28 de junho de 2018

Felipinho, a miniatura perfeita do Carlitinho "Nego" Tonet

Carlitinho e Felipe
Ainda não conheço pessoalmente, mas já sou maluco pelo Felipinho, filho da Michelle e do Nego Tonet. Pela foto dá para ver que ele é uma miniatura perfeita do filho da Cris e do Carlito (esse agora virou Carlitão, apesar da baixíssima estatura... hehe). 

Engenheiro agrônomo, Carlitinho, como também é tratado, reside atualmente em Amambai (MS), a 426 km de Campo Mourão. Pelas redes sociais acompanho um pouco da vida deles. Claro que aguardo uma oportunidade para conhecer o Felipinho. 

Marcelo Jeneci - O Melhor da Vida


Marcelo Jeneci (São Paulo, 07/04/1982) é um cantor e compositor brasileiro.


O Melhor da Vida é faixa do premiado álbum De Graça, lançado em 2013.

Três motivos para o brasileiro comemorar a vitória sobre a Servia, segundo a Dilma; vídeo


O humorista Gustavo Mendes trouxe de volta a personagem Dilma para comentar os pós-jogos do Brasil na Copa 2018. Abaixo, um trecho do vídeo publicado logo após a vitória sobre a Sérvia, que ele trata como Severino. Confiram:


Gustavo Mendes Miranda, ou apenas Gustavo Mendes (Guarani, 30/01/1989), é um ator e humorista mineiro, nacionalmente conhecido inicialmente pelo personagem presidenta Dilma no Youtube.

As cachaças brasileiras premiadas no Expocachaça 2018


Apesar de beber muito pouco, sou daqueles que prefere o destilado ao fermentado e gosto muito mais de uma cachacinha do que o uísque. Matéria da Gazeta do Povo destacou as melhores de 2018 e as mostro aqui (a melhor classificada, na matéria indicada como Tuziu, do Rio de Janeiro, não encontrei em lugar algum, nenhuma referência. A mais parecida é uma Tiziu, mas que é de Salinas, Minas Gerais). 

Companheira Gatinha,
a paranaense premiada neste anos
Entre as melhores aparece a paranaense Companheira Gatinha, da destilaria Companheira, do produtor Natanael Carli Bonicontro, que criou a cachaçaria em 1994 em Jandaia do Sul. O destilado é envelhecido por dois anos em tonéis de madeira amburana e armazenadas em barris de carvalho americano e europeu por mais quatro anos. O resultado é forte: 40% de graduação alcoólica no rótulo de 600ml.

As cachaças foram julgadas nas seguintes categorias:
1) Brancas Puras armazenadas em tanques de inox ou vasilhame inerte, sem passar por qualquer tipo de madeira;
2) Descansadas em madeiras como amendoim, jequitibá, entre outras que não interferem na cor;
3) Envelhecidas em Carvalho Francês;
4) Envelhecidas em Carvalho Americano;
5) Envelhecidas em diversas madeiras brasileiras, como Amburana, Bálsamo, Loro e Canela, Castanheira, Pau Brasil, entre outras;
6) Envelhecidas na Categoria Extra-Premium, envelhecidas acima de três anos;
7) Bebidas com cachaça.

Todas as cachaças são classificadas da seguinte forma: acima de 90 pontos ganha a medalha de ouro, de 80 a 89 pontos a de prata e 70 a 79 de bronze. 

Cachaças premiadas no Expocachaça 2018

BRANCAS PURAS
Ouro:
Tuziu – RJ

Prata:
6 Annas – ES
Cana da Terra – GO
Colombina – MG


DESCANSADAS
Prata:
100 Limite Prata – MG
Bocaina – MG
Charmoda de Minas – MG

ARMAZENADAS EM CARVALHO FRANCÊS
Ouro:
3 Fortuna – RS
Pátria Amada Ouro – RN

Prata:
Barra Velha Premium – RJ
Bylaardt Premium – SC
Dores do Turvo – MG

ARMAZENADA EM CARVALHO AMERICANO
Ouro:
Moendão Ouro – SC
Prosa Mineira Carvalho – MG

Prata:
1000 Montes – MG
Alma da Serra – SP
Belvedere Premium – RS

ARMAZENADAS EM MADEIRAS BRASILEIRAS
Ouro:
Bem me Quer Premium Amburana – MG

Prata:
Aretusa Jequitibá – SC
Do Conde Bálsamo – SC
Doministro – GO

EXTRA PREMIUM ARMAZENADA ACIMA DE 3 ANOS
Ouro:
Bylaardt Extra Premium 8 anos – SC
Buchmann – RS
Cállida – GO

BEBIDAS MISTAS
Prata:
Banabee – MG
Cambu Santo – SP
Original D’Minas – Milho – MG

MADEIRAS DIVERSAS
Ouro:
Cachaça do Anjo – MG
Companheira Gatinha – PR
Serra Morena – MG

Prata:
Barril 12 – GO
Melicana Pura Arte – MG
Taverna Mineira – MG

AGUARDENTES DE OUTRAS MATÉRIAS PRIMAS
Prata:
Guaaja Tiquira Amburana – MA

25 cidades mais seguras pra se viver no Brasil: ranking

Nenhuma cidade paranaense aparece na lista 

Brusque - cidade mais segura do Brasil - Foto: reprodução / Wikipedia
Brusque é a cidade mais segura do Brasil pra se viver. O município de Santa Catarina teve a menor taxa de homicídios do Atlas da Violência 2018.

Brusque registrou 4,8 homicídios a cada 100 mil habitantes, 6 vezes menos que a média brasileira de 30,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O levantamento feito pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública – baseado em dados de 2016 – foi divulgado nesta sexta, 15.

Ao contrário do que fez a imprensa comum, que destacou as cidades mais violentas do país, o site  SóNotíciaBoa focou no outro extremo da lista: nos municípios que aparecem com o melhor desempenho em segurança pública.

Das 25 melhores colocadas, com a menor taxa de homicídios, 18 cidades ficam no Estado de São Paulo. Em seguida aparecem Santa Catarina, com 4 municípios e Minas Gerais, com 3.

Veja o ranking das 25 cidades mais seguras do Brasil:


26 de junho de 2018

"Rei" Arthur na Escola Educare


Olha só que lindeza de Sinhozinho foi eleito nas comemorações juninas da Escola Educare, em Campo Mourão. É o Arthur, filho da Elisângela Bitencourt e do Marcelo Picarelli Alves, que graças a Deus puxou para beleza e inteligência da mãe. hehehe


Sou fã do Arthur e tenho esperança que no futuro, como todo ser inteligente, ele largue de torcer para o Corinthians do avô ''Soiza'' e mude para o São Paulo FC, time do tio-avô Valdir Alves.

Por mim, ele seria coroado o Rei Arthur.

Stevie Wonder e Sting - Fragile

Stevie Wonder e Sting
Stevie Wonder, nome real de Stevland Hardaway Morris (Saginaw, 13/05/1950) é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense.

Gordon Matthew Thomas Sumner, (Wallsend, 02/10/1951), mais conhecido pelo seu nome artístico, Sting, é um músico, cantor e ator inglês. Antes de sua carreira solo foi o principal compositor, cantor e baixista da banda de rock The Police. 


Fragile é uma composição do Sting, faixa do álbum …Nothing Like the Sun lançado em 1987.


Guarda coloca idoso nas costas para atravessar avenida: assista

Fotos: reprodução / Youtube / GlobalNews
Gentileza e respeito no trânsito. Ao ver que um idoso de bengala ia atravessar uma avenida movimentada, um guarda pediu permissão, colocou o senhor nas costas e o levou para o outro lado da faixa de pedestres.

A boa ação aconteceu este mês na China, foi gravada por câmeras de segurança e emocionou os internautas. (Assista abaixo)

O nome do guarda de trânsito é Qin Weijie. Ele viu quando o abriu o sinal verde para pedestres e o senhor caminhava em ritmo lento para atravessar a avenida Sanhui, em Mianyang, a segunda maior cidade da província de Sichuan, a Oeste do país.

Depois que todas as outras pessoas atravessaram a avenida, o idoso continuava no meio faixa de pedestres… e abriu o sinal verde para carros.

Aí o guarda se aproximou do senhor e gentilmente ofereceu ajuda a ele.

No vídeo, Qin fala alguma coisa para o idoso e, percebendo que ele não tinha mais forças nas pernas e nem no braço que carregava a bengala, decidiu colocá-lo sobre suas costas, de cavalinho, e levá-lo até a outra calçada de forma segura.

“A avenida estava bastante movimentada, com muitos carros. Temia que ele [o idoso] se sentisse mal caso caminhasse mais rápido”, disse o guarda ao UPsocl.

O vídeo de menos de 1 minuto foi postado por usuários da rede social chinesa Weibo e rapidamente viralizou, com milhares de comentários elogiando a atitude do guarda. E ele merece mesmo!

Veja como ele foi gentil, educado e prestativo com o idoso:


A Pretinha descansou e foi encontrar a parceira Tininha

Ontem foi pro céu a Pretinha nossa companheira de muitos anos. Bem velhinha, ela vinha sofrendo com dores e nesta segunda-feira foi preciso dar um alívio para a querida cachorrinha. 

Ela é uma das personagens da história abaixo, que foi aqui publicada em agosto do ano passado, que retrata muito bem como ela era incrível. 

Tininha, Pretinha e a incrível volta pra casa
Pretinha
junho de 2018
Uma matéria publicada no Bonde, me fez recordar de um episódio parecido que ocorreu com duas cadelas que a Elvira Schen, esposa minha, adotou, abrigou e se viu obrigada a levar para o sítio da dona Amélinha Hruschka. 

Elvira e a Lúcia Felipes mantinham um ateliê de artes em uma das salas comerciais do edifício Flamboyant e ali abrigaram a Tininha e a Pretinha, duas vira-latas inseparáveis, que faziam da praça da Fórum sua moradia, local de lazer e caça (Pretinha era uma exímia caçadora de pássaros). 

No auge de suas respectivas saúdes, as duas eram inquietas, viviam nas ruas, mas à noite (e nos horários de refeições, claro) sempre compareciam ao ateliê para as devidas atenções da minha esposa e da esposa do advogado Jair Felipes. Durante a noite, trancadas na sala, latiam para tudo e todos que passavam pela Avenida José Custódio de Oliveira e isso, claro, perturbava os moradores do edifício durante seus descansos. 

No sítio, elas e outras dezenas de animais, alguns enviados pela Elvira, outros locais, muitos deles recolhidos pelo Celso e pela linda Camila Hruschka, viviam todos soltos e eram cuidadas por um senhor de nome Irineu. 

Muitos animais juntos, sem as devidas estruturas para um organizado abrigo animal (a luta eterna da Elvira), é bonito de se ver, mas difícil de manter e tratar. Volta e meia a Elvira voltava de lá triste pela morte de algum bicho que ela recolhera. Numa dessas vezes, transtornada, ela me contou que a Tininha tinha morrido e a Pretinha, fiel escudeira da falecida, tinha desaparecido do sítio após o fato, conforme informara o Seu Irineu. 

Quase oito meses depois, quando a perda começava a ser superada, Elvira e a Lúcia são surpreendidas pela entrada da Pretinha no ateliê. Mas a danada não ficava com as duas artistas e da calçada ficava o tempo todo olhando em direção ao Fórum de Justiça. As duas sócias saíram para ver o que tanto prendia a atenção da desaparecida e enxergaram a Tininha, já sentindo o peso da idade, meia cegueta, caminhando em direção das duas. Não é preciso dizer da emoção no local. 

Pretinha curtindo sua aposentadoria aqui em casa - ago/2018
Depois a Elvira me explicou que quando foi informada da ''morte'' mal olhou para um tambor onde estava mais de um cachorro morto naquele dia e pensou mesmo ter visto ali a queridinha dela. 

A conclusão que tivemos foi que as duas fugiram do sítio, com a Pretinha guiando e caçando para a velha amiga, que já andava com dificuldades e com a visão começando a debilitar. 

Elvira com a Tininha na
campanha eleitoral de 2012 
Claro que as duas foram recolhidas para nossa casa e lá se juntaram a outros cães de estimação. 

Tininha foi o primeiro animal que a Elvira tirou das ruas e reacendeu nela essa paixão maluca (boa) pela causa animal. Ela, a Tininha, foi a mascote de um grupo de motoqueiros que sempre se reunia no posto de combustível em frente da Pirâmide Veículos (lembro de vê-la usando o mesmo lenço vermelho que os membros dos Coiotes do Asfalto usavam). Elvira a trouxe para dentro do atelier após saber que a cadelinha resgatara seus filhotes depois do local onde esses estavam, numa parte debaixo do Fórum, ficar alagado com as fortes chuvas que atingiram a cidade. Um vigilante contou que ela mergulhou várias vezes para buscar um por um de suas crias e só descansou quando os filhotes estavam em local seguro e seco.

Separados no Nascimento: Pelé e Lou Costello


Desde sempre que acho o Pelé parecido com alguém conhecido. Ontem, ''batendo'' nele no Truco no Clube dos Trinta,  caiu a ficha que ele é parecido com o Lou Costello.  E não é só fisicamente, Pelé é  tão divertido quanto o comediante estadosunidense.

José de Souza, o Pelé, há anos que é responsável pelo transporte seguro do Grupo Minuano. Ele é pai dos lindos Gabriel e Luiz e maridão da professora Ângela Schupchek. 

Louis Francis "Lou" Costello (1906 * 1959) foi um ator e comediante estadunidense, mais conhecido por integrar a dupla Abbott e Costello junto a Bud Abbott.
  
Abaixo, um vídeo com uma das melhores esquetes da dupla Abott e Costello (com um dublagem bem chinfrim, diga-se)

25 de junho de 2018

Clube dos Trinta, by Fábio Nogaroli; vídeo


Fábio Nogaroli produziu um vídeo institucional, e sensacional, sobre o nosso Clube dos Trinta. Assista, veja como o clube é muito bem frequentado e o quanto o Nogaroli foi caprichoso, mas, por favor, relevem as pobres cenas do futebol e foquem na alta qualidade do Truco e, claro, na intensa, vigorosa presença do nosso ditador presidente Adionir Ramos, primeiro e único.

Fábio, além de pai do lindo Davi, é editor de imagens da TTV Carajás e nosso colega no Clube dos Trinta. O Clube foi fundado no final dos anos 1970 e, desde então, é nosso ponto de encontro de três dias da semana (2ª e 5ª feiras, dias de pelada, e aos domingos, quando disputamos um campeonato interno). 


Wahoo (com Paul Randolph) - Don't Take It Personal

Wahoo é o resultado da parceria entre o cantor e compositor Georg Levin com DJ Steffen "Dixon" Berkhahn.

Paul Randolph
Paul Randolph, também conhecido apenas como "Randolph", é um baixista, cantor, compositor e produtor de Detroit, Michigan (EUA).

Don't Take It Personal é faixa e título de álbum lançado em 2007.

[Vídeos] Orações que emocionam e divertem


Oração ao final da partida Bélgica e Panamá é tocante (relevem o erro de ortografia na legenda).


Divirta-se com mãe ensinando criança a rezar a Ave Maria


Foto com jogador curitibano na Copa 2018 viraliza e é compartilhada pela Fifa

(Foto: Reprodução/Instagram/FifaWorldCup)
Uma foto com o jogador curitibano Thiago Cionek, que defende a Polônia na Copa do Mundo de 2018, virou sensação na internet. O repórter-fotográfico brasileiro Rodrigo Villalba, que está na Rússia como correspondente do site Futebol Interior, fotografou Cionek ajudando Sadio Mané, de Senegal, a se levantar, com um forte aperto de mão. O episódio ocorreu durante a vitória de Senegal por 2 a 1 sobre Polônia, pelo Grupo H. 

A Fifa reproduziu a imagem no seu instagram oficial. A foto ganhou 645 mil curtidas. Nos comentários, muitos afirmaram que essa é a melhor imagem da Copa 2018. 

Da Seleções: Refutando erros e mitos

Há tempos que salvei essa matéria para compartilhar aqui no Baú. Ela desmitifica alguns fatos. 

Leio a Seleções desde criança. Deixei de ser assinante recentemente por que eles não conseguem nos entregar o exemplar antes que chequem nas bancas. Se quiser, clique nas imagens para amplia-las.