O problema do fígado gordo é, infelizmente, muito frequente: é o acúmulo de gordura nas células do fígado, por causa da obesidade ou do colesterol alto.
Os alimentos abaixo ajudarão a manter seu fígado saudável, limpo e em excelente estado de funcionamento.
Limão
O suco desta fruta ativa os processos naturais de desintoxicação do fígado. Isso faz com que as toxinas sejam eliminadas.
Além disso, também promove a digestão e limpa o intestino.
De toda desintoxicação natural ... é o melhor!
Alcachofras
Eles promovem um funcionamento otimizado do fígado, uma vez que aumentam a produção de bílis , que é responsável pela quebra de alimentos e toxinas.
Abacate e avocado
Abacate é um superalimento para o fígado, porque contém gorduras saudáveis que ajudam a diminuir os níveis de colesterol "ruim". Também possui muitos antioxidantes, que reparam as células danificadas do fígado e ajudam a desinflar as células, prevenindo danos mais sérios.
As gorduras boas do abacate são perfeitas para a dieta de pessoas que sofrem de fígado gordo, porque dão às receitas um toque cremoso sem adicionar qualquer componente nocivo. Então você sabe, vá em frente com o abacate!
Linhaça
As sementes de linhaça possuem uma grande quantidade de ômega-3, o que ajuda a reduzir os níveis de gordura no sangue e tem propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, a linhaça tem muita fibra solúvel e insolúvel. O primeiro ajuda o corpo a não absorver o colesterol dos alimentos, enquanto o insolúvel previne a constipação, que também é uma forma de envenenamento e causa muitos problemas no fígado.
É melhor consumir semente de linhaça moída, para garantir que ela seja digerida, você pode comprar inteira e moer em casa. Para consumi-la, adicione a alimentos doces ou salgados. Tem um ligeiro sabor de nozes, ela torna as preparações líquidas mais espessas e confere elasticidade às massas de pão.
Agrião
Esta planta aquática trabalha para liberar as enzimas no fígado, responsáveis pela eliminação de toxinas.
Tomates
Este alimento é rico em glutationa, uma proteína com efeitos antioxidantes que ajuda a desintoxicar o fígado.
Vinagre de maçã
Ele ajuda a regular o PH do corpo, promove a eliminação de toxinas e proporciona uma sensação de bem-estar para que você se sinta melhor a cada dia.
Maçã
As maçãs contêm pectina e outras substâncias que ajudam a limpar o fígado e o sistema digestivo.
Alho e cebola
O alho tem componentes à base de enxofre, que desintoxicam o fígado e eliminam o mercúrio do corpo que consumimos em alguns aditivos alimentares industriais. Quando reduzimos toxinas como esta, o fígado tem menos trabalho e é mais saudável. Cebola, alho-poró e cebolinha, que são parentes do alho, também têm esses componentes perfumados e benéficos.
Recomendamos deixar o alho por alguns minutos após o corte ou o esmagamento, antes de submetê-lo ao calor ou a ingredientes ácidos, como suco de limão. Isso permitirá que as enzimas benéficas contidas funcionem melhor e permitam que você aproveite ao máximo seus benefícios.
Azeite e óleos vegetais
Azeite de oliva, óleo de macadâmia, noz, abacate e coco têm uma estrutura que ajuda o sangue a fluir bem através das veias. Isso é muito importante para o fígado, porque, para mantê-lo livre de toxinas, é muito importante que o sangue flua livremente.
Devemos tentar evitar ao máximo as gorduras animais, que bloqueiam as artérias e optar por esses óleos, que nos oferecem uma incrível variedade de sabores.
Mas esqueça os óleos muito industrializados como girassol, soja, canola, milho...
Repolho
Este vegetal fornece enzimas benéficas para a desintoxicação do fígado que ajudam a quebrar as toxinas e eliminá-las do fígado.
Além disso, o repolho é uma excelente fonte de fibra que ajuda no processo de desintoxicação em geral.
Cúrcuma
A curcumina, o componente essencial desta especiaria, ajuda a neutralizar os elementos das gorduras que mais danificam o fígado, por isso é um excelente aliado para tratar e prevenir o fígado gorduroso.
Além disso, possui efeitos anti-inflamatórios que ajudam o fígado a funcionar melhor e a realizar bem o seu trabalho de desintoxicação.
Brócolis
O brócolis e os outros vegetais da sua família (couve-flor, couve de Bruxelas e couve-nabo) também contêm componentes à base de enxofre, que lhes conferem um sabor ligeiramente amargo quando estão crus, mas também ajudam muito na desintoxicação do fígado.
Se você substituir os carboidratos por vegetais desta família, você não apenas perderá alguns quilos, mas estará contribuindo para a saúde do seu fígado.
Manjericão e alfavaca
Os antioxidantes no manjericão trabalham para proteger o seu fígado.
Ele também protege os rins (outro órgão essencial no processo de desintoxicação) e age como um poderoso diurético para ajudar o corpo a desintoxicar.
Beterraba
Eles contêm betaína, uma substância que estimula as células do fígado a eliminar toxinas.
Além disso, atua na defesa dos ductos hepáticos e biliares, importantes para o bom funcionamento do fígado.
O alto teor de flavonóides e beta-caroteno neste vegetal é uma excelente maneira de ajudar este órgão.
Chá verde
Os antioxidantes do chá verde ajudam a proteger as células dos resíduos e toxinas do meio ambiente. Além disso, constatou-se que o consumo habitual deste chá ajuda a limpar a gordura presente nas células do fígado, além de aliviar a inflamação provocada nesse órgão pelo excesso de gordura.
Além disso, o chá verde ajuda a diminuir a porcentagem de gordura no corpo, porque evita que o intestino absorva o excesso de gordura dos alimentos, por isso também é um super aliado a perder peso.
Mamão
O mamão tem vitaminas, ferro, cálcio e muitos outros nutrientes, mas seu principal atrativo são as enzimas digestivas que contém: papaína e quimopapaína. Estas enzimas ajudam muito a melhorar as funções do fígado, mantendo-o saudável e limpo.
Ambos são encontrados principalmente nas sementes, que você pode secar e moer ou comprar como extrato. Incluindo estas sementes em sua dieta não só ajudará muito a limpar seu fígado, mas irá melhorar sua digestão geral.
Espinafre
Vegetais de folhas verdes, como o espinafre, são outra excelente fonte do nutriente desintoxicante do fígado, graças aos altos níveis de glutationa que ele possui.
Aspargos
Eles são um excelente diurético que estimula a eliminação de toxinas do corpo. Eles também ajudam com a drenagem do fígado, o processo que remove todos os resíduos deste órgão.
Cominho
Esta especiaria é uma grande ajuda contra o fígado gordo, uma vez que melhora muito as funções de absorção e digestão realizadas por este órgão. Assim, ajuda-o a realizar melhor as suas tarefas de desintoxicação e impede-o de adoecer.
O sabor intenso do cominho, muito comum na culinária mexicana e do Oriente Médio, pode ser usado para temperar muitos pratos e reduzir a ingestão de sal, o que é prejudicial se o fígado não estiver bem.
Chia
Chia foi um alimento fundamental na dieta asteca e maia por centenas de anos, porque tem inúmeros benefícios para a saúde. Três colheres de sopa contêm 5 gramas de proteína, 200 mg de cálcio, 10 g de gorduras saudáveis e 12 g de fibra.
Esta pequena semente é um grande aliado para limpar o fígado, porque as gorduras que contém são muito saudáveis e contribuem muito para melhorar o fluxo sanguíneo. Além disso, quando entram em contato com líquidos alimentares, criam um gel que impede o sistema digestivo de absorver todas as gorduras e o colesterol da comida.
Gengibre
Aumenta o metabolismo, elimina resíduos e toxinas enquanto protege o fígado e melhora a sua função.
Este alimento é benéfico para todas as pessoas propensas a acumular toxinas.
Nozes
As nozes são uma arma deliciosa contra o problema do fígado gorduroso. Elas contêm muitas proteínas, que ajudam a construir novas células no fígado, bem como antioxidantes, que reparam aqueles que já estão danificados.
Além disso, as nozes são protegidas das toxinas ambientais, graças à sua cobertura natural, de modo que não dão trabalho extra ao fígado quando são processadas.
A noz-pecã é especialmente rica em uma variedade de vitamina E que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue em mais de 30%.
Amêndoas
Além de ter tanto cálcio quanto o leite, as vitaminas E e A e o ácido fólico, as amêndoas contêm muito magnésio, o que contribui muito para o fluxo de sangue no fígado e, portanto, para a desintoxicação.
Como se isso não bastasse, eles reduzem o nível de açúcar no sangue após as refeições, uma função inestimável quando você tem problemas de fígado gordo, uma vez que os níveis elevados de açúcar no sangue são uma das causas mais comuns.
Castanha do Pará
Como todas as castanhas, as do Brasil são uma excelente fonte de proteína e vitamina E, mas também são um dos alimentos mais ricos em selênio (têm cerca de 80 microgramas cada).
Este elemento é um super antioxidante, que protege e regenera as células do fígado, fortalece as suas defesas e dá aos tecidos do fígado a elasticidade de que necessitam para se manterem saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário