8 de março de 2018

Os 10 alimentos mais nutritivos do mundo que existem no Brasil

Não é preciso ir muito longe para achar as comidas mais benéficas à saúde. O Brasil tem o cardápio completo



Muitos dizem que comer bem é um caminho sem volta. Mesmo balançando entre a dieta regrada e o pé na jaca (ainda que a fruta nutritiva nada tenha a ver com a expressão) não podemos negar: o Brasil é um imenso ­­– e variado –cardápio de opções saudáveis.

Reunindo dados do Departamento Norte-Americano de Agricultura a um amplo estudo de pesquisadores da Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia do Sul, chegou-se a uma impecável lista dos cem alimentos com maior valor nutritivo no planeta.

Graças à diversidade da fauna e flora, as iguarias do top 10 estão em solo brasileiro. Mesmo sem a popularidade de um arroz com feijão, não é nada difícil incluí-las na lista do mercado. Confira quais são.

1. Amêndoa 
Além de reduzir o pico de glicose sanguínea e auxiliar na perda de peso, a semente é versátil por natureza.
A top 1 entre as mais nutritivas dá sabor a bolos, doces, molhos para carne e até para enfeitar um temaki. Variedade e saúde em menos de dois centímetros.

2. Fruta pinha (ou fruta-do-conde)
É provável que você nunca tenha comido ou visto essa fruta exótica. Pouco conhecida, a fruta-do-conde é rica em vitaminas, além de ser doce e saborosa.
A segunda colocada é famosa pelos vários nomes que ganha em todo o Brasil: Anona, fruta-pinha, coração-de-boi, condessa, ata e araticum.

 3. Peixe Vermelho-Cioba
Nem todo mundo tem a alma pescadora e conta com um vasto repertório com nomes de peixe. No entanto, vale anotar o nome desse espécime do gênero Lutjanus e já pensar em algumas receitas.
Mais comum nas regiões Norte e Nordeste do país, vai muito bem assado e faz um bem danado à saúde.

4. Linguado
Carta marcada em guias de receita saudável, o peixe achatado é mais conhecido do que o parente avermelhado e ocupa o 4º lugar por diversas razões.
Além de ter uma carne leve, é rico em vitamina B12 e vai bem com quase tudo – mesmo não tendo uma cara muito agradável.

 5. Chia
A rainha da geração fitness fecha os cinco melhores alimentos, mas se destaca, junto com a grande campeã, no quesito versatilidade.
Ideal para iogurtes, mousses e vitaminas, o pequeno grão, também conhecido como “sálvia hispânica”, também é útil para pratos salgados como sopas, saladas e risotos.
Para os curiosos, vale até deixar as sementes no café e vê-las inflando até chegarem a uma consistência de gel. O resultado da experiência pode ser usado em outras receitas e não engorda.

6. Semente de Abóbora
Donas de um baixíssimo teor calórico, as sementes de abóbora se juntam à antecessora como uma das coisas mais práticas na cozinha fitness.
Conhecida por dar uma sensação de saciedade e reduzir a fome, o alimento também ajuda a prevenir as chances de câncer de próstata.
Evitar jogar sementes fora é uma boa estratégia para incorporá-las à rotina alimentar.

7. Acelga
A hortaliça é completa. Previne problemas nos ossos, funciona como anti-inflamatório natural e pode entrar em uma série de pratos.
Refogada, crua ou até protagonizando uma lasanha, o vegetal é o aliado das dietas veganas/vegetarianas e, sobretudo, nutritivas.

8. Gordura de Porco
Parece até loucura, mas a banha suína ocupa a lista. Junto com o óleo de coco e o azeite, é uma das melhores opções para cozinhar quando queremos evitar o óleo tradicional.
É uma alternativa mais gostosa e traz benefícios da proteína, ao contrário de outras gorduras animais.

 9. Folhas de beterraba
Junto com os talos, a parte pouco requisitada do legume é um ótimo componente em dietas de emagrecimento.
Dá para fazer muffins, sucos e até usar em salada, para aproveitar o alimento inteiro – e evitar desperdícios.

10. Peixe Pargo
O peixe faz sucesso no nordeste e é encontrado nas mais incontáveis receitas. Por ser uma espécie de carne branca, vai bem com a maioria dos acompanhamentos descritos na lista.
Um pouco de limão e um forno quente são suficientes para colocar o último colocado no cardápio.
[ VIP

Nenhum comentário: