Levantamento feito pelo Cesvi Brasil considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados de alguns modelos vendidos no Brasil
O Toyota Etios está entre os modelos com menor custo de manutenção do mercado. Rafael Munhoz/Divulgação |
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) criou em 2015 o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que avalia o custo da revisão periódica recomendada pela montadora. O estudo, atualizado anualmente, mostra quais os carros que mais aliam facilidade e baixo custo na hora da manutenção.
O IMV considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados e sua mão de obra. Para chegar ao resultado, o Cesvi realiza testes de impacto de diversos tipos com os veículos, que posteriormente são levados até uma oficina-modelo. No local, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, além de ser realizada uma análise individual das peças envolvida.
A classificação dos veículos segue uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do custo de manutenção. As menores notas significam gastos mais baixos e as maiores indicam que o proprietário terá de desembolsar mais pelo serviço.
Um carro com índice 10 consumiria em média R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil km, enquanto que a nota 60 (a mais alta), R$ 29,5 mil. No entanto, os mais bem avaliados marcaram 20 pontos, o que representa gasto médio de cerca de R$ 10 mil.
Neste grupo, obviamente, estão os carros do segmento de entrada. Todos os modelos pesquisados tiveram dez revisões programadas até os 100 mil km.
Pacote de peças
O Golf GTi é o carro com o maior valor de revisão periódica da lista. |
O instituto dividiu a apuração em revisões preventivas (peças que necessitam ser trocadas obrigatoriamente seguindo recomendações das montadoras) e preditiva (que podem ser trocadas antes mesmo da recomendação do manual, conforme o desgaste apresentado seja pelo uso severo ou mau uso).
Entre os componentes estão peças e fluidos que são verificados e trocados com frequência nas revisões, como óleo do motor, fluido de freio, filtros, kit de embreagem, amortecedores, velas, correia, discos de freio, pneus e palhetas.
Ao todo, são 37 itens com preços cotados nas concessionárias, além do custo da mão de obra. O estudo não inclui todos os modelos vendidos do mercado e nem os lançados recentemente.
Índice IMV e o custo médio de manutenção dos carros até 100 mil km:
20 PONTOS (R$ 10 mil)
Chevrolet Celta
Fiat Uno 1.0/ 1.4
Fiat Fiorino 1.4
Toyota Etios (hatch e sedan) 1.3/ 1.5
Volkswagen Gol 1.0/ 1.6
Volkswagen Voyage 1.0/ 1.6
21 PONTOS (R$ 10,5 mil)
Chevrolet Classic 1.0
Fiat Novo Palio 1.0/ 1.4 / 1.6
Fiat Grand Siena 1.4
Fiat Strada 1.4
Nissan Versa 1.6
22 PONTOS (R$ 11 mil)
Fiat Grand Siena 1.6
Fiat Punto 1.4
Ford Ka 1.0/ 1.5
Hyundai HB20 1.0
Hyundai HB20S 1.0
Toyota Corolla 2.0
VW Fox 1.6
23 PONTOS (R$ 11,5 mil)
Chevrolet Onix 1.0/ 1.4
Chevrolet Prisma 1.0/ 1.4
Fiat Punto 1.6/ 1.8
Hyundai HB20 1.6
Hyundai HB20S 1.6
Nissan March 1.0
Nissan Versa 1.0
Renault Logan 1.0
Renault Duster 1.6
VW Fox 1.0
24 PONTOS (R$ 12 mil)
Chevrolet Cobalt 1.4/ 1.8
Fiat Punto T-JET 1.4
Ford New Fiesta 1.5/ 1.6
Ford EcoSport 2.0
Nissan March 1.6
Renault Logan 1.6
VW up! 1.0
25 PONTOS (R$ 12,5 mil)
Citroën C3 1.2/ 1.5/ 1.6
Fiat Bravo 1.8
Fiat Linea 1.8
Nissan Sentra 2.0
Renault Sandero 1.0/ 1.6
Renault Duster 2.0
Toyota Corolla 1.8
26 PONTOS (R$ 13 mil)
Peugeot 207 1.4
Renault Sandero Stepway 1.6
27 PONTOS (R$ 13,5 mil)
Honda Civic 1.8
28 PONTOS (R$ 14 mil)
Ford Focus 1.6
Ford EcoSport 1.6
Honda City 1.5
Honda Civic 2.0
Honda Fit 1.5
Peugeot 408
29 PONTOS (R$ 14,5 mil)
Chevrolet S10 2.5
30 PONTOS (R$ 15 mil)
Citroën C4 Lounge 2.0
Peugeot 308 2.0
31 PONTOS (R$ 15,5 mil)
Citroën C4 Lounge 1.6 THP
Hyundai Tucson 2.0
Peugeot 308 1.6 THP
32 PONTOS (R$ 16 mil)
Hyundai Elantra 2.0
33 PONTOS (R$ 16,5 mil)
Ford Focus 2.0
37 PONTOS (R$ 18,5 mil)
Chevrolet Cruze Sport6 1.8
VW Golf 1.4
VW Jetta 2.0 flex
38 PONTOS (R$ 19 mil)
Chevrolet Cruze Sedan 1.8
Chevrolet Spin 1.8
41 PONTOS (R$ 20,5 mil)
Chevrolet S10 2.4
49 PONTOS (R$ 24,5 mil)
VW Jetta 2.0 TSI
52 PONTOS (R$ 26 mil)
VW Golf 2.0 TSI
[ Gazeta do Povo ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário