20 de outubro de 2017

Tem chuva de estrelas cadentes a partir de hoje: 20 por hora

A estimativa é que serão vistos entre 20 e 25 meteoros por hora, onde o céu estiver limpo, sem nuvens, nem chuva


Prepare seus pedidos! Teremos chuva de estrelas cadentes neste fim de semana.

A chuva de meteoros Orionídeos, que já começou e tem seu pico previsto para a noite de sábado para domingo, será visível no Brasil

A estimativa é que serão vistos entre 20 e 25 meteoros por hora, onde o céu estiver limpo, sem nuvens, nem chuva.

Para a melhor observação, astrônomos recomendam que as pessoas procurem um local afastado das grandes cidades, longe da poluição luminosa que prejudica a visibilidade.

O melhor momento para observação está previsto para 2h da madrugada de sábado para domingo.

Seu radiante — ponto no céu de onde surgem os meteoros — está na constelação de Órion, famosa pela figura de um caçador, cujo cinturão é conhecido popularmente como “Três Marias”.

História
O fenômeno acontece anualmente, quando o planeta cruza a nuvem de poeira deixada pelo cometa Halley, mas neste ano a observação será facilitada por coincidir com o período de transição da Lua nova para crescente.

Apesar de não ser a mais intensa, a chuva de Orionídeos é uma das chuvas de meteoros mais importantes do calendário anual por ser vista de praticamente todo o globo — a exceção é o continente da Antártica.

Os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes, são fenômenos luminosos provocados pela queima de pequenos fragmentos espaciais na atmosfera da Terra.

Nenhum comentário: