12 de setembro de 2017

Cinco alimentos que você não deve comer se estiver de dieta

Evitando essas comidas, você entra no caminho para uma alimentação mais saudável - seu peso e saúde vão agradecer

Se você está tentando ter uma vida mais saudável, existem algumas dicas que podem te auxiliar a começar esse processo, mas nada irá adiantar se você também não alterar sua alimentação de forma criteriosa, até porque alguns itens industrializados que parecem saudáveis, na verdade, não são. Confira a matéria "Promessa fajuta: conheça sete alimentos que parecem saudáveis, mas não são".

Além desses, existem outros alimentos que devem ser evitados por quem quer emagrecer e ter uma alimentação mais saudável. Dê uma olhada na lista abaixo com o que não comer na dieta. 

Pão branco
É um alimento muito comum e econômico, mas seu valor nutricional é baixo. Em vez disso, o pão branco contém uma grandes quantidades de açúcar e não tem capacidade de manter as pessoas satisfeitas - isso porque ele aumenta rapidamente o índice glicêmico (IG) do sangue; só que o IG tende a cair na mesma velocidade e, quando isso ocorre, sentimos fome. Mesmo os pães de trigo podem conter mais açúcar do que os de grãos.
O pão branco também tem muito glúten, que pode ser prejudicial não só para os que são sensíveis à substância.
Como alternativa, você pode substituir seu pão branco por grãos integrais ou pão integral, quando for possível.

Frituras
A maioria das pessoas tem a noção de que as frituras não são saudáveis e devem ser evitadas sempre que possível. O problema é associação frituras apenas a restaurantes fast food. Comer aquela batatinha frita quase todo dia não é muito recomendável, mesmo que você tenha fritado em casa. Evite frituras o máximo possível e considere assar ou grelhar o alimento como alternativa. As frituras não são nutritivas - geralmente são ricas em gordura e sal - e podem aumentar a pressão arterial e os níveis de colesterol, o que facilita o surgimento de doenças do coração e dois tipos de diabetes, por exemplo. Sem contar que levam ao acúmulo de gordura abdominal.

"A fritura deixa o alimento consumido com uma característica inflamatória que pode estimular o acúmulo de gordura abdominal e também levar à resistência à insulina, o que pode desencadear cansaço, mal estar, dores de cabeça e falta de energia", diz a médica Anna Bordini, em entrevista ao ZH Bem-Estar.

Molhos para salada à base de creme de leite
As saladas são uma boa alternativa para quem quer entrar em uma dieta ou está tentando ter uma alimentação saudável. Elas são muito nutritivas e oferecem geralmente um número baixo de calorias. No entanto, cobri-las com molho feito com creme de leite não é uma boa pedida. Isso porque esses tipos de molhos contêm uma grande quantidade de gorduras e calorias. Para se ter uma ideia, pode haver mais calorias no molho do que na salada inteira! Em vez disso, tente comer saladas à base de óleo vegetal, como o azeite de oliva, que, além de ser mais gostoso, é menos calórico e mais saudável.

Arroz branco
Arroz é fundamental na vida de muitos brasileiros, principalmente misturado com feijão... Mas ele pode fazer com que seu corpo armazene energia quando você não precisa, e isso se dá pelos mesmos motivos do pão branco: tem baixo valor nutricional e alto IG (72), o que diminui a sensação de saciedade. O arroz integral é uma alternativa, pois tem gérmen e cascas (retirados do arroz branco)... Isso faz com que ele possua boas quantidades de nutrientes importantes, como fibras, manganês, magnésio, selênio e folato. Ele também proporciona uma sensação de satisfação mais estendida. Desse modo, você fica menos propenso a comer demais. Mesmo assim, o arroz integral também possui IG alto (50).

Xarope de milho de alta frutose
O xarope de milho de alta frutose faz com que você tenha mais vontade de comer açúcar ou alimentos açucarados e ganhe peso mais rápido. Alimentar-se desse tipo de comida, rica em xarope de milho, pode te levar a ter diabetes e outros problemas de saúde - estudos mostram que ele tem efeitos parecidos com os do açúcar. A melhor opção é evitar esses alimentos e substitui-los por sobremesas mais saudáveis, como frutas frescas.
[ eCycle ]

Nenhum comentário: