4 de junho de 2020

VÍDEO: Campo Mourão e Seleção Brasileira de Futsal no Belin Carolo - 1987

As duas equipes posam juntas diante da torcida que lotou o Belin Carolo
Campo Mourão - 1987

Com pouco mais de onze minutos, vídeo mostra momentos de amistoso da Seleção de Campo Mourão com a Seleção Brasileira no ginásio Belin Carolo, em 1987.

A equipe mourãoense se preparava para as disputas, como cidade sede, dos Jogos Abertos do Paraná e a brasileira treinava para o Mundial do ano seguinte, na Austrália. Por coincidência, nos fomos vice nos Jap´s ao perdemos a final para Palotina (0 a 1) e o Brasil foi segundo lugar perdendo para o Paraguai (1 a 2).

As imagens foram digitalizadas de uma fita VHS pertencente a Prefeitura de Campo Mourão (Fecam). Clique em mais informações logo abaixo para ver o vídeo. 

em pé (da esq. para a direita): Santo Antônio, Marcelo Silveira, Flávio "Tostão", Luiz Carlos "Batata" Mendes, Luizinho Ferreira Lima, Tião Mauro, Itamar Tagliari e João Carlos "Tiguera" Marques
agachados: Silvio Cintra, Ademir Lima, Meladinho (in memorian), Clóvis, Tuim, Beline (com o Juninho) e o Carlão Tagliari

Vendo as imagens relembrei dos meus companheiros no amistoso e nos Jap´s: os goleiros Silvio, Flavio e Clóvis, os beques/fixos Beline e Marcelo Silveira, os alas Ademir Lima, Batata, Carlão, Meladinho e Tuim e o Tião Mauro, que era com quem eu revezava no pivô. 

No vídeo percebi também as presenças do saudoso Joaquim Ovídio Pereira, do Itamar Tagliari, nosso técnico, do Tiguera e do Santo Antônio, que também faziam parte da comissão técnica da nossa Seleção. Futrika também aparece ali, apitando o amistoso.

Vi também o Juninho Fuzeto, filho do Beline, que nessa época era capaz de desmontar o ginásio de esportes enquanto jogávamos. Se estivesse junto com o Thiago Ferrari, filho do Getulinho, era preciso por segurança perto deles  tamanho era a bagunça que faziam. 

Da Seleção Brasileira lembro bem dos craques Sérginho, Pança, Raul, Vânder Iacovino, Carlos Alberto, Mauro e Ortiz. 

Na foto em que as duas equipes posam juntas está o Jackson, um dos maiores craques da história do nosso futsal. Ele está de agasalho azul ao lado do Tião Mauro. Tenho um desvio na coluna (exagero!) por um drible que ele me deu em um jogo da Taça Brasil de Clubes Campeões, em Cuiabá, no ano de 1981, em confronto da Associação Tagliari, então campeão paranaense, e o Olympico Club, campeão mineiro. 

Como era diferente o futsal naquela época! Tempos bons!


2 comentários:

Robson Nascimento disse...

Neste mesmo ano eu e o Sandro Davanço fizemos duas preliminares para a Seleção, uma em Paranaguá na inauguração do Ginásio e outra em Curitiba jogando no ginásio do Circulo Militar, ficamos no mesmo hotel que eles muito bom relembrar dessa época.

Marçal Davanço disse...

Essa geração de futsal de Campo Mourão era fantástica!!! A que veio depois dessa também espetacular. Nunca mais teremos gerações como essas, todos prata da casa, e não era só um time bom não, tinham vários, Fertimourão, Arcam. Mecânica Marcos, Paraná Diesel, Joper, Supermercado Columbia? Assim wue chamava??? E os garotos da AABB, o Robson deve lembrar muito bem...Nunca mais teremos tantos jogadores bons num mesmo período. Pena!!!