Esta é a história de William Kamkwamba, um menino de 13 anos que usou o vento para sair da crise em que vivia, salvando sua família e sua comunidade da fome. William, apesar de ter tudo contra ele, inventa uma maneira, não convencional, de ajudar sua família e seu povo, no Maláui (África).
Esta história não foi apenas contada em um livro, também foi a inspiração de um filme, recentemente lançado na Netflix, e cujo trailer pode ser visto abaixo.
A história
O sonho de uma criança pode mudar o mundo inteiro: a história real de William Kamkwamba, um herói do nosso tempo. Quando uma terrível seca atingiu a pequena aldeia onde William Kamkwamba vivia, sua família perdeu todas as colheitas, ficando sem reservas de comida e nada para vender.
Dizem que em momentos de necessidade a criatividade dos humanos surge, e William é a prova disso. Foi assim que o jovem africano começou a investigar nos livros de ciências, que estavam na biblioteca de sua escola, em busca de uma solução, e assim encontrou a ideia que mudaria para sempre a vida de sua família: construir um moinho de vento.
William sobre um dos moinhos instalados. Crédito: williamkamkwamb / Flickr |
Alcançar seu objetivo foi muito difícil e cheio de obstáculos. Durante muito tempo, William teve que procurar entre materiais reciclados, fragmentos de metal e bicicleta, tudo o que era necessário para realizar seu primeiro sonho.
Depois de muito tempo e esforço, William constrói o moinho que trouxe eletricidade para sua casa, ajudando sua família a extrair água de um poço por meio de uma bomba que operava com a energia obtida do moinho (energia eólica). É assim que sua família pôde plantar novamente e colher o que era necessário para comer e comercializar.
O compromisso e o sonho de um jovem que tinha tudo contra ele, conseguiu mudar o destino de sua família e de uma comunidade inteira.
O primeiro moinho construído por William. Flickr |
E essa história teve muitos finais felizes. Em 2014, William Kamkwamba recebeu seu diploma de graduação na Dartmouth College, em Hanover, New Hampshire (EUA), como engenheiro, e foi eleito para a Sphinx Senior Honor Society, uma das mais antigas sociedades de altas honras na Universidade da Pensilvânia.
The Boy Who Harnessed the Wind (título Netflix: O Menino que Descobriu o Vento) é uma daquelas histórias que fazem a esperança se tornar forte e a tenacidade tornar os sonhos uma grande realidade. E em momentos como esses, quando nossa paisagem política e ambiental parece sombria, precisamos de tais narrativas de esperança.
[ OtiMundo ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário