensão. E aí os benefícios não virão", explica Armando Ribeiro Neto.

41. Desfrutar do sol
Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico", afirma a endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais.

42. Perdoar mais
"Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas", diz a psicóloga Dorli Kamkhagi, colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento do Hospital das Clínicas (SP). "Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos", compara.

43. Dar uma chance à laranja
Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol", diz a nutricionista Gabriela Soares Maia.

44. Alongar o corpo todo
Os problemas mais freqüentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. "O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos", garante o educador físico Estélio Dantas.

45. Cochilar após o almoço
Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória", diz o neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.

46. Priorizar as pessoas amadas
Este é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones. "Eles contam com famílias fortes e se apóiam mutuamente", conta Dan Buettner. Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas.

47. Esquecer do sal
A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. "O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias", explica a nutricionista Andréia Naves. Para passar bem longe desse drama, vale cortar o sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a preparação, para colocá-lo apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso. Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados.

48. Praticar sexo com prazer
A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.

49. Criar um tempo para a família
A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento de tempo e atenção. Mas como encontrar períodos livres para dedicar a essas pessoas todo o carinho que merecem? "Vale programar um jogo que possam fazer juntos, que permita confraternizar e trocar idéias", diz Christian Barbosa.

50. Usar as dicas diariamente
Caminhar só aos finais de semana ou encontrar mais tempo para os amigos apenas nos períodos em que a rotina de trabalho sossega um pouco pode ser um bom começo, na tentativa de transformar a sua vida para melhor. É preciso, porém, garantir que mudanças pontuais se transformem em hábitos, para colher resultados significativos no que diz respeito à saúde e à longevidade. "As pessoas que eu conheci enquanto preparava o livro possuem diferentes segredos, mas uma coisa que todas elas têm em comum é a disciplina; elas usam seus segredos diariamente, ou seja, fazem da boa saúde uma prioridade, um hábito mesmo", finaliza Gene Stone.

Limpeza do PC: Todo cuidado é pouco na hora de ´dar um trato´ no seu micro

O Olhar Digital fez alguns testes para mostrar o que funciona e o que você não deve fazer na hora de limpar o seu desktop ou notebook



Links da Matéria
Faxina virtual

Pelado, chinês foge de bordel durante batida policial

Lendo essa notícia no Page Not Found, lembrei de despedida de solteiro que amigos do noivo resolveram fazer na Boite América, entre Campo Mourão e Peabiru, que acabou com noivo e alguns amigos fugindo pela janela, correndo pelados pela plantação de soja, enquanto a noiva e esposas dos foliões entravam pela porta da frente.


Uma batida policial em um bordel de Changchun, na província de Jilin (China), foi responsável por uma cena insólita: um cliente fugiu do prostíbulo completamente pelado. Ele desceu do telhado por um largo cano, deixando suas roupas para trás.


Não se sabe o destino do cliente peladão.


A China tem severas leis contra a prostituição e o tráfico humano. Em alguns casos é aplicada a pena de morte.

2 de maio de 2011

Baú: Farmácia América fechou

Posto novamente foto do time de futsal da Drogamérica por dois motivos desagradáveis: o fechamento da farmácia após 56 anos atendendo os mourãoenses e pela morte do amigo Laércio Brunello na semana passada.
Laércio foi parceiro de futsal e de peladas no Country Clube, onde recebeu o apelido de Capacete. Por muitos anos funcionário da Farmácia América, ele faleceu na semana passada de complicações de saúde. 
Joel Pancada, outro parceiro do seu Oswaldo na farmácia e figura querida na cidade, também faleceu recentemente.
Sobre o fechamento da empresa do seu Oswaldo Wronski, reproduzo excelente matéria publicada na semana passada no jornal Tribuna do Interior.

em pé (da esquerda para a direita): Osvaldo Montanholi (in memorian), ..., Roberto, José Luiz "Zé Coelho" da Silva (in memorian), Joel "Pancada" (in memorian), .... e Pedro "Cheiroso"
agachados: Oswaldinho Wronski, Edivaldo Bonfim, Laércio "Capacete" Brunelo, Carocinho, ... e Oswaldo B. Wronski

Após 56 anos farmácia fecha as portas
Tribuna do Interior/Antonio Marcio


Oswaldo atendendo a população em um dos 56 anos de história
A farmácia mais antiga de Campo Mourão colocou um ponto final em sua história. Nesta semana as portas da Farmácia América não se abriram para atender os já acostumados clientes. Foram 56 anos de trabalho, e a história se confunde com a do proprietário, o farmacêutico Oswaldo Wronski, que está perto de completar 80 anos. O principal motivo do fechamento, segundo Wronski, é o cansaço e a falta de alguém da família para continuar com o negócio.

Ele conta que a partir de agora irá viajar mais e aproveitar a vida. “Foram anos e anos de dedicação ao trabalho. Agora o momento é de aproveitar ao lado da família e continuar com as viagens”, comenta o farmacêutico que no próximo mês receberá o titulo de Cidadão Honorário de Campo Mourão. A homenagem foi proposta pelo vereador professor José Pochapski (PPS).

Wronski chegou em Campo Mourão em 1954, quando o município tinha apenas sete anos. Ele foi o primeiro farmacêutico formado a se estabelecer na cidade. Recém diplomado pela Universidade Federal do Paraná, veio para a cidade a convite de Roberto Brzezinski, que na época era secretário da prefeitura. A farmácia foi inaugurada em 06 de junho de 1954, instalada num acanhado prédio de madeira, na Avenida Capitão Índio Bandeira. Em 1958 ergueu o primeiro prédio em alvenaria de Campo Mourão, com dois pavimentos.

O farmacêutico conta que está fechando as portas com o coração partido. “Muitas pessoas estão me abraçando e demonstrando carinho. É uma vida inteira dedicada atrás de um balcão. Isso emociona”, diz Wronski que nos últimos anos vinha trabalhando praticamente com a família. A filha Thais Wronski, também farmacêutica, é quem estava respondendo pela farmácia.

Atuação na cidade

Wronski fixou residência na cidade quando tinha 23 anos e foi fundador e primeiro presidente da Liga Regional de Futebol. Integrou-se com os homens que trabalhavam pelo futebol e, desde então, participou com dedicação e amor aos esportes amadores da cidade e região. Por duas vezes foi presidente da Liga Amadora Regional, nos períodos de 1966/68 e 1970/72. Conseguiu dinamizar os campeonatos regionais, atraindo as atenções das cidades vizinhas para as competições.

Em homenagem ao trabalho de Oswaldo Wronski, a Liga instituiu, a partir de 1969, o torneio futebolístico com o seu nome, para ser disputado todos os anos, nos meses de março, com a participação de 16 equipes regionais. O torneio, embora instituído pela Liga, era patrocinada pelo próprio homenageado que premiava os quatro primeiros classificados. Também participou ativamente da fundação do Lions Clube e do Country Club.

Música do dia: Muse - "Uprising"


Muse é uma banda de rock alternativo britânica de Teignmouth, Devon. Formada em 1994, a banda foi originalmente chamada Rocket Baby Dolls. Os seus membros são Matthew Bellamy (vocal, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo, voz secundária e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão).

O estilo de Muse é um misto de vários géneros musicais, incluindo rock alternativo, música clássica e eletrônica. O Muse tornou-se, em 16 e 17 de Junho de 2007, a primeira banda a lotar o recém-construído Estádio de Wembley em Londres.

Poética

Poética

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.

(Vinícius de Moraes - Nova York, 1950)

Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19/10/1913 — Rio de Janeiro, 9/07/1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

No Kibe loco

Após anunciar a morte do terrorista...


A Nonna e as cuca

O Nono foi hospitalizado e os filhos, netos e bisnetos vieram de todos os cantos do mundo.

Os médicos deixaram que os parentes levassem-no para a sua casa, para cumprir seu último desejo: o de morrer em casa, ao lado de seus queridos.

Foi para o quarto e as visitas foram se revezando para tentar consolar e dar conforto ao Nonno em seu derradeiro momento.

De repente o Nonno sentiu um aroma maravilhoso que vinha da cozinha. Era a Nona tirando do forno uma fornada de cuca.

Os olhos do Nonno brilharam e ele se reanimou.

Então, o Nonno pediu ao bisneto que estava ao lado da cama dele: 'Piccolo mio, vai na cojina e pede um pedaxo de cuca pra Nonna.'
O guri foi e voltou muito rápido...

'E a cuca?' - perguntou o Nonno.

'A Nonna disse que no !'

'Ma per que no, porca miséria, ma que vecchia desgraciata! Que qüesta putana falô?'

"A Nonna disse... que as cuca ... é pro velório."

(enviada pelo Antonio Kiwel)