Fácil de preparar, soro caseiro ajuda a manter o corpo hidratado
Soro caseiro, nome popular do soro de reidratação oral, é uma solução feita composta por água, sal e açúcar que ajuda a combater a desidratação, causada principalmente por vômitos e diarreia.
A solução tem sido usada no Brasil desde a década de 70 e, segundo o Ministério da Saúde, o soro caseiro contribuiu para reduzir a mortalidade infantil ocasionada pela desidratação em todo o mundo.
Receita: como preparar o soro caseiro
Para se preparar o soro caseiro é preciso misturar 3,5g de sal (cloreto de sódio) e 20g de açúcar (sacarose) em um litro de água filtrada e fervida, ou mineral engarrafada. Essa preparação é distribuída pelo ministério da Saúde e nas unidades da farmácia popular, gratuitamente, na forma de envelopes prontos para o uso.
O soro caseiro, aquele famoso, que se faz em casa, só deve ser feito em uma situação que não haja acesso à preparação pronta devido às chances de erros nas medidas.
As unidades básicas de saúde (ou postos de saúde) distribuem gratuitamente a colher medida para fazê-lo com mais segurança, já que as medidas de uma colher de café de sal e duas colheres de sopa de açúcar podem trazer irregularidades na preparação.
1 medida rasa de sal do lado menor da colher padrão
2 medidas rasas de açúcar do lado maior da mesma colher padrão
1 copo (200ml) de água filtrada e fervida ou mineral engarrafada
Como tomar o soro caseiro
Deve-se ingerir o soro caseiro em pequenos goles. O soro tem validade de 24 horas após ser preparado. É importante observar se há perda de líquido por meio de diarreia e vômitos. Caso haja, o recomendado é ingerir o soro caseiro na mesma quantidade perdida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário