25 de novembro de 2020

Futsal: Campeonato interno do Colégio Est. de Campo Mourão - 1970

Em pé (da esq. para a direita): Prof. Egydio Martello (in memorian), Nelson, Thiago, Tião Quelé, Silvio, Zolmir e Prof. Vicente Piazza.
Agachados: Antenor Tonet, Osvaldo Broza, Nenão, Luiz Pepinelli e Neonir "Niu" Ramos


Do álbum do Osvaldo Broza, foto mostra equipe que disputou campeonato interno de futsal do Colégio Estadual de Campo Mourão, em 1970.

Entrei no Colégio Estadual no ano seguinte e recordo que os campeonatos internos eram muito disputados. Como estudava pela manhã, os nossos campeonatos eram disputados antes das aulas e, por isso, seis da manhã o pátio do Colégio já estava lotado, todos aguardando os jogos na quadra de asfalto. 

Além do Broza, amigo desde sempre, destaco a presença do professor Piazza, o primeiro professor de educação física de nossa cidade, que atualmente reside em Cascavel, e do saudoso professor Egydio Martello, então diretor do Colégio.

Professor Martello chegou em Campo Mourão no início de 1959 para trabalhar na empresa de contabilidade e advocacia do pioneiro Belin Carolo. Atendendo convite dos amigos Milton Luiz Pereira e Ephigênio José Carneiro, ambos também já falecidos, virou diretor do então Ginásio de Campo Mourão. Ele lecionou até 1975, quando se mudou para Curitiba.

Professor Martello é o autor da letra do hino de Campo Mourão, que tem música da professora Walkyria Gaertner Boz

Ele faleceu em dezembro de 2006, aos 76 anos de idade. 

Antenor Tonet, cunhado do Gilmar Fuzeto, foi um dos melhores goleiros da história do handebol paranaense. 

Nenhum comentário: