20 de outubro de 2017

Sessão Vô Coruja: Ana Letícia divertindo amigos na escola

Aninha (de azul) entre a prima Fernanda e a Vó Elvira (2015)
Minha neta, Ana Letícia, três anos, ganhou numa festinha de aniversário uma peruca e um nariz de palhaço. Nessa terça-feira quis por que quis ir à escola (Sigma, aqui em Campo Mourão) com os dois. Ao entrar na sala, os amiguinhos gritavam animados:

- Olha um palhaço, um palhaço.

Ela, depois de umas pequenas palhaçadas, tirou os ornamentos e revelou:

- Geeente, sou eu, a Aninha...

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em agosto de 2006.

Ana Letícia, linda como sempre, reside em Curitiba e mata as saudades desse vô coruja via telefone/computador. Esse final de semana ela viaja com colegas do Colégio Dom Bosco, em comemoração a formatura do primeiro grau. Pena que não tenho fotos dela travestida de palhaço! Ou tenho?

Vanessa da Matta - Gente Feliz (Sinceridade)


Vanessa Sigiane da Mata Ferreira (Alto Garças, 10/02/1976) é uma cantora, compositora e escritora matogrossense.


Gente Feliz (Sinceridade) é faixa do álbum Caixinha de Música, lançado em 2017.

[Vídeo] Gaudêncio e os 10 tipos de boleiros


Aqui no Clube dos Trinta, em Campo Mourão, tem todos os tipos citado pelo Gaudêncio. Do 01 ao 10, estão todos lá.

Gaudêncio é um personagem criado pelo ator, humorista, diretor e produtor gaúcho Cris Pereira.

18 Ilustrações que mostram que músculos você está alongando

Alongar é essencial, não só apenas para aqueles praticantes de esportes, mas até para quem leva um estilo de vida sedentário.

O Incrível.club compartilhou uma série de alongamentos elaborada pelo personal trainer espanhol Óscar Morán. Eles ajudarão seu corpo a manter a forma, e nós ainda mostraremos quais músculos são ativados em cada exercício.

Importante: Preste atenção à sua respiração e certifique-se que o alongamento não cause nenhuma dor. Mantenha cada posição por 10 a 30 segundos.

18. Alongamento dos músculos do pescoço

Músculos envolvidos: esternocleidomastoideo.
Execução: coloque as mãos no quadril, mantenha as costas retas e começe a inclinar suavemente a cabeça para trás. Para que o alongamento seja mais intenso, você pode ajudar com a mão, colocando-a em sua testa.

17. Alongamento dos flexores laterais do pescoço com ajuda das mãos

Músculos envolvidos: esternocleidomastoideo e trapézio superior.
Execução: sentado, com as costas retas, com a ajuda da mão esquerda, incline a cabeça para o mesmo lado, tentando tocar o ombro com a orelha. Faça o mesmo para a direita.

16. Postura da criança

Músculos envolvidos: dorsal largo.
Execução: fique de quatro e, lentamente, jogue o quadril para trás, tentando tocar o solo com a testa.

15. Postura do camelo

Músculos envolvidos: oblíquos internos e externos.
Execução: sente-se sobre os tornozelos, leve as mãos para trás e jogue o quadril para a frente e levemente para cima, sem sobrecarregar a lombar.

14. Alongamento dos músculos peitorais na parede

Músculos envolvidos: peitoral e dorsal largo.
Execução: fique de pé olhando para a parede. Ao colocar a mão direita na parede, gire lentamente até distanciar-se dela, quase ficando de costas. Repita com a outra mão.

13. Alongamento dos músculos do quadril

Músculos envolvidos: adutor magno, bíceps femoral.
Execução: sente no chão com as pernas abertas. Sem dobrar nem levantar os joelhos do solo, incline-se para a frente, deslizando as mãos pelas pernas ou esticando os braços para a frente.

12. Alongamento lateral do ombro

Músculos envolvidos: deltoides laterais.
Execução: estique o braço de um lado para o outro do corpo, como na foto acima. Faça uma leve pressão sobre o braço para intensificar o alongamento do músculo. Repita com o outro braço.

11. Alongamento do pescoço em pé

Músculos envolvidos: trapézios.
Execução: de pé, com os pés juntos e costas retas, leve o quadril levemente para baixo. Com a ajuda das mãos, incline a cabeça para a frente, tentando tocar o peito com o queixo.

10. Postura do triângulo estendido

Músculos envolvidos: oblíquos externos.
Execução: fique com os pés levemente abertos, ultrapassando a largura dos ombros, com os braços estendidos aos lados. O pé que estiver à frente deve apontar para a lateral, e o outro para a frente. Coloque a mão sobre a perna dianteira e, mantendo as costas retas, levante o braço oposto e abaixe o tronco lateralmente.

9. Postura do cachorro olhando para baixo com apoio na parede

Músculos envolvidos: peitoral e dorsal largo.
Execução: fique a uma distância da parede que permita, ao alongar, manter o corpo paralelo ao solo. Adote a postura mostrada na imagem, mantendo as costas retas. Depois, suavemente, abaixo o peitoral, criando uma curva.

8. Torção na coluna vertebral

Músculos envolvidos: glúteos e oblíquos externos.
Execução: deitado na solo, posicione a perna direita atravessando todo o corpo, empurrando lentamente o joelho direito para a mão, para intensificar o alongamento. Repita com a outra perna.

7. Inclinações laterais com apoio

Músculos envolvidos: oblíquos externos e dorsal largo.
Execução: fique de pé e incline-se para a direita. Repita o exercício para o lado esquerdo.

6. Inclinação leve com perna estendida à frente

Músculos envolvidos: tendão da curva da perna, isquiotibiais.
Execução: fique de pé com um pé na frente do outro e costas retas. Coloque as mãos no quadril e comece a inclinar-se para a frente, a partir do quadril. Repita com a outra perna.

5. Postura da borboleta

Músculos envolvidos: adutor magno.
Execução: sentado, com as pernas dobradas, junte os pés e mantenha as costas retas. Pressione suavemente os joelhos com as mãos, baixando as coxas e aproximando os joelhos do solo o máximo possível. Dica: para que o alongamento seja mais intenso, aproxime os calcanhares do corpo o máximo que puder.

4. Alongamento do glúteo máximo

Músculos envolvidos: glúteos.
Execução: sente-se no solo com as costas retas. Lentamente, aproxime a perna do peitoral, girando o quadril para fora. Repita com a outra perna.

3. Postura do pombo sentado

Músculos envolvidos: tibial anterior.
Execução: sente-se no solo, posicione a mão direita atrás do corpo e coloque o pé direito sobre a perna esquerda, por cima do joelho, segurando com a mão. Repita o mesmo com o pé esquerdo.

2. Pinça para a frente

Músculos envolvidos: os da superfície posterior das coxas, os isquiotibiais e panturrilhas.
Execução: sente-se no solo, estenda e junte as pernas. Se retirar as pernas do chão, incline-se para a frente.

1. Alongamento dos músculos e articulação do joelho com avanço

Músculos envolvidos: os da região lombar e quadríceps.
Execução: adote a posição de avanço: à frente, deve ficar a perna esquerda dobrada, formando um ângulo de 90 graus. Segure o pé direito por trás e tente aproximá-lo da cintura. Repita o processo, mas com a outra perna.

Tem chuva de estrelas cadentes a partir de hoje: 20 por hora

A estimativa é que serão vistos entre 20 e 25 meteoros por hora, onde o céu estiver limpo, sem nuvens, nem chuva


Prepare seus pedidos! Teremos chuva de estrelas cadentes neste fim de semana.

A chuva de meteoros Orionídeos, que já começou e tem seu pico previsto para a noite de sábado para domingo, será visível no Brasil

A estimativa é que serão vistos entre 20 e 25 meteoros por hora, onde o céu estiver limpo, sem nuvens, nem chuva.

Para a melhor observação, astrônomos recomendam que as pessoas procurem um local afastado das grandes cidades, longe da poluição luminosa que prejudica a visibilidade.

O melhor momento para observação está previsto para 2h da madrugada de sábado para domingo.

Seu radiante — ponto no céu de onde surgem os meteoros — está na constelação de Órion, famosa pela figura de um caçador, cujo cinturão é conhecido popularmente como “Três Marias”.

História
O fenômeno acontece anualmente, quando o planeta cruza a nuvem de poeira deixada pelo cometa Halley, mas neste ano a observação será facilitada por coincidir com o período de transição da Lua nova para crescente.

Apesar de não ser a mais intensa, a chuva de Orionídeos é uma das chuvas de meteoros mais importantes do calendário anual por ser vista de praticamente todo o globo — a exceção é o continente da Antártica.

Os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes, são fenômenos luminosos provocados pela queima de pequenos fragmentos espaciais na atmosfera da Terra.

19 de outubro de 2017

A bunda do Pelisser

Agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade. 

Lá, vivenciei ótimos momentos (aliás, o esporte só me deu alegrias).

Com quinze ou dezesseis anos começamos a participar dos principais eventos esportivos paranaense, primeiramente jogando handebol e, a partir dos dezenove anos, defendendo nosso futsal (naquela época, futebol de salão).

Com a energia característica daquela idade aprontávamos bastante. Mas, para minha felicidade, sempre com muita responsabilidade, principalmente por contar com ótimos amigos, que fazem parte de meu laço de amizade até os dias de hoje.

Sempre que puder, utilizarei este espaço para contar alguns fatos, divertidos ou, até mesmo, tristes, que juntos vivenciamos no esporte.

Nesta edição recordo momento hilariante que presenciei durante uma viagem de Goioerê para Campo Mourão proporcionado pelo Marquinhos Pelisser.     

Estrada sem asfalto com a coincidência de quase sempre chover na época dos Jogos faziam com que nossas viagens para Goioerê muitas vezes se transformassem em aventura. Quantas e quantas vezes tínhamos de descer do ônibus para ajudar a desatolá-lo. 

Numa dessas vezes, voltávamos para casa e, ao passar por Moreira Sales, o Marquinho Pelisser abaixou a calça e colou a bunda na janela do ônibus. Morríamos de rir ao ver a cara das pessoas que, quase sempre, precisavam dar uma segunda olhada para entender o que acontecia e acho que muitos até hoje ainda contam daquela "cara feia" que viram no ônibus mourãoense.   

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em outubro de 2015

Martte - Antes Que Seja Tarde


Martte é um cantor e compositor brasileiro.

Antes Que Seja Tarde foi lançada na semana passada.




[Vídeo] Tirolesa especialmente preparada para a sogra


Sogra: Posso ir, é seguro?
Genro: Claro, é seguro e a diversão é garantida.

Ele só não explicou diversão para quem...


Insetos com picadas mortais

Os insetos formam o grupo mais diversificado de animais que existe no planeta. A parte ruim é que vários deles podem ser uma ameaça aos humanos por terem picadas capazes de matar por envenenamento ou mesmo pela transmissão de doenças. Confira, então, dez insetos que é melhor não chegar perto:.

10. Vespa mandarina
Recentemente 42 pessoas foram mortas na China após serem atacadas por um enxame dessas vespas. Seu veneno tem uma enzima capaz de dissolver o tecido humano.

9. Mosquito-prego
As fêmeas do mosquito-prego são o principal vetor da malária no Brasil. Quem for picado por ele poderá entrar no grupo de mais de 200 milhões de casos da doença, que mata cerca de 1 milhão de pessoas ao ano.

8. Formiga cortadeira
A picada da Cortadeira é 12 vezes mais dolorida que uma picada de abelha. Ela é considerada como o animal mais venenoso do mundo, porém, por ser uma dose muito pequena, só é capaz de matar um humano se este for alérgico.

7. Abelha africana 
São extremamente agressivas e capazes de injetar 8 vezes mais veneno em suas vítimas que qualquer outra abelha. As milhares de mortes causadas por ela fazem com que seu apelido seja “abelha assassina”.

6. Barbeiro 
Bastante comum na América do Sul, a picada do Barbeiro é transmissora da Doença de Chagas, que é responsável por cerca de 14 mil mortes por ano, sendo quase metade delas no Brasil.

5. Abelha europeia 
Levar apenas uma picada dessa abelha pode ser inofensivo. Porém, como elas costumam atacar em bandos, uma pessoa que leve várias ferroadas pode ter insuficiência renal, anemia aguda e até vir a falecer.

4. Pulga 
Elas têm a capacidade de transmitir graves doenças como tifo e peste bubônica, que apesar de serem mortais, estão sob controle atualmente. Na Idade Média, porém, essas doenças mataram milhares de pessoas.

3. Mosca tsé-tsé 
Essa pequena mosca, originária da África, é quem transmite a doença do sono, que costuma ser fatal. Estima-se que 35 mil pessoas são infectadas todos os anos pela doença.

2. Formiga-de-fogo
Originária da América do Sul, tem uma picada capaz de provocar inchaços e pústulas. Uma picada dessa formiga pode ser facilmente tratada, porém, várias delas podem levar uma pessoa à morte.

1. Mosquito da dengue
O Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, a zika e a chikungunya, foi responsável por 794 mortes apenas em 2017 no Brasil. Por isso a importância de sempre verificar se não há pontos com água parada na sua casa.

As estradas mais perigosas do mundo

Guoliang Tunnel, China
O túnel de Guoliang tem 1,2 km de comprimento e foi construído através de uma cordilheira que conduz à aldeia do mesmo nome. Na década de 1970, os habitantes da aldeia fez este túnel e as "janelas" em si, usando apenas ferramentas manuais. A largura do túnel é de cerca de 4 metros, obrigando os motoristas a serem extremamente cuidadosos.

Maeklong Railway Market, Tailândia
À primeira vista, o mercado de Maeklong assemelha-se a centenas de outros mercados tailandeses ... mas somente até que você ouça o apito do trem que passa através das tendas. Os vendedores levam suas mercadorias e dobram suas barracas em segundos, dando lugar ao trem que se move a uma velocidade de cerca de 15 km/h.

Yungas Road, Bolívia
Yungas Road liga as cidades bolivianas de La Paz e Coroico. Descendo de uma altura de 3.300 a 360 metros acima do nível do mar, forma um número enorme de loops. Apesar do fato de que a estrada é muito estreita, caminhões conseguem ultrapassar uns aos outros. 

Eyre Highway, Austrália
Olhando para essa rodovia , mal se pode imaginar que é realmente perigoso. No entanto, o número de acidentes neste trecho de 1,600 km da estrada australiana, construída longe de localidades, é realmente alto. A razão é bastante simples: as paisagens aqui são tão monótonas que os motoristas simplesmente adormecem ao volante.

A Estrada de Ferro "Nariz do Diabo", Equador
A "Nose of the Devil" ferrovia é construída sobre a rocha do mesmo nome, a uma altitude de 800 metros. Até recentemente os turistas eram autorizados a montar nos tetos de vagões, mas agora isso é proibido.

Pamban Railway Bridge, Índia
A Ponte Pamban conecta a parte continental da Índia com a ilha do mesmo nome. Em 1964, a ponte foi destruída pelos ventos fortes do Estreito de Palk. É por isso que agora, quando a velocidade do vento ultrapassa 55 km/h, os comboios recebem um sinal especial avisando do perigo.

Karakoram Highway, Paquistão - China
Com 1.300 km de extensão, a Karakoram Highway é considerada a rodovia internacional de maior altitude do mundo. Uma de suas seções passa a uma altitude de mais de 4.600 metros. As chuvas de verão lavam-na frequentemente para fora e causam deslizamentos de terra. No inverno, a estrada é fechada devido às condições climáticas e possíveis avalanches.

Passage du Gois, França
Esta passagem aparentemente comum conecta a ilha de Noirmoutier com a França continental. No entanto, durante as marés, é totalmente coberto com uma camada de 4 metros de água e está disponível para os motoristas apenas duas vezes por dia.

Leh-Manali Highway, Índia
A estrada de Leh-Manali funciona através de diversas passagens da montanha alta, situadas em uma altura de 4 a 5 quilômetros. A estrada é extremamente estreita, mas isso não impede que os motoristas locais transitem em alta velocidade.

Tianmen Mountain Road, China
Uma estrada com 11 km de comprimento, com 99 curvas que levam até o topo da montanha Tianmen, onde o templo budista está situado. Em algumas seções, a distância entre duas curvas é menor que 200m.

Estrada de Salar de Uyuni, Bolívia
A estrada de Salar de Uyuni é situada em uma altura de 3.650m acima do nível do mar. Paisagens locais são tão incomuns que é fácil se perder neles, e os telefones celulares aqui são em sua maioria inútil. À noite a temperatura cai a -30 ° C.

Estrada Skippers, Nova Zelândia
Numerosos buracos e falésias, descidas íngremes, curvas súbitas, pontes suspensas, e estreitamento da estrada estão longe de ser todas as surpresas à espreita no cruzamento através Skippers Canyon . Agências de aluguel de automóveis locais nem sequer fornecer seguro para aqueles que estão indo para conquistar esta rota.

A estrada de James W. Dalton, Alaska (EUA)
Apenas 175 km desta rodovia de 666 km estão cobertos com asfalto, o restante é cascalhada. Há apenas 3 assentamentos, 3 estações de reabastecimento e apenas 1 centro médico em toda a rodovia. A polícia local verifica a presença de tudo o que é necessário para sobreviver nas difíceis condições do Alasca para todos que entram nesta rota.

"Treine para as nuvens", Argentina
Durante os 217 quilômetros, o trem passa através de 21 túneis, 42 pontes e viadutos, 2 espirais, e mais 2 ziguezagues. Seu nome romântico foi dado à estrada graças à altitude em que alguns de seus segmentos estão localizados: às vezes é tão alto que os trens passam através das nuvens.